Você está programando a sua próxima viagem para a Itália e quer evitar chuva a todo custo? É bem verdade que ninguém pode controlar o tempo e garantir uma previsão 100% certa, mas existem períodos onde é mais provável encontrar chuva do que outros. Para descobrir os segredos do clima italiano e saber quando é a estação das chuvas na Itália leia o artigo com atenção.

Qual a estação das chuvas na Italia? Aqui na foto um dia de chuva em Veneza
Qual a estação das chuvas na Italia? Aqui na foto um dia de chuva em Veneza

O tipo de clima da Itália

O clima da Itália é temperado: isso significa que em geral as 4 estações do ano são bem definidas. Isso significa que no verão você vai provavemente encontrar dias ensolarados e com céu azul e é fácil que a temperatura supere os 40ºC.

No inverno, ao contrário, costuma fazer bastante frio, a temperatura facilmente é igual ou inferior a 0ºC. Nessa época é normal encontrar garoa, neblina no início e final do dia e pode ser que você encontre neve.

A primavera e outono são estações intermediárias, em geral que combinam chuva e dias úmidos de sol.

Obviamente existem variações de acordo com a área da Itália que você vai visitar.

O norte da Itália

Inspiração para pintores, fotográfos e artistas. Veneza possui uma atmosfera especial
Inspiração para pintores, fotográfos e artistas. Veneza possui uma atmosfera especial mesmo no inverno.

O norte da Itália inclui cidades como Veneza, Milão e Torino ou mesmo a área dos Apeninos e dos Alpes. Aqui no inverno é bem provável que você encontre o céu cinza, um pouco de nevoeiro, garoa… Sem falar na famosa maré alta de Veneza. Isso não significa que a estação não tenha o seu charme, especialmente para os brasileiros que não estão habituados ao frio. Imprescindível trazer botas (de preferência de couro a prova d’água) e um sobretudo quente. Se você não tiver, pode comprar aqui logo quando chegar (dê uma passadinha nos outlets por exemplo!)

Olha essas dicas para comprar guarda-chuva na Italia!

No verão pode se preparar porque o calor não perdoa: você vai derreter. Não é a toa que Milão em agosto, por exemplo, fica deserta e muitas lojas glamurosas do quadrilátero de luxo da cidade nem abrem as portas! Em compensação, os dias são lindos…

O centro da Itália

O centro da Itália inclui cidades como Florença e Roma. Aqui costuma fazer menos frio no inverno do que no norte, embora exista também a possibilidade de pegar neve. Aliás, quando neva em Florença ou Roma é sempre uma festa! (você lembra do nosso artigo sobre Roma no inverno?) O verão é sempre bastante quente.

E não se engane: você pode dar sorte de pegar dias espetaculares e quem sabe tirar uma foto do pôr do sol como esta que eu fiz no final de fevereiro em Florença, com uma luz especialmente bela:

406786_616490575044448_1746588021_n

O sul da Itália

Por exemplo nas ilhas como Sicília e Sardenha é fácil encontrar um verão seco e de céu azul: em algumas áreas passa semanas sem que caia uma gota de chuva. O inverno é bem menos rígido do que no resto da Itália, alguns dias chegam a ter temperatura por volta dos 20ºC. Como no resto da Itália é mais fácil pegar chuva no outono, inverno e primavera.

Riserva dello Zingaro: chegando na primeira praia
Riserva dello Zingaro na Sicília: chegando na primeira praia

Conclusão

Quer ter (quase) certeza que vai pegar sol? Viaje durante o verão italiano, especialmente do período entre final de junho e início de agosto. Isso não significa que nos outros meses do ano você não vai encontrar dias lindos ou mesmo que os dias de chuva e céu nublado vão atrapalhar a sua viagem.

Também vale lembrar que com essa mudança climática no sul da Italia podem acontecer tempestades típicas dos trópicos que em poucos minutos alagam a cidade e depois sai um belo sol. Mas acredite: você tem muito mais chance de pegar dias secos e de céu azul no verão italiano.

Você chegou a pegar chuva durante sua viagem para a Italia? Conte pra gente!

Leia também: Transforme seus sonhos em projetos. Coloque seus projetos em prática.

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorSave the date: ToscanaLab 26/03/2012 em Florença
Próximo artigoPitti Immagine junho/2013: a moda se encontra em Florença
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

42 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Muito legal suas dicas. Estive na Itália e maio e fiz um tour de carro pela Toscana, depois fui pro norte conhecer a região de meus antepassados. Retornarei em fevereiro, passando novamente pela Toscana, mas agora incluindo Sul (Roma, Napoli, Amalfi). Gostaria de algumas dicas do clima nesse período, tipo de roupa levar, calçados, se preciso roupas bem quentes, tipo para neve ou se é melhor impermeáveis, para chuva, etc…

  2. Oi Leda,
    Sim, costumava ir bastante para a Sicília em abril… embora ainda a água do mar seja fria para um mergulho, o tempo é agradável para passear e descobrir a rica história desta grande ilha continente e ainda por cima a cor do mar por ali é de encher os olhos. Palermo não pode ficar fora da sua visita, ainda mais este ano de 2018 em que é a Capital Italiana da Cultura. Aqui tem algumas dicas: https://www.brasilnaitalia.net/sicilia

    Sobre a Toscana… ah, a Toscana. Para mim é casa. Um lugar para visitar sempre, explorar os vilarejos menos conhecidos, tomar ótimos vinhos. Em uma primeira viagem as cidades clássicas de uma visita são Pisa e Lucca, Siena e S. Gimignano, a Val d’Orcia com Pienza e Montepulciano e a área de Montalcino do famoso Brunello, considerado um dos melhores vinhos do mundo.
    Aqui tem o roteiro clássico: https://www.brasilnaitalia.net/2017/01/7-dias-na-toscana-com-base-em-florenca-itinerario-classico.html

    Sobre a chuva depende do ano, tem ano que chove pouco nesta época, ano que chove um pouco mais, mas nada que impeça de curtir muito a viagem!

    Aproveite!

    Barbara

  3. Em primeiro lugar, parabéns pelo site. Planejo ir para a Itália no próximo dia 2 de abril. É uma boa época ou corro o risco de pegar muita chuva? Nosso destino é a Toscana e a região dos vinhos. Aproveitando: fazer Toscana e Sicilia é um bom roteiro? Disponho de 13 dias. Agradeço a sua ajuda. abs

  4. Oi Nathália,
    Obrigada pela mensagem. Em Roma o tempo é sempre mais favorável em relação a outras cidades da Itália. Alem disso, no verão o tempo costuma se estabilizar em toda Itália e é mais raro chover, embora não existam garantias, como você sabe… 😉

  5. Boa Tarde Bárbara, amei teu blog!!!
    Estou querendo ir para Roma e norte da Itália no começo ou meio de Junho, o que diz sobre chuva?!?! Obrigada querida!!! 🙂

  6. Bárbara!!! Gostei do seu post e pretendo ler os outros em breve das cidades. Viajo de lua de mel final de abril e começo de março!!!! Vamos torcer pra não pegar chuvas!!!! Porque a caminhada é longa, 19 dias, só de Itália!!!! Divididos em Milão, Verona, Veneza, Bologna, Firenze, Siena e Roma!!!! Obrigada por compartilhar com nós informações valiosas!!!! Pretendo comprar os trens amanhã!!!! Até 😉

  7. Barbara,
    Como é o tempo no início de dezembro? Ainda não é inverno oficialmente.

  8. Olá Erica, tudo bem?
    Organizar a viagem sozinha dá um pouco de trabalho, mas geralmente vale a pena porque você pode escolher as melhores opções de custoxbenefício dependendo do que deseja para a viagem de vocês.
    Sugiro que comece dando uma olhada no itinerário de 15 dias que escrevi:
    http://www.brasilnaitalia.net/2014/03/15-dias-na-italia-itinerario-classico.html

    Sobre hospedagem:
    Florença -> https://www.brasilnaitalia.net/2021/01/hoteis-em-florenca.html
    Roma -> https://www.brasilnaitalia.net/2022/10/hoteis-em-roma.html
    Milão -> https://www.brasilnaitalia.net/2022/05/hoteis-em-milao.html
    Veneza -> https://www.brasilnaitalia.net/2022/05/hoteis-em-veneza.html
    Toscana -> https://www.brasilnaitalia.net/2021/01/hoteis-no-interior-da-toscana.html

    Bem, acho que dá para começar a se divertir! Boa viagem!

  9. Bom dia Barbara, meu nome e Erica sou carioca, e estou planejando ir para a Italia com a minha mae que ficou viuva e ainda sofre com a morte do meu pai, o sonho dela e conhecer a italia, e estou no aguardo das minhas ferias, como trabalho em escola, acredito que seja em Dezembro ou Janeiro, estavamos pensando em pegar uma excursao mas ficamos espantadas com os preços, e muitos amigos me disseram que gastaram muito menos indo por conta propria, assim farei, vc tem alguma dica de guia de turismo ai na Italia, hoteis com um bom preço? Como nao iremos somente na Italia, pensamos em Roma, veneza, Florença. Obrigada

  10. Barbara, adorei seu post. Informações corretas e dicas valiosas.
    Estarei em Trieste na segunda quinzena de outubro para um congresso e depois quero dar uma passadinha em Veneza, Florenza e Pisa a caminho de Roma para voltar ao Brasil. Vou levar meu guri tb.
    Como será o clima? Somos do Rio Grande do Sul.
    Um abraço

  11. Oi Stefany, tudo bem?

    Você certamente vai encontrar muitos turistas pelo caminho, mas nada que impeça sua viagem de ser o máximo. Acho que vale mais a pena vir em junho mesmo, porque o tempo é melhor, como você mesmo disse e dá até para fazer um banho de mar sem congelar.. rs

    Já que você vai até Pompéia porque não dedica mais tempo para explorar a Costa Amalfitana? Positano, Amalfi, Ravello, tem cada lugar lindo por lá. Dá uma explorada aqui: http://bit.ly/CostaAmalfitanaPT .

    Maio é até mais alta estação em Florença, por exemplo. Na verdade o conceito de alta estação varia bastante mesmo dentro da própria Itália. Dá uma lida aqui: https://www.brasilnaitalia.net/2009/05/alta-ou-baixa-temporada-escolha-o.html

    Um abraço e boa viagem!

    Barbara

  12. Oi Barbara! Ano que vem vou a Itália, provavelmente no mês de Junho, ficarei três semanas. Vou passar por Milão, pela região do Lago di Guarda, por Veneza, Florença e arredores, Roma e Pompeia. Você poderia me dizer se essa época tem muitos e muitos turistas? Eu preferia ir em maio pra tentar pegar os lugares mais calmos, porém quero pegar uma praiazinha em Cinque Terre.. então mudei p junho, já que as temperaturas são um pouco mais elevadas, então estou preocupada quanto a lotação, filas enormes, lugares inquietos etc.. Aguardo retorno, abraços!

  13. Olá Caren,
    O clima está mudando em todo o mundo, mas é uma mudança aos poucos. Três anos ainda é muito pouco tempo para fazer afirmações definitivas. De qualquer modo, saiba que depende sempre um pouco de sorte (ou azar). Neste ano em dezembro fui a Palermo esperando uma temperatura agradável (por volta dos 15 graus) e peguei neve… fato raríssimo por lá. Enfim, boa viagem e depois conta como foi!
    Abs
    Barbara

  14. Olá Barbara,

    estava procurando dicas sobre a temporada de chuvas na Itália quando achei seu artigo. Foi muito esclarecedor! O melhor que encontrei, mas reparei que ele é de 2013. De lá pra cá o clima mudou muito ou ainda segue as mesmas regras? Estou planejando minha viagem para o fim de 2015-início de 2016 e estou preocupada com as chuvas.

    Obrigada,
    Caren

  15. Olá Barbara, estou planejando para 2015 passar 15 dias na Itália, divididos ente em Turim, Milão, Florença e Roma, final de Junho à início de Agosto é boa opção, em relação às chuvas?

  16. Entre abril e maio, chove muito na Toscana, Riviera e cCosta amalfitana? Qual a temperatura nesses lugares durante o dia e a noite? Obrigada desde já

  17. Io vado in maggio aspetto non vedere pioggia madona mia.

    Cari Saluti.

  18. Olá Barbara, como vai?
    Parabéns pelo blog, muito esclarecedor!
    Bom, aproveitando, gostaria de saber como é o clima por ai em novembro? Pois tenho uma viagem marcada e inadiável para Roma nesse mês.
    Agradeço desde já!
    Abraços!

  19. Oi Jacqueline, tudo bem?
    Fico contente que tenha gostado do blog.
    Olha só, por aqui já esquentou, a temperatura em geral está acima dos 20 graus, às vezes chega a 30. Mas essa semana está chovendo bastante.
    Já está escurecendo mais tarde… o sol se põe lá pelas 20:30.
    Espero que você pegue tempo bom! Depois conta para a gente como foi a viagem! Abs barbara

  20. Barbara,estou indo na próxima semana,como está o tempo por aí?

    Amei seu blog!

  21. Mariana,
    Hoje em compensação está um dia lindo de sol e céu azul, o termômetro marca no sol 22 graus! Que delícia. Finalmente um belo dia de primavera. 🙂

  22. Acompanho sempre os seus posts,são excelentes, me fazem sentir mais pertinho da Itália!!! Abraços!!

  23. @Lucas
    Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente! Que sirva como dica para outras pessoas.

    @Dani
    Pois é, esse ano eu vi tanta neve que quase até enjoei… rs! Foi um inverno com bastante frio.
    Eu concordo com você, nada como passear pelas grandes cidades durante a primavera.. e no verão: praia!

    @Natália
    Queridona, eu estou aqui já rezando para você pegar somente dias espetaculares de sol! Em maio também é normal pegar semanas consecutivas de tempo bom. 🙂
    Beijinhos para você.

  24. Barbara você acredita que a única vez que peguei dias feios na Itália foi neste inverno? Em Rimini tinha muita neblina, bem diferente do ano passado que fez dias lindos no mesmo mês de Dezembro. Em compensação no verão é muito quente e eu aborto a missão de andar pelas cidades. Aconselho a quem for no verão procurar os lugares de praia como Rimini por exemplo (que dá para fazer bate e volta em Florença e Veneza) Cinque Terre e o sul da Itália que não conheço ainda.
    Apesar das chances de chuva acho que a melhor época para turistar nas grandes cidades é a Primavera. Dias lindos, frescos e muitas flores pelo caminho.
    beijos
    Dani Bispo

  25. Adoro a Itália! Estive em julho por lá, muito calor, tanto em Roma, Milão quanto em Pisa e Veneza…muito quente mesmo e não teve nenhum dia com chuva!

  26. Mariana,
    É uma incognita. Sábado o dia estava um espetáculo: sol, céu azul… Domingo começou a chover e não parou mais! Como diz o ditado: “marzo pazzo”. 😉

  27. Estou chegando na Itália na próxima semana (24/03), Roma, Veneza e Florença, posso preparar o guarda chuva???
    Obrigada:)

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here