RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Clique aqui para reservar sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com! Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

Início Notícias Café italiano, conheça o café cultivado na Sicília

Café italiano, conheça o café cultivado na Sicília

05/10/2021 – O café sempre foi um planta cultivada em países tropicais e o Brasil conhecido como um dos maiores exportadores de café do mundo. Será que vai ser assim para sempre? Na Sicília acontecem os primeiros experimentos para cultivar o “café italiano”. Leia aqui.

Café italiano famoso no mundo

Os italianos se transformaram em um dos símbolos do café no mundo, mesmo que não cultivem a planta. Geralmente o café chega na Italia vindo de países como Brasil, Colômbia, Etiópia e Indonésia. Depois é torrado, moído e preparado com uma das fantásticas máquinas italianas de preparar o café.

A fama do café italiano foi conquistada graças às máquinas para preparar o café: seja expresso ou moka hoje o café é um dos símbolos da Italia no mundo.

Você sabia que La Marzocco, uma das melhores e mais famosas produtoras de máquinas de café do mundo, nasceu aqui na Toscana em 1927? A fábrica fica aqui no Mugello!

A grande novidade é que agora os italianos começam a investir na plantação do café na Italia!

Plantação de café na Italia

O sonho de plantar café na Italia nasceu com Arturo Morettino em uma de suas viagens nas Terras do Café. Para quem não sabe Morettino é também o nome de uma das marcas mais famosas de café na Sicília, com mais de cem anos de tradição. Se você tem um amigo ou familiar que mora na Sicília, basta perguntar sobre o café Morettino!

Arturo Morettino e suas plantas de café
Arturo Morettino e suas plantas de café (foto: divulgação/Morettino)

Voltando ao sonho de plantar café na Sicília: o primeiro teste aconteceu no jardim da histórica Morettino há 30 anos e conta com aproximadamente 60 plantas de Coffea Arabica, variedades Bourbon e Catuais, nascidas a partir de sementes doadas nos anos noventa pelo Horto Botânico de Palermo e plantadas a aproximadamente 350 metros acima do nível do mar na área de San Lorenzo ai Colli, em Palermo.

foto: divulgação/Morettino

A partir dessas sementes, com o passar dos anos cresceram as plantas de café cultivadas ao aberto. As plantas conseguiram se adaptar ao clima siciliano e uma latitude maior em relação aquela dos trópicos onde é normalmente cultivado o café. Será devido as mudanças do clima no mundo, será vontade de sobreviver, mas as plantas vivem e prosperam.

Ao longo dos anos, estas plantas produziram drupas que foram colhidas, descascadas, processadas e torradas com autêntica paixão, para realizar sessões de degustação, ou replantadas para dar vida a novas plantas nascidas e cultivadas na Sicília.

A novidade é que em 2021 aconteceu uma colheita excepcional com um café natural da Sicília de altíssima qualidade, com aromas particulares e únicos, típicos das terras sicilianas, como notas de uvas zibibbo e alfarroba e notas doces de flores de pomelia branca. A notícia foi divulgada no blog de Morettino.

Eu fiquei com vontade de experimentar, espero encontrar esse maravilhoso café nos supermercados da Toscana!

A propósito na Sicília começam a ser cultivadas outras frutas tropicais. Leia aqui sobre a manga, abacate, goiaba e até maracujá “sicilianos”.

Escrever sobre a Sicília me deixou com saudades de Mondello

SEM COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile