Uma viagem a Florença não é completa sem visitar o seu museu mais famoso. A Galleria degli Uffizi é o principal museu de Florença e também já foi eleito o melhor museu do mundo e o melhor museu da Itália. Então leia o artigo para saber mais sobre essa atração imperdível.
Índice
O que ver na Galleria degli Uffizi
Da arquitetura do edifício até as obras de arte e esculturas, a Galleria degli Uffizi é uma das atrações que não dá para deixar de ver em Florença.
No mínimo vale a pena ver por fora, mas recomendo também entrar e pelo menos admirar algumas das suas obras mais famosas. Encha os seus olhos de beleza!
Reserve o seu tour guiado na Galleria Uffizi através da Get Your Guide
A Galleria degli Uffizi por fora
A Galleria degli Uffizi encontra-se em um edifício antigo e rico de história. Só para dar uma ideia: ele foi construído entre os anos de 1560 e 1580 baseado em um projeto de Giorgio Vasari. Há mais de 450 anos!
O edifício fica às margens do Rio Arno de Florença, entre o Museu Galileo e outros edifícios onde hoje encontram-se hotéis, lojas e apartamentos.
Quando você estiver em Florença, repare em um corredor externo que vai da Galleria degli Uffizi e passa por cima da Ponte Vecchio. Trata-se do “Corridoio Vasarino“, um corredor que liga a Galleria degli Uffizi ao Palácio Pitti do outro lado do Rio Arno, uma passagem exclusiva para ir de um edifício até o outro sem precisar passar pelas ruas de Florença.
O Corredor Vasariano foi construído em apenas nove meses, por ordem do então duque Cosimo I de’ Medici, em 1565, sob o projeto do arquiteto Giorgio Vasari, que já havia iniciado a construção do Palazzo degli Uffizi.
A obra foi encomendada em conjunto com o casamento do filho do grão-duque, Francesco, com a arquiduquesa da Áustria, Giovanna d’Austria.
A ideia do percurso elevado nasceu com o propósito de permitir que os grão-duques se movessem livremente e sem perigos entre sua residência e o palácio do governo, considerando o apoio ainda incerto da população ao novo duque e ao novo sistema de governo que havia abolido a antiga República Fiorentina.
O corredor, construído com extrema celeridade, também representava um sistema de transporte mais rápido que a carruagem, que à época tinha que passar pela Ponte Santa Trinita.
Os mercados de carne e peixe do Ponte Vecchio foram transferidos para evitar odores ruins para o grão-duque, sendo substituídos por lojas de ourives, que ainda hoje ocupam a ponte.
Vasari enfrentou problemas apenas ao fazer o corredor passar pela Torre de Mannelli na extremidade do Ponte Vecchio, devido à forte oposição da família proprietária, tendo que contorná-la através de um sistema de matacões.
Para quem vem do Rio Arno em direção a entrada do edifício vai notar um palácio em forma de U. Você vai poder notar a Torre de Arnolfo do Palazzo Vecchio e uma série de estátuas de personalidades que marcaram a história de Florença.
A posição da Galleria degli Uffizi era estratégica. O duque Cosimo I de’ Medici, que mandou construir o palácio, queria que as treze magistraturas de Florença que estavam espalhadas pela cidade fossem concentradas ao lado do Palazzo Vecchio, que era a sede do governo.
A galleria degli Uffizi por dentro
Quando você visita o museu terá acesso ao primeiro e segundo andar deste imponente palácio e poderá visitar coleções de esculturas antigas e pinturas que vão da Idade Média até a Idade Moderna.
Obras de artistas do peso de Giotto, Piero della Francesca, Beato Angelico, Filippo Lippi, Botticelli, Leonardo, Raffaello, Michelangelo, Caravaggio e, por que não dar destaque também para uma artista mulher famosa do Renascimento: Artemisia Gentileschi.
Quem estuda ciência vai gostar de ver também um retrato de Galileu Galilei realizado por Justus Suttermans em 1635.
Quem quiser visitar o museu por conta própria pode seguir o mapinha com duas opções de percurso em base ao tempo disponível.
É claro que é bem melhor fazer uma visita guiada para aprender mais sobre a história de Florença, dos artistas e da obra.
Reserve o seu tour guiado na Galleria Uffizi através da Get Your Guide
Informações práticas para visitar a Galleria degli Uffizi
Aqui as principais informações que você precisa saber para organizar a sua visita.
Quando a Galleria degli Uffizi abre?
O museu abre de terça a domingo das 08:15 às 18:30 (último horário de entrada às 17:30)
Quem visita aos sábados e feriados deve efetuar a reserva com pelo menos um dia de antecedência.
O museu não abre às segundas, dia 1º de janeiro e 25 de dezembro.
Abertura extraordinária 2024:
– todas as terças-feiras, a partir do dia 26 de março e até o dia 17 de dezembro de 2024, será possível visitar o museu até às 22:00 horas (última entrada permitida à 20:30).
– 30 de dezembro de 2024
Ingressos para Galleria degli Uffizi
Abaixo você pode conferir as tarifas dos ingressos para visitar a Galleria degli Uffizi em Florença.
Categoria | Tarifa Alta Estação | Tarifa Baixa Estação | Ingressos |
---|---|---|---|
Adultos / Inteiro | Euro 25,00 | Euro 12,00 | Comprar aqui |
0-17 anos (Grátis, aplica-se taxa de reserva) | Euro 0,00 | Euro 0,00 | Comprar aqui |
Cidadãos UE 18-25 anos | Euro 2,00 | Euro 2,00 | Comprar aqui |
Alta estação: de 21 de dezembro a 9 de janeiro e de 21 de fevereiro a 9 de novembro
Baixa estação: de 10 de janeiro a 20 de fevereiro e de 10 de novembro a 20 de dezembro
Os ingressos podem ser comprados online do revendedor oficial, mas não são reembolsáveis após a emissão, portanto você não pode trocar a data horário ou cancelar.
Existe ainda a opção de reservar o seu ingresso pela Get Your Guide com uma tarifa flexível.
Você paga uns eurinhos a mais mas geralmente pode cancelar até 24 horas antes da data de reserva sem penalidade. Ou seja: se por qualquer motivo você tiver que cancelar a sua viagem, se o seu itinerário mudar ou tiver qualquer imprevisto você pode cancelar a reserva e obter o reembolso do valor pago. PS. Leia sempre a política de cancelamento antes de reservar, porque às vezes eles mudam sem aviso prévio!
Quem decide comprar na hora na entrada da bilheteria provavelmente vai pegar uma longa fila, que pode durar até algumas horas. Se você deixou para comprar o ingresso na última hora e ele não está mais disponível no site oficial existe sempre uma outra possibilidade: reservar uma visita guiada com ingressos.
Muitos operadores turísticos possuem ingressos last minute que são vendidos em pacotes por exemplo junto com uma visita guiada. E comprar online é muito fácil através de sites como a Get Your Guide. De qualquer modo é sempre melhor reservar com antecedência para tentar a visita guiada em português (de última hora geralmente existe disponibilidade em inglês ou espanhol).
Reserve sua visita guiada com ingresso na Galleria degli Uffizi aqui.
Entrada gratuita na Galleria degli Uffizi
As Gallerie degli Uffizi (Uffizi, Palazzo Pitti e Jardim de Boboli) abrem suas portas gratuitamente nas seguintes datas:
- Nos primeiros domingos de cada mês como parte da iniciativa “Domenica al Museo“
Vale lembrar que nos dias de entrada gratuita não é possível reservar o ingresso com antecedência. A prioridade é destinada exclusivamente a mulheres grávidas e cadeirantes.
As informações oficiais estão disponíveis neste link.
Visita da Galleria degli Uffizi com crianças
Quem pretende visitar a Galleria degli Uffizi com criança pode seguir o percurso sugerido pelo livro Avventura agli Uffizi escrito por Chiara Naldi e ilustrado por Marta Manetti. Ele está à venda em boa parte das livrarias italianas, na Amazon Italia e até na lojinha do museu.
Aqui a foto das minhas filhas ao lado da ilustradora do livro sobre a Galleria degli Uffizi, Marta Manetti, em um evento.
Tours na Galleria degli Uffizi
Fazer uma visita guiada na Galleria degli Uffizi é uma ótima maneira de ver as obras mais importantes, conhecer sua história, no menor tempo possível. O museu é grande e, você pode acabar perdendo histórias interessantes em um guia. Em Florença existem inclusive opções de visitas guiadas em português que já incluem ingressos.
Onde comer depois da visita ao Uffizi?
Se você já enjoou de tanto comer macarrão e comida típica italiana, vale a pena dar uma esticadinha até a Piazza della Repubblica onde encontra-se o Hard Rock Cafe! Adoro me jogar nas batatinhas fritas com hambúrguer depois de caminhar quilômetros. Sem falar nas poltronas confortáveis para descansar um pouco, afinal nada como uma parada estratégica!
E você já visitou a Galleria degli Uffizi? Qual obra chamou mais sua atenção?
Procurando outras ideias do que fazer? Leia Roteiro de 7 dias na Toscana (itinerário clássico)
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide