RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Clique aqui para reservar sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com! Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

Início Notícias O imperdível Vulcão Etna na Sicília

O imperdível Vulcão Etna na Sicília

O Etna é o vulcão mais alto da Europa e um dos mais ativos do mundo, localizado na ilha de Sicília. Sua beleza de sua história atraem milhares de turistas do mundo inteiro. Leia o post para saber como visitá-lo!

Etna, uma experiência inesquecível para viver pelo menos uma vez na vida

A primeira coisa que chama a atenção neste vulcão é sua imponência: com cerca de 3.340 metros de altura, o Etna domina o paisagem da Sicília e, especialmente, a costa leste da ilha.

Etna, a beleza do vulcão siciliano
Etna, a beleza do vulcão siciliano

Mas não é apenas sua aparência imponente que o torna fascinante: o Etna também é um dos vulcões mais ativos do mundo, com uma história eruptiva que se estende por cerca de 600.000 anos.

Visitar o Etna é uma experiência que oferece emoções únicas e inesquecíveis. Você pode escolher fazer uma caminhada a pé, de mountain bike ou de jipe para aproveitar plenamente a beleza da paisagem e da natureza selvagem que cerca o vulcão.

Reserve uma excursão ao Etna com Funivia, Jipe e tour a pé até o vulcão através da Get Your Guide

Mas a verdadeira emoção ocorre quando se chega ao topo, onde é possível admirar o panorama. De lá, é possível ver o mar cristalino e as montanhas que cercam o Etna, além da cratera, com suas fumadas e nuvens de vapor.

Visitar o Etna também significa descobrir sua história e sua cultura.

A montanha foi habitada desde a antiguidade e sempre foi uma fonte de inspiração para poetas, escritores e artistas do mundo todo.

Até hoje, o Etna é um símbolo importante da Sicília e da Itália, um lugar onde a história, a natureza e a cultura se encontram e se misturam.

Curiosidade: A altura do Etna muda com frequência. No início do século XX, era de 3295 metros, mas no início dos anos 60 chegou a 3323 metros. Em 1978, o Cratera de Nordeste atingiu uma altitude de 3340 metros e 3350 metros em 1981. Depois desse período, o vulcão gradualmente perdeu altura, chegando a 3330 metros em 1998, 3326 metros em 2018 e cerca de 3320 metros após um colapso da cratera Nord-Est em fevereiro de 2019 (fonte: INGV)

Etna é um Patrimônio da Humanidade

O Etna foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2013, já que é considerado um dos vulcões mais ativos e estudados do mundo.

Como visitar o vulcão Etna na Sicília

O Etna é facilmente acessível a partir das principais cidades da Sicília, como Catania, Palermo e Messina.

Reserve um tour de Palermo para visitar o Etna e Taormina

O aeroporto mais próximo do Etna é o de Catania, que está bem ligado com o resto da Itália e com muitos países europeus.

Para quem viaja de trem a estação principal é Catania.

De Catania, a opção mais conveniente é chegar de carro até o Refúgio Sapienza, que fica em Nicolosi, onde há amplas áreas de estacionamento pagas e vigiadas cuidadosamente pelos agentes de trânsito.

Você também pode ficar hospedado em Nicolosi, há várias estruturas hoteleiras nas proximidades!

Assim que você chegar ao Etna, poderá optar por visitar o vulcão de forma independente ou reservar um passeio organizado, que lhe permitirá descobrir todas as belezas e curiosidades do Etna de maneira fácil e segura.

Nas proximidades, há já várias pequenas crateras para ver. Se quiser chegar ao topo, há um teleférico disponível. Quando chegar no alto da estação do teleférico, pode continuar subindo a pé (certifique-se de usar sapatos adequados) ou pegar um dos ônibus que seguem ainda mais para cima, onde guias especializados (à pagamento) continuarão o passeio. Os preços dependem das opções escolhidas e estão bem expostos. Lembre-se de prestar atenção na roupa, pois as temperaturas podem cair rapidamente.

O ônibus turístico 4×4 a caminho do topo do Etna. Sicília, Itália.

Se quiser descobrir todas as belezas e curiosidades do Etna de maneira ainda mais detalhada, você pode reservar uma visita guiada com um geólogo ou com um especialista do vulcão. Para você conhecer todos os segredos e peculiaridades do Etna e viver uma experiência inesquecível.

De qualquer forma, é sempre recomendável se informar antes de partir e verificar as condições climáticas e as eventual restrições ou proibições de acesso. Além disso, é importante usar roupas e sapatos adequados e levar água e comida para eventualidades.

Passeio de helicóptero sobrevoando o vulcão Etna

Powered by GetYourGuide

Se você quer ter uma ideia de como é o vulcão Etna visto do alto, nada melhor do que reservar um passeio de helicóptero. O voo geralmente dura 30 minutos aproximadamente e é realizado por pilotos experientes que conhecem bem o território.

É possível reservar um tour de helicóptero sobre o Etna através da Get Your Guide.

O teleférico “Funivia dell’Etna”

Powered by GetYourGuide

A telecabine Funivia dell’Etna é um serviço de transporte que permite alcançar as áreas mais altas do Etna. A telecabine parte da praça Refúgio Sapienza, localizada na área Etna Sud, a uma altitude de 1.923, e opera todos os dias do ano, dependendo das condições meteorológicas e das necessidades técnicas.

Horário: das 8h30 às 16h10 (última descida às 15h50) – Atenção: o horário pode sofrer alterações sem aviso prévio!

Tarifas PASSAGEM DE TELEFÉRICO apenas da Estação de partida a uma altitude de 1.923 até o Bar a uma altitude de 2.500: adultos (a partir de 11 anos) € 50,00 p.p. | redução crianças: até 4 anos GRÁTIS – de 5 a 10 anos: € 30,00.

Existe possibilidade de comprar a passagem de ida e volta de teleférico através da Get Your Guide

O teleférico “Funivia dell’Etna”

A empresa por trás do teleférico

O Grupo Russo Morosoli atua em vários setores como turismo, hospitalidade, motores e esporte. Uma delas, no entanto, tem raízes profundas e vive ao lado do fogo: a Funivia dell’ Etna.

A construção, o desenvolvimento e a gestão do teleférico em um vulcão ativo foram uma atitude visionária no passado e, hoje, manter essa possibilidade tornou-se um ato heroico.

O grupo teve que enfrentar vários danos nos equipamentos causados ​​por eventos naturais, sem qualquer tipo de ajuda do Estado ou das instituições locais.

O equilíbrio no Etna é sempre instável, pois tudo está sujeito a possíveis mudanças. Mas a tenacidade de reconstruir é como uma seiva vital para Russo Morosoli. Hoje, as atividades do teleférico oferecem emoções extraordinárias, como a possibilidade de chegar até 3.000 metros e quase tocar o céu com o olhar, dando aquela sensação única de estar equilibrado no infinito.

Como chegar no Etna saindo de Catania

Powered by GetYourGuide

Catania é a cidade mais próxima do vulcão Etna, a cerca de 15 km de distância.

Catania é a segunda cidade mais populosa da Sicília e um importante centro cultural, econômico e turístico da ilha.

Oferece muitas atrações culturais, históricas e artísticas, como o Duomo de Catania, o Castelo Ursino e o Teatro Bellini. Além disso, é uma cidade muito animada e dinâmica, com muitas opções de restaurantes, bares e estabelecimentos comerciais.

Há também várias empresas que oferecem excursões organizadas para visitar o vulcão de maneira fácil e segura.

De Catania, é possível chegar ao Etna de várias maneiras: de carro, ônibus, com um passeio organizado ou de táxi.

De Catania ao Etna de carro

Para chegar ao Refúgio Sapienza e à estação de partida do Teleférico do Etna, basta seguir as indicações para Nicolosi e Etna Sul de Catania. Após cerca de 18 km, você chega a Nicolosi, um centro habitado localizado a 690 metros de altitude. Deixando o centro, continue para o norte sempre em direção a Etna-Refúgio Sapienza.

Leia também: dicas para alugar carro na Italia

Mapa Catania – Nicolosi – Rifugio Sapienza – Etna – Taormina

Em cerca de 35 minutos de viagem pela S.P. 92, você chega ao Refúgio Sapienza e à estação de partida do Teleférico do Etna, que estão localizados a 1.900 metros de altitude. Ambas as estruturas escaparam dos fluxos de lava da erupção de julho-agosto de 2001.

Etna Norte: Autoestrada A18 CT-ME saída para Fiumefreddo di Sicilia continuar para Linguaglossa e seguir a estrada provincial Mareneve até Piano Provenzana.

Etna Sul: Tangencial oeste, saída Gravina di Catania, continuar para Nicolosi, até o Refúgio Sapienza.

De Catania ao Etna de ônibus

Pegar o ônibus da AST (Empresa de Transporte Siciliana) que sai às 8:15 em frente à estação ferroviária central (Praça Giovanni XXIII).

Chegada ao Refúgio Sapienza às 10:10.

No verão há outra corrida às 11:30.

Retorno às 16:30 do Refúgio Sapienza com chegada em Catania às 18:30.

Recomenda-se verificar horários e tarifas no site http://www.aziendasicilianatrasporti.it

De Catania ao Etna de trem

Para chegar ao Etna de trem a partir de Catania, é possível usar a Ferrovia Circumetnea (o metrô de Catania), que sai de Via Caronda n.352 em Catania.

A estação principal da Ferrovia Circumetnea é chamada “Catania Borgo”. Da estação de Catania, basta descer em Linguaglossa e de lá seguir em direção ao vulcão de ônibus ou outro meio de transporte. Recomenda-se verificar os horários e tarifas dos trens da Ferrovia Circumetnea antes de planejar a viagem.

Como chegar no Etna saindo de Taormina

Powered by GetYourGuide

Muitas pessoas que visitam o Etna preferem ficar hospedadas em Taormina, uma cidade localizada na costa leste da Sicília.

Taormina é famosa por sua história, clima ameno, belezas naturais e inúmeros atrativos turísticos. Oferece uma grande variedade de acomodações, desde grandes hotéis a bed & breakfast, e uma ampla escolha de restaurantes, bares e lojas.

A partir de Taormina, é fácil chegar ao Etna usando os meios de transporte públicos ou alugando um carro. A combinação de uma visita ao Etna com uma estadia em Taormina torna a viagem à Sicília ainda mais inesquecível.

Reserve uma excursão de dia inteiro ao Etna, vinho e Alcantara Canyons saindo de Taormina

De Taormina ao Etna de ônibus

É possível pegar um ônibus da empresa Etna Trasporti

De Taormina ao Etna de trem

Pegue o trem na estação de Taormina-Giardini em direção de Catania.

O trem deverá chegar na estação de Catania em cerca de 35 minutos (com os trens mais rápidos). O bilhete custa 5,20 euros. Em frente à estação central de Catania, você pode pegar o ônibus AST com destino ao Refúgio Sapienza.

Como chegar ao Etna de Palermo

Powered by GetYourGuide

O modo mais confortável para ir até o Etna de Palermo é com uma excursão organizada. Assim você não precisa pensar em nada e só curte o destino.

Reserve um tour de Palermo para visitar o Etna e Taormina

Mas se você prefere fazer por conta própria dá para fazer também. Saindo de carro de Palermo direto para o Refúgio Sapienza, no Etna, você leva aproximadamente 3 horas de ida (e se for voltar a Palermo coloca mais 3 horas na sua conta).

A distância de Palermo até o Refugio Sapienza nem é tão grande: são aproximadamente 230 km. O problema é que a rede de transportes na Sicília não é lá essas coisas, se compararmos com o norte da Italia.

Outra opção é ir de trem até Catânia e de lá seguir todos os procedimentos descritos anteriormente neste artigo. No momento a viagem de trem de Palermo Centrale até Catania Centrale leva aproximadamente 4 horas e é prevista troca de trem.


Leia o artigo original em italiano no nosso site parceiro Sicilia Mare

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Clique aqui para reservar sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

SEM COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile