Quando você for a Milão não deixe de provar as delícias típicas locais: aqueles pratos que qualquer “mamma” milanesa sabe preparar, que está no cardápio de boa parte dos restaurantes italianos da cidade.

Você vai descobrir que alguns pratos típicos de Milão são símbolo da cozinha italiana no mundo. Bom apetite!

Risotto con ossobuco

prato-tipico-milao-risotto-ossobuco

Tem quem prefira pedir apenas o risotto giallo allo zafferano (risoto com açafrão) ou só o ossobuco (um pedaço de carne da perna do boi servida com o osso), mas a tradição manda que você peça os dois juntos e o ossobuco é servido assim, bem no meio do prato. Hum, delícia!


 

Costoletta alla Milanese

prato-tipico-milao-costoletta-alla-milanese

Esse prato é conhecido no Brasil como “bife à milanesa”, ou seja, carne passada no ovo, depois na farinha de rosca e depois frita na manteiga. Só que em Milão a verdadeira costoletta alla milanese (conhecida também como cotoletta) não é preparada com uma carne qualquer: o bife deve ter 3 centímetros de altura e é tirado da parte do lombo, no vitelo, com o osso.


Mondeghili (Polpette Milanesi)

prato-tipico-milao-mondeghili

No Brasil a gente chama de porpeta ou almôndegas, na Itália é polpetta, em Milão é mondeghili. Esse prato típico foi trazido a Milão durante os 150 anos de dominação espanhola, mas a palavra deriva do árabe “al-bunduc”. Independente da origem, um mondeghilo é simplesmente uma bolinha de carne frita preparada com carne, linguiça, ovos, queijo parmesão, cebola picada, aipo, cenoura e farinha de rosca. Quer uma?


 

Cassoeula e Polenta

prato-tipico-milao-cassoeula

Conhecido também como bottaggio, a Cassoueula é um prato típico milanês preparado com repolho e carne de porco. Na verdade usa-se as partes menos nobres do porco e também aquelas que dão mais sabor como pés, cabeça e pele . É um prato indicado para o inverno e é considerado um prato único (que não precisa de acompanhamento), mas se você quiser acompanhá-lo com polenta (outro prato típico da Lombardia) ninguém vai reclamar…


Panettone

prato-tipico-milao-panettone

É uma sobremesa típica milanesa, um clássico do período de natal que se difundiu em toda a Itália e em grande parte do mundo. Antigamente ele era encontrado apenas em padarias e confeitarias até que em 1950 surgiu o panettone industrializado. A receita original inclui uva passa e fruta cristalizada. Está escutando o sininho do papai noel?


 

Barbajada

bebida-tipica-milao-barbajada

A Barbajada é uma bebida inventada por Domenico Barbaja, nascido em Milão em 1778 proprietário do Caffè dei Virtuosi, ao lado do Teatro alla Scala, um ponto de encontro de artistas e intelectuais da época que adoravam bater papo acompanhado por este drink feito a base de café, chocolate e creme de leite. A bebida foi popular até os anos trinta, mas depois entrou em declínio. De qualquer modo, se você tiver oportunidade, experimente!


 

Dica: aproveite a viagem para fazer passeios, veja opções de tours em Milão

Uma outra delícia que você vai encontrar por toda em parte Milão são os sorvetes italianos, o gelato. Faça um favor para você mesmo: experimente vários, em diversas sorveterias e depois conta para a gente qual você mais gostou. 🙂

Buon appetito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here