RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

Início Palermo Mondello Mondello, a praia mais famosa de Palermo, na Sicilia

Mondello, a praia mais famosa de Palermo, na Sicilia

Mondello é a praia dos palermitanos e uma das praias mais famosas da Italia com sua areia fofinha, mar azul cristalino e transparente. Veja aqui quando vale a pena visitar e tudo o que você precisa saber para ter uma experiência feliz na praia de Mondello.

Índice do artigo:
– Onde fica a praia de Mondello
– O Antico Stabilimento Balneare di Mondello
– Qual a melhor época para frequentar a praia de Mondello
— Primavera em Mondello
— Verão em Mondello
— Outono em Mondello
— Inverno em Mondello
– Mapa de Mondello

A praia de Mondello vista do alto do monte Pellegrino

Onde fica a praia de Mondello

A praia de Mondello não fica em um lugar escondido e de difícil acesso, mas logo ali, em Palermo, a capital da Sicilia.

Tem gente que acha que Mondello é uma cidadezinha nos arredores de Palermo. Mas não é nada disso. Mondello está dentro da cidade de Palermo e faz parte do Comune di Palermo.

A baía de Mondello se estende entre o monte Pellegrino e Capo Gallo.

Quem quiser ter o privilégio de acordar pertinho da praia de Mondello pode ver o nosso artigo com dicas de hotéis em Mondello.

O acesso a praia de Mondello é bastante fácil: dá para chegar de carro até bem perto da entrada da praia. Inclusive existe um ponto de táxi que fica na Piazza Valdesi, pertinho do Alba Beach (um dos bares famosos para um gelato ou algum salgado típico palermitano).

Também existem pontos de ônibus que passam pela praia e a novidade são os patinetes elétricos que viraram um meio de transporte de um lado para outro da praia.

O Antico Stabilimento Balneare di Mondello

Mondello se transformou muito nos últimos anos: de um território quase selvagem passou a ser uma das áreas mais badaladas de Palermo após a construção do Antico Stabilimento Balneare di Mondello, um edifício em estilo Liberty construído dentro do mar com seus pilares imersos dentro da água.

Pausa para foto com as crianças em frente ao Stabilmente Balneare di Mondello após um dia de praia

O Antico Stabilmente Balneare di Mondello foi construído pela empresa de Giovanni Rutelli, filho do famoso escultor Mario Rutelli.

Durante a Segunda Guerra Mundial o edifício foi usado tanto pelos fascistas como pelo exército alemão e finalmente depois pelos aliados que mudaram a maior parte dos móveis para a Villa Igiea.

Nos anos 1990 o edifício foi restaurado pelo engenheiro Umberto Di Cristina para resgatar seu antigo esplendor. Aqui funciona um restaurante.

Qual a melhor época para frequentar a praia de Mondello

Já estive em Mondello no outono, inverno, primavera e verão; antes de ser mãe, com apenas uma filha e atualmente com minhas duas filhas. A praia sempre tem um charme especial e é o primeiro lugar que gosto de visitar quando vou a Palermo.

A praia de Mondello é sempre uma opção que vale incluir no roteiro porque a beleza do lugar fala por si só. Aquele mar cristalino é realmente de encher os olhos de beleza, especialmente nos dias de sol e céu azul.

Se você quer saber como está a praia de Mondello em tempo real veja a webcam do Albaria

Mas é claro que você deve lembrar que na Italia existem as 4 estações do ano bem definidas. E embora Palermo esteja mais para o sul da Italia e não seja tão fria como as cidades do norte, a diferença das estações é perceptível. Vamos entrar em detalhes abaixo:

O vilarejo de pescadores de Mondello

Primavera em Mondello (março-junho)

A primavera marca o início da estação turística em Palermo.

Com a chegada da Páscoa, muitos italianos visitam Palermo e é claro que se sair o sol, muitos vem caminhar com o pé na areia de Mondello. Mas ninguém caminha de biquini e roupa de praia.

Na primavera as pessoas frequentam a praia de Mondello vestidas. De repente até vão com o biquini por baixo da roupa, levam uma toalha e na hora do almoço, que é a hora mais quente do dia, encaram um mergulho nas águas cristalinas de Mondello. Mas a água do mar na primavera ainda é bem gelada!

Verão em Mondello (junho-setembro)

Como é o verão em Mondello? Verão é época de agito, praia cheia, vários restaurantes e bares abertos, gente que frequenta praia 24 horas por dia (sem exagero, nos finais de semana tem gente que passa a noite na praia).

Os beach clubs de Mondello

No verão em Mondello começam a pipocar os beach clubs.

Isso significa que uma parte da praia de Mondello é ocupada por estruturas de madeira onde dentro existem cadeiras de praia, guarda-sol, bar, banheiro e afins.

Foto de Mondello vista do alto em 18 de julho de 2022: reparem no amarelinho sobre a areia, são os beach clubs com seus guarda-sois

Esses beach clubs são estruturas à pagamento: você paga um valor para poder usar duas espreguiçadeiras e um guarda-sol. O preço é cobrado por dia, por semana, por mês ou por toda a estação turística.

São uma opção bem confortável para quem fica poucos dias e não quer ter complicação em comprar guarda-sol e procurar lugar na praia.

Por outro lado eles tem horário de fechamento (se não me falha a memória é por volta das 18:00) então para quem gosta de curtir a praia ao entardecer precisa sair do beach club. Outro ponto negativo do beach club na minha opinião é que não dá para ficar tão pertinho do mar e eu gosto de estender minha toalha bem próximo a água, assim minhas filhas ficam lá brincando e eu relaxando.

Um dos beach clubs de Mondello no final do dia: as cadeiras dobradas, guarda-sois fechados (foto 2021)

Com os beach clubs sobra menos espaço para quem quer usufruir da praia grátis, por isso a gente tem a sensação que a praia lota facilmente, já que a baía de Mondello é pequena. Por outro lado eles ajudam a manter uma certa ordem na praia, talvez sem os beach clubs a praia ficasse coberta de lixo.

A água do mar de Mondello

Em junho e setembro ainda a praia de Mondello é tranquila, mas em julho começa o agito e agosto é o ápice da lotação (especialmente na semana anterior e posterior ao feriado de Ferragosto, no dia 15 de agosto). De qualquer modo, lotada ou não, eu adoro Mondello e vou sempre a praia mesmo assim!

Abaixo uma foto que compartilhei no Instagram em julho de 2021:

Se possível prefira frequentar a praia nos dias de semana (de segunda à sexta), já que nos finais de semana é mais difícil conseguir um espacinho livre na areia. Também é recomendável chegar cedo, se você conseguir acordar cedo no verão!

Eu em Mondello em uma manhã de julho de 2022

O mar é calmo e perfeito para crianças, uma verdadeira piscina de água azul transparente. Já na areia, os vendedores ambulantes são uma atração especial (você já viu este vídeo?).

Nos finais de semana o mar também é visitado por muitos barcos e iates de luxo.

Em agosto quando a temperatura aumenta muito e a praia fica muito lotada pode acontecer da água do mar mudar de cor e ficar verde escura e opaca. Quando isso acontece ou eu vou para a Reserva de Capo Gallo que é ali perto ou dou uma esticadinha até Castellammare del Golfo ou Cefalù).

O verão costuma ser uma estação bem seca em Palermo e em julho e agosto podem acontecer incêndios nos arredores ou pode vir aquele vento quente africano que parece um secador de cabelo ligado, o famoso “scirocco” (em italino a pronúncia é “xiroco“). Exatamente nessas datas o pessoal vai se refrescar na praia. É o único lugar onde dá para aguentar o calor (além de ambientes fechados com ar condicionado).

O mar de Mondello com sua água cristalina e calma ideal para dar uma volta de pedalinho ou para praticar windsurf (a foto foi tirada por mim em 24 de agosto de 2022)

Noites de verão em Mondello

Na parte da noite, no vilarejo de pescadores de Mondello, costumam acontecer feirinhas e muita gente vai passear por lá ou comer em um dos vários restaurantinhos da área. Não é a área mais glamour da cidade para sair à noite, mas é uma opção bacana para quem fica hospedado em Mondello e não quer sair da área.

Outono em Mondello (setembro-dezembro)

O outono é considerado um período espetacular para curtir a praia de Mondello, especialmente no mês de outubro e em anos particularmente quentes e agradáveis como este 2022.

Nesta época a água do mar ainda é quente, mais limpa e transparente do que nunca e para completar a praia volta a ser livre, sem as estruturas de beach clubs, o que dá a sensação da praia ser ainda maior e mais vazia.

É claro que conforme novembro e dezembro se aproximam a água vai esfriando. Mas em dias de sol pode dar até para encarar um mergulho.

Abaixo um vídeo da praia de Mondello em 5 de outubro de 2022:

Inverno em Mondello (dezembro-março)

Durante o inverno em Mondello geralmente a praia é frequentada quase que exclusivamente por habitantes locais.

É fácil encontrar pessoas passeando com o cachorro na praia (o que significa que você precisa prestar atenção onde vai colocar a sua toalha porque podem ter cocôs de cachorro!).

Minha filha Gaia brincando na areia de Mondello em 3 de janeiro de 2015

Você até pode levar o biquini embaixo da roupa, mas geralmente o pessoal chega vestido de inverno, ou seja com camiseta, casaco, calça, bota. Em alguns dias menos frios pode acontecer de algum “maluco” encarar um banho no mar, mas a água é fria.

Foto de Mondello no dia 5 de janeiro de 2015

Também no inverno costuma chover mais em Palermo, é uma estação do ano mais úmida.

Dica: confira 7 opções de hospedagem em Palermo com ótimo custo-benefício!

Mapa de Mondello


View Larger Map

Espero que você tenha gostado do artigo. Se ficou com alguma dúvida é só perguntar nos comentários. Se você tenha alguma dica compartilhe com a gente!

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi Ivone, tudo bem?
    Que delícia uma viagem para comemorar 25 anos de casamento. 🙂

    Na Sicília eu sugiro:
    – Palermo
    – Favignana (Isole Egadi)

    Na Toscana:
    – Florença
    – Pienza
    – Lucignano
    – Siena
    – San Gimignano

    Já escrevi um pouco sobre esses destinos aqui no site e pode continuar seguindo o site que sempre publico dicas novas e fresquinhas. Repare no alto do site tem uma seção “Destinos”>”Italia” e de lá você pode ver as fotos e artigos dos lugares que parecem mais interessantes para vocês. 🙂

    Abraços e até mais,

    Barbara

  2. A proposito somos do Rio de janeiro. Grata pelas dicas que puder nos dar.

  3. Ola Barbara, estamos nos programando para visitar a Italia no proximo ano, como comemoracao ao nossos 25 anos de casados meu marido e eu, sonho em visitar os lugares lindos que so conheco por fotos ou tv, penso em ir a regiao da Toscana, Sicilia, Florença, lugares romanticos, por isso se puder me passe dicas de roteiros para completar essa comemoração, pretendemos inicialmente ficar uns 15 dias. Adorei seu blog Obrigada.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile