Acabo de voltar de um mês em Follonica, uma cidadezinha à beira mar que fica a aproximadamente 2 horas de Florença. E estou com aquela sensação de “quero mais”. Poderia ter passado o verão inteiro ali e não ia me cansar.
Não que Follonica seja a praia mais incrível da Itália: o mar não tem as mil tonalidades de azul de Favignana (Sicilia) ou de outras praias paradisíacadas da Itália. E a vista nem é das mais lindas: se em Castiglione della Pescaia você faz um banho de mar de frente para um castelo, em Follonica dá para ver as torres das metalúrgicas de Piombino, por exemplo. Ok, mas dá para ver também a ilha de Elba, ilha de Montecristo, ilha de Cerboli e até a Corsica quando o tempo está bom.
Índice

Se Follonica não é o lugar mais incrível da Itália também está longe de ser o pior: o mar é limpíssimo, cristalino, com peixinhos, estrela do mar, caranguejos… Em uma cidade plana, ótima para passear com carrinho de bebês, dar uma corridinha no final da tarde ou curtir uma das muitas sorveterias. Não oferece tanta vida noturna para os solteiros, e nem é lotada de hotéis como Rimini ou Viareggio. É mais íntima: aqui estão muitas das segundas casas de toscanos e milaneses, por exemplo. Gente que vem todo ano para o mesmo lugar. E, claro, frequentada pelos habitantes locais.


A melhor área para se hospedar em Follonica é Pratoranieri: a área fica a uns 2km do centro da cidade e o mar aqui é mais limpo, é a área mais indicada para veraneio.

Meus dias foram deliciosos. Eu acordava em uma casa a 100 metros da praia, ia para um beach club ali em frente com espreguiçadeiras e guarda-sol, brincava com as minhas duas filhas, voltava para casa para trabalhar um pouco (eu trabalho via web, lembra?) enquanto as crianças ficavam na praia com o pai, depois almoçávamos todos juntos. As meninas dormiam, depois merenda com sorvete e parquinho com gira-gira, escorregador e balanço.

Poderíamos ter feito muito mais passeios nas cidadezinhas nos arredores, mas eu precisava descansar. Se você vier do Brasil, provavelmente vai querer conhecer o máximo possível dos arredores por isso dou algumas dicas abaixo. Mas como eu moro aqui na Toscana, preferi me conceder o luxo do “dolce far niente”… (quer dizer, dolce far niente com duas crianças e um trabalho… é modo de dizer!).
Onde se hospedar em Follonica
Uma opção bastante confortável para famílias é alugar uma casa ou apartamento. A melhor área para veraneio (ou seja, para quem quer curtir praia) é a área de Pratoranieri. Recomendo duas agências : Agência Pratoranieri e Agência Maestrale. O site das duas é péssimo, é difícil de pesquisar e só existe disponibilidade em italiano (pesquise por “affitto” ou “affitto estivo”). Nós alugamos com a primeira e foi tudo bem, foram super atenciosos com cada nosso pedido e dúvida antes e durante a nossa estadia. Alugaria de novo e recomendo. Também encontrei na praia diversas pessoas que alugam há anos com a segunda e recomendam. Avalie as opções e disponibilidade de cada uma e escolha! O aluguel de casas é indicado para período mínimo de 1 semana. E se você tiver intenção de viajar em julho e agosto é melhor reservar com muita antecedência.
Nós acabamos decidindo de última hora, dois dias antes de partir, mas viajamos da metade de maio até metade de junho, quando ainda é início da temporada. Setembro é o mês do fim da temporada.
Se você quiser ficar poucos dias, o ideal é pesquisar um hotel (e nesse caso recomendo sempre o nosso parceiro Booking!).
Onde curtir a praia em Follonica

Qual o seu budget?
Se você não quiser gastar para curtir a praia, existem diversos trechos de “spiaggia libera” onde basta chegar e estender a sua toalha.
Se você preferir o conforto, opte por um dos vários beach clubs que alugam espreguiçadeiras e guarda-sol e oferecem ainda serviço de bar, restaurante, banheiro, duchas de água fria e quente.

Dica de beach club em Follonica
Qual beach club escolher em Follonica? Eu super recomendo o Bagno Cerboli (Viale Italia, 221 – tel +39 0566 -42686). Os proprietários são extremamente gentis e profissionais, a estrutura é muito bem cuidada e organizada. Os banheiros estavam sempre limpíssimos apesar de estarmos na praia. Idem para os chuveiros (existem cabines para os chuveiros de água quente perfeitos para o final do dia: você dá banho na criançada e assim se as pequenas desmaiarem de sono antes de chegar em casa, pelo menos já estão limpinhas!).

Nós alugamos guarda-sol e espreguiçadeiras por um mês e atrás da gente tinha uma senhora que há mais de 20 anos aluga sempre o mesmo guarda-sol durante todo o verão. E não era a única. Muitos “locais” preferem o Bagno Cerboli, e alguns vêm inclusive do centro para curtir a praia de Pratoranieri (um bairro de Follonica).

Às vezes tomávamos café da manhã ali, às vezes almoçávamos, sentávamos no meio da tarde para comer um tiramisù e usar o wi-fi local… Só faltou mesmo jantar e participar das noites de latino americano. Quem sabe nos próximos anos, quando minhas filhas crescerem um pouco (estamos na fase em que jantar fora é um pesadelo!).
O restaurante oferece muitos pratos clássicos a base de peixe e frutos do mar como o Spaghetti alle Vongole (meu preferido). O prato diferente é a Carbonara di Mare, que é interessante porque mistura frutos do mar com ovos e pancetta (uma espécie de bacon). Não é um prato levíssimo principalmente nos dias quentes de verão, mas como resistir?
Também não dá para não mencionar a simpatia e talento do barman Luca que preparava cada drink delicioso. Meu favorito é o Spritz, ele até fez uma versão diferente para o meu marido, o Spritz com cerveja, você já experimentou?
Onde comer em Follonica
Experimentamos alguns restaurantes, mas me sinto à vontade apenas para poucas (e boas) indicações. Bem, já falei do restaurante do Bagno Cerboli acima, que é um clima de praia, informal.
Se você procura um lugar mais bonitinho e arrumadinho, com cara de restaurante, seja para o almoço como para o jantar eu recomendo o restaurante Il Sottomarino (Via Fratti 1 – tel. +39 0566.40772). Você pode escolher entre uma mesa no terraço externo (com vista para o mar) ou na sala interna, decorada em estilo moderno e muito agradável. Como sou repetitiva fui de spaghetti alle vongole com friturinha de peixe. E a sobremesa também era ótima. O que mais chamou atenção foi o preço dos vinhos: baixíssimos, quase o mesmo preço de uma garrafa no supermercado! Em resumo, o restaurante oferece um ótimo custo x benefício para os preços médios de Follonica.
Pizzas
Nada mais prático do que pedir uma pizza durante as férias com crianças. Aqui na Itália recomendo que você vá buscar a pizza na pizzaria porque se for esperar o motoboy vai comer a pizza fria. Depois de diversos experimentos, recomendo: Caribia 2 (Via Buozzi, 6) e Caribia (o mesmo da sorveteria, ver abaixo). Também era gostosa a pizza do Il Semaforo (Via Bicocchi 8 – tel. +39 0566-42503), algumas noites quando estávamos passeando no centro fomos comer lá. O lugar é super informal, com área self service, ideal para comer rápido e ir embora).
As melhores sorveterias de Follonica

Se você estiver no centro de Follonica a melhor sorveteria é a Ludo (infelizmente a sorveteria Ludo fechou em maio de 2020 em plena crise covid-19!) Eles fazem um sorvete natural, com fruta fresca, ingredientes frescos. O sabor não tem nada a ver com aqueles sorvetes baratos que usam aromas artificiais. Depois de experimentar várias sorveterias no centro, a Ludo foi a nossa preferida. Adorei o sabor de latte menta, só de pensar dá saudade…
Em Pratoranieri a sorveteria imperdível é a Caribia (Viale Italia 212 – tel +39 0566 260059) Íamos literalmente todos os dias tomar sorvete lá: às vezes optávamos por simples casquinhas, outras íamos com aqueles sorvetes enormes acompanhados por fruta. O sorvete era uma delícia e o ambiente muito gostoso, com mesinhas e lugar onde sentar. Revendo fotos de dez anos atrás, quando estive em Follonica pela primeira vez, reparei que também fui nessa sorveteria. Não deixe de experimentar!
E se chover, onde levo as crianças?
Uma das coisas incríveis de Follonica é que é uma das áreas onde chove menos na Toscana. Mas claro, ninguém está imune a pegar tempo ruim e em um mês de férias pegamos alguns dias de chuva. Se você se cansar de inventar mil brincadeiras em casa, pode levá-las até a Isola che non c’è, (via Donizetti 4 – tel.+39 338-8674556) um parque fechado à pagamento indicado para crianças de 1 a 10 anos. O ingresso é baratinho, não lembro o valor exato mas era tipo 5 euros e só pagavam as crianças.
Dica de passeios nos arredores de Follonica
Se você cansar de ficar só na praia e de passear no centro de Follonica, pegue o carro e vá descobrir outras atrações nos arredores como por exemplo a cidadezinha de Castiglione della Pescaia, o Museu Isidoro Falchi com os tesouros dos etruscos, ou jogue uma partida de golf em Punta Ala.
Em Castiglione della Pescaia você pode fazer uma excursão de barco por exemplo para as Ilhas de Giannutri ou Giglio, duas lindas ilhas do Arquipélago Toscano.
Ou pode ir de Follonica até Piombino (meia hora de carro) e pegar uma balsa para a Ilha de Elba, a ilha onde Napoleão Bonaparte ficou exilado.
Além disso, vale a pena lembrar que Follonica fica a pouco mais de 1 hora de lugares que valem a visita como Pisa, Siena e Monte Argentario.
Se estiver disposto a ficar 1 hora e meia no carro dá para ir até Pitigliano ou das termas de Saturnia.
Roma fica a menos de 3 horas de distância, só para dar uma idéia da localização e tempo de viagem.
Como chegar em Follonica
A grande vantagem de Follonica é que a cidade possui uma estação de trem! Então você pode visitar a cidade e curtir uma praia na Toscana mesmo se não tiver um carro. Abaixo detalhes.

De Trem
A estação de Follonica encontra-se no centro e dá para ir a pé até a praia (fica aproximadamente 500 metros de distância da praia mais próxima e 2km do Bagno Cerboli). Pesquise tarifas e horários no site oficial da Trenitalia.
De Ônibus
Os ônibus são indicados para quem estiver em cidades nos arredores como Grosseto, Scarlino, Punta Ala, Castiglione della Pescaia ou Siena. Você pode calcular o itinerário e descobrir horários aqui.
De carro
É a maneira mais rápida e confortável de chegar em Follonica. Eu sugiro que você consulte o melhor caminho com o Google Maps ou use Tom Tom. Eu não viajo sem o Tom Tom no meu iPhone que me indica todos os radares da estrada e assim evito multas!
A melhor época para ir a Follonica

A estação turística em Follonica vai de maio a setembro: estes são os meses mais quentes do ano na Itália. Em maio a água do mar ainda é gelada, mas até dá para encarar um mergulho. Em junho a cidade começa a ficar movimentada e julho e agosto são os meses de lotação máxima. Setembro tudo volta a ficar mais tranquilo.

Bem, dica dada! Qualquer dúvida é só perguntar. E se você tem outras dicas de praia na Toscana, experiências, conselhos ou questões existenciais, comente abaixo!
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
Ciao Tania!
Em qual vilarejo você vai ficar? Neste 2020 algumas coisas estão mudando rapidamente. Acabei até de atualizar o artigo. O Bagno Cerboli continua aberto e é uma boa pedida. A minha sorveteria favorita no centro de Follonica (Ludo) fechou agora em 2020. Se por acaso você descobrir uma nova muito boa me avise! Em relação a adolescentes… ainda não cheguei pessoalmente nessa fase (minha maior está com 8 anos agora). Mas geralmente os jovens gostam de um pouco de agito e Castiglione della Pescaia era charmosa com vários barzinhos na subida para o castelo e uma atmosfera legal. É claro que com essa história de coronavirus os decretos mudam as coisas de um dia para o outro então um dia as atividades podem abrir com distância de segurança, no outro não… fica difícil garantir. É melhor checar na hora quais as regras. Depois me conta o que fizeram de bom, para ficar até como dica para outros viajantes.
Hallo Barbara! Suas dicas estão me animando. Estou aqui com a família, num vilarejo a uma hora de Follonica. Vou seguir sua dica do Banho Cebolli. Será que você teria alguma dica para adolescentes?
Obrigada!
Em abril a água do mar ainda é gelada, mas para quem gosta de praia e cenário bonito vale a pena, ainda mais se abril do ano que vem for um ano quente (tem ano que é gelado e faz muito frio como este ano, tem ano que já dá tranquilamente para curtir o primeiro sol de primavera…)
É só não esperar nadar em água morninha porque não é o caso.
Oi Barbara, adorei as dicas. Vou para Toscana em abril. Vc acha que vale a visita à ilha de Elba ou essa epoca ainda é frio?
Abs.
[…] bebê aqui na Itália: praia “selvagem” em uma reserva natural na Sicília e também praia na Toscana perfeita para famílias, ou ainda praia na ilha do Giglio (Toscana) e até uma aventura na ilha de Giannutri […]
[…] praias com areia: só para citar algumas das minhas praias favoritas na Toscana com areia são Follonica, Castiglione della Pescaia, Giannella e Feniglia no Argentario… E hoje vou dar uma […]