RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Clique aqui para reservar sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com! Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

Início Transporte Dirigir na Italia Aluguel de carro na Italia, vantagens e desvantagens

Aluguel de carro na Italia, vantagens e desvantagens

O assunto é aluguel de carro na Italia. Vale a pena investir no aluguel de um veículo na Italia? Aqui vamos falar das principais vantagens e desvantagens do aluguel de carro. Será que é dessa vez que você vai fazer uma incrível road trip pela Italia?

vantagens e desvantagens em alugar carro na Italia
vantagens e desvantagens em alugar carro na Italia

Vantagens do aluguel de carro na Italia

O aluguel de carro na Italia é perfeito se você faz questão de:

1) Liberdade de itinerário

Você tem liberdade de escolher seu itinerário: pode visitar todas as cidades e lugares que tiver vontade e não depende da existência de transporte público. Uma ótima pedida, por exemplo, para passear pela Toscana e explorar as lindas cidadezinhas nos arredores de Siena ou descobrir os lugares incríveis da Sicília.

2) Flexibilidade de horário

Você tem liberdade de horário: não corre o risco de perder o último trem ou ônibus do dia, não tem que passar tempo esperando pelo próximo ônibus (embaixo do sol tórrido de verão ou do frio gelado no inverno).

3) Ideal para viagens em família ou pequenos grupos

O carro pode ser uma opção mais conveniente para quem viaja em 3, 4 ou 5 pessoas. Ao contrário do que muita gente pensa, o transporte público nem sempre é a forma mais barata de viajar. Por isso faça as contas! As passagens de trem de alta velocidade para 4 pessoas mais os eventuais transfers de/para a estação podem sair mais caros do que o aluguel do carro.

4) Transporte da bagagem

Se você vai viajar com muitas malas pode ser cansativo ficar carregando bagagem dos hotéis até estações de trem e de novo para hotéis e para aeroportos.

Além de ser cansativo, o transporte das malas tem um custo. Os táxis por exemplo cobram um adicional em base a quantidade de malas. Dependendo do tipo de transporte público também existe um adicional para bagagem. Então este é um outro ponto favorável do carro.

Lembre-se de optar por um modelo com um porta-malas adequado em relação a quantidade de bagagem que você vai levar!

Leia: dicas para alugar carro na Italia

5) Paradas para fotos quando quiser

– Você pode parar onde quiser para tirar fotos! Quantas vezes quiser.

Parada para tirar fotos: essa foi no caminho de Florença ao outlet The Mall

Decidiu alugar carro? Então comece a pesquisar preços de alugar um carro na Itália com o nosso parceiro

Desvantagens do aluguel de carro na Italia

Mas vale saber que o aluguel de carro na Italia não é para todo mundo. Quando você está no comando, precisa saber de algumas coisinhas…

1) Estudar o caminho

Se você não conhece bem o caminho vai precisar de um navegador do tipo Waze ou Google Maps. Embora esse tipo de tecnologia tenha evoluído bastante nos últimos anos, ainda hoje eles podem erram indicando ruas onde o acesso é reservado para categorias de veículos especiais (a ZTL). Nada muito grave para quem está habituado a esses instrumentos.

2) Prestar atenção nos radares

Quem disse que você poderá andar a toda velocidade com o carro recém alugado? Cada tipo de estrada na Itália possui um limite de velocidade diferente que varia de 30km/h até 130km/h. E prepare-se porque se você superar a velocidade permitida tem sempre um radar (em italiano, autovelox) prontinho para te multar!

3) Estacionamento distante e caro

Estacionar pode ser complicado não apenas em grandes cidades como Roma, Milão, Florença e Veneza, mas também em pequenos burgos históricos onde o carro não pode circular em determinadas áreas.

Em outras palavras: nem sempre você pode ir de carro até a porta do seu hotel ou da atração que quer visitar. Às vezes será necessário estacionar um estacionamento convencionado com a hospedagem um pouco distante ou mesmo na rua.

Além disso existe a questão do custo. Muitas vezes você terá que pagar para estacionar na rua (em cidades como Milão pode custar até 2 euros cada hora!). Além disso, às vezes a melhor alternativa é uma garagem. Só que uma garagem em Florença pode custar tranquilamente mais de 20 euros por noite. Por isso vale a pena estudar os estacionamentos com antecedência se o objetivo é economizar!

Leia: 9 opções de estacionamento em Siena

4) Dirigir pode ser cansativo

Passar horas dirigindo pode ser cansativo: algumas pessoas quando chegam no destino invés de saírem para passear querem tirar um tempo para descansar. Além disso as condições meteorológicas nem sempre ajudam: na Italia existem períodos de nevoeiro, chuva forte e neve que pedem atenção dobrada.

A esse propósito recomendo a leitura do artigo 7 Conselhos para dirigir na Italia no Inverno.

5) Aprender sobre ZTL

As Zonas de Tráfego Limitado estão presentes em muitas cidades (nas principais como Roma, Florença, Milão… com certeza). São áreas centrais proibidas ao tráfego de pessoas não autorizadas (nós) sinalizada apenas por placas (sem cancelas) e vigiadas por câmeras (que multam). Temos que ficar muito atentos, pois elas variam conforme o horário e dias da semana (às vezes temos que descer do carro e perguntar se é proibido transitar por ali). Mesmo o GPS pode nos levar direto a elas, então, quem for de carro dê uma boa pesquisada nas ZTL.

Itália de carro mas sem dirigir

Se você quer ter a liberdade de viajar pela Itália de carro, mas não está com vontade de dirigir, pensar em caminho, colocar combustível no carro, onde estacionar, radares de velocidade e câmeras nas áreas de trânsito limitado (ZTL)…bem nesse caso existe uma solução: é alugar um carro com um motorista profissional.

Geralmente você compra o serviço completo que inclui todas as despesas de carro e motorista. Os motoristas profissionais dirigem seus próprios carros, veículos executivos. Não adianta você alugar um carro e depois tentar encontrar o motorista, ok? Pelo menos não se deseja um serviço profissional…

Para realizar esse serviço os motoristas profissionais na Itália tem uma habilitação específica para o transporte de passageiros e devem possuir uma licença específica para o veículo que possui o símbolo “NCC” que significa Noleggio Con Conducente (que pode ser traduzido como Aluguel com Motorista).

As empresas sérias oferecem este tipo de serviço exclusivamente com veículos executivos do tipo Mercedes Classe E, Mercedes Vito, Mercedes Viano ou de qualidade equivalente.

Você também pode reservar um carro com motorista apenas para transfers ou tours de carro.

Leia:
Como ir do Aeroporto Fiumicino ao Centro de Roma
Como ir do Aeroporto Malpensa ao centro de Milão
Como ir do Aeroporto de Veneza a São Marcos

E você, já alugou carro na Itália? Compartilhe sua experiência contando por que valeu (ou não) a pena!

SEM COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile