Para quem está procurando uma praia de mar cristalino na Sicilia, pode ser uma boa idéia dedicar um dia para conhecer a Riserva dello Zingaro. Este é um daqueles lugares “uau”, assim que você está chegando na praia e vê aquele panorama maravilhoso já sente um ar de felicidade que te contagia. Mas não é um lugar para todo mundo: precisa estar disposto a caminhar ou fazer um passeio de barco. Aqui você vai saber das duas opções.

Riserva dello Zingaro: uma praia pequena, de água transparente e cristalina na Sicília
A primeira praia do Zingaro: pequena,  água transparente e cristalina na Sicília

Melhor período para visitar a Riserva dello Zingaro

Estive na Riserva dello Zingaro diversas vezes e o melhor período para visitar é entre maio e julho ou em setembro. Em julho, se possível, evite os finais de semana.

Em agosto existe uma super lotação, especialmente na semana de Ferragosto, o feriado de 15 de agosto, quando a Italia pára (mais ou menos como no período de Reveillon no Brasil). Se você quiser ir na semana de Ferragosto, faça como eu: em 13 de agosto de 2021 cheguei cedo e fui direto para a segunda praia chamada “Cala della Disa”.

O que você deve saber para visitar Riserva dello Zingaro

A Riserva dello Zingaro (a tradução literal seria Reserva do Cigano) fica entre San Vito Lo Capo e Castellamare del Golfo.

Para quem vem de carro de Castellammare del Golfo, antes de entrar na reserva existe um estacionamento gratuito não muito grande. Se este estacionamento estiver lotado, existem outros estacionamentos a pagamento nos arredores (em agosto de 2021 custavam 5 euros o dia inteiro). Por via das dúvidas é melhor chegar cedo.

Para entrar na reserva é preciso pagar um ingresso de 5 euros por adulto e 3 euros para crianças de até 14 anos (as tarifas publicadas são referentes a julho de 2023, para tarifas especiais confira aqui).

O horário de abertura da Riserva dello Zingaro é das 07:00 às 19:30. Em dias de vento “scirocco” no verão a Reserva pode fechar sem aviso prévio por motivo de segurança.

Conhecer a Riserva dello Zingaro a pé / trekking

Assim que você entrar na reserva é preciso caminhar alguns quilômetros para chegar até as praias.

A trilha para chegar até as praias partindo da entrada sud na Riserva dello Zingaro
Vista da trilha para chegar até as praias partindo da entrada Sud na Riserva dello Zingaro (foto de junho de 2011)

As praias são imersas na natureza e não existem lojinhas ou bares dentro da Reserva, por isso é fundamental que você leve algumas garrafas de água, comida, toalhas, chapéu e protetor solar. Outra coisa importante: não é possível entrar com chinelos. Precisa necessariamente entrar de tênis ou sapato especial para trekking.

Vale a pena também levar um óculos de mergulho para admirar os peixinhos no fundo do mar!

Evite levar bolsas, toalha ou roupas brancas porque podem sujar facilmente com o pó de terra no caminho ou nas praias.

Dica: no dia anterior, coloque as garrafas de água de plástico no congelador assim quando você chegar na praia, vai poder beber água fresquinha mesmo sob um sol de 40 graus.

O túnel da Riserva dello Zingaro: único momento de sombra entre a entrada sud e a primeira praia
O túnel da Riserva dello Zingaro: único momento de sombra entre a entrada sud e a primeira praia

Antes de entrar na Reserva, nos arredores de Castellammare del Golfo ou Scopello você pode parar para comprar a especialidade típica: um “pane cunzato” (que não é nada mais do que um pão recheado, mas é típico! 😀 )

Você deve saber também que será necessário caminhar, em um percurso bem sinalizado, mas feito de uma estradinha de terra e pedras cheia de subidas e descidas. Durante o verão italiano o sol é quente já às 09:00 da manhã, na hora do almoço então é tórrido.

Este NÃO É um passeio indicado para famílias com crianças pequenas devido ao difícil acesso as praias. A menos, é claro, que as crianças já estejam acostumadas com atividades do gênero.

Conhecer a Riserva dello Zingaro via mar

Se você quer levar as crianças ou não gosta muito de caminhar, prefira visitar a Riserva dello Zingaro via mar com um barco particular ou em uma excursão organizada. Foi o que fizemos em uma outra vez que decidimos ir até o Zingaro com as crianças.

Reserve um tour em barco particular para a Riserva dello Zingaro através da Get Your Guide

Passeio de barco com crianças na Riserva dello Zingaro na Sicília
Passeio de barco com crianças na Riserva dello Zingaro na Sicília

Nós subimos no barco no porto de Castellammare del Golfo, que é uma cidadezinha muito charmosa na Sicília e de lá fizemos um passeio de meio dia pela Riserva dello Zingaro e depois retornamos a Castellammare del Golfo.

Existem diversas opções de passeios de barco: em grupo, com comandante, para você guiar o seu barco por conta própria. Veja qual combina mais com o seu estilo. Se você nunca pilotou um barco antes, para a primeira vez recomendo um passeio de barco com comandante/piloto.

A primeira praia da Riserva dello Zingaro: Cala Capreria

A primeira praia fica a cerca 15-20 minutos de caminhada para quem entra pelo Ingresso Sud.

Da minha primeira vez na Riserva dello Zingaro, lembro que chegamos por volta das 11 da manhã no final de junho. Fazia um calor de matar e começamos a caminhar. Nos deparamos com um pequeno túnel – como você pode conferir na foto acima – que foi o único momento de sombra do trajeto.

Chegando na primeira praia da Reserva dello Zingaro Sicilia
Chegando na primeira praia da Reserva dello Zingaro Sicilia: Cala Capreria

Agora imagine a sensação: você suado, carregando uma bolsa pesada com 3 litros de água, e avista uma praia com um mar transparente em diversas tonalidades de azul. Vem aquela dúvida: você não sabe se começa a fotografar, se se joga no mar lá de cima mesmo ou se começa a pular de alegria.  Foi mais ou menos essa a sensação da minha primeira vez no Zingaro. Mas invés de ficar falando vamos as fotos:

O mar da Sicília é um dos mais incríveis da Itália
O mar da Sicília é um dos mais incríveis da Itália
Água em diversas tonalidades de azul na Riserva dello Zingaro Sicilia
Água em diversas tonalidades de azul na Riserva dello Zingaro Sicilia
A praia era de pedrinhas, e não de areia na Riserva dello Zingaro Sicilia
A praia era de pedrinhas, e não de areia na Riserva dello Zingaro Sicilia

A segunda praia da Riserva dello Zingaro: Cala della Disa

Abaixo a segunda praia da Riserva dello Zingaro chamada Cala della Disa que visitei em agosto de 2021:

Abaixo tem mapinha pra vocês:

Se você está na região, vale a pena visitar também a área arqueológica de Segesta, o vilarejo de Alcamo, o burgo de Erice, além de outras praias como Scopello, Castellammare del Golfo (que também pode ser uma boa base para explorar a região) e San Vito Lo Capo

Existe uma versão em italiano deste artigo no meu outro blog Sicilia Mare.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorCastellammare del Golfo, o que fazer neste lindo vilarejo da Sicília
Próximo artigoÚltimos dias da Alitalia: a partir de hoje as passagens serão vendidas com a cia. aérea ITA
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

9 COMENTÁRIOS

  1. Amo a Reserva dello Zingaro, mar lìmpido, voce toma banho com os peixes em torno, è de um sossego maravilhoso,vale a pena conhecer.

  2. @Camila
    Fico contente que tenha gostado. Obrigada pela mensagem!

    @Kassiane
    Pode deixar que vou abrir espaço para mais lugares de natureza incrível aqui na Italia. Até a próxima!

  3. Olá,

    Gostei muito. Sou bióloga e tenho interesse de ir à Itália para conhecer o lado natural deste país. Peço que poste, sempre que possível, lugares naturais. Agradeço.
    Parabéns pelo Blog.

  4. Nossa que lugar maravilhoso!
    É por isso que eu amo esse lindo país!

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here