Boas notícias para os cidadãos italianos: a partir do dia 15 de novembro de 2021 será possível baixar certidões italianas online gratuitamente. Quem informa é o MITD, o Ministro per l’innovazione tecnologia e la transizione digitale.

O novo serviço fornecido pelo Anagrafe Nazionale della Popolazione Residente (ANPR) vai permitir baixar online 14 tipos de certidões solicitadas por conta própria ou para um membro da própria família. Não será mais necessário ir pessoalmente até o guichê do Comune de residência, bastará um computador.

Quais são as certidões italianas online disponíveis?

Essas são as certidões que estarão disponíveis no ANPR:

  • Anagrafico di nascita
  • Anagrafico di matrimonio
  • di Cittadinanza
  • di Esistenza in vita
  • di Residenza
  • di Residenza AIRE
  • di Stato civile
  • di Stato di famiglia
  • di Stato di famiglia e di stato civile
  • di Residenza in convivenza
  • di Stato di famiglia AIRE
  • di Stato di famiglia con rapporti di parentela
  • di Stato Libero
  • Anagrafico di Unione Civile
  • di Contratto di Convivenza

Para estas certidões italianas online não será necessário pagar a taxa (bollo) e portanto serão gratuitas (e disponíveis em várias línguas para os Comuni habilitados).

Para entrar no portal é necessário fazer o login com uma identidade digital (SPID, Carta d’Identità Elettronica e CNS – Carta Nazionale dei Servizi). Se o pedido é para um familiar será mostrado o elenco dos membros da família para quem é possível solicitar um certificado.

certidões italianas online

O serviço permite também a visão de um rascunho do documento para verificar se os dados estão corretos e de poder baixar em formato .pdf ou de recebê-lo por e-mail.

Um único banco de dados dos cidadãos italianos atualizado em tempo real

Graças a ANPR as administrações italianas terão a disposição um banco de dados único dos cidadãos italianos onde poder obter informações corretas e seguras para poder fornecer serviços integrados e mais eficientes.

Com um único banco de dados, todas as atualizações ANPR serão imediatamente disponibilizadas para todos os entes públicos italianos com acesso ao banco de dados, da Agenzia dell’Entrate ao Inps, incluindo também a Motorizzazione Civile.

O novo sistema evita a duplicação de documentos, melhora a eficiência e otimiza os recursos. Uma ferramenta que simplifica e automatiza as operações relativas a serviços dos cidadãos, possibilitando consultar ou extrair dados, monitorar atividades e efetuar análises e estatísticas.

No momento a ANPR recolhe os dados de 98% da população italiana com 7794 Comuni já ativos e os outros próximos ao ingresso neste grande sistema de banco de dados único.

O Anagrafe Nazionale, que inclui o Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero (AIRE) com 5 milhões de pessoas, reúne 57 milhões de residentes na Italia e será completado até o final de 2021. No portal é possível seguir o processo de adesão dos Comuni italianos.

É possível que novos certificados estejam disponíveis online em breve.

Para saber mais leia a notícia no site do MITD.

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorShine, a exposição do americano Jeff Koons no Palazzo Strozzi de Florença
Próximo artigo16º Festival do Cinema Italiano no Brasil
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

12 COMENTÁRIOS

  1. Oi Adriana, tudo bem?
    Aqui tem o link do site oficial de Arcugnano, com os relativos e-mails: https://www.comune.arcugnano.vi.it/e-mail-e-pec-uffici
    Tenta escrever para a Segreteria: segreteria@comune.arcugnano.vi.it ou então para o e-mail geral: info@comune.arcugnano.vi.it
    Geralmente o e-mail com PEC é um tipo especial que funciona só de pec para pec. Evite mandar nesse.

    Vale lembrar também que estamos em pleno período de férias na Italia então se os e-mails voltarem tenta de novo em setembro.
    Nas próximas duas semanas todos os serviços públicos ficam mais lentos, é tipo semana de Reveillon no Brasil.

    Eventualmente você pode tentar entrar em contato por telefone, aqui os dados do setor Anagrafe que é o de certidões, caso seja esse o objetivo: https://www.comune.arcugnano.vi.it/uffici-comunali/152-demografici
    De acordo com o site o número é +39 0444-246217 (ligue no horário de abertura do serviço levando em consideração o fuso horário de Roma. Chiuso significa fechado em italiano.

    Boa sorte e sucesso nos seus projetos

    Barbara

  2. Bom, dia Barbara!
    Gostaria de saber como faço para entrar em contato com o comune de Arcugnano, Viceza. Tentei mandar emails mas eles não aceitam, dá como email não entregue. Poderia me ajudar?

  3. Olá Bianca, você não precisa necessariamente de uma assessoria para obter uma certidão de um parente, mas precisa dedicar tempo.

    Em primeiro lugar você precisa obter informações sobre os seus antepassado. Saber por exemplo:

    – Nome completo, data e comune de nascimento, casamento e morte.

    Sabendo essas informações você entra em contato com o Anagrafe do Comune onde está a certidão ou eventualmente com igrejas dependendo da data e de onde foram registradas as certidões.

    Atualmente todos os Comunes da Italia tem um site internet e oferecem serviços online. Você pode entrar em contato através de um formulário de contato, e-mail ou mesmo por telefone se preferir, dependendo do Comune.

    Boa sorte e sucesso nos seus projetos,

    Barbara

  4. Queria saber se existe , alguma forma de conseguir, a certidão de nascimento ou batismo da minha tataravó, que nasceu na Itália.
    Sem ter que pagar assessoria! Pois estão cobrando uma fortuna. E só falta esse documento para mim

  5. Boa noite, Bárbara!

    Entendo italiano, que sei desde 9 anos.

    Li o artigo inteiro e li que tenho de preencher um formulário de solicitação de certidão histórica. A presença não necessária porque posso pedir a qualquer pessoa. Mas o Comune de Nápoles não explica como e onde envio o formulário. ‘-‘ Fiquei confuso.

    Li o artigo sobre a cidade nascimento do seu bisavô. Realmente uma bela cidade. O meu tetravô nasceu em Lucca e os meus pentavós nasceram em Castelnuovo di Garfagnana.

    Muito obrigado pela atenção, ajuda e paciência, Bárbara!

  6. Olá Gustavo,
    Recomendo que visite esta página do Comune di Napoli: https://www.comune.napoli.it/flex/cm/pages/ServeBLOB.php/L/IT/IDPagina/36452
    Use o google para traduzir, se você não entender o que estiver escrito.

    Sobre os meus antepassados eles não eram toscanos. Embora eu tenha feito o meu processo de reconhecimento da cidadania italiana em Florença há muitos anos, meus antepassados eram das Marcas, mais precisamente da cidade de Offagna. Escrevi um artigo sobre isso aqui no site: https://www.brasilnaitalia.net/2022/06/offagna-marche.html

    Sucesso nos seus projetos,

    Barbara

  7. Boa noite, Bárbara!

    Tem como pedir uma certidão de nascimento da bisavó da minha cunhada ao Comune de Nápoles? Eles não deram o correio electrónico, pedem que entremos com uma conta de SPID, e não somos italianos.

    Vi que tu vives na Toscana. Curiosamente, por acaso, os teus antepassados vieram de Castelunovo di Garfagnana e Lucca, ou só de Florença?

  8. Uma pena ter que ser Italiano para conseguir, precisava conseguir a documentação pra pedido de cidadania, mas pelo site não tenho acesso. Que pena.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here