Villa d’Este, Tivoli – Jardins históricos, com fontes maravilhosas e o agradável barulhinho de água corrente que acompanha o seu passeio criando uma sensação relaxante enquanto você enche seus olhos de beleza. Não é a toa que a Villa d’Este faz parte da lista de patrimônios da humanidade da Unesco.

o jardim da Villa d'Este em Tivoli
o jardim da Villa d’Este em Tivoli

A menos de 1 hora de distância de Roma você encontra essa residência histórica imponente com jardins repletos de fontes, inclusive algumas assinadas por ninguém menos que Gian Lorenzo Bernini um dos grandes artistas do século XVI.

Um dos pensamentos que veio a minha cabeça durante a visita foi na capacidade do ser humano de transformar o ambiente ao seu redor e criar beleza, em como usar a riqueza para construir valor. Imaginar que mais de 500 anos atrás esse jardim já existia… e na capacidade de conservar e melhorar essa riqueza. Enfim, um lugar para você se inspirar e relaxar.

Quando visitar a Villa d’Este

A Villa d’Este abre o ano inteiro, mas a melhor época para visitá-la é entre os meses de abril e setembro, os meses mais quentes do ano na Itália.

Na foto abaixo você vê minha viagem em família para a Villa d’Este: nós ficamos hospedados em Tivoli e fomos passear nos jardins da Villa d’Este na primavera de 2017.

Foto em família na Villa d'Este: meu marido, eu (Barbara Bueno) e minhas duas filhas no dia 13 de maio de 2017
Foto em família na Villa d’Este: meu marido, eu (Barbara Bueno) e minhas duas filhas no dia 13 de maio de 2017

A história da Villa d’Este

Em 1550 Ippolito II d’Este (1509-1572), cardeal de Ferrara, foi nominado governador de Tivoli e ocupou a tradicional residência do convento beneditino em Santa Maria Maggiore. Apenas depois, em 1560, ele começou um radical programa de reforma do palácio, enquanto começava a realização do jardim após uma complicada campanha de expropriação de casas e terrenos na “Valle Gaudente”.

escultura na Villa d'Este em Tivoli
escultura na Villa d’Este em Tivoli

O idealizador do jardim foi Pirro Ligorio, antiquário e arquiteto napolitano que, trabalhou em conjunto até 1569 ao arquiteto de Ferrara, Alberto Galvani, diretor de todos os trabalhos. A parte hidráulica e fontes foram realizadas por Tommaso Ghinucci.

Para o armazenamento de água das fontes, em 1564 foi usada diretamente a água de Aniene, cavando uma galeria de 280 metros.

Desde 1550 Ligorio, consultor do cardeal para a coleção de antiguidades, tinha efetuado uma campanha de escavações e relevação no território tiburtino, em especial na próxima Villa Adriana, modelo antigo que usou como inspiração para a nova residência.

Em 1605 o cardeal Alessandro d’Este (1568-1624) começou uma importante reforma do jardim que levou nas décadas sucessivas à realização de novas fontes, duas assinadas por Gianlorenzo Bernini.

No século XVIII a casa ficou abandonada por um longo tempo e suas antiguidades acabaram sendo transferidas para diversos museus da Europa.

No século XIX o complexo vira propriedade dos Habsburgos e desde 1851 o cardeal Gustav Hohenlohe (1823-1896) transformou algumas das fontes do jardim, introduzindo temas religiosos. Após a primeira Guerra Mundial a Villa d’Este passa a ser propriedade do Governo Italiano.

O que você precisa saber para organizar a sua visita

A Villa d’Este fica na Piazza Trento, 5 em Tivoli.

Villa d'Este em Tivoli, um Patrimônio da Humanidade pertinho de Roma
Villa d’Este em Tivoli

Abertura e Horário Villa d’Este em Tivoli

Horário de abertura entre 3 de novembro de 2022 e 10 de março de 2023: das 08:45 às 17:00 (última entrada às 16:00) – saída do jardim às 16:45.

Às segundas-feiras a Villa d’Este abre às 14:00. Quando na segunda-feira é feriado o horário de abertura é às 08:45 e na terça-feira seguinte às 14:00.

Dias de fechamento: todas as segundas-feiras pela manhã (a Villa d’Este abre às 14:00 às segundas) , dia 1º de Janeiro e 25 de dezembro.

Mais informações no site oficial

O órgão hidráulico da fonte do Organo é ativada diariamente a partir das 10:30 a cada 2 horas. O órgão está em manutenção programada do dia 10 de outubro até 6 de novembro de 2022)


Ingressos Villa d’Este em Tivoli

Os ingressos inteiros para Villa d’Este comprados na hora custam Euro 15,00 por pessoa e reduzidos saem Euro 2,00.

As tarifas podem variar em ocasião de mostras e eventos especiais. 

Entrada grátis todo primeiro domingo do mês.

No caso de compra de ingressos online existe custo adicional de reserva de Euro 2,00.

O site oficial para compra dos ingressos online da Villa d’Este é o CoopCulture aqui. No entanto atenção: a política de cancelamento é não reembolsável então se você não puder comparecer perde totalmente o dinheiro do ingresso.

Reserve seus ingressos para a Villa d’Este (e também para a Villa Adriana) através da Get Your Guide com política de cancelamento flexível

Bilheteria – tel: +39 0774 332920


Visitas guiadas na Villa d’Este

Para quem vai ficar hospedado em Roma existem opções de excursões de um dia saindo de Roma para visitar Tivoli e suas duas principais atrações: Villa d’Este e Villa Adriana. As excursões geralmente já incluem guia acompanhando o grupo.

Reserve agora seu tour em grupo saindo de Roma para a Tivoli com visita da Villa d’Este e Villa Adriana através da Get Yout Guide


Como chegar na Villa d’Este em Tivoli

Tivoli, Italia

A Villa d’Este fica na Piazza Trento 5 em Tivoli.

Se você quer ficar apenas algumas horas em Tivoli a dica é reservar uma excursão de um dia saindo de Roma. Mas o lugar é tão agradável que você pode inclusive passar um final de semana e conhecer a área com calma… Neste caso pesquise seu hotel em Tivoli aqui

A maneira mais confortável de chegar na cidade é com um motorista particular: você sai do seu hotel em Roma direto para o seu hotel em Tivoli.

Se você preferir dirigir saiba que no centro histórico existe uma área ZTL (Trânsito Limitado de Veículos).

Veja aqui nossas dicas para alugar carro na Italia

Para quem viaja de trem, existe a estação “Tivoli” que faz parte da linha Roma – Pescara. A estação ferroviária de Tivoli fica a aproximadamente 1,5km da Villa d’Este.

Para quem sai da estação Termini você pode pegar a linha B do metrô em direção Rebibbia até a parada Ponte Mammolo, terminal das linhas CO.TRA.L Roma-Tivoli.


Se você gostou do artigo, compartilhe-o com seus amigos e familiares.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorPizza Napolitana agora é Patrimônio da Humanidade para Unesco
Próximo artigo[Vaticano] como subir na cúpula da Basílica de São Pedro
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

3 COMENTÁRIOS

  1. Oi Letícia,
    É sempre recomendável reservar com antecedência os museus da Italia, mas no caso da Villa d’Este não é fundamental (ao contrário de monumentos como Coliseu e Vaticano com filas que duram literalmente horas, na Villa d’Este as filas são bem mais rápidas…).
    Att
    Barbara

  2. Olá, é necessário fazer reserva com antecedencia ? Alguns falaram que sim…

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here