Você vai passar uns dias em Roma, mas gostaria de fazer passeios de um dia para conhecer as cidades e atrações nos arredores? Então este artigo é para você. Aqui você encontra os melhores tours em grupo saindo de Roma.

Índice do artigo:
– Roma como cidade base para passeios
– As vantagens de optar por um tour em grupo
– As desvantagens de um tour em grupo
– Os melhores tours em grupo saindo de Roma
1 – Tour Tivoli saindo de Roma (Villa Adriana e Villa d’Este)
2 – Tour Pompeia e Nápoles saindo de Roma
3 – Tour Assis e Orvieto saindo de Roma
4 – Tour Toscana saindo de Roma (Montepulciano e Pienza)
5 – Tour para Capri saindo de Roma
6 – Tour em Ponza com passeio de barco
7 – Tour Veneza saindo de Roma
8 – Tour Florença saindo de Roma

Tours em grupo saindo de Roma
Quer conhecer os cartões postais da Italia usando Roma como base? Veja nossas dicas de tours em grupo saindo de Roma

Roma como cidade base para passeios

Em Roma encontra-se o principal Aeroporto da Italia, o Aeroporto Fiumicino (FCO). Neste aeroporto chegam os vôos intercontinentais e de todas as partes do mundo. Por isso o Aeroporto Fiumicino é considerado uma das portas de entrada na Italia.

Veja: Como ir do Aeroporto Fiumicino ao centro de Roma

Existe também um aeroporto menor, chamado Aeroporto Ciampino, onde geralmente aterram os vôos europeus e locais.

Outra porta de entrada em Roma é o porto de Civitavecchia onde atracam grandes navios.

Veja: Como ir do Porto de Civitavecchia ao centro de Roma

Para você que pretende usar Roma como base para passeios e excursões a melhor opção é reservar um hotel no centro de Roma. Se você ainda não escolheu onde se hospedar, vale a pena dar uma olhada nas nossas dicas de hotéis em Roma 3 e 4 estrelas.

Para fazer passeios saindo de Roma você tem várias opções.

Você pode, por exemplo, fazer todos os passeios por conta própria e organizar detalhes como horários de saída de trens, horário de entrada em museus, compra de ingressos prioritários. A principal estação ferroviária de Roma se chama Roma Termini, a segunda maior estação é a Roma Tiburtina. Dessas duas estações partem os trens de alta velocidade para outras grandes cidades italianas. Se você deseja fazer viagens por conta própria de trem é recomendável reservar um hotel próximo a estação ferroviária Termini.

Pesquise preços de passagens de trem através do comparador de preços Trainline

Uma outra forma de fazer passeios por conta própria é alugar um carro e dirigir diretamente até as cidades que deseja visitar. Neste caso escolha um hotel que tenha garagem para o carro, de preferência garagem no próprio edifício ou perto do hotel (não é tão fácil assim em Roma).

Se não quiser ter trabalho e quiser conforto pode optar por reservar todos passeios e serviços particulares. É um luxo ter um guia de turismo e/ou um motorista profissional com um veículo executivo só para você. Neste caso geralmente o motorista particular com veículo executivo – que aqui na Italia é chamado de NCC (Noleggio con conducente) – tem acesso a áreas onde os carros normais não circulam. Então, exceto em ruas completamente para pedestres, o motorista geralmente pode buscá-lo na porta do hotel.

Os guias de turismo geralmente encontram os clientes em um ponto de encontro próximo ao museu onde farão a visita guiada ou, em caso de city tour, na recepção do próprio hotel (quando central). Prepare-se para colocar a mão no bolso, porque os serviços particulares custam algumas centenas de euros, em base a quantidade de horas reservada.

Mas se você quer gastar pouco e ver o máximo possível os tours em grupo podem ser uma ótima opção.

As vantagens de optar por um tour em grupo

Os tours em grupo são uma forma econômica de viajar. Você compartilha serviços como o transporte, um assistente turístico e, em alguns casos, almoço e ingressos prioritários para as atrações mais disputadas.

Além de ser econômico é prático. Você não precisa ficar pensando muito nos detalhes.

Você só precisa ler direitinho o que está incluído no passeio antes de reservar e ler as condições da reserva, especialmente a política de cancelamento: alguns sites oferecem uma política flexível que permite o reembolso total em caso de cancelamento até 24 ou 48 horas antes da saída do passeio, outros possuem políticas mais rigorosas, às vezes não são reembolsáveis após a reserva.

Leia: Get Your Guide é segura? Vale a pena?

Depois da reserva sua única preocupação é ser pontual e chegar ao ponto de encontro alguns minutos antes da saída. E então é só relaxar e curtir o passeio.

Os tours em grupo são também uma oportunidade de socializar, conhecer pessoas, quem sabe fazer amigos de outros cantos do mundo.

São também uma opção segura de viajar já um assistente turístico é responsável pelo grupo e pode dar conselhos e ajudar em caso de necessidade e imprevistos.

Na Italia a maioria dos tours em grupo de Roma tem saídas em inglês ou espanhol. Em épocas de grande circulação de viajantes brasileiros e portugueses por aqui podem abrir também saídas em português.

As desvantagens de um tour em grupo

Já falamos nas vantagens, mas existem desvantagens em reservar um tour em grupo?

Se de um lado o tour em grupo já tem tudo organizado e você não precisa pensar em nada, por outro você deve seguir o programa organizado. Ou seja: você tem que estar no espírito de seguir o grupo.

Em alguns casos durante os passeios pode ser dado um tempo livre para fazer compras ou passear, mas você deve sempre seguir o programa estabelecido.

Se para algumas pessoas é uma oportunidade de conhecer gente do mundo inteiro, para outras que gostam de descobrir as coisas sozinhos, pode ser chato ter que esperar o grupo. É recomendável refletir sobre o seu perfil de viajante para que você possa viver a melhor experiência de viagem possível.

Os melhores tours em grupo saindo de Roma

Quais os melhores tours em grupo saindo de Roma? Abaixo você encontra a minha seleção de excursões de um dia inteiro saindo de Roma.

Para facilitar incluo um mapa assim você pode ter uma ideia de onde encontram-se as cidades e distâncias:

1 – Tour Tivoli saindo de Roma (Villa Adriana e Villa d’Este)

Reserve aqui seu tour em grupo para Tivoli saindo de Roma através da Get Your Guide

De todas as excursões de um dia saindo de Roma esta é provavelmente a mais curta, já que Tivoli fica bem pertinho de Roma. Em Tivoli encontra-se duas atrações que merecem a visita: a Villa Adriana e a Villa d’Este.

A Villa Adriana foi a imponente residência do Imperador Adriano que viveu entre os anos de 117-138 d.C. Aqui você encontrará as ruínas da suntuosa casa do Imperador Adriano: vai poder admirar os templos, teatros, banhos termais e piscinas.

Já a Villa d’Este é uma residência do século XVI muito famosa pelos seus lindos jardins. Já escrevi um artigo dedicado sobre a Villa d’Este com muitos detalhes, leia aqui.

Os tours em grupo costumam incluir uma pausa para o almoço em Tivoli entre uma Villa e outra e o passeio costuma durar 7 horas no total, incluindo o tempo de ida e volta a partir de Roma.

Distância Roma – Tivoli: aproximadamente 1 hora (estrada)

Tivoli fica no estado do Lácio (Lazio em italiano)

2 – Tour Pompeia e Nápoles saindo de Roma

Reserve aqui seu tour em grupo para Pompeia e Nápoles saindo de Roma através da Get Your Guide

Pompeia é um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo.

Esta cidade da Antiga Roma foi coberta pela lava durante uma erupção do vulcão Vesúvio no ano de 79 d.C. Depois de séculos, a cidade foi encontrada e seus restos arqueológicos permaneceram bem conservados. Hoje é possível ver como viviam os habitantes da cidade a quase 2000 anos atrás: como eram as residências, os estabelecimentos públicos, as ruas.

A melhor parte do tour em grupo é que ele costuma incluir um guia credenciado ou uma versão de guia de áudio para conhecer melhor a história e o que você está vendo.

Geralmente o almoço está incluído e advinha qual o menu? Uma pizza napoletana! Afinal, a pizza napolitana foi até decretada patrimônio da humanidade pela Unesco. Não dava para não experimentar, durante uma viagem pelo estado da Campania, né?

Este tipo de tour em grupo saindo de Roma também costuma incluir também uma rápida parada em Nápoles, que fica praticamente no caminho de Roma até Pompeia. Às vezes a parada em Nápoles é antes de Pompeia, às vezes depois. Pode variar em base a organização do dia.

Distância Roma – Pompeia: aproximadamente 3 horas (estrada)
Distância Roma – Nápoles: aproximadamente 2 horas e meia (estrada)

Pompeia e Nápoles ficam no estado da Campânia (Campania em italiano)

3 – Tour Assis e Orvieto saindo de Roma

Reserve aqui seu tour em grupo para Assis e Orvieto saindo de Roma através da Get Your Guide

Assis é a cidade de São Francisco e você poderá ter a oportunidade de entrar na Basílica de S. Francisco e ver a urna com os restos mortais do santo. Poderá também apreciar as obras de arte de grandes artistas como Giotto e Cimabue.

Alguns tours em grupo também incluem uma parada para visitar o Convento de Santa Chiara e a Basílica de S. Maria degli Angeli.

O tour continua em direção a Orvieto, uma linda cidadezinha no estado da Umbria.

Vale lembrar que como este tour inclui a visita de igrejas evite usar regatas e saias ou shorts curtos para evitar problemas na entrada.

Distância Roma – Assis: aproximadamente 2 horas e meia (estrada)
Distância Roma – Orvieto: aproximadamente 1 hora e 40 minutos (estrada)

Assis e Orvieto ficam no estado da Úmbria (Umbria em italiano)

4 – Tour Toscana saindo de Roma (Montepulciano e Pienza)

Reserve aqui seu tour em grupo para a Toscana saindo de Roma através da Get Your Guide

Para quem sonha em conhecer a Toscana mas vai fazer base em Roma uma ótima opção de tour em grupo saindo de Roma é a versão que inclui parada na cidade de Montepulciano e Pienza.

Montepulciano é um lindo vilarejo no sul da Toscana famoso pela produção do vinho tinto chamado Nobile di Montepulciano. Para você que sonha em conhecer uma cidadezinha da Toscana esta é uma bela amostra da arquitetura típica das antigas cidades construídas no alto de colinas com o panorama das colinas cultivadas nos arredores.

Pienza é outra linda cidadezinha da Toscana, mas invés de vinho Pienza é famosa pela produção do queijo pecorino. Não deixe de passear na Via dell’Amore, a rua do amor.

Alguns tours em grupo para a Toscana saindo de Roma incluem um almoço onde cada prato é servido acompanhado de um vinho toscano diferente, produzido no território. Para você matar sua vontade de tomar vinho toscano na Toscana!

Distância Roma – Montepulciano: aproximadamente 2 horas e meia (estrada)
Distância Roma – Pienza: aproximadamente 2 horas e meia (estrada)

Montepulciano e Pienza ficam no estado da Toscana

5 – Tour para Capri saindo de Roma

Reserve aqui seu tour em grupo para Capri saindo de Roma através da Get Your Guide

Estava em dúvida se deveria incluir Capri na lista de tours em grupo saindo de Roma. Isso porque o passeio é um pouco corrido e cansativo: em geral o tour dura 15 horas, sendo umas 4 horas para chegar na ilha de Capri + 4 horas para voltar (entre ônibus + barco). Para alguns é uma verdadeira maratona.

Acabei incluindo Capri na lista porque muitos brasileiros pedem: “Eu não sei quando voltarei para a Italia novamente e queria muito visitar Capri, dá para ir saindo de Roma?”. Sim, dá. Seria melhor visitar Capri em uma outra viagem quando você fizer base em Nápoles ou Sorrento ou mesmo se puder se hospedar em Capri. Mas se para você o momento é agora e você quer realizar este sonho de visitar Capri existem tours em grupo para Capri saindo de Roma.

Os tours em grupo mais baratos costumam incluir apenas o transporte de ida e volta até a ilha de Capri e deixam tempo livre para você passar na ilha. Assim você pode decidir se quer passar mais tempo curtindo o movimento da famosa Piazzetta, se quer fazer um passeio de barco ao redor da ilha para admirar os Faraglioni vistos do mar e quem sabe visitar a Gruta Azul (à pagamento no local), se quer pegar um teleférico para ir até o topo da ilha no Monte Solaro e quem sabe visitar depois a Villa San Michele em Anacapri.

É cansativo, mas Capri é linda e é um dos cartões postais da Italia. Lembre-se que a melhor época para visitar Capri é entre abril e outubro, os meses mais quentes e ensolarados do ano. Entre junho e setembro você pode até ir com roupa de praia por baixo da roupa e incluir um mergulho no mar cristalino de Capri.

Distância Roma – Nápoles: aproximadamente 2 horas e meia (estrada)
Distância Nápoles – Capri : aproximadamente 1 horas (barco)

Capri fica no estado da Campânia (Campania em italiano)

6 – Tour em Ponza com passeio de barco

Reserve seu tour em grupo para Ponza com passeio de barco através da Get Your Guide

Para quem quer curtir um dia de mar durante os meses mais quentes do ano na Italia e vai fazer base em Roma a dica é ir até a ilha de Ponza.

O tour em grupo geralmente inclui transporte até o porto, onde você pega um barco público para ir até a ilha de Ponza.

Chegando em Ponza você embarca em um barco para visitar as lindas grutas no arredor da ilha, geralmente com parada na gruta de Circe, a feiticeira da “Odisséia” de Homero, que transformou os homens de Ulisses em animais.

O passeio inclui paradas para você nadar no mar cristalino da ilha de Ponza e admirar as falésias.

É previsto um almoço dentro do barco que inclui água e vinho. Existe a possibilidade de reservar máscara e snorkel para admirar o fundo do mar.

Ponza fica no estado do Lácio (Lazio em italiano)

7 – Tour Veneza saindo de Roma

Reserve seu tour em grupo a Veneza saindo de Roma através da Get Your Guide

Veneza fica a mais de 500Km de distância de Roma, mas felizmente existem os trens de alta velocidade que facilitam os deslocamentos entre essas duas lindas cidades.

A maior parte dos tours em grupo oferece apenas os deslocamentos até Veneza e depois deixam o tempo livre para você curtir Veneza como quiser. Se você se sentir confortável pode ler nosso artigo sobre bate-volta Roma Veneza e comprar as passagens por conta própria.

Chegando em Veneza tem muita coisa bacana para ver e fazer. Veja aqui a nossa sugestão com o que fazer em 1 dia em Veneza.

Distância Roma – Veneza: aproximadamente 4 horas (trem de alta velocidade)

Veneza fica no estado do Vêneto (Veneto em italiano)

8 – Tour Florença e Pisa saindo de Roma

Reserve seu tour em grupo a Florença e Pisa saindo de Roma através da Get Your Guide

Prepare-se para um dia intenso, afinal as distâncias são grandes.

De Roma a Pisa são aproximadamente 4 horas de estrada, de Pisa a Florença 1 hora e meia e de Florença até Roma mais 3 horas. No total você poderá passar tranquilamente mais de 8 horas nos deslocamentos. Mas se a vontade de ver as duas cidades mais famosas da Toscana for maior saiba que existe um tour em grupo para Florença e Pisa saindo de Roma.

Florença é a cidade do berço do Renascimento, com monumentos a céu aberto como a catedral de Florença com sua imponente cúpula, dezenas de museus incluindo a Galleria dell’Accademia onde está o David de Michelangelo original.

Eu particularmente acho que você deveria passar no mínimo uns 3 dias em Florença para curtir toda a beleza da cidade (aliás veja o meu roteiro de 15 dias na Italia). Mas é melhor passar umas 3 horinhas do que nunca ver essa cidade maravilhosa, não é mesmo?

Pisa é a cidade famosa pela Torre Inclinada, que encontra-se na Piazza dei Miracoli, um dos patrimônios da humanidade de acordo com a Unesco.

Distância Roma – Pisa: aproximadamente 4 horas (estrada)
Distância Roma – Florença: aproximadamente 3 horas (estrada)

Florença e Pisa ficam no estado da Toscana


Se você gostou das minhas dicas de Tours em grupo saindo de Roma compartilhe esse artigo com seus amigos! E escreva um comentário contando qual a cidade que você não vê a hora de visitar!

Veja outras dicas de Roma e Esquiar perto de Roma (day tour)

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

Artigo anteriorLula é eleito presidente do Brasil pela 3º vez
Próximo artigoMilano Music Week, a semana da música em Milão
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here