RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Clique aqui para reservar sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com! Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

Início Veneto Veneza Palácio Ducal de Veneza, ingressos e informações

Palácio Ducal de Veneza, ingressos e informações

É emocionante pensar nas histórias que o Palácio Ducal de Veneza guarda em suas paredes e nas mãos que o construíram ao longo dos séculos. A cada passo pelo seu interior, é possível sentir a riqueza da arte e arquitetura que se encontra ali, desde os elementos góticos até os toques renascentistas.

O Palácio Ducal é uma verdadeira joia da história de Veneza e uma visita a ele é uma oportunidade única para mergulhar na cultura e na história da cidade.

A história do Palácio Ducal de Veneza

O Palácio Ducal de Veneza é um verdadeiro tesouro da arte gótica. Sua estrutura é composta por uma grande camada de elementos construtivos e ornamentais, desde as antigas fundações até a configuração renascentista do conjunto, passando por belos adereços maneiristas.

O Palácio Ducal de Veneza visto do alto (foto tirada do Campanário de S. Marcos)
O Palácio Ducal de Veneza visto do alto (foto tirada do Campanário de S. Marcos) – foto: Barbara Bueno

O Palácio Ducal é formado por três grandes edifícios que incorporaram e unificaram construções anteriores: a ala voltada para o Bacia de São Marcos (que abriga a Sala do Maggior Consiglio) e é a mais antiga, reconstruída a partir de 1340; a ala voltada para a Praça (antigo Palácio da Justiça) com a Sala dello Scrutinio, cuja construção nas formas atuais começa a partir de 1424; e do outro lado, a ala renascentista, com a residência do doge e muitos escritórios do governo, reconstruída entre 1483 e 1565.

A entrada para o público do Palácio Ducal é a Porta do Trigo (assim chamada porque ficava perto da “Oficina de Grãos”), que se abre sob o pórtico da fachada trecentista voltada para o Bacia de São Marcos.

Os primeiros Doges de Veneza

As origens do Palácio Ducal remontam à época dos primeiros Doges. Os primeiros assentamentos fixos na lagoa veneziana provavelmente datam de um período posterior à queda do Império Romano Ocidental (476).

Com o tempo, esses assentamentos se tornaram cada vez mais duradouros, tanto que eram considerados verdadeiras posições avançadas do Império Bizantino.

No início do século IX, o que já se configurava como a cidade de Veneza adquiriu maior autonomia, favorecida pela distância da capital e também sublinhada pelo ponto de vista religioso.

A devoção a Teodoro, santo padroeiro oriental, foi substituída pelo culto ao apóstolo Marcos, cujas relíquias mortais, de acordo com uma historiografia de origem mais tardia, teriam sido conservadas na cidade lagunar.

Em 810, o doge Angelo Partecipazio mudou a sede do governo da ilha de Malamocco para a área de Rivoalto (atual Rialto). Nessa fase, foi escolhido construir aqui o palatium duci, o Palácio Ducal. Pode-se supor que o modelo poderia ter sido o palácio de Diocleciano em Split, embora não haja sobrevivência das estruturas do século IX.

Leia também: 5 hotéis de luxo em Veneza maravilhosos

Quem eram os doges de Veneza

Os doges eram os líderes da República de Veneza, uma das principais potências marítimas do mundo medieval. A posição de doge era vitalícia e herdeira, e os doges eram escolhidos pelo Conselho de Anciãos, um grupo de senadores que governavam a cidade.

Os primeiros doges de Veneza foram eleitos no século IX e, ao longo dos séculos, eles lideraram a cidade em sua ascensão comercial e política, expandindo sua influência pelo Mediterrâneo e estabelecendo alianças com outros estados europeus.

Por dentro do Palácio Ducal de Veneza(foto: divulgação)

A República de Veneza existiu por centenas de anos, e os doges foram seus líderes oficiais até o século XVIII, quando a cidade foi conquistada pelas tropas napoleônicas e a posição de doge foi extinta.

A ponte dos suspiros

A Ponte dos Suspiros foi construída em 1614 para ligar o Palácio Ducal ao prédio adjacente destinado às Prisões Novas.

A ponte dos suspiros em Veneza (foto: Barbara Bueno)

Fechado e coberto, ela é composto por dois corredores separados por uma parede. Um deles liga as Prisões às Salas do Magistrado das Leis e da Quarantia Criminal no andar nobre do Palácio Ducal; o outro comunica as Prisões com as Salas da Avogaria e com o Parlatorio. Ambos os corredores também estão ligados à escada de serviço que leva dos Pozzi até os Piombi.

Um outro ângulo da Ponte dos Suspiros (foto de junho de 2025, crédito: Barbara Bueno)

O famoso apelido de “ponte dos suspiros” remonta à época romântica e se refere ao suspiro do prisioneiro que, saindo do tribunal do Palácio, atravessa o canal através da ponte para chegar à cela na qual cumprirá a pena e pode apenas vislumbrar, através das pequenas janelas, a lagoa, São Jorge e a liberdade.

Visita das prisões (foto:divulgação)

A partir da ponte, é possível acessar as Prisões Novas.

Leia também sobre os crimes financeiros na Idade Média

Horário de abertura do Palácio Ducal de Veneza

O Palácio Ducal de Veneza abre diariamente das 09:00 às 18:00 (com entrada permitida até ás 17:00). A operação de fechamento do museu começa 30 minutos antes do horário de fechamento.

Atenção: o horário poderá sofrer alterações sem aviso prévio.

Ingressos para o Palácio Ducal de Veneza

Abaixo as tarifas para reserva online no site oficial. É previsto desconto para reserva com antecedência de pelo menos 30 dias. Os ingressos comprados no site oficial não são reembolsáveis após a emissão.

CategoriaTarifaIngressos Online
AdultosEuro 30,00comprar aqui
Reduzido (jovens 6-14 anos, estudantes 15-25 anos, maiores 65 anos)Euro 15,00comprar aqui
0-5 anosGrátiscomprar aqui
É prevista uma taxa de reserva de 1 euro aproximadamente

Existe também a possibilidade de efetuar a reserva dos ingressos prioritários para o Palácio Ducal através da Get Your Guide.

Leia também: Ingressos Fura-Fila na Itália que você deveria comprar

Visita guiada no Palácio Ducal (com opção em português!)

Powered by GetYourGuide

É muito raro encontrar disponibilidade de visitas guiadas em português no Palácio Ducal por um simples motivo: existem poucos guias de turismo profissionais que falam português em Veneza. A maioria das agências oferece opções de visitas guiadas em línguas como inglês ou espanhol.

A novidade é que recentemente foram colocados tours em grupo para visitar a Basílica de S.Marcos com opção de incluir o Palácio Ducal. O passeio é novo e ainda não testamos. Se você fizer, conta para a gente aqui nos comentários como foi a experiência. O feedback dos amigos do BRASIL NA ITALIA é fundamental para ajudar a divulgar apenas o melhor disponível.

Quando você opta por reservar um tour guiado no Palácio Ducal geralmente ele já inclui os ingressos prioritários para entrar no museu, então o tour guiado acaba tendo um bom custo-benefício para quem é curioso e gosta de saber das coisas.

Reserve um tour guiado no Palácio Ducal e Basílica de S. Marcos através da Get Your Guide

Como chegar no Palácio Ducal

O Palácio Ducal fica ao lado da Praça de São Marcos (Piazza San Marco).

O endereço do Palácio Ducal é San Marco 1, 30124 Venezia.

Você pode pegar um vaporetto (o barco público de Veneza) para ir até o Palazzo Ducal.

Powered by GetYourGuide

Compre seu bilhete de vaporetto online através da Get Your Guide

O campanário de S. Marcos, as colunas de S. Marcos e S. Teodoro (S. Marco e S. Todaro) e o Palácio Ducal admirados do Canal Grande de Veneza

Indicações:

  • saindo do Piazzale Roma: pegue a linha 1 com parada em Vallaresso ou San Zaccaria; Linha 2 parada Giardinetti; Linha 5.1 ou Linha 4.1 com parada San Zaccaria
  • saindo da estação ferroviária Veneza Santa Lucia: pegue a linha 1 parada Vallaresso ou San Zaccaria; Linha 2 parada Giardinetti; Linha 5.1 ou 4.1 parada San Zaccaria
  • saindo do Lido di Venezia: pegue a Linha 1 parada Vallaresso ou San Zaccaria; Linha 5.2 parada San Zaccaria

Leia também: Como ir do Aeroporto de Veneza a S. Marcos

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Clique aqui para reservar sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

SEM COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile