Vai visitar Milão pela primeira vez? Então salva já este artigo na lista dos seus favoritos. Aqui você encontra 15 atrações de Milão que não podem ficar fora da sua viagem. A nossa lista é bastante eclética e tem opções para quem gosta de história, cultura, futebol, compras, agito e tendências de moda, decoração, tecnologia.
Índice do artigo:
Ideias de Atrações de Milão para a sua próxima viagem
1 – Catedral de Milão
2 – Galleria Vittorio Emanuele II
3 – Teatro La Scala
4 – Quadrilátero da moda de Milão
5 – Pinacoteca de Brera
6 – Corso Como
7 – Porta Nuova
8 – Castello Sforzesco
9 – A Última Ceia de Leonardo
10- Museu da Ciência Leonardo Da Vinci
11 – Navigli
12 – Estádio San Siro
13 – City Life
14 – Pirelli HangarBicocca
15 – Outlet Scalo Milano
Ideias de Atrações de Milão para a sua próxima viagem
Antigamente muitos brasileiros comentavam que não tinha muita coisa interessante para ver em Milão. É claro que a gente discorda totalmente dessa afirmação.
Milão não é só uma das maiores cidades da Italia onde vivem quase 1,4 milhões de habitantes. É uma cidade que possui um mix fantástico entre história, passado, tradições com um lado contemporâneo, atual.
Veja aqui dicas de hotéis em Milão
Imagine que a cidade de Milão foi fundada em 590 a.C por uma tribo Celtica e só mais tarde seria conquistada pelos Romanos.
Em Milão você poderá admirar obras de grandes artistas do passado e do presente, poderá ver os locais onde são fotografadas algumas das propagandas de moda que depois giram o mundo. Poderá sentar em um banquinho ao lado da catedral e admirar o vai e vem de pessoas dos 5 continentes, mesmo depois da pandemia.
Quer fazer um passeio em Milão com guia de turismo particular? Reserve com o Get Your Guide!
Vale saber também que existe um cartão da cidade de Milão que dá descontos em lojas, acesso rápido a algumas atrações e direito a uso de transporte público. Pode ser uma ideia em base as atrações que você deseja visitar. Faça suas contas e veja se é uma opção interessante para você.
Compre o Milão City Pass através da Get Your Guide
E você, quer saber por onde começar? Vamos a nossa lista de atrações de Milão:
1- Catedral de Milão
A catedral de Milão (na Itália conhecida como Duomo) é o principal símbolo e ponto de referência da cidade. Esta magnífica igreja começou a ser erguida em 1386 e sua construção levou “apenas” 5 séculos para ser terminada.
Reserve agora seus ingressos para a catedral com acesso aos terraços através da Get Your Guide
Vale a pena entrar na catedral. Você pode começar a visita pelo subterrâneo da catedral de Milão onde estão os restos arqueológicos de uma antiga igreja, com um batistério octagonal e algumas tumbas antigas. Em seguida você pode conhecer o andar térreo para visita interna da catedral de Milão.
Para fechar com chave de ouro: suba até o topo da catedral em um prático elevador (atenção: lembre-se que apesar dos ingressos prioritários a fila para usar o elevador é inevitável…). Depois de não mais de 50 degraus você chegará aos terraços da catedral onde poderá admirar a incrível vista do centro de Milão. Você terá a sensação de ter Milão aos seus pés!
Reserve seu tour na catedral com ingressos através da Get Your Guide
2 – Galleria Vittorio Emanuele II
Depois de admirar o cartão postal de Milão e da Itália você vai notar uma grande e imponente galeria com lojas glamurosas e restaurantes e bares sofisticados. Você está na Galleria Vittorio Emanuele II.
A entrada na Galleria Vittorio Emanuele II é gratuita. Lá dentro não deixe de procurar o mosaico do touro no chão da galeria. Diz a lenda que você deve colocar o calcanhar do pé direito nas “partes íntimas do touro” e dar três voltas. Traz sorte, felicidade, fertilidade. Seja lá o que for, faça. Tipo assim:
3 – Teatro La Scala
A Piazza della Scala é uma das praças mais importantes do centro de Milão. Aqui você vai poder admirar o Teatro alla Scala que, ao lado do Teatro La Fenice de Veneza, é um dos palcos mais importantes da ópera lírica na Itália.
O Teatro alla Scala foi fundado em 1788 e ainda hoje usado para grandes espetáculos, aqui já se exibiram alguns dos maiores cantores e músicos líricos como Pavarotti e Giuseppe Verdi.
Reserve seu tour dentro do Teatro La Scala com ingressos incluídos através da Get Your Guide
4- Quadrilátero da moda de Milão
Via della Spiga, via Montenapoleone, vai Manzoni e Corso Venezia são as ruas que formam o Quadrilátero da Moda de Milão em voga desde 1970. Aqui estão as mais sofisticadas joalherias, lojas de design, boutiques de alta moda, hotéis sofisticados e restaurantes badalados.
Por curiosidade, nessa área ficava a famosa cobertura de Maurizio Gucci e Patrizia Reggiani que foi finalmente vendida depois de mais de uma década à venda (leia a notícia aqui). Patrizia Reggiani foi interpretada por Lady Gaga recentemente para o filme House of Gucci gravado na Italia em 2021.
5 – Pinacoteca de Brera
A Pinacoteca de Brera possui um acervo com obras de Mantegna, Raffaello, Tiziano e Caravaggio. Entre as grandes obras primas não deixe de admirar a “Pietà” de Giovanni Bellini, uma obra de 1460 aproximadamente e “Il bacio” de Francesco Hayez (obra mais recente, de 1859).
Depois da visita à Pinacoteca aproveite para passear na área de Brera, aqui encontra-se o burburinho sofisticado de Milão.
Reserve agora seu ingresso e tour na Pinacoteca de Brera com a Get Your Guide
6 – Corso Como
A rua Corso Como, revitalizada graças ao movimento trendy, é um dos pontos de encontro de Milão com seus vários bares, restaurantes e discotecas. Não deixe de visitar a loja 10 Corso Como: por trás de uma portinha não muito vistosa você encontra um restaurante, uma loja de objetos de arte e até exposições gratuitas abertas ao público. Um local “cool” que fica ainda mais badalado durante grandes eventos como o Salão de Móveis de Milão.
7- Porta Nuova
A área de Porta Nuova é um dos bairros contemporâneos de Milão e a particularidade é que toda essa modernidade fica em pleno centro da cidade.
Não deixe de visitar a Piazza Gae Aulenti, projetada pelo arquiteto argentino Cesar Pelli: esta praça é usada como cenário para publicidade e ensaios fotográficos. Destaque também para o Bosque Vertical, o edifício premiado e novo símbolo da cidade.
8- Castello Sforzesco
O Castello Sforzesco, é também um dos símbolos de Milão. Trata-se de um grande castelo e fortaleza medieval que foi residência de uma das famílias mais poderosas de Milão.
Foi construído no século XV a pedido do duque Francesco Sforza. Dentro do castelo existem diversos museus e no seu acervo está inclusive a Pietà Rondanini, a última escultura de Michelangelo.
Reserve um tour com guia particular no Castello Sforzesco com a Get Your Guide
9- A Última Ceia de Leonardo
A Última Ceia, obra de Leonardo da Vinci, fica na Igreja de Santa Maria delle Grazie e foi inserida pela UNESCO na lista de Patrimônios Culturais da Humanidade.
Aqui no BRASIL NA ITALIA tem um artigo que explica tudo sobre a Última Ceia, leia neste link.
Como a obra não é só importante como também delicada, ela pode ser vista por poucas pessoas por dia. Isso significa que os ingressos são poucos e disputadíssimos e pode ser necessário efetuar a reserva com meses de antecedência.
Reserve agora a sua visita para A Ultima Ceia com a Get Your Guide
10- Museu da Ciência Leonardo Da Vinci
A poucos minutos de caminhada da Igreja de Santa Maria delle Grazie, na Via San Vittore, 21 você encontrará o Museu da Ciência Leonardo Da Vinci (em italiano Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci). Uma dica para quem quer conhecer um dos mais importantes museus da ciência da Europa, onde acontece uma exposição permanente dedicada a Leonardo da Vinci.
E ainda uma área com trens a vapor, o catamarã Luna Rossa AC72, a escuna bergantim Ebe, o transatlântico Conte Biancamano e o submarino Enrico Toti. No museu você encontra uma área espacial com o único fragmento lunar visível na Itália, bem como o lançador espacial Vega.
Reserve agora seu ingresso para o Museu da Ciência Leonardo Da Vinci através da Get Your Guide
11- Navigli
Navigli é o bairro dos antigos canais de Milão, uma área de grande valor histórico: o sistema de pequenas barragens foi melhorado no século XV pelo famosíssimo Leonardo Da Vinci.
Até os anos 1950 o bairro era considerado popular até ser transformado recentemente em uma das áreas mais descoladas de Milão. Você vai poder notar ainda hoje suas antigas casas com varandas compridas e pátios pitorescos. Atualmente suas ruas estão ocupadas por galerias de arte, laboratórios de jovens estilistas, barzinhos e restaurantes típicos.
Reserve um walking tour em Navigli através da Get Your Guide
12 – Estádio San Siro
Essa é uma parada obrigatória para os amantes do futebol.
O estádio San Siro, casa dos grandes times do futebol italiano, o AC Milan e o FC Inter, é palco dos maiores jogos do campeonato italiano.
Além de admirar o estádio por fora, você pode conhecer o museu oficial do Inter e Milan. Este é o único museu na Italia dentro de um estádio e conta a história dos dois times de Milão através de um a coleção de lembranças únicas.
Depois da visita ao museu você poderá finalmente fazer compras na loja oficial do estádio e poderá levar para casa a camisa do seu campeão preferido!
13- City Life
Se bater aquela vontade de ver arranha-céus assinados por grandes arquitetos vale a pena dar um pulinho no City Life. Aqui estão as famosas Três Torres comerciais projetadas por Zaha Hadid, Arata Isozaki e Daniel Libeskind.
Existe uma parada do metrô da linha M5 chamada “Tre Torri” com saída dentro deste complexo futurístico. Aqui você encontra um pequeno shopping center e nos arredores lindos jardins, com esculturas contemporâneas.
14- Pirelli HangarBicocca
Um pouco mais afastado do centro de Milão está o Pirelli HangarBicocca, um espaço dedicado a exposições de artistas contemporâneos de fama internacional.
Uma das obras permanentes do Pirelli HangarBicocca é a obra “I sette palazzi celesti” de Anselm Kiefer. Abaixo uma foto que tirei durante minha visita em janeiro de 2022:
Durante a minha visita e 2022 também tive o privilégio de admirar na parede externa do edifício duas obras dos artistas brasileiros “Os Gêmeos”. Infelizmente a obra não está mais disponível aos visitantes em 2024, mas a boa notícia é que o registro da obra virou um livro chamado “OSGEMEOS: Endless Story“.
Leia também: Mural do brasileiro Eduardo Kobra em Pisa
Existem sempre exposições novas e temporárioas. Você pode conferir a programação direto nos site oficial da Fondazione Pirelli HangarBicocca.
15 – Outlet Scalo Milano
Para quem quer fazer umas comprinhas e procura preços mais acessíveis em relação ao centro de Milão uma opção é visitar um dos outlets nos arredores da cidade. Uma sugestão é o outlet Scalo Milano, um ambiente agradável para passear e com as lojas das marcas mais famosas de decoração, moda, artigos esportivos.
Leia também: 5 Ideias de excursões saindo de Milão
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
[…] Leia também: 14 atrações de Milão que não podem ficar de fora da sua viagem […]
[…] Leia também: 14 atrações de Milão que não podem ficar de fora da sua viagem […]
[…] Leia: 14 atrações de Milão que não podem ficar de fora da sua viagem […]