RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Clique aqui para reservar sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com! Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

Início Toscana Florença Museu Bargello em Florença e seus tesouros da Idade Média e Renascimento

Museu Bargello em Florença e seus tesouros da Idade Média e Renascimento

O primeiro museu italiano de arte da Idade Média e Renascimento fica na Toscana. Trata-se do Museu Bargello em Florença. Aqui você encontra todas as informações úteis para organizar seu passeio cultural no Bargello.

Museu Bargello em Florença

Compre seus ingressos para o Bargello através do Get Your Guide com política de cancelamento flexível

Ele é um pequeno tesouro “escondido” entre as vielas estreitas de Florença: a entrada do Museo Nazionale del Bargello fica na Via del Proconsolo, 4 , a aproximadamente 5 minutos de distância a pé de outras atrações mais “famosas” como Palazzo Vecchio ou o Duomo (Catedral Santa Maria del Fiore) por exemplo.

Se a portinha de entrada pode passar despercebida pelos viajantes mais distraídos, logo que você atravessar a sala de entrada do museu Bargello vai ser surpreendido por um lindo e imponente pátio daqueles que a gente pára e fala “uau!”.

A beleza do pátio do Bargello com seus pórticos, esculturas e cerâmicas
A beleza do pátio do Bargello com seus pórticos, esculturas e cerâmicas

O que tem para ver de bom no Bargello

Vale a pena dedicar um par de horas do seu dia em Florença para ter o privilégio de admirar esculturas importantes realizadas por artistas renomados como Michelangelo, Donatello, Ghiberti, Cellini, Giambologna, Ammannati, Luca della Robbia ou Brunelleschi.

O charme do dedinho na boca da criança na obra de Luca della Robbia no Museu Bargello

Mas não menos interessante é poder ver de pertinho objetos usados há séculos e séculos atrás (adoro!) como pentes do século XV, fivelas de cintos dos século XV e XVI, chaves, jóias e uma série de objetos de uso quotidiano no passado.

Dante Alighieri no Bargello

Você sabia que Dante Alighieri foi condenado ao exílio no Bargello? Mais especificamente na grande Sala dell’Udienza, no dia 10 de março de 1302. Se você está fazendo um itinerário sobre Dante Alighieri e pretende visitar o Bargello vale a pena ver também o afresco com a imagem de Dante Alighieri pintada por Giotto.

O afresco de Giotto que retrata Dante Alighieri nas paredes do Bargello. Dante está vestido de vermelho, em pé no centro da imagem e parece segurar um livro. O afresco estava escondido atrás de um acabamento nas paredes que cobria a pintura e só foi descoberto em julho de 1840.

Dante frequentou o Bargello, na época em que era sede do Palazzo Podestà (Palácio de Justiça) durante a sua carreira “política” em Florença e foi exatamente aqui que foi condenado ao exílio. Alguns anos depois, no mesmo edifício Giotto retratou Dante em uma cena de beatos recebidos no paraíso no dia do Juízo Universal.

Giotto é um artista toscano famoso também pelo campanário da catedral de Florença. A casa natal de Giotto fica no Mugello, na cidade de Vicchio

A grandeza de Dante tinha sido reconhecida por Florença, mas quando o Bargello foi transformado em uma prisão, o retrato acabou sendo escondido. Apenas em julho de 1840 o retrato foi encontrado e restaurado. Alguns anos depois o Bargello se transformaria em museu, o primeiro museu nacional da Italia.

Sobre o Museu Bargello de Florença

O Museu Bargello nasce no dia 22 de junho de 1865 com um decreto que transformava o antigo Palazzo del Podestà de Firenze no primeiro Museu Nacional Italiano dedicado as artes da Idade Média e do Renascimento.

As coleções são apresentadas em três andares do edifício e vale destacar que mais de 2500 peças foram doadas em 1888 pelo antiquário Louis Carrand originário de Lyon (França).

Visitar o Bargello

Aqui você encontrará todas as informações necessárias para organizar a sua visita ao museu Bargello.

Minhas filhas Aurora e Gaia (na época com 5 e 7 anos) subindo as escadarias do Bargello para uma verdadeira viagem ao passado….

Datas e horário de abertura do Bargello

O horário de abertura do Museu Bargello em Florença varia de acordo com o período do ano.

08:15 – 13:50 Segunda, Quarta, Quinta, Sexta, 1º, 3º e 5º Domingo do mês
08:15 – 18:50 Sábado
DIAS DE FECHAMENTO: Terça, 2º e 4º Domingo do mês, 25 de Dezembro

HORÁRIOS EXTRAORDINÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
de 1 de Dezembro de 2023 a 5 de Janeiro de 2024:
08:15 – 18:50 Terça, 26 de Dezembro
e todas as Sextas-feiras 1, 8, 15, 22 e 29 de Dezembro de 2023 e 5 de Janeiro de 2024

O Museu Bargello não abre: às terças, 2º e 4º Domingo do mês e no dia 25 de dezembro.

(última atualização de horário em 5 de dezembro de 2023) – Para mais detalhes confira o site oficial.

Ingressos para o Museu Bargello

Você pode comprar os ingressos para o Museu Bargello online. Abaixo detalhes para compra através do revendedor oficial autorizado:

CategoriaTarifaIngressos Online
AdultosEuro 13,00comprar aqui
Reduzido (jovens 18-25 anos)Euro 5,00comprar aqui
0-17 anosGrátis
* Para reserva com antecedência é prevista uma taxa adicional e a política de cancelamento é não reembolsável

Existe também a possibilidade de reservar os ingressos através da Get Your Guide (geralmente com política de cancelamento flexível!)

Endereço Bargello

O endereço do Museu Bargello é: Via del Proconsolo, 4.

Procurando outras ideias do que fazer? Leia Roteiro de 7 dias na Toscana (itinerário clássico)

2 COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile