RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Clique aqui para reservar sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com! Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

Início Compras e serviços Levar vinho da Italia para o Brasil, tudo que você precisa saber...

Levar vinho da Italia para o Brasil, tudo que você precisa saber em um único artigo

25/07/2022 – Você quer levar vinho da Italia para o Brasil mas não sabe se existem limites de quantidade, como transportar as garrafas de vinho ou onde vale mais a pena comprar para economizar? Neste artigo você vai encontrar todas as informações para curtir vinhos italianos aí no Brasil.

1. Onde vale mais a pena comprar vinhos italianos?

Você pode comprar vinhos italianos no Brasil, na Italia ou no Duty Free. Onde vale mais a pena? Não existe uma resposta única, depende do vinho e da quantidade de garrafas que você deseja comprar, das ofertas e promoções que encontrar. Abaixo vamos explicar mais detalhadamente.

Levar vinho da Italia para o Brasil: como funciona? Leia o artigo para saber mais. Na foto várias garrafas da ColleMassari.
Vinhos italianos: uma delícia degustá-los na Italia e depois levar algumas garrafas na mala como lembrança. Essa foto tirei durante uma visita às vinícolas da ColleMassari na Toscana.

1.1 Comprar vinhos italianos no Brasil

Hoje em dia já é possível comprar garrafas de vinhos italianos no Brasil por preços praticamente equivalentes ao valor vendido na Italia. Claro que depende da etiqueta, mas para quem adora pesquisar uma promoçãozinha, isso é possível. Vale a pena conferir as ofertas em sites como a Amazon Brasil, que aceita cartões de crédito brasileiros ou italianos e não complica na hora do pagamento.

Quer um exemplo de garrafa de vinho italiano que custa menos no Brasil do que na Italia?

Em janeiro de 2023 o Prosecco DOC Extra Dry da Freixenet é vendido por 28,30 euros na Amazon Italia e por R$ 116,00 na Amazon Brasil (o equivalente a 21 euros, de acordo com a cotação no momento de redação deste artigo em janeiro de 2023).

Lembrando que o Prosecco DOC é um vinho produzido no norte da Italia em 5 províncias do Veneto (Treviso, Venezia, Vicenza, Padova, Belluno) e em 4 do Friuli Venezia Giulia (Gorizia, Pordenone, Trieste e Udine).

A Freixenet é uma marca espanhola, que produz vinhos no mundo inteiro (ou compra vinho de produtores locais e coloca a sua etiqueta).

Mas nem sempre a gente encontra a promoção que procura e nem sempre é apenas uma questão de economia.

1.2 Comprar vinhos italianos na Italia

Às vezes você pode querer levar uma garrafa de vinho da Italia para o Brasil como um souvenir de viagem, quem sabe depois de uma visita deliciosa a uma vinícola na Toscana, por exemplo. Aquela garrafa que você degustou na Italia, depois de conferir o processo de produção e quem sabe até de tocar as parreiras com suas mãos… bem, aquela garrafa vai ser mais do que um simples vinho, será uma lembrança especial da sua viagem.

[Vinícola na Toscana] Reserve um tour em grupo no Chianti saindo de Florença com a Get Your Guide

Para quem quer comprar vinhos em promoção vale a pena também visitar grandes supermercados como Coop, Esselunga, Conad. Os nomes dos supermercados podem variar de acordo com o estado da Italia, mas uma coisa é certa: os hipermercados sempre tem alguma promoção de vinho, especialmente em vésperas de grandes festas como Natal, Páscoa, Dia dos Pais, Dias da Mães.

Também existe a possibilidade de comprar vinhos online com entrega na Italia. Você pode tentar na Amazon Italia, na Coop Online…

Quer uma boa garrafa de vinho para celebrar um momento especial? Experimente este Bellavista Franciacorta Alma Grande Cuvee.

1.3 Comprar vinhos italianos no Duty Free do Aeroporto

O Duty Free é o famoso free shop, aquela ala dos aeroportos com lojinhas que apenas os clientes com vôos internacionais tem acesso. Teoricamente os valores dos Duty Free são livres de impostos e por isso os preços seriam menores do que fora desta área. Mas na prática nem sempre as ofertas do Duty Free são tão atraentes assim, pelo menos nos Duty Free italianos. Às vezes os preços do Duty Free na Italia são mais caros que supermercados italianos, por exemplo.

Já no caso do Duty Free brasileiro é mais fácil encontrar boas promoções e ainda por cima as compras no primeiro Free Shop brasileiro aumentam o seu limite de compras disponível (leia mais abaixo)

Por isso é sempre aquela incógnita: será que vou encontrar algo que vale a pena no Duty Free do Aeroporto?

A boa notícia é que existe um site que dá a possibilidade de efetuar a compra online, com pagamento e retirada das garrafas diretamente no Duty Free. Você pode dar uma olhada no Duty Free do Brasil, ou selecionar o aeroporto italiano por onde vai passar (veja por exemplo Duty Free Milão Malpensa).

Levar vinho da Italia para o Brasil: quais os limites

Quantas garrafas de vinho você pode levar na bagagem da Italia para o Brasil?

De acordo com o site do Ministério da Economia do Brasil, atualizado em 21/06/2022, você pode levar quantos litros de vinho quiser desde que a quantidade não revele finalidades comerciais ou industriais, os bens serão tratados normalmente como bagagem.

Entretanto atenção: a isenção de tributos está disponível apenas para uma quantidade limitada de garrafas / litros e valor.

As regras de isenção abaixo são válidas para quem viaja por motivos turísticos. Se você está de mudança para o Brasil depois de uma longa temporada na Italia as regras são diferentes, ok? Neste caso consulte diretamente o site da Receita Federal aqui.

2.1 Quantas garrafas de vinho é possível levar da Italia para o Brasil com isenção?

Para usufruir da isenção da bagagem acompanhada é preciso obedecer aos limites quantitativos de 12 litros no total válido para bebidas alcóolicas.

Lembre-se que em geral uma garrafa de vinho possui 750 ml. Se as garrafas que você leva na mala forem de 750ml isso significa que você poderá levar 16 garrafas de vinho isentas de cobrança de imposto no Brasil.

É claro que escrevo garrafa de vinho, mas vale também para licores, cervejas ou qualquer outro tipo de bebida alcóolica.

Cota de isenção de impostos durante viagens internacionais de acordo com o site da Receita Federal do Brasil

Além da quantidade de garrafas você deve prestar atenção no valor total gasto: a cota de compras isentas no exterior é de 1000 dólares (via aérea ou marítima, portanto o caso de viajantes da Italia para o Brasil).

Portanto se você decidir trazer 16 garrafas de vinho de 750 ml cada, poderá gastar no máximo 62,50 dólares em cada uma. Dólares, não euros. Fique de olho na cotação e é sempre recomendável conservar o recibo das compras.

Bonus Duty Free no Brasil

Se você viaja da Italia para o Brasil, além da cota de 1000 dólares de isenção para compras fora do Brasil (via aérea ou marítima), os viajantes tem uma cota adicional de 1000 dólares para compras no Duty Free brasileiro no primeiro aeroporto de chegada, conforme informado no site da Receita Federal:

Compras

As compras nas lojas Free Shop de chegada ao Brasil sujeitam-se aos seguintes limites quantitativos: 24 (vinte e quatro) unidades de bebidas alcoólicas, observado quantitativo máximo de 12 (doze) unidades por tipo de bebida.

Aqui as regras falam em unidade e não em litros. É fácil se confundir, então precisa ler tudo com muita atenção.

Vale saber também que estes limites são válidos por viajante.

As isenções de impostos sobre a importação da bagagem de viajantes são individuais e intransferíveis, ou seja, não se pode somar as cotas para se beneficiar da isenção, ainda que entre familiares.

Bebidas alcoólicas produtos de tabacaria ou outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou química não poderão integrar a bagagem de crianças ou adolescentes, mesmo quando acompanhados de seus representantes legais. 

Isso significa que se você viaja com 2 crianças, não poderá ter o seu limite de garrafas de vinho multiplicado por 3 porque as crianças não tem podem levar bebidas alcóolicas na bagagem.

2.2 Bens a declarar, como calcular o imposto e pagamento quando você supera a quantidade isenta

Se você pretende levar vinho da Italia para o Brasil, ao desembarcar em um porto ou aeroporto do Brasil você deverá escolher um dos canais “Nada a Declarar” ou “Bens a Declarar”. Se você respeitou os limites da isenção pode passar no “Nada a Declarar”.

Se você sabe que está superando o limite de garrafas permitida ou no valor das garras deverá passar pelo “Bens a Declarar” e pagará um tributo pelo excedente.

IMPORTANTE: Caso o viajante se dirija ao canal Nada a Declarar e esteja portando bens que deveriam ter sido declarados, essa opção configura declaração falsa e perda da espontaneidade em recolher o imposto devido, punida com multa correspondente a 50% do valor excedente ao limite de isenção para a via de transporte utilizada.

E como é calculado o valor a pagar em tributos? De acordo com o site da Receita Federal do Brasil, “aplica-se a alíquota de 50% de imposto de importação sobre a bagagem que exceder os limites do valor da cota de isenção, obedecidos os limites quantitativos. Para o cálculo do imposto, o câmbio utilizado será o vigente na data de transmissão da Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes”

O pagamento deverá ser realizado por meio de DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais gerado pelo Sistema e-DBV, em dinheiro, home banking, PIX ou nos Terminais de Autoatendimento.

Para mais detalhes consultar o site oficial da Receita Federal aqui.

3. Como embalar vinho para a viagem

A gente sabe que nem sempre é possível embarcar com garrafas de vinho como bagagem de mão porque, por medidas de segurança na Italia, os líquidos na bagagem de mão não podem superar mais do que 100ml. Por isso será necessário despachar a mala com as garrafas de vinho. A menos que você tenha comprado as garrafas no Duty Free, elas estejam em um sacola plástica lacrada e você tenha o recibo que comprova a compra.

ATENÇÃO: Desde 1º de março de 2023 os viajantes que embarcam no Terminal 1 do Aeroporto Fiumicino em Roma podem embarcar com embalagens que superem os 100ml e portanto podem levar vinho na bagagem de mão. Leia detalhes aqui.

Abaixo o PDF da ENAC, o Ente Nazionale per l’Aviazione Civile na Italia, que explica o controle de segurança de líquidos na bagagem a mão na Italia.

Também sabemos que nos aeroportos nossas malas despachadas são jogadas para cima e para baixo e, embora as garrafas de vinho sejam feitas de um vidro grosso e resistente, é sempre melhor prevenir do que remediar. Então como embalar vinho para viagem de forma a evitar que a garrafa quebre ou o vinho vaze na mala?

Existem diversas opções de acordo com o seu bolso e com as garrafa de vinho que você vai levar. Aqui você encontra algumas opções para levar vinho da Italia para o Brasil:

Para quem está investindo em bons vinhos, com preços acima de 30 euros por garrafa, pode valer a pena investir em uma mala de vinhos.

mala específica para transporte de vinhos com possibilidade de levar apenas garrafas, garrafas e roupas ou só roupas

Os modelos de malas de vinho com entrega na Italia geralmente custam entre 300 e 400 euros, algumas permitem que você transporte roupas e vinho na mesma mala.

sacos plásticos infláveis para transporte de garrafas de vinho

Existem também sacos plásticos infláveis sob medida para garrafas de vinho que custam entre 10-20 euros e resolvem o problema para quem carrega poucas garrafas.

Se você está levando uma garrafa de vinho que custa apenas alguns euros, não vale a pena investir mais no custo do transporte do que na garrafa de vinho, certo?

Neste caso a melhor solução é embalar a garrafa em sacos de plástico (sem furos!), quem sabe lacrando tudo direitinho com uma fita adesiva resistente e prestando atenção em colocar a garrafa entre roupas macias bem no meio da mala.

A Aline Brito também deu uma dica bacana: “Eu pego uma garrafa de água (vazia claro) de 2 litros pet corto no meio com tesoura coloco a garrafa de vinho, fecho a garrafa pet com durex largo e voilaaa garantido que não quebra.”


E você, como faz para levar vinho da Italia para o Brasil? Conta para a gente nos comentários!

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá Maryelle,
    Se você comprar 4 garrafas de vinho poderá levar os 23 Kg menos o peso das 4 garrafas (imaginamos que seja em torno de 4 kg cada uma para facilitar as contas, neste caso você poderá levar 19Kg).
    Não existe uma regra específica de como as garrafas devem ser transportadas, mas o ideal é você proteger as garrafas de forma que se quebrem, não estraguem o resto das suas roupas e objetos pessoais.
    Se não quiser colocar as garrafas em uma mala pode transportá-las em uma caixa, mas preste atenção na dimensão da caixa: ela deve ter o tamanho autorizado pela companhia aérea.
    Neste caso será sim cobrado um valor adicional para uma bagagem adicional. O ideal é que você entre em contato com a companhia aérea para obter informações mais precisas sobre o seu caso.
    Saudações da Italia,
    Barbara

  2. Oiee!
    Tenho uma dúvida sobre despachar uma mala com as garrafas de vinho.
    Meu voo contempla 1 bagagem de 23kg para despachar. Caso eu compre por exemplos umas 4 garrafas de vinho, como eu faço para despachá-las? Eu preciso de alguma forma colocar na minha mala? Posso despachar uma caixa com as garrafas protegidas dentro? Teria um custo adicional para despachar essa outra caixa?

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile