Eu nunca tinha atravessado uma ponte suspensa. Sabe aquelas pontes estreitas, que a gente atravessa a pé, que parecem não terminar nunca e são bem altas? Então quando vi a foto no facebook da minha amiga Tania na Ponte Sospesa de S. Marcello Pistoiese pensei que seria o máximo ver a ponte ao vivo. Trocamos algumas mensagens via whatsapp e no fim acabamos reunindo um grupinho de brasileiros para um piquenique no segundo domingo de setembro. E foi um dia memorável!
Em primeiro lugar vale lembrar que a ponte é super segura, tanto é que levei minhas filhas sem problemas. Tinha quem atravessava a ponte com o cachorro, com crianças de colo e ainda pessoas de idade que caminhavam lentamente. Todo mundo queria atravessar a tal da ponte!
Como ir até a Ponte Suspensa em S. Marcello Pistoiese saindo de Florença
Para quem vem de Florença é necessário pegar a estrada em direção à cidade de Pistoia e depois subir uns 30-40km a montanha com uma estradinha cheia de curvas rodeada por árvores altas e com trechos de vista panorâmica. Claro que o nosso amigo “Waze” indica o caminho, mas quando estiver chegando basta seguir as placas para “Ponte Sospeso” e procurar uma vaga para estacionar. Existe inclusive um estacionamento embaixo da ponte que é ideal para quem vai fazer o piquenique depois.
Quando chegamos na entrada da ponte suspensa uma placa do Comune di San Marcello Pistoiese agradecia a Cassa di Risparmio di Pistoia e Pescia por ter financiado totalmente a manutenção extraordinária e de extrema urgência da Ponte Suspensa. De um lado fiquei aliviada em saber que a ponte está em bom estado, mas também achei legal a mensagem porque mostra que na Toscana público e privado trabalham de mãos dadas para valorizar o território e oferecer uma opção de lazer gratuita para residentes e turistas. Não é sempre assim em todo mundo e nem em toda a Italia.

Ao chegar no início da ponte estávamos todos emocionados, vimos que a ponte tinha capacidade máxima para 80 pessoas então esperamos um pouco um pessoal sair da ponte para depois atravessá-la quando esvaziou um pouco. No início foi bem tranquilo, tiramos fotos, estávamos bem pimpantes. Mas lá no meio… a ponte balançava um pouquinho e deu para sentir aquele friozinho na barriga. Depois do outro lado começamos a subir uma trilha, mas logo encontramos o nosso grupo que tinha chegado antes e já estava voltando. Como disseram que não tinha nada de muito especial do outro lado, fizemos o trecho de retorno com o grupo, o que significava atravessar a ponte novamente. Mas honestamente o retorno foi bem tranquilo porque tinha pouco vento.
A história da Ponte Suspensa de S. Marcello Pistoiese
A Ponte Suspensa de S. Marcello Pistoiese começou a ser construída em 1920 e servia para encurtar o caminho que os operários de Popiglio tinham que percorrer diariamente para ir trabalhar no estabelecimento metalúrgico de Mammiano Basso. A ponte foi projetada pelo engenheiro Vincenzo Douglas Scotti e a construção levou aproximadamente 2 anos realizada por cerca 30 operários do território.
Nos arredores da Ponte Suspensa
Embaixo da Ponte Suspensa existe uma área com acesso gratuito para você estender a sua toalha e fazer o seu piquenique. Se estiver com preguiça de preparar os comes e bebes lá ao lado existe o restaurante Laghetto onde você pode comer comida típica toscana. Existe também um laguinho para pesca e um riacho onde pode molhar os pezinhos nos dias mais tórridos de verão. É recomendável checar sempre com antecedência se o restaurante estará aberto.
Fica aí a dica para você que estava procurando algo diferente para fazer na Toscana rodeado pela natureza.
Veja também o nosso itinerário de 7 dias na Toscana com base em Florença.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem