Aqui além de dicas de áreas onde se hospedar em Florença você vai saber também nomes de ótimos hotéis em Florença para viver suas férias tão sonhadas! E vai poder clicar e reservar diretamente com o nosso parceiro Booking.com


Hotéis em Florença: a área do centro histórico

Conheça as melhores áreas onde reservar o seu hotel em Florença, apartamento ou B&B de acordo com o estilo da sua viagem e com o meio de transporte preferido para os seus deslocamentos.

Se você viaja durante o verão italiano e faz questão de uma piscininha, dá uma olhada nas nossas dicas de hotéis em Florença com piscina panorâmica.

Para quem é indicado um hotel em Florença no centro histórico

1- Para quem gosta de fazer tudo a pé

Os hotéis em Florença na área do centro histórico são indicados para quem gosta de fazer tudo a pé. Prepare-se para caminhar bastante porque a área central de Florença é bastante ampla. Se o seu amigo se hospedar na Via Nazionale e você em Santa Croce, não é que vocês estão exatamente a 5 minutos de distância. Mas nada que uma boa caminhada não resolva.

2- Para quem vai usar o trem como meio de transporte principal

Vale a pena optar por um hotel próximo a estação ferroviária Santa Maria Novella se você pretende se deslocar de trem. Veja por exemplo nossas dicas na Piazza Santa Maria Novella (mais sofisticada) ou Via Nazionale (mais econômica).

Um exemplo é o roteiro clássico Roma – Florença – Milão – Veneza que pode ser percorrido com um trem de alta velocidade.

O trem também é prático para visitar cidades famosas menores como Pisa, Viareggio, Arezzo, Siena, Borgo San Lorenzo.

3 – Para quem pretende fazer excursões em grupo

Existem lugares na Toscana que é difícil visitar sem um carro. Por exemplo a área do Chianti ou a Val d’Orcia. Uma opção econômica para fazer esse tipo de passeio é comprar uma excursão de um dia, por exemplo.

Reserve uma excursão para o Chianti saindo de Florença através da Get Your Guide

A maior parte das excursões tem saída do centro histórico, especialmente nos arredores da estação ferroviária Santa Maria Novella.

Veja aqui um roteiro de 7 dias na Toscana usando Florença como base para excursões

4- Para curtir Florença à noite

Florença é uma cidade razoavelmente segura e é uma delícia passear a noite pelas vielas nos arredores do Duomo, da Piazza della Repubblica e Piazza della Signoria.

Para quem NÃO é indicado um hotel no centro histórico de Florença

1 – Para quem pretende alugar carro

Não é que se você aluga um carro não pode se hospedar no centro de Florença. Mas geralmente o carro dá a liberdade para você escolher um hotel confortável mais afastado do agito do centro, quem sabe em uma “Villa” típica da Toscana ou fora do roteiro clássico dos viajantes.

O carro é uma ótima opção para quem quer viajar para cidades menos turísticas ou de mais difícil acesso com o transporte público.

Veja nossas dicas para alugar carro em Florença

Nem todos os hotéis no centro histórico de Florença tem estacionamento próprio, a maioria tem um convênio com algum estacionamento nos arredores por um valor adicional e pode ser que você gaste tranquilamente mais de 20 euros por dia para estacionar o carro e ainda não tenha a comodidade de um estacionamento dentro do hotel. Então se você fizer questão de um hotel no centro de Florença informe-se antes se ele tem estacionamento próprio.

Vale lembrar também que no centro de Florença existe a área ZTL (Zona Traffico Limitato) onde é proibido circular com carro em certas faixas horárias ou dias da semana, ou ainda em algumas ruas pode ser que seja permitida apenas a circulação de carros de polícia, ambulância, táxis e NCC.

NCC é a abreviação de Noleggio Con Conducente e significa um motorista particular com veículo executivo que tem uma autorização especial para circular em áreas geralmente limitadas para outros veículos

Dependendo da localização do seu hotel pode ser que você não consiga ir de carro alugado até a porta do hotel ou do apartamento que alugado.

Para quem reserva hotel no centro e aluga carro eu recomendo entrar em contato com a recepção do hotel: em alguns casos existe a opção do recepcionista habilitar a placa do seu carro para o dia de chegada e saída (embarque e desembarque da bagagem).

Os melhores Hotéis em Florença no centro na área Ponte Vecchio – Piazza della Repubblica – Piazza Ognissanti

Uma das áreas consideradas mais “nobres” para reservar um hotel é nos arredores do Ponte Vecchio.

Você se hospedará no coração de Firenze, a dois passos do Duomo, da Piazza Signoria e da Galleria degli Uffizi, do Rio Arno, Palazzo Pitti ( Giardino di Boboli, Galleria Palatina) da Piazza della Repubblica.

hoteis em Florença área ponte vecchio
Vista do Rio Arno com a Ponte Vecchio ao fundo

Para quem desembarca na estação de trem, é possível chegar ao hotel pegando um taxi (cerca 10 minutos) ou a pé (cerca 15 minutos, para quem não tem muita bagagem).

Se hoje eu tivesse que reservar um hotel em Florença, começaria procurando nos arredores do Ponte Vecchio. Abaixo você encontra algumas sugestões de ótimos hotéis nesta área:

Hotel St. Regis (5 estrelas)

Quem quer vista para o Arno e está podendo, pode se hospedar no The St. Regis Florence (Piazza Ognissanti), um dos hotéis 5 estrelas mais luxuosos de Florença.

Localizado às margens do Arno e com vista para a Ponte Vecchio e as pitorescas colinas da Toscana, o The St. Regis Florence é um símbolo de elegância e hospitalidade refinada, sendo desde o século XVIII a parada preferida de especialistas em bom gosto e viajantes que privilegiam hotéis de luxo.

Com uma localização ideal no centro histórico, este hotel cinco estrelas permite que você mergulhe de forma incomparável na berço do Renascimento. As acomodações luxuosamente decoradas do The St. Regis Florence oferecem comodidades e serviços ultra modernos, todos enriquecidos pelo inconfundível serviço de mordomo St. Regis, para oferecer aos visitantes os inúmeros segredos da cultura e arte florentina.

Os sabores locais se fundem na culinária gourmet toscana dos restaurantes e bares do hotel, enquanto uma variedade de locais elegantes para eventos dão prestígio a casamentos, ocasiões sociais e eventos de negócios. Quando é hora de relaxar, as suítes Iridium Spa em colaboração com My Blend by Clarins oferecem tratamentos personalizados únicos e terapias mais completas.

Hotel degli Orafi (4 estrelas)

Uma opção um pouco mais em conta mas sempre com vista é o Hotel degli Orafi(Lungarno Archibusieri), um 4 estrelas às margens do Arno.

O Hotel degli Orafi, prestigiosa residência no centro histórico de Florença, oferece uma ampla gama de serviços e confortos. Desde a chegada, você será recebido em um ambiente de calorosa hospitalidade. Será oferecido um Drink de Boas-vindas que você poderá saborear no bar panorâmico com terraço, localizado no último andar, onde é possível admirar o Arno e uma encantadora perspectiva do Palazzo Vecchio e do Duomo.

Acompanhado por música de fundo, você também poderá saborear degustações de pratos típicos italianos e petiscos variados, acompanhados por vinhos D.O.C.G.. O café da manhã em estilo buffet será servido na antiga sala de baile, adornada com afrescos originais do século XIX e com vista para o rio Arno e a Via dei Georgofili.

Entre as muitas belezas para admirar e as comodidades que o hotel oferece, você também encontrará uma sala de leitura/biblioteca cuja recente restauração trouxe à luz afrescos originais do século XII. Localizada no segundo andar do hotel, ela oferece uma ampla seleção de livros em diferentes idiomas e oferece um ambiente agradável e relaxante. Esta sala também está equipada com Wi-Fi e um “ponto de Internet” com estação fixa.

É possível chegar ao hotel de carro e estacionar em uma garagem vigiada e conveniada com o hotel, que se encarregará da retirada e devolução do seu veículo.

NH Collection Firenze Porta Rossa (5 estrelas)

Quem prefere a segurança de uma rede de hotéis famosa tem também o NH Porta Rossa (Via Porta Rossa), um 5 estrelas entre a Ponte Vecchio, a Piazza della Repubblica e a Piazza della Signoria.

O NH Collection Firenze Porta Rossa é um hotel de cinco estrelas que possui uma torre do século XIII e frescos maravilhosos e é um dos hotéis mais antigos da Itália. O edifício recebeu um prêmio nos European Design Awards de 2010 e foi recentemente premiado com sua quinta estrela. Localizado em Florença, oferece uma localização fantástica para uma estadia inesquecível, cercado pelas belezas históricas e artísticas da cidade.

O hotel possui 70 quartos elegantes, cinco dos quais são interligados, misturando elegância moderna e design clássico. Os quartos são decorados em tons de marfim e vermelho vivo, emanando uma atmosfera relaxante. Além disso, todos os quartos possuem colchões NH Sleep Better, chuveiros tipo ducha, TVs de tela plana e máquinas de café expresso, oferecendo o máximo conforto aos hóspedes.

Para pequenas reuniões de negócios, o hotel possui duas salas de reuniões com capacidade para até 30 pessoas. O restaurante do hotel é ideal para experimentar a deliciosa culinária regional e italiana. A equipe de Relações com Clientes é experiente e oferece dicas secretas sobre a cidade, permitindo que os hóspedes sintam verdadeiramente o local.

A história do hotel remonta a 1386, quando o ‘Locanda Porta Rossa’ foi mencionado em uma carta. No século XVI, um novo edifício que incorpora a torre do século XIII foi construído no mesmo local. A família Torrigiani é proprietária da propriedade desde 1559 e viveu lá por mais de dois séculos até alugar para os hoteleiros na primeira metade do século XIX.

Plaza Hotel Lucchesi (4 estrelas)

Caminhando da Ponte Vecchio em direção ao Uffizi e seguindo ainda mais uns quarteirões à frente tem um outro ótimo hotel 4 estrelas o Plaza Hotel Lucchesi de frente para o Rio Arno, em uma posição favorável para quem aluga carro e com um roof top panorâmico ideal para tomar uns drinks ao entardecer.

Desfrute de uma vista deslumbrante e inesquecível de Florença do Plaza Hotel Lucchesi. Este hotel histórico, inaugurado em 1860, passou por uma reforma completa, mantendo seu caráter original. É o local perfeito para experimentar o charme de Florença.

Escolha entre 82 quartos elegantemente decorados e 10 suítes, cada um com um caráter único que combina elementos contemporâneos e clássicos da história do Plaza Lucchesi.

Empireo, inaugurado em 2014, oferece aos hóspedes do Hotel Plaza Lucchesi e aos moradores locais uma vista deslumbrante da cidade. Dê um mergulho na piscina enquanto admira o Duomo ou perca-se em um livro enquanto o sol se põe. Essa experiência é exclusiva para os hóspedes do Empireo durante a temporada de verão, e depois das 19h30, não hóspedes com reservas também podem desfrutar da vista.

B&B Emozione Fiorentine (B&B)

Para quem procura atendimento de qualidade, boa localização e preços acessíveis (para os padrões fiorentinos), vale a pena dar uma olhada no B&B Emozione Fiorentine (Piazza della Repubblica): um bed and breakfast mais simples, mas muito bem recomendado por quem já se hospedou.

Emozioni Fiorentine está localizado no coração do centro histórico de Florença, a poucos passos da Catedral de Florença e da praça Piazza della Signoria. O B&B dispõe de quartos decorados com bom gosto e contam com WiFi gratuito, uma TV LCD com acesso à internet, um frigobar e ar condicionado.

Cada banheiro privativo possui um chuveiro e a maioria dos quartos também inclui uma área de estar aconchegante. Um delicioso café da manhã composto por croissant, suco, café e um pequeno sanduíche é oferecido em um café próximo.

A Estação de Trem Santa Maria Novella fica a apenas 10 minutos a pé de Emozioni Fiorentine e também pode ser facilmente acessada de ônibus. A icônica Ponte Vecchio fica a apenas 350 metros de distância, tornando este B&B a base perfeita para descobrir tudo o que Florença tem a oferecer.

Os TOP Hotéis em Florença no centro na área da Piazza Santa Maria Novella

É uma das praças mais bonitas de Florença e muito bem localizada: fica atrás da estação de trens Santa Maria Novella e em frente a Basílica de Santa Maria Novella.

É comodíssima para quem pretende fazer várias viagenzinhas de trem e ao mesmo tempo está a 5 minutos a pé da Piazza della Repubblica. A praça foi recentemente restaurada e por lá pipocam vários hotéis interessantes.

The Place Firenze (5 estrelas)

O The Place Firenze (ex JK Place Firenze) é o mais moderninho e modaiolo: embora seja um hotel 5 estrelas pequeno, está em todos as listas de melhores hotéis graças ao seu design e estilo.

Florença, a capital cultural e artística da Toscana, é uma cidade que conquista os corações dos viajantes de todo o mundo. E qual a melhor maneira de experimentar a cidade do que ficando no The Place, sua casa e lar na vibrante cidade toscana?

Há dezessete anos, The Place tem estado na vanguarda da oferta de hospitalidade personalizada para visitantes que buscam uma experiência imersiva em Florença. The Place está profundamente ligado à vida cotidiana, patrimônio artístico e cena cultural da cidade, tornando-se um clássico atemporal renovado para uma nova geração de visitantes experientes e antenados.

O que diferencia o The Place é sua meticulosa atenção aos detalhes e serviço pessoa a pessoa que responde a cada necessidade, capricho e paixão do hóspede. Cada pequeno toque no The Place conta uma história, intimamente ligada ao especial meio cultural de Florença. Desde o momento em que você entra, é envolvido em uma atmosfera calorosa e acolhedora que faz você se sentir em casa.

Seja você um amante da arte, um gourmet, um fashionista ou um aficionado pela história, The Place tem algo especial reservado para você.

Ao longo dos anos, The Place tem ganhado prêmios internacionais e hospedado personalidades inesquecíveis. No entanto, o mundo das viagens está passando por mudanças épicas, e The Place está preparado para tomar uma nova direção. The Place está fazendo um novo começo para atender às necessidades de uma nova geração de viajantes imersivos.

Santa Maria Novella – WTB Hotels (4 estrelas)

Outras opção bacana de hotel na Praça Santa Maria Novella é o Santa Maria Novella – WTB Hotels, um 4 estrelas ao lado do The Place Firenze. Aqui você encontra muitas comodidades para relaxar na cidade após um dia de passeios ou evento de trabalho.

Este hotel panorâmico de 4 estrelas está localizado no centro histórico de Florença e oferece acomodações luxuosas que certamente tornarão sua estadia na cidade inesquecível.

O Hotel Santa Maria Novella possui 71 quartos, todos decorados com elegância e atenção aos detalhes. Desde o requintado painel laqueado até o clássico piso de madeira, cada quarto é projetado para ser acolhedor, convidativo e único. As camas com dossel adicionam um toque de romantismo a cada quarto, tornando-o o lugar perfeito para passar uma noite romântica em Florença.

Além de suas acomodações luxuosas, o Hotel Santa Maria Novella oferece uma variedade de comodidades projetadas para tornar sua estadia o mais confortável e agradável possível. A área de fitness está equipada com os mais recentes aparelhos Technogym, incluindo esteiras, bancos, bicicletas ergométricas, bolas de bem-estar e equipamentos de fitness cardio e fica aberta 24 horas. E para aqueles que procuram relaxar, a sauna finlandesa clássica do hotel é a maneira perfeita de relaxar e rejuvenescer (também aberta 24 horas!).

Mas isso não é tudo. O Hotel Santa Maria Novella também possui uma refinada sala de leitura com lareira de período “fin de siècle”, o lugar perfeito para se aconchegar com um bom livro ou desfrutar de uma xícara de chá quente. Se você está procurando manter a forma, relaxar ou simplesmente relaxar depois de um longo dia explorando Florença, o Hotel Santa Maria Novella tem tudo o que você precisa para uma estadia inesquecível na cidade. Então, por que esperar? Reserve sua estadia hoje e experimente o melhor da hospitalidade toscana no coração de Florença.

Hotel L’Orologio – WTB Hotels (4 estrelas)

O Hotel L’Orologio – WTB Hotels é um hotel elegante e contemporâneo de 4 estrelas que tem vista para a Praça Santa Maria Novella, uma das mais belas e antigas praças de Florença.

Apenas a alguns minutos do Duomo e da Ponte Vecchio, este luxuoso hotel oferece uma experiência única que combina o mundo mágico da Haute Horlogerie com o charme da cidade.

A decoração do hotel é inspirada em relógios de pulso de luxo, com cada andar dedicado a uma maison de relógios, como Rolex, Vacheron-Constantin e Patek Philippe. A elegância refinada é evidente em cada detalhe, desde os banheiros de mármore até as maçanetas em forma de ponteiros de relógio e torneiras que parecem coroas de enrolamento de relógios.

Os 55 quartos são dedicados a modelos colecionáveis, cada um apresentando pinturas originais que os representam. Com amenidades luxuosas, incluindo fragrâncias da Officina Profumo Farmaceutica di Santa Maria Novella e roupões de banho personalizados em algodão egípcio, os quartos recebem os hóspedes em uma atmosfera elegante e confortável.

A sala de café da manhã do quarto andar do hotel oferece vistas deslumbrantes da Basílica em uma autêntica loggia renascentista. O lounge bar no térreo é o lugar perfeito para parar para uma bebida ou uma refeição leve a qualquer hora do dia. O hotel também possui uma área de fitness equipada com máquinas de última geração da Technogym, uma sauna finlandesa com cromoterapia e uma sala de fumantes com poltronas confortáveis e piso original iluminado.

Grand Hotel Minerva (4 estrelas)

Se você está procurando um lugar para se hospedar em Florença que combine conforto, luxo e história, não precisa procurar mais além do Grand Hotel Minerva. Acorde com a deslumbrante fachada da catedral Santa Maria Novella, uma das mais belas catedrais da cidade, localizada a poucos passos do seu quarto. Os 97 quartos e suítes do hotel possuem designs meticulosos que combinam arte com a moderna técnica italiana, proporcionando a você a base perfeita para suas aventuras florentinas.

Dos quartos íntimos com vistas deslumbrantes às espaçosas suítes familiares, o Grand Hotel Minerva tem algo para todos. Cada quarto conta a história do palácio e dos viajantes que caminharam por suas paredes há mais de 200 anos. Você encontrará obras de arte coletadas ao longo do tempo, incluindo afrescos e obras de famosos artistas como Emilio Greco, Renato Guttuso e Giuseppe Chiari. A clara arquitetura modernista é um legado da reforma de 1957 do Maestro Carlo Scarpa, junto com seu amigo e colega Edoardo Detti.

Um dos destaques do hotel é o bar com piscina no topo do Palazzo do século XIII. Com vista de 360 graus da cidade e seus monumentos, o bar é o lugar perfeito para saborear o lendário Negroni Terrace enquanto assiste ao pôr do sol sobre Florença. O bar está aberto sazonalmente de abril a outubro, portanto, planeje sua visita de acordo.

No geral, o Grand Hotel Minerva em Florença é o lugar perfeito para se hospedar se você procura uma experiência luxuosa e histórica. O design meticuloso, as obras de arte deslumbrantes e as vistas deslumbrantes fazem deste um verdadeiro tesouro no coração da cidade. Escolha seu quarto e comece sua jornada hoje mesmo.

Hotel em Florença na Piazza Santa Maria Novella (vista do terraço do Hotel Minerva)
Piazza Santa Maria Novella (vista do terraço do Hotel Minerva) – lá no fundo, o Duomo

Dicas de Hotéis em Florença no centro na área do Duomo (catedral)

A catedral de Florença chamada pelos italianos de “Duomo” é o cartão postal da cidade. Por aqui passam centenas de turistas diariamente durante os meses quentes do ano (em geral entre abril e outubro) e você vai escutar dezenas de línguas diferentes em poucos metros quadrados.

Essa é considerada uma área nobre em Florença, bastante segura, mas pode ser um pouquinho barulhenta por isso é sempre melhor optar por um quarto em um andar alto ou quem sabe com janelas a prova de ruídos.

Granduomo Charming Accomodation

Para quem procura um apartamento confortável confira os apartamentos do Granduomo (Piazza Duomo). Os apartamentos estão instalados em uma elegante casa florentina do século XVIII. Todos eles são decorados com estilo e apresentam piso de madeira e móveis italianos refinados. Cada apartamento no Granduomo tem Wi-Fi gratuito, TV LCD com canais via satélite e um player de CD e DVD. Você encontrará uma cozinha completa e área de jantar. A limpeza diária está incluída na tarifa.

A localização central significa que o Duomo e as principais galerias e museus de Florença estão a uma curta caminhada de distância. A equipe profissional estará sempre à disposição para compartilhar conhecimentos locais e recomendações dos melhores lugares para comer e beber.

O Duomo é uma excelente escolha para viajantes interessados em compras, história e arquitetura. Os apartamentos podem acomodar de 2 a 4 pessoas e contam com elevador, acesso Wi-Fi gratuito, ar condicionado e aquecimento com controle de temperatura próprio, TV via satélite, player de CD/DVD, cofre, secador de cabelo, serviço de lavanderia, toalhas e roupa de cama, chinelos, mesa de jantar, forno de micro-ondas, geladeira, torradeira, chaleira, cafeteira americana, cafeteira elétrica Moka. Os quartos e a cozinha são limpos e arrumados diariamente.

Brunelleschi Hotel (4 estrelas)

Já quem prefere o estilo clásico de um hotel completo com todos os serviços a dica é o Hotel Brunelleschi (4 estrelas, Piazza S. Elisabetta), que fica em um praça a 1 minuto da catedral: tenho amigos que sempre que vêm a Florença se hospedam lá e eu mesma já fui algumas vezes almoçar ou jantar nos restaurantes deste hotel.

O Brunelleschi Hotel está situado no coração de Florença e é o único hotel criado dentro de uma torre bizantina circular do século VI e uma igreja medieval. O hotel foi completamente reconstruído com cuidado especial para manter as características originais dos dois edifícios.

Além de sua arquitetura única, o hotel tem muito a oferecer aos seus hóspedes. O hotel possui dois restaurantes, um museu privado, 3 salas de reuniões, uma academia e 96 quartos e suítes. Você pode facilmente chegar ao centro da cidade a pé e o hotel está localizado perto da Piazza Duomo e outros monumentos populares. A localização do hotel proporciona uma entrada charmosa para a vida florentina tanto à noite quanto durante o dia.

Nos últimos anos, o hotel passou por reformas significativas para garantir que seja o mais confortável e acolhedor possível. O hotel agora possui novas suítes, uma reestruturação do lobby e recepção, sala de café da manhã, salas de reuniões e elevadores. Além disso, o hotel tem um restaurante gourmet, Santa Elisabetta, e um bar na torre. O hotel também abriu espaços ao ar livre dedicados a serviços de catering.

O Brunelleschi Hotel é tão conhecido que até mesmo Dan Brown, autor do famoso livro “O Código Da Vinci”, teve que mencioná-lo. Se você está procurando um hotel rico em história e charme e localizado no coração de Florença, então o Brunelleschi Hotel é a escolha perfeita para você.

B&B A Florence View (B&B)

Quem faz questão da localização privilegiada, mas tem o budget limitado, a dica é o B&B a Florence View (Piazza S. Giovanni).

O B&B A Florence View é uma opção de acomodação única e encantadora que oferece um número íntimo de quartos exclusivos em um palácio do século XVII com vista para alguns dos marcos mais icônicos de Florença. O Batistério, a cúpula de Brunelleschi e a bela fachada de mármore do Duomo são todos visíveis do B&B, tornando-o um local verdadeiramente invejável. Os hóspedes podem desfrutar de uma elegância sóbria e simples combinada com todos os confortos modernos, e muitos quartos oferecem vistas deslumbrantes das belezas desta fantástica cidade.

Ficar em um palácio histórico na Piazza San Giovanni é uma experiência inesquecível, e o B&B A Florence View permite que você faça exatamente isso. A antiga casa florentina foi transformada em uma pousada aconchegante e acolhedora, perfeita para aqueles que procuram uma experiência italiana autêntica e charmosa. No entanto, observe que não há elevador no prédio do século XVII, o que pode ser um desafio para pessoas com mobilidade reduzida.

O B&B A Florence View é uma propriedade pequena e familiar, e os hóspedes com certeza se sentirão bem-vindos e bem-cuidados durante sua estadia. Leonardo, Giuliana e Marina estão à disposição para oferecer recomendações de restaurantes para tornar sua estadia em Florença verdadeiramente especial. Com sua localização perfeita, atmosfera encantadora e anfitriões amigáveis, o B&B A Florence View é uma excelente opção para aqueles que procuram uma experiência italiana autêntica no coração de Florença.

Seleção de Hotéis em Florença no centro na área da Via Nazionale – Mercado de S. Lorenzo – Igreja de S. Lorenzo

A Via Nazionale fica em frente a estação de trem Santa Maria Novella. Lá existem vários pequenos hotéis, bed & breakfast e affitta camere com preços baixos. É uma área um pouco mais tumultuada e menos bela, mas pode valer a pena se você conseguir aquela super oferta.

Ao lado da Via Nazionale tem o Mercato di San Lorenzo, o mercado central de frutas, verduras e com restaurantezinhos para um almoço rápido divindindo mesa com desconhecidos.

Albergo Bencidormi (1 estrela)

Uma opção de hospedagem bastante econômica é o Albergo Bencidormi (1 estrela, Via Faenza).

A apenas 300 metros da estação Santa Maria Novella, no centro de Florença, o Hotel Bencidormi oferece Wi-Fi gratuito e quartos com ar-condicionado de ajuste automático. O hotel também possui armazenamento de bagagem gratuito.

Localizados no primeiro andar de um prédio sem elevador, os quartos do Bencidormi possuem móveis modernos, tecidos coloridos e uma TV via satélite. O banheiro privativo é equipado com secador de cabelo e chuveiro.

Existe uma área de estacionamento privativo nas proximidades, onde são aplicadas tarifas.

A propriedade está a uma curta caminhada da Fortezza da Basso, onde ocorre a feira de arte contemporânea Florence Biennale. A Catedral de Florença fica a 500 metros de distância.

A disposição dos hóspedes existe pequena cozinha comum equipada com geladeira, micro-ondas, chaleira e máquina de café em cápsulas. O Wi-Fi gratuito está disponível em todos os quartos e áreas comuns. O hotel foi completamente reformado em 2011.

Alloro B&B

Outra dica de hospedagem barata em Florença é o Alloro B&B (Via del Giglio).O Alloro B&B é um bed and breakfast romântico localizado no centro histórico de Florença. O edifício do século XVI possui um pátio interno e apenas cinco quartos.

O Alloro B&B combina a tradição florentina com o conforto moderno, sendo um orgulho para seus proprietários. Na chegada, os hóspedes são recebidos com profissionalismo e um sorriso acolhedor, e podem receber dicas sobre o que visitar na cidade, onde fazer compras e onde comer, em italiano, inglês, francês e alemão.

O Alloro B&B atende a uma ampla gama de hóspedes, desde os viajantes solitários até casais em lua de mel e famílias com crianças que desejam ficar perto do Duomo, dos Uffizi e do Palazzo della Signoria. O café da manhã, servido na sala de refeições ou no quarto, é uma deliciosa refeição que inclui café espresso, croissants quentes, pães e iogurtes caseiros, entre outras iguarias.

Os quartos do Alloro B&B são decorados com harmonia de cores, mobiliário requintado e contrastes agradáveis, proporcionando uma atmosfera íntima de bem-estar. Desde os tetos afrescados até os objetos de antiquário e as comodidades modernas, como o Wi-Fi, cada detalhe é cuidadosamente pensado para fundir charme e conforto. Os banheiros incluem amenidades de cortesia, como sabonetes, shampoo e gel de banho à base de azeite extra-virgem toscano.

Hotéis em Florença no centro na área Fortezza da Basso

A área da Fortezza da Basso é especialmente indicada para quem viaja a Florença para participar de eventos.

Obviamente, um turista normal também pode se hospedar lá, afinal a Fortezza é bem próxima a estação de trens Santa Maria Novella e não muito distante de outras áreas interessantes como a Piazza Indipendenza.

Uma das atrações razoavelmente próximas da Fortezza a pé é o David de Michelangelo original na Galleria dell’Accademia.

Próximo a Fortezza existe um estacionamento público grande com tarifas mais razoáveis para os padrões florentinos.

Uma opção de hospedagem bastante econômica é o Atelier Cosseria (Via Cosseria).

Hotéis em Florença no centro na área Santa Croce

A região é famosa por conter um grande número de lojas de casacos e bolsas em couro, sem falar é claro da Basílica de Santa Croce construída em 1294 onde foram enterrados toscanos famosos como Michelangelo ou Galileu.

Relais Santa Croce

O Relais Santa Croce by Baglioni Hotels é uma mansão florentina reaberta em 2023 e é um dos hotéis mais acolhedores e históricos de Florença, com 24 quartos luxuosamente mobiliados e pinturas originais.

Situado no coração do distrito artístico movimentado de Santa Croce, o hotel está imerso nas histórias de renomados artistas e fica a poucos passos da casa de Michelangelo e de uma infinidade de atrações culturais, incluindo a Piazza della Signoria, o Palazzo Vecchio e a Galeria Uffizi.

Os dois restaurantes, Guelfi e Ghibellini, trazem as tradições toscanas com criatividade e hospitalidade, e a Enoteca Pinchiorri, três estrelas Michelin, serve alta gastronomia e experiências culinárias.

O hotel reabre na primavera 2023 após uma extensa reforma e falamos sobre isso aqui.

Ótimos Hotéis em Florença na área Piazzale Michelangelo

O Piazzale Michelangelo é conhecido pela vista panorâmica espetacular para o centro de Florença. Nos arredores do Piazzale Michelangelo estão algumas atrações turísticas como o Giardino dell’Iris e o Palazzo Pitti.

hoteis em Florença na área do Piazzale Michelangelo
Vista panorâmica de Florença admirada do Piazzale Michelangelo em junho de 2020 (em plena crise covid-19, por isso a praça está tão vazia!)

Na minha modesta opinião só tem sentido se hospedar nessa área se for para escolher uma daquelas imponentes casas de luxo – que os italianos chamam de Villa – como por exemplo o Villa Cora (5 estrelas, Vle. Machiavelli). Atenção: dependendo da época, nessas vilas é possível encontrar preços iguais aos de  hotéis de categoria inferior nos arredores do Duomo, por exemplo.

A maior dificuldade de quem se hospeda nessa área são os deslocamentos porque é uma área em subida e com muitas curvas. Dependendo da localização do hotel pode significar que você vai precisar pegar um táxi, ônibus ou caminhar um bocado… então use o Google Maps para calcular a distância a pé do hotel até o Ponte Vecchio, por exemplo.

Villa Cora (5 estrelas luxo)

Villa Cora é um grande hotel localizado nas colinas, do lado de fora do centro histórico de Florença. A villa é uma residência aristocrática construída no final do século XIX, com forte decoração eclética que fornece à villa diferentes estilos artísticos, às vezes até bizarros. Ao longo dos anos, Villa Cora se tornou um dos principais símbolos culturais e cosmopolitas de Florença e hospedou importantes convidados internacionais, como a princesa Eugenia e o compositor russo Tchaikovsky.

O hotel tem um total de 44 acomodações, entre quartos e suítes, divididos na villa e em dois prédios adjacentes, que foram restaurados para conservar o estilo arquitetônico original o máximo possível. Cada andar possui seu estilo único, desde os maravilhosos afrescos no “piso nobre” até o espírito mouro do terceiro andar. O Villino Eugenia, uma pequena casa de hóspedes com vista para os Jardins de Boboli, oferece 14 acomodações diferentes decoradas e mobiliadas de acordo com os estilos burgueses do final do século XIX.

Villa Cora oferece uma série de serviços, incluindo recepção / concierge disponível 24 horas, Wi-Fi gratuito, sala de café da manhã, bar, sala de reuniões, calidarium, sauna, hammam, massagens com hora marcada, uma academia equipada, piscina e restaurante Le Bistrot. O hotel também possui um grande terraço no telhado perfeito para eventos, um elevador dedicado, decorações e móveis antigos, estacionamento e serviço de translado.

O parque da villa tem vista para os Jardins de Boboli e o SPA está localizado dentro do Villino Eugenia. Por fim, La Follie, uma pequena casa de hóspedes localizada na borda do parque que circunda Villa Cora, oferece privacidade completa com apenas 2 quartos. Villa Cora faz parte de The Leading Hotels of the World, uma coleção internacional de hotéis independentes de luxo.


Hotéis em Florença fora do centro histórico

Hotéis em Florença fora do centro na área Careggi

É indicada para quem vai fazer algum tratamento ou visitar algum paciente nos arredores do Hospital de Careggi. Se você está procurando um hotel fora do centro histórico, na minha opção existem áreas melhores…

Hotéis em Florença fora do centro na área Campo di Marte

É uma boa opção: não fica muito distante do centro histórico de Florença, é próxima ao estádio da Fiorentina e ainda por cima existe uma estação de trem que te leva em 7 minutos até a Santa Maria Novella ou diretamente para outras cidades bacanas da Itália. É uma área residencial, não é facilíssimo encontrar estacionamento, mas você pode ir lá de carro sem problemas.

Hotéis em Florença fora do centro na área Rifredi

É uma alternativa válida: lá existe uma estação de trem que te leva até a Santa Maria Novella em apenas 5 minutos. É também uma área residencial, mas ao contrário de Campo di Marte possui menos atrativos.


Procurando um hostel em Florença?

terraço do Hostel Plus Firenze com vista panorâmica
terraço do Hostel Plus Firenze com vista panorâmica

Fiz uma lista dos 5 melhores albergues de Florença, ideais para quem está aberto a novas amizades durante a viagem.

 Se você já esteve em Florença conta pra gente onde se hospedou e qual sua opinião sobre a sua estadia. Suas dicas e conselhos são preciosos para outros viajantes!
Este artigo possui também uma versão em inglês no site Tuscany Tips.

Leia também: dicas de hotéis em Roma, dicas de hotéis em Milão e dicas de hotéis em Veneza

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anterior7 charmosos hotéis no interior da Toscana
Próximo artigoSuper ciclovia Florença – Prato
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

78 COMENTÁRIOS

  1. […] Quando você ouvir falar que em Florença a arte está por toda parte, não é nenhum exagero. Não é preciso gastar euros extras com bilhetes e ingressos para apreciar certas coisas, basta ter olhos para poder apreciar tanta beleza. Confira abaixo a nossa seleção de 12 praças fiorentinas que você não pode deixar de visitar por aqui. Os números que você encontra ao lado do nome da praça não indicam a posição em um ranking de melhores, mas uma sugestão de itinerário. Ao final do artigo você encontra também um mapa para te ajudar a organizar o passeio. E se ainda não sabe onde ficar, confira nossas dicas de hotéis em Florença. […]

  2. Olá! Estou indo para Florenca dia 31/01/15 para ficar até 02/03/15. Preciso ficar próximo da Universidade de Firenze pois farei estágio lá! Pode me indicar hoteis com com bom custoxbeneficio ou se é melhor alugar um apto ou flat? Estou perdida em relacao aos bairros em Florença! Obrigada

  3. Olá! Estou indo para Florenca dia 31/01/15 para ficar até 02/03/15. Preciso ficar próximo da Universidade de Firenze pois farei estágio lá! Pode me indicar hoteis com com bom custoxbeneficio ou se é melhor alugar um apto ou flat? Obrigada

  4. […] Já começam a ser divulgadas as datas dos principais mercadinhos de Florença para o natal 2013. Para você começar a entrar no espírito das festas com comprinhas de produtos típicos, objetos de artesanato,  chocolates e outras coisinhas especiais. E para você que não mora na Cidade do Renascimento, mas quer curtir a beleza da cidade na época de Natal, algumas dicas de hotéis em Florença. […]

  5. Bárbara,

    Esqueci de falar a data.
    De 03 a 08/03/13. (Carnaval no Brasil).

    Aguardo sua sugestão.

    Adalberto

  6. Bárbara,

    Estou indo para Florença com um grupo de amigos e ficaremos ai 05 dias.
    Queremos conhecer Pisa, Siena e San Gimignano. O que você nos sugere?
    Abraços. Adalberto

  7. Estive em Florença durante os dias 08 e 14/08. Eu, meu marido e meu bebê ficamos hospedados no Martelli Hotel que está na Via Panzani,8.
    Foi o melhor hotel da viagem.

    O perfeito Bom, Bonito e Barato…

    A começar pela decoração do hotel que é toda no estilo renascentista…uma coisa lindíssima…

    Os recepcionais foram muito simpáticos, falavam perfeitamente o inglês e até se interessaram em conhecer o português.
    O café da manhã é completo…tem de tudo que gostamos!! Sem falar que a funcionaria responsavel pelo café, Maria, é uma brasileira que há mais de 30 anos vive fora…8 em Florença…Super simpática…foi ótimo começar as manhãs conversando com ela…

    O hotel fica muito bem localizado, em uma rua que liga a Estação Santa Maria Novella e a praça do Duomo (florença é perfeita para se conhecer inteirinha a pé).
    Na rua existem ótimos restaurantes e barzinhos…

    Nosso quarto era ENORME… Pelo o que Maria nos contou nos deram o maior quarto do hotel (51)….Nele tinha uma cama de casal, duas de solteiro, muito espaço para o Davi correr, TV à cabo, frigobar, banheira e um mega banheiro.

    O único ponto negativo é que o acesso à internet era cobrado e bem caro: EUR 16 por 24 horas…

    Fora isto indico muito o Martelli, foi uma excelente experiência em Florença.

  8. Barbara, estou indo morar em florença, na verdade estudar pelo ciencia sem fronteira, quero saber se há alguma dica pra aluguel de apto ou casa para estadias longas?

  9. Oi Joao, tudo bem?
    Ah, eu já entrei nesse hostel por curiosidade: não cheguei a ver os quartos, mas a área em geral era bem arrumadinha e bem cuidada. A localização também é boa, você estará próximo a Piazza San Marco e Piazza della Liberta’ de FLorença, dá para ir a pé até a estação de trem (bem, tem que caminhar um pouquinho, mas em geral quem vai para o albergue está no espírito, né?) e dá para vc se mover bem.
    Aqui você encontra o link direto para o hostel, eventualmente com ofertas especiais do Booking: http://bit.ly/hostelplus e você também pode ter uma idéia sobre a área lendo este artigo:
    http://www.brasilnaitalia.net/2012/11/12-pracas-imperdiveis-de-florenca.html

  10. Barbara, pode me ajudar?

    Devo fazer um roteiro pela Italia em outubro.

    Em Florença quero ficar 4 ou 5 dias, fazendo bate voltas pelas cidadezinhas proximas, vou estar sem carro.

    O Hostel Plus Florence – Via Santa Caterina D’Alessandria, 16
    50129 Firenze, Italy ‎ 13 m NE , fica numa boa localizacao ?

    Obrigado.

  11. […] A cidade que mais representa cultura em toda a Italia é Florença, em italiano, Firenze. Quando você visita Florença pela primeira vez tem a sensação de passear em uma cidade em miniatura: é muito fácil percorrer o centro histórico a pé e você se depara com uma série de atrações uma ao lado da outra. O que é absolutamente imperdível é uma visita a Galleria dell’Accademia onde está o David de Michelangelo original. Sim, é verdade que existem cópias do David espalhadas pela cidade, mas quando você vê o original é que realmente se dá conta do trabalho e talento impressionante de Michelangelo. É absolutamente a minha obra favorita. Inclua também uma visita a Galleria degli Uffizi, mas lembre-se de reservar antes para não perder horas na fila. Entre no Duomo, a catedral de Florença, e suba até a cúpula de Brunelleschi, se tiver filhos leve-os para um passeio no Museu Galilei. A lista de coisas para fazer é imensa! E se você ainda não sabe onde se hospedar na cidade da arte, confira nossas sugestões de hotéis em Florença. […]

  12. […] Quando você ouvir falar que em Florença a arte está por toda parte, não é nenhum exagero. Não é preciso gastar euros extras com bilhetes e ingressos para apreciar certas coisas, basta ter olhos para poder apreciar tanta beleza. Confira abaixo a nossa seleção de 12 praças fiorentinas que você não pode deixar de visitar por aqui. Os números que você encontra ao lado do nome da praça não indicam a posição em um ranking de melhores, mas uma sugestão de itinerário. Ao final do artigo você encontra também um mapa para te ajudar a organizar o passeio. E se ainda não sabe onde ficar, confira nossas dicas de hotéis em Florença. […]

  13. Ótimo post Babi!
    Esclareceu bem as minhas dúvidas… Vou selecionar algumas possibilidades nos arredores da Ponte Vecchio e na Via Nazzionale.
    Obrigada!!!

  14. Oi Lana, tudo bem?
    O roteiro está ótimo e, se você quiser, aqui de Florença pode usar apenas o transporte público. Por exemplo, fevereiro é o mês do carnaval e a cidade clássica para visitar nessa época é Viareggio. Nos finais de semana acontecem desfiles nas ruas dessa cidade no litoral da Toscana e pode ser interessante experimentar uma versão diferente do nosso carnaval brasileiro. Se você vai para Viareggio, pode dar um pulo também em uma outra cidadezinha charmosa, Lucca. Ou ainda a famosíssima Pisa, que está ali do lado.

    Outras duas cidades clássicas de uma viagem para a Toscana são Siena e San Gimignano onde você chega por exemplo de ônibus (SITA é a companhia). Na internet pesquise “autobus Firenze Siena” ou “autobus Firenze San Gimignano” eventualmente adicionando a palavra “orari” para ver os horários.

    Existem também excursões de um dia para visitar as terras do Chianti, por exemplo.

    Se quiser um pouco de inspiração para completar seu roteiro na Italia veja aqui: https://www.brasilnaitalia.net/2014/03/roteiro-italia-15-dias.html

    Acho que por hora é isso. QUalquer coisa estamos aí. abs Barbara

  15. Olá Barbara, tudo bem?

    Parabéns pelo site.
    Gostaria da sua opinião sobre o roteiro que montei e, se possível, sugestões.
    Serão 11 noites em FEVEREIRO/2013, chegando em Milão e voltando por Roma….Pensei assim:
    2 noites Verona, pois desejo conhecer Pádova
    2 noites em Veneza
    3 noites em Florença…para conhecer cidades próximas a ela…
    4 noites em Roma
    Como não estamos a fim de dirigir muito, pensei em pegar carro só em Floerança para conhecer a região…e o resto seria de trem mesmo…
    Assim, solicito suas valiosas sugestões como o que conhecer na região de Florença entre outras dicas que achar pertinente.

    Muito obrigada,
    abs.
    Lana

  16. Barbara

    Obrigado pela pronta e completa resposta!!!! Pode deixar, depois conto o que decidi. Estou aproveitando outras informações do seu blog. Mais uma vez, parabéns.

    Abs,

    Marcos

  17. Oi Marcos,

    Uma viagem de carro é totalmente diferente de uma viagem de trem. Com o trem você fica preso a um horário a respeitar e, se por um lado não tem preocupação com radares (autovelox), estacionamento e o fato de dirigir (tem quem ame e quem odeie), do outro terá que se preocupar com os deslocamentos até a estação, carregar mala para cima e para baixo, depender de eventuais atrasos dos trens.

    Eu já fiz uma viagem semelhante de carro há uns 7 anos e foi ótima. O carro só fica parado mesmo em Florença e em Roma (que tem um trânsito incrível, é melhor usar o metrô e transporte público). Em Milão você pode usar o carro tranquilamente porque a cidade é maior.

    A grande vantagem do carro é que você pode visitar cidadezinhas que não veria de outro modo. Por exemplo, além de Siena e San Gimignano você pode parar no meio do caminho, tirar foto em um vinhedo, fazer uma degustação, visitar um pequeno burgo no alto da colina (onde dificilmente chegam os trens)…

    Se você decidir ir de carro meu conselho é de parar menos tempo em cidades onde não pode usar carro e aproveitar para conhecer lugares de difícil acesso com o transporte público. Assim da próxima vez você faz um itinerário com trens… 🙂

    Depois me conta o que decidiu,

    Abs,

    Barbara

  18. Oi Barbara

    Parabéns pelo blog, excelentes dicas!

    Preciso de um help, cada um fala uma coisa e já não sei mais o que fazer, heheeh. Bom, o que você acha, é que pretendo pegar um carro saíndo de Roma, passar em algumas cidades no caminho (San Giminiano, Pisa, Livorno) até chegar em Florença, onde ficaria por alguns dias e de la seguiria para Milão e depois para Veneza, a princípio pernoitando em Verona.

    A questão é, vale a pena fazer essa viagem de carro, ou devo fazer de trem??? É que estou achando que seria muito trem para pegar e perderia bastante tempo chegando com antecedência nas estações, saindo depois delas…. Em compensação, em Florença e Milão creio eu que o carro ficaria na garagem parado ($$$)

    Obrigado desde já!

    abs,

    Marcos

  19. Oi Mariana, tudo bem?
    Depois das dez a quantidade de ônibus e táxis diminui bastante. Para evitar problemas, eu sugiro um hotel próximo a estação, quem sabe na Via Nazionale, que é ali pertinho e você pode chegar a pé.
    Não esqueça de enviar uma mensagem para o seu hotel informando que você chegará tarde. Isso é muito importante porque algumas recepções não ficam abertas até essa hora, especialmente em hotéis de categoria inferior a 3 estrelas.
    Um abraço e boa viagem!
    Barbara

  20. Oi Barbara! Estou indo pra Itália e ficarei 3 noites em Florença. Meu trem chega em S.M.novella às dez da noite. Pelo horário é melhor ficarmos próximo à estação ou a locomoção via táxi ou onibus a essa hora é tranquila? obrigada, Mariana

  21. Oi Andre,
    Os dois parecem ser bons hotéis, com estilos diferentes: um mais clássico o outro moderno. Depende do seu gosto pessoal. Sugiro que dê uma pesquisada na opinião de quem já se hospedou em cada um dos hotéis, melhor a seção de opinião do próprio site do booking porque só opina quem realmente se hospedou lá.
    Abs,
    Barbara

  22. Barbara

    pretendo ficar no hotel Ambasciatori. É um bom hotel? ao menos parece mais novo. pensei tambem no Hotel balestri. Qual sua opiniao?

    abraço

    andre

  23. Oi Karina, tudo bem?
    Eu particularmente sou adepta ao slow travel e detesto ficar mudando de hotel a cada 1-2 dias por isso acho que a sua escolha foi perfeita.
    De Siena você pode explorar várias cidadezinhas nos arredores e, Florença, embora tenha um pequeno centro histórico, possui uma série de atividades que você pode curtir nesses 4 dias.
    Acho que para conhecer o verdadeiro espírito da Toscana é preciso ficar alguns dias, é impossível para aqueles turistas que ficam 1 dia em Florença na maior correria.
    Venha, curta a primavera que é uma das estações mais bonitas do ano e boa viagem! Qualquer coisa estamos aí… abs Barbara

  24. Oi Bárbara,
    Muito legal suas dicas…eu estava um pouco perdida, mas está me ajudando bastante…..Vou para Milão, Florença e Siena no fim de maio! estava pensando em ficar 05 dias em Milão, 4 em Siena e 4 em florença. Você acha que são muitos dias em Florença e Siena?
    Obrigada

  25. estarei na Italia em setembro/2012.Desta vez,pretendemos conhecer um pouquinho da Liguria, inclusive , claro, Cinque Terre e continuar descendo rumo a Sicilia.Logico que antes,percorrer algumas cidadezinhas
    da Toscana.Seria o maximo conseguir alugar uma casinha pequenina,tipica
    ou até mesmo algum hotelzinho bem simples.
    Voce tem alguma dica,já estou procurando bastante mas….
    muito obrigada

  26. Oi Bárbara,
    Vou de lua de mel pra Italia e vou ficar 5 dias na Toscana. GOstaria de ficar em algum hotel ou pousada na zona rural. QUal cidade vc me sugere?
    Obrigada!!

  27. Voce pode por exemplo se hospedar na area de Campo di Marte ou Coverciano, por exemplo.

  28. Pessoal,
    Estarei em Florença, de carro, entre os dias 12 e 15 de outubro. Como eu escutei falar que é super dificil de encontrar hotel com estacionamento, e dos hoteis que eu encontrei, o estacionamento é uma fortuna, queria saber qual é o melhor local em que eu possa me hospedar de forma que eu consiga parar o carro e ir ao principais pontos turisticos da região através de um transporte publico de fácil acesso?

  29. Carro ou trem… sao dois estilos de viagem diferentes. O carro eh melhor para explorar a Toscana como territorio, parar em viniculas, pequenos borgos medievais. O trem eh melhor para vc nao se preocupar com roteiro, estrada, radares de velocidade, no semaforo. Para explorar Florença nao eh preciso um carro, da para fazer tudo a pe. Lucca, Pisa e Veneza sao facilmente acessiveis via trem.
    Espero que curta a viagem. Tenho pouco tempo para responder todas as mensagens por isso criei um site especifico para estimular as respostas pela comunidade de brasileiros que viajam pela Italia. Se chama http://perguntapro.brasilnaitalia.net
    Passa la e pode fazer mil perguntas. Alguem vai te responder (espero!)
    Boa viagem!
    Barbara

  30. Desculpe , quis dizer o último comentário aqui.
    É o que aparece para mim.
    Mas td bem!
    Deixa então eu te falar: Estarei em Roma de 28 de Abril a 03 de Maio. Daí começa a surgir a minha dúvida.
    Alugo um carro e vou para Florença de carro ou vou de trem?
    Tenho uma semana para ficar na região ae de Florença.
    Faço tudo de trem?
    ou alugo carro ae?
    Não conheço a cidade mas falam que é dificil a locomoção de automóvel, verdade?
    E os passeios a Lucca , Piza e Veneza? podem ser feitos de carro ou e melhor de trem?
    Vou ficar no Hotel Berna, em frente à estação de Santa Maria Novella.
    Abração
    Eduardo Rollo

  31. Desculpe , quis dizer o último comentário aqui.
    É o que aparece para mim.
    Mas td bem!
    Deixa então eu te falar: Estarei em Roma de 28 de Abril a 03 de Maio. Daí começa a surgir a minha dúvida.
    Alugo um carro e vou para Florença de carro ou vou de trem?
    Tenho uma semana para ficar na região ae de Florença.
    Faço tudo de trem?
    ou alugo carro ae?
    Não conheço a cidade mas falam que é dificil a locomoção de automóvel, verdade?
    E os passeios a Lucca , Piza e Veneza? podem ser feitos de carro ou e melhor de trem?
    Vou ficar no Hotel Berna, em frente à estação de Santa Maria Novella.
    Abração
    Eduardo Rollo

  32. O ultimo post em outubro? Nao entendi… O blog continua sendo atualizado frequentemente…

  33. Olá Barbara,
    Gostaria de tirar uma dúvidas mas estou vendo que o último post foi em Outubro.
    Está td bem?
    Posso enviar minhas dúvidas?
    Abraços
    Eduardo

  34. Oi Fernanda,
    Florença eh a cidade mais central do seu roteiro, mas eu particularmente me hospedaria em algum lugar nos arredores de Siena ou San Gimignano e aproveitaria para descobrir a parte sul da Toscana. Voce pode visitar a arvore do amor em Lucignano, a cidade do pecorino em Pienza, explorar Bagno Vignoni, uma cidade classica da Via Francigena com aguas termais, visitar Arezzo (a cidade do filme A vida eh bela), Cortona (a cidade do filme Sob o Sol da Toscana…).
    Espero nao ter te confundido ainda mais! beijos Babi

  35. Olá.
    Estou planejando uma viagem para outubro. E gostaria de retornar a Florença. Da última vez fiquei hospedada em Lucca. Pretendo correr de carro Florença, Lucca, Pisa, Chianti, Siena, San Gimignano, Cinque Terres. Onde seria melhor hospedar-me?
    Att.
    Fernanda

  36. Barbara , com certeza ja sofri com GPS inclusive em Florenca onde eternamente existe reforma e trechos interditados.
    Desculpe me incomoda la com questionamentos porem tenho trauma de multas na Italia ,pois apenas em Verona tomei 3 em 2007, é mole.
    Apenas a ultima pergunta Barbara, vc sabe dizer me se para chegar nesse hotel Hotel Ognissanti ja etarei em area proibida ou passarei em cancela algo assim.?
    Seria um prazer estar com vcs Barbara .
    Deus permitindo, dia 15 as 13hs ja desejo estar nos calcados de Firenze…Abracao e ais uma vez meu muito obrigado.
    Evandro

  37. Oi Evandro,
    hahaha.. Nao confie muito nos GPS porque eles não são super atualizados com as ruas de Florença, especialmente porque os sentidos de ruas mudaram ultimamente graças a reforma para a nova Tramvia.

    Mas segue o fluxo, como diria meu amigo, que dá tudo certo. 🙂

    Boa viagem. E depois mande uma fotinho pra gente ver! Ou escreva um twitter para @tuscanytips dizendo onde vc está que eu vou lá te entrevistar para saber o que vc tá achando da viagem… hehehe

  38. Risos, vi o filme.
    Barbara irei pegar o carro no aeroporto (ja aluguei)e levarei um GPS .
    Irei diretamente para o estacionamento do Hotel e de la saio em direcao a Volterra, apenas isso.
    Pelo que entendi para esse acesso nao devo atrapalhar me ok?
    Meu hotel registrara sim minha placa.
    Barbara parece que nessa troca sai ganhando ,pode ser?

    Mais uma vez agradeco sua atencao .

    Abs

    Evandro

  39. Evandro,
    A Via Maso Finiguerra eh em pleno centro ao lado da estaçao e a vantagem eh que vc estara mais proximo de tudo. (Alias, na Maso Finiguerra ficam as principais locadoras de carro de Firenze).

    Eu recomendaria que vc nao girasse o centro de carro para evitar cometer uma gafe como a deste cidadao ( http://www.youtube.com/watch?v=fLtgxq8wgAw )hehehe

    De qualquer modo, em geral os hoteis no centro registram a placa do seu carro no dia da sua chegada e no dia da sua partida para evitar que vc leve multas. Esse registro eh uma especie de autorizaçao especial para andar de carro no centro e vale apenas por um par de horas. Confirme com o seu hotel se eles fazem esse registro. E viaje tranquilo.

    abs

    Barbara

  40. Barbara , boa noite !!!
    Ajude me por favor..
    Estarei em Florenca em 15/04 e ficaria num Hotel em Ccoverciano pois receio dirigir no Centro historico pois no passado tomei multas em Verona e apnas no Brasil recebi e foi um parto para paga las.
    Ocorre que o Hotel que ficaria (D'Anunzzio)esta em reforma e nao ficou pronto e ofereceram me 3 opcoes com parking etc sem custo extra e optei pelo HOTEL OGNISSANTI Via Maso Finiguerra .
    O problema é que tenho medo de multas ao adentrar no Centro Historico para guardar o carro . Estarei mehlor localizado ?Qual cuidado que devo tomar para obedecer a proibicao.?

    Obrigado de coracao.

    Evandro

  41. Barbara ,bom dia !!
    Querida vc pode indicar me restaurantes onde sirvam boas saladas nosso prato preferido?
    Quando estive na Italia em 2007 sofri um pouco com os restaurantes que fecham muito cedo em comparacao a Sao Paulo. Para o jantar é necessario reservas em todos eles?
    Barbara , alem de Firenze irei ficar 5 dias em Volterra e de lá explorarei a Toscana.O que acha?

    Abracao e desculpe me com tantas perguntas.

    Obrigado

    Evandro

  42. Oi Evandro,Eh verdade, na Italia os restaurantes fecham cedo. Depois das 23, dificilmente voce consegue entrar em um restaurante (as vezes ate antes!).Não é necessário reservar em todos, alguns não aceitam reservas (em geral os mais informais e que estão sempre lotados). Por via das dúvidas, telefone antes.Volterra é uma ótima opção, uma cidadezinha muito simpática e que se tornou famosa nos últimos meses graças a série Twilight.Quanto ao restaurante com salada… putz, essa vc me pegou! Eu dificilmente vou em restaurante comer salada, para falar a verdade. O menu dos restaurantes na Italia também costuma variar de acordo com a estação do ano porque em geral servem pratos com ingredientes locais.Barbara

  43. Evandro
    Eu tenho a sensaçao que essa habilitaçao internacional nao eh necessaria, pelo menos ha uns 4 anos minha familia quando vinha alugava sempre carro e ninguem nunca tirou essa carteira. Nao sei dizer se foi sorte ou se nao precisa mesmo.
    Acredito que 80% dos brasileiros que fazem turismo na Europa nem sabem que existe essa carteira internacional… Se tiver tempo, ligo para uma empresa para me informar melhor.
    abs,
    Barbara

  44. Barbara , boa noite !!
    Afinal, vc sabe se e necessaria a carteira de habilitacao internacional?
    Uns dizem que é outros dizem que nao ,apenas sei que hoje é carissimo tirar o docto.
    Eu tirei anos atras era super barato .
    Abs

    Evandro

  45. Barbara , mais uma vez muito obrigado.
    Vou tomar cuidado pois ja tomei multa em Verona chegou depois de um ano e foi um problemao paga la aqui no Brasil.
    Vou ver seu blog ,ficarei em Florenca,Lucca,Pisa e Siena.

    Abracao

    Evandro

  46. Evandro,
    Na Italia a limpeza das ruas eh feita por caminhoezinhos que passam e limpam ruas e calçadas. No dia em que passa esse caminhaozinho eh proibido estacionar em determinado lado da calçada (se vc estacionar, leva uma multa de 36 euros).
    Cada rua tem o seu dia de limpeza que pode ser 1 vez por semana, 1 vez por mes, a primeira e terceira quarta-feira do mes… Existe um cartaz com as indicaçoes.
    Bem, 36 euros nao eh nada de gravissimo que vc se arranca os cabelos. Mas eh melhor evitar, ne?

  47. Barbara ,muito obrigado.
    Chegarei dia 15/04(giovedi) e retiro me dia 16/04 (verdi).
    Nao entendi esse negocio de lavagem de rua?
    Vc sabe que dia que é ?
    Grato

    Evandro

  48. Oi Evandro,
    Coverciano eh a area onde a nazionale de futebol italiano treina. 🙂 Fica relativamente perto do centro: voce pode chegar em cerca 20 minutos de onibus. A parte boa eh que voce esta proximo a saida da Autostrada A1 e pode estacionar o carro com relativa tranquilidade (atençao ao dia da lavagem da rua!)

    Se vc quiser outras dicas de roteiro, consulte tb o outro blog que escrevo para a Regiao Toscana:
    http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany/

    abs,

    Barbara

  49. Bom dia pessoal do Brasil na Italia,, desculpe me perturbar vcs novamente .
    É que mudei de ideia e nao mais ficarei em Prato.
    Resolvi entrar em Firenze e hospedar me no bairro de Coverciano.
    Ha hoteis de bom custo beneficio e ganharei tempo .
    Esse bairro é perto do centro ok?
    Abs

    Evandro

  50. Muitissimo obrigado .
    Estava pensando em ir de carro ao centro de Florenca mas vc deu me uma boa dica em utilizar o trem .
    Posso tb deixar perto da estacao em Prato ok?

    Ficarei 15/16/17 e 18/04 na Toscana e a principio ficaria em Firenze ,Lucca Pisa e Siena .

    Penso nestas cidades e gostaria da gentileza de sua opniao .

    Grato

    Evandro

  51. Pode ser uma boa ideia, especialmente se em Prato o seu hotel for perto da estaçao de trem. Assim voce pode pegar o trem para ir ate o centro de Florença, visita a cidade e depois continua o seu percurso pela Toscana.

    Faça o sul da Toscana, tipo Cortona, aquela area la… eh incrivel.

    Boa viagem!

  52. Estarei em Firenze em abril e por estar de carro e saber que dirigir em Firenze é complicado , estou desejando me hospedar me em Prato e/ou Calenziano .Esta certo meu raciocinio? Abraco.
    Evandro

  53. valeW pela dica!!
    sabe me indicar um site para fazer boas reservas?
    Grato!!

  54. @Anonimo
    Janeiro eh baixa estaçao em Firenze (desde que voce nao escolha a semana do Pitti Uomo (12 a 15 de janeiro de 2010) e Pitti Bimbo (21 a 23 de janeiro de 2010).

    Voce provavelmente vai conseguir otimas tarifas, pode ate reservar antecipadamente online ate por comodidade de nao ter que ficar girando procurando hotel quando chegar (perguntando preço, especialmente se nao fala bem o italiano)…

  55. As dicas são boas…
    em Janeiro estarei por em Firenze, posso deixar para escolher um Hotel para ficar quando chegar lá ou é melhor ja reservar antes?

    Abraços!!

  56. estive algumas vezes em Firenze, e sempre fico hospedado no o Hotel Albani Firenze.
    os preços deles são interessantes, e quase sempre tem promoção.
    alem de ele esta localizado nunhuma rua bem calma.
    Ele fica próximo da estação de caminhos-de-ferro de Santa Maria Novella.

  57. Para quem viaja mochilando, tem pouca grana e/ou gosta de conhecer gente, uma boa alternativa é o Hostel Santa Monaca. Fica do outro lado do Arno, mas ainda dentro do centro histórico, nas proximidades do Palazzo Pitti e da S. Maria del Carmine. Os mais dispostos fazem dali todos os passseios a pé, mas há transporte de ônibus para todo canto (o passe de dez viagens é o mais econômico). O hostel está instalado num antigo convento, e permite cozinhar, em boas instalações, estando ao lado de um supermercado.
    []s Rogerio

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here