RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Clique aqui para reservar sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com! Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

Início Lazio Roma Reserve já tours e ingressos para o Coliseu de Roma

Reserve já tours e ingressos para o Coliseu de Roma

Com tantas opções de tours e ingressos para o Coliseu de Roma, qual escolher? Como organizar o seu dia de forma que sua visita a um dos monumentos mais famosos do mundo seja realmente fantástica e inesquecível? Aqui você encontra todas as informações que precisa saber.

Reserve já tours e ingressos para o Coliseu de Roma

Ingressos Coliseu: precisa reservar com antecedência?

Sim, é super recomendável que você compre os ingressos para o Coliseu com antecedência, especialmente nos períodos considerados de alta estação: entre março e outubro e no final de ano entre 20 de dezembro e 6 de janeiro.

As filas podem ser realmente gigantescas e, com poucos euros a mais, você consegue ter acesso a entrada prioritária.

Onde comprar ingressos para o Coliseu?

Uma das melhores opções é comprar os ingressos para o Coliseu através do site da Get Your Guide. O site funciona bem seja do computador como do smartphone e está disponível em diversas línguas, inclusive em português.

Preste atenção na política de cancelamento: às vezes é gratuita com até 24 horas de antecedência, às vezes prevê reembolso parcial e às vezes não é reembolsável.

É recomendável comprar ingressos para o Coliseu com antecedência e admirar sua imponência por dentro

Outra opção é comprar diretamente no site oficial. O revendedor autorizado é CoopCulture, e a política de cancelamento é não reembolsável. O site está disponível apenas em italiano ou inglês.

Existe a possibilidade também de comprar os ingressos na hora nas bilheterias. Desde o dia 18 de outubro de 2023 o Coliseu começou a aplicar mudanças para facilitar a compra dos ingressos, vamos poder avaliar o resultado nos próximos meses.

O ingresso na hora nas bilheterias custa Euro 16,00 para adultos e é gratuito para crianças de 0-17 anos e cidadãos italianos residentes no exterior inscritos ao AIRE. Para as reservas online é aplicada uma taxa de reserva a partir de 2 euros por ingresso.

O Coliseu também faz parte do circuito Roma Pass, mas depois de comprar o Roma Pass é necessário também efetuar a reserva diretamente com o Coliseu. Não é a opção mais prática do mundo porque requer mais ações na hora de efetuar a reserva e para fazer essa reserva o sistema/call center é em italiano ou inglês.

Você pode comprar o seu Roma Pass na Get Your Guide com cancelamento gratuito com até 24 horas de antecedência.

Ingressos para o Coliseu esgotados no site oficial: o que fazer

O que fazer se os ingressos estiverem esgotados? Simples: procure um tour que já inclua os ingressos. Existem várias opções de tours em grupo, inclusive alguns com guia em português. As tarifas variam bastante em base ao período do ano, geralmente entre 38 e 75 euros.

Reserve seu tour em grupo incluindo ingressos para o Coliseu através da Get Your Guide a partir de 42 euros (com opção em português!)

Olha eu aí em uma das minhas visitas ao Coliseu no mês de abril

Entrar no Coliseu grátis

É possível entrar no Coliseu grátis? Sim, existem datas em que o Coliseu abre gratuitamente suas portas aos visitantes.

No primeiro domingo de cada mês a visita ao Coliseu costuma ser gratuita (leia sobre o Domenica al Museo aqui)

Nos dias de entrada gratuita no Coliseu não existem ingressos prioritários. É um dia que o Coliseu costuma ter filas imensas.

Então está a você decidir qual a prioridade: não pagar para entrar no Coliseu ou visitar em um outro dia com mais tranquilidade e ingresso prioritário?

Se você optar por não pagar e quiser evitar ao máximo as filas a dica é ir bem cedinho, logo no horário de abertura ou mais para o finalzinho da tarde quando as filas costumam diminuir.

Tours particulares no Coliseu

Tours Coliseu – Existem diversas opções de tours no Coliseu: você pode reservar um tour particular no Coliseu com um guia exclusivo para acompanhar você, a sua família e seus amigos.

A vantagem do tour particular no Coliseu é que você pode fazer a visita no seu ritmo.

Tours no Coliseu em grupo

Uma opção interessante pode ser participar de tours em grupos pequenos ou grupos grandes.

O tour particular é especialmente indicado para quem viaja com idosos, crianças ou está visitando o Coliseu pela segunda, terceira, quarta-vez e quer conhecer o Coliseu por um outro ponto de vista.

A vantagem do tour em grupo no Coliseu é que custam menos, geralmente já incluem os ingressos e você sai de lá com uma boa panorâmica e informações sobre o monumento. Para completar: ainda pode fazer amizades!

Coliseu: dicas especiais para o dia da sua visita

Existem algumas dicas que podem tornar o seu passeio no Coliseu mais agradável.

Foto das minhas filhas em frente ao Coliseu em junho de 2018

A primeira coisa que você deve saber é que a maior parte da sua visita ao Coliseu será a céu aberto. Então se chover, leve um guarda-chuva!

Já nos meses mais quentes do ano na Italia, como junho, julho e agosto, pode ser interessante levar um chapéu ou um boné para proteger a cabeça. O sol pode ser realmente tórrido nesta época.

Você vai encontrar diversos bares e vendedores ambulantes que vendem garrafinhas de água, mas se você quer economizar também é possível encher a sua garrafa de água nas fontes de rua que os romanos chamam de “nasone”.

Apenas guias de turismo habilitados podem dar explicações históricas e culturais dentro do Coliseu.

Se você vai contratar um serviço de guia certifique-se que está contratando um serviço de profissional e não de uma pessoa que está passando lá na hora e te oferece um passeio sem nenhuma preparação.

Além de correr o risco de escutar histórias inventadas você pode levar uma multa.

O Coliseu à noite é maravilhoso, com uma iluminação especial noturna.

O Coliseu à noite é lindo, mas mulheres: evitem passear sozinhas por ali, especialmente em ruas mais desertas

Mas se você for mulher evite andar por lá sozinha à noite, especialmente em ruas mais desertas nos arredores. Às vezes tem uns maníacos por lá que pegam mulheres à força. Melhor não dar sorte para o azar.

Leia também: Lego Coliseu, mais de 9000 peças para você montar

Quando o Coliseu abre a visitantes?

O Coliseu abre a visitantes todos os dias do ano, exceto 25 de dezembro.

O horário de visita ao Coliseu varia de acordo com o período do ano. No inverno fecha mais cedo, no verão mais tarde.

Abaixo o horário oficial do Coliseu (possível entrar com pelo menos 1 hora de antecedência em relação a hora de fechamento)

  • até 31 de dezembro de 2023​ Coliseu – 08:30 – 16:30 / Fórum Romano e Palatino – 09:00 – 16:30
  • de 1 de janeiro a 28 de fevereiro de 2024  9:00 – 16:30 
  • de 1º a 25 de março de 2024 9:00 – 17:30 
  • de 26 de março a 31 de agosto de 2024  9:00 – 19:15 
  • de 1º de setembro a 30 de setembro de 2024 9:00 – 19:00 
  • de 1º a 31 de outubro de 2024  9:00 – 16:30 
Eu (Barbara Bueno) em uma das minhas visitas internas ao Coliseu no inverno de 2017

Como chegar ao Coliseu

Existem diversas opções de transporte até o Coliseu:

Táxi

Uma das minhas opções favoritas para ir até o Coliseu. Existem pontos de táxi espalhados pela cidade (inclusive na estação ferroviária Termini, mas às vezes as filas são grandes!) ou você pode pegar um táxi no meio da rua como fazemos no Brasil. Geralmente o valor fica em torno de 10 euros, dependendo de onde você se encontra no centro de Roma.

Leia aqui mais informações sobre táxi em Roma

Metrô: Linha B, parada Colosseo

A estação do metrô fica bem em frente ao Coliseu e é inclusive um dos pontos de encontro de guias de turismo. A única coisa é que às vezes acontece desta estação do metrô ser interditada por algum motivo excepcional, então é bom checar antes se ela está aberta.

Se você agendar o ponto de encontro na saída do Coliseu saiba que existem duas saídas: uma no andar térreo (o mesmo andar onde tem o Coliseu e onde em frente tem uma banca de jornais) e uma no primeiro andar (uma espécie de terraço onde é necessário descer uma escada para ir até o Coliseu).

Leia aqui mais informações sobre o metrô em Roma

Ônibus público: Linhas 75 – 81 – 673 – 175 – 204

O ônibus público também pode ser uma alternativa, mas saiba que às vezes eles viajam lotados. Preste atenção a bolsa e bolsos porque acontecem muitos roubos com pessoas distraídas.

Tram: n. 3

Ônibus turístico

O ônibus turístico pára próximo as principais atrações de Roma e ainda você pode escutar áudio com explicações no caminho

Existe também o ônibus turístico, o chamado ônibus hop-on hop-off, que faz parada nas principais atrações de Roma e é claro que ele pára próximo ao Coliseu. Existem diversas empresas que oferecem este tipo de passeio como por exemplo Sightseeing Experience, Green Line Tours ou Big Bus Tours Rome. Você pode comprar passagens com duração de 24, 48 ou 72 horas. Durante os deslocamentos você pode escutar o áudio com a descrição das principais atrações da cidade.

Se você procura um hotel com vista Coliseu veja aqui

História do Coliseu: a origem do nome

O nome oficial do Coliseu é Anfiteatro Flavio e trata-se do maior anfiteatro romano do mundo. Mas então por que ele é chamado de Coliseu?

Alguns historiadores acreditam que o apelido tenha sido dado durante a Idade Média devido ao tamanho “colossal” do monumento. Outros defendem que o edifício pegou o nome do vizinho Colosso Bronzeo di Nerone, que desapareceu durante as invasões bárbaras.

O que tinha no lugar do Coliseu antes da sua construção

Imagine uma espécie de pântano que se formava com a água das chuvas que descia das colinas nos arredores. O terreno foi recuperado e ali foram construídos o Coliseu e o Fórum Romano.

A construção do Coliseu começou no tempo de Vespasiano, por volta de 75 d.C. e o monumento foi inaugurado por Tito nos anos 80 d.C.. Domiziano adicionou a última fila de arquibancada e construiu grandes depósitos embaixo da arena.

A arena mede 76 metros x 46 metros e a cavidade possui 36 metros de profundidade. Todo o edifício possui uma altura total de 57 metros.

As primeiras filas da arquibancada eram separadas da Arena por um muro alto que servia para proteger o público do ataque dos animais.

Quantas pessoas cabem no Coliseu

Segundo estudiosos, o Coliseu teria uma capacidade máxima de 45.000 espectadores e possuía um sistema de organização perfeito, com diversas escadarias e corredores amplos para permitir o acesso rápido do público..

Já do ponto de vista turístico, antes da pandemia covid-19, o Coliseu recebia 7,5 milhões de visitantes por ano (dados do jornal Il Sole 24 Ore). Os dados de 2023 ainda não foram divulgados.

Por que o Coliseu está em ruínas

Alguns terremotos fortes provocaram as ruínas do Coliseu: o primeiro em 442 que obrigou os imperadores Teodosio II e Valentiniano III a realizar grandes reformas; o segundo foi em 508.

Mas o desastre maior aconteceu durante o famoso terremoto de Leone IV (851) quando caíram duas inteiras filas de arcos na parte que olha para o Celio; o material derrubado teria sido usado para novas construções romanas até que no século XIV foram encontrados documentos oficiais que certificam que o roubo das ruínas que teria acontecido até o século XVII.

Alguns edifícios de Roma teriam sido construídos com material do Coliseu. São eles: o Palazzo di Venezia, o Palazzo Barberini, o Palazzo Farnese, a ponte Flaminio, o porto de Ripetta e parte dos Palácios Capitolini.

Na mesma época, algumas congregações religiosas como a Compagnia del Salvatore, Compagnia della Passione e Compagnia della Jerusalem se estabeleciam entre os escuros arcos para celebrar nas arenas suas cerimônias em homenagem aos mártires cristãos dentre os quais um dos mais conhecidos foi o S. Ignazio Antiocheno.

Restauração do Coliseu

A história do Coliseu em Roma inclui também diversas reformas ao longo dos anos. No século XIX o monumento sofreu diversas restaurações pelos papas:  Pio VII, Leone XII, Gregorio XIV, e enfim por Pio IX, que, com poderosos muros de reforço sustentavam os muros mais frágeis e deram completa estabilidade aos arcos do monumento.

Leia também: Fórum Romano e outras dicas de Roma


Se você gostou do nosso artigo “Reserve já tours e ingressos para o Coliseu de Roma”, compartilhe-o com seus amigos e familiares!

5 COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile