Semana de festa em Florença: dia 25 de março celebra-se o Ano Novo Florentino. E neste ano de 2022 foram programadas visitas guiadas, eventos, música e mercado, além do clássico desfile histórico. Saiba mais aqui.

Ano Novo Florentino
Desfile em Florença no dia 25 de março para celebrar o Ano Novo Florentino

O Ano Novo Florentino

O dia 25 de março sempre foi uma data especial para Firenze. Até 1750, era o dia em que o ano começava. A data coincidia com o Dia de Anunciação: exatamente nove meses antes do Natal, no dia em que o arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela esperava um menino.

Mas tem mais: dia 25 a natureza começa a renascer com a chegada da primavera. Uma união de sacro e profano que era motivo para reunir na Piazza Santissima Annunziata milhares pessoas de toda Firenze e condado.

Reserve agora um city tour em Florença através da Get Your Guide

O calendário gregoriano

No final de 1500, o mundo percebeu a necessidade da adoção de um calendário único. Os diversos calendários, com festividades diferentes, criava não poucos problemas nas relações entre os vários países. Assim, em 1582 entrou em vigor a revolucionária reforma mundial da história: o calendário gregoriano, instaurado pelo papa Gregorio XIII, rapidamente aceito pela maioria dos Estados Europeu.

Maioria dos estados, mas não todos. Apesar de Florença ser a cidade de muitos dos “promoters” do novo calendário, Florença não aderiu.

Apenas em 1749, o granduca Francesco II di Lorena introduziu um decreto que impôs o alineamento do início do ano com o dia 1 de janeiro. Foi um grande evento, lembrado com uma inscrição em mármore na Loggia de’ Lanzi.

A comemoração do dia 25 de março em Florença nos dias de hoje

O Comune di Firenze geralmente faz homenagens para essa importante data fiorentina com o dia do “Capodanno fiorentino” (Ano Novo Florentino).

No dia 25 de março de 2022 acontecerá um cortejo histórico com início às 15:00 do Palagio di Parte Guelfa até a Piazza SS. Annunziata.

Também foram programadas diversas atividades culturais em homenagem a “semana do florentino”.

Sábado, 26 de março, na Santa Maria Novella será possível participar de quatro visitas guiadas especiais (às 10, às 11h30, às 14h e às 15h30; ingressos: € 2,50 para residentes na Città Metropolitana ou € 5,00 para não residentes na Città Metropolitana) cobrados além do ingresso no museu.

Atividades extras também no Museu Stefano Bardini e no Museu Novecento: as iniciativas permitirão conhecer mais sobre as figuras de Stefano Bardini e Alberto della Ragione que, embora não nascidos em Florença, puderam dedicar tanto tanto para a cidade como para permitir o nascimento de dois importantes museus. Mais detalhes no PDF abaixo:

Mercadinho na Praça Santa Maria Novella

Outra atração será o mercado florentino de Ano Novo na Piazza Santa Maria Novella organizado por Confesercenti e Confartigianato em colaboração com Unicoop Firenze e Firenze Smart: de 25 a 27 de março de 2022, com uma exposição de cerca de trinta operadores de artesanato artístico e produtores agrícolas da província de Florença e excelência agro-alimentar.

A Unicoop Firenze também estará presente com um espaço próprio para pura exposição e vendas de excelência agroalimentar. Um pequeno espaço será dedicado ao apoio e assistência das associações promotoras do evento.

Para mais informações: http://www.confesercenti.fi.it/news/capodanno-fiorentino-in-piazza

Florença espera por você para brindar essa importante data. Prepare-se!

Leia outras dicas de Florença aqui.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

Artigo anteriorHotel Aeroporto Fiumicino – veja onde ficar no Aeroporto Internacional de Roma
Próximo artigoSão João em Florença (feriado de 24 de junho)
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

3 COMENTÁRIOS

  1. Obrigada Querida Bárbara.
    Bom saber que tem comemorações dia 25 de Março. Deve ser uma festa muito interessante.
    Um abraço.
    Ana Paula Amorim.

  2. Que linda fersta vai ser! Que vontade que dá!!! Aproveitem bem!um beijo,chica

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here