O Etna é o vulcão mais alto da Europa e um dos mais ativos do mundo, localizado na ilha de Sicília. Sua beleza de sua história atraem milhares de turistas do mundo inteiro. Leia o post para saber como visitá-lo!
Índice
Etna, uma experiência inesquecível para viver pelo menos uma vez na vida
A primeira coisa que chama a atenção neste vulcão é sua imponência: com cerca de 3.340 metros de altura, o Etna domina o paisagem da Sicília e, especialmente, a costa leste da ilha.

Mas não é apenas sua aparência imponente que o torna fascinante: o Etna também é um dos vulcões mais ativos do mundo, com uma história eruptiva que se estende por cerca de 600.000 anos.
Visitar o Etna é uma experiência que oferece emoções únicas e inesquecíveis. Você pode escolher fazer uma caminhada a pé, de mountain bike ou de jipe para aproveitar plenamente a beleza da paisagem e da natureza selvagem que cerca o vulcão.
Reserve uma excursão ao Etna com Funivia, Jipe e tour a pé até o vulcão através da Get Your Guide
Mas a verdadeira emoção ocorre quando se chega ao topo, onde é possível admirar o panorama. De lá, é possível ver o mar cristalino e as montanhas que cercam o Etna, além da cratera, com suas fumadas e nuvens de vapor.
Visitar o Etna também significa descobrir sua história e sua cultura.
A montanha foi habitada desde a antiguidade e sempre foi uma fonte de inspiração para poetas, escritores e artistas do mundo todo.
Até hoje, o Etna é um símbolo importante da Sicília e da Itália, um lugar onde a história, a natureza e a cultura se encontram e se misturam.
Curiosidade: A altura do Etna muda com frequência. No início do século XX, era de 3295 metros, mas no início dos anos 60 chegou a 3323 metros. Em 1978, o Cratera de Nordeste atingiu uma altitude de 3340 metros e 3350 metros em 1981. Depois desse período, o vulcão gradualmente perdeu altura, chegando a 3330 metros em 1998, 3326 metros em 2018 e cerca de 3320 metros após um colapso da cratera Nord-Est em fevereiro de 2019 (fonte: INGV)
Etna é um Patrimônio da Humanidade
O Etna foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2013, já que é considerado um dos vulcões mais ativos e estudados do mundo.
Como visitar o vulcão Etna na Sicília
O Etna é facilmente acessível a partir das principais cidades da Sicília, como Catania, Palermo e Messina.
Reserve um tour de Palermo para visitar o Etna e Taormina
O aeroporto mais próximo do Etna é o de Catania, que está bem ligado com o resto da Itália e com muitos países europeus.
Para quem viaja de trem a estação principal é Catania.
De Catania, a opção mais conveniente é chegar de carro até o Refúgio Sapienza, que fica em Nicolosi, onde há amplas áreas de estacionamento pagas e vigiadas cuidadosamente pelos agentes de trânsito.
Você também pode ficar hospedado em Nicolosi, há várias estruturas hoteleiras nas proximidades!
Assim que você chegar ao Etna, poderá optar por visitar o vulcão de forma independente ou reservar um passeio organizado, que lhe permitirá descobrir todas as belezas e curiosidades do Etna de maneira fácil e segura.
Nas proximidades, há já várias pequenas crateras para ver. Se quiser chegar ao topo, há um teleférico disponível. Quando chegar no alto da estação do teleférico, pode continuar subindo a pé (certifique-se de usar sapatos adequados) ou pegar um dos ônibus que seguem ainda mais para cima, onde guias especializados (à pagamento) continuarão o passeio. Os preços dependem das opções escolhidas e estão bem expostos. Lembre-se de prestar atenção na roupa, pois as temperaturas podem cair rapidamente.
Se quiser descobrir todas as belezas e curiosidades do Etna de maneira ainda mais detalhada, você pode reservar uma visita guiada com um geólogo ou com um especialista do vulcão. Para você conhecer todos os segredos e peculiaridades do Etna e viver uma experiência inesquecível.
De qualquer forma, é sempre recomendável se informar antes de partir e verificar as condições climáticas e as eventual restrições ou proibições de acesso. Além disso, é importante usar roupas e sapatos adequados e levar água e comida para eventualidades.
Passeio de helicóptero sobrevoando o vulcão Etna
Se você quer ter uma ideia de como é o vulcão Etna visto do alto, nada melhor do que reservar um passeio de helicóptero. O voo geralmente dura 30 minutos aproximadamente e é realizado por pilotos experientes que conhecem bem o território.
É possível reservar um tour de helicóptero sobre o Etna através da Get Your Guide.
O teleférico “Funivia dell’Etna”
A telecabine Funivia dell’Etna é um serviço de transporte que permite alcançar as áreas mais altas do Etna. A telecabine parte da praça Refúgio Sapienza, localizada na área Etna Sud, a uma altitude de 1.923, e opera todos os dias do ano, dependendo das condições meteorológicas e das necessidades técnicas.
Horário: das 8h30 às 16h10 (última descida às 15h50) – Atenção: o horário pode sofrer alterações sem aviso prévio!
Tarifas PASSAGEM DE TELEFÉRICO apenas da Estação de partida a uma altitude de 1.923 até o Bar a uma altitude de 2.500: adultos (a partir de 11 anos) € 50,00 p.p. | redução crianças: até 4 anos GRÁTIS – de 5 a 10 anos: € 30,00.
Existe possibilidade de comprar a passagem de ida e volta de teleférico através da Get Your Guide
A empresa por trás do teleférico
O Grupo Russo Morosoli atua em vários setores como turismo, hospitalidade, motores e esporte. Uma delas, no entanto, tem raízes profundas e vive ao lado do fogo: a Funivia dell’ Etna.
A construção, o desenvolvimento e a gestão do teleférico em um vulcão ativo foram uma atitude visionária no passado e, hoje, manter essa possibilidade tornou-se um ato heroico.
O grupo teve que enfrentar vários danos nos equipamentos causados por eventos naturais, sem qualquer tipo de ajuda do Estado ou das instituições locais.
O equilíbrio no Etna é sempre instável, pois tudo está sujeito a possíveis mudanças. Mas a tenacidade de reconstruir é como uma seiva vital para Russo Morosoli. Hoje, as atividades do teleférico oferecem emoções extraordinárias, como a possibilidade de chegar até 3.000 metros e quase tocar o céu com o olhar, dando aquela sensação única de estar equilibrado no infinito.
Como chegar no Etna saindo de Catania
Catania é a cidade mais próxima do vulcão Etna, a cerca de 15 km de distância.
Catania é a segunda cidade mais populosa da Sicília e um importante centro cultural, econômico e turístico da ilha.
Oferece muitas atrações culturais, históricas e artísticas, como o Duomo de Catania, o Castelo Ursino e o Teatro Bellini. Além disso, é uma cidade muito animada e dinâmica, com muitas opções de restaurantes, bares e estabelecimentos comerciais.
Há também várias empresas que oferecem excursões organizadas para visitar o vulcão de maneira fácil e segura.
De Catania, é possível chegar ao Etna de várias maneiras: de carro, ônibus, com um passeio organizado ou de táxi.
De Catania ao Etna de carro
Para chegar ao Refúgio Sapienza e à estação de partida do Teleférico do Etna, basta seguir as indicações para Nicolosi e Etna Sul de Catania. Após cerca de 18 km, você chega a Nicolosi, um centro habitado localizado a 690 metros de altitude. Deixando o centro, continue para o norte sempre em direção a Etna-Refúgio Sapienza.
Leia também: dicas para alugar carro na Italia
Em cerca de 35 minutos de viagem pela S.P. 92, você chega ao Refúgio Sapienza e à estação de partida do Teleférico do Etna, que estão localizados a 1.900 metros de altitude. Ambas as estruturas escaparam dos fluxos de lava da erupção de julho-agosto de 2001.
Etna Norte: Autoestrada A18 CT-ME saída para Fiumefreddo di Sicilia continuar para Linguaglossa e seguir a estrada provincial Mareneve até Piano Provenzana.
Etna Sul: Tangencial oeste, saída Gravina di Catania, continuar para Nicolosi, até o Refúgio Sapienza.
De Catania ao Etna de ônibus
Pegar o ônibus da AST (Empresa de Transporte Siciliana) que sai às 8:15 em frente à estação ferroviária central (Praça Giovanni XXIII).
Chegada ao Refúgio Sapienza às 10:10.
No verão há outra corrida às 11:30.
Retorno às 16:30 do Refúgio Sapienza com chegada em Catania às 18:30.
Recomenda-se verificar horários e tarifas no site http://www.aziendasicilianatrasporti.it
De Catania ao Etna de trem
Para chegar ao Etna de trem a partir de Catania, é possível usar a Ferrovia Circumetnea (o metrô de Catania), que sai de Via Caronda n.352 em Catania.
A estação principal da Ferrovia Circumetnea é chamada “Catania Borgo”. Da estação de Catania, basta descer em Linguaglossa e de lá seguir em direção ao vulcão de ônibus ou outro meio de transporte. Recomenda-se verificar os horários e tarifas dos trens da Ferrovia Circumetnea antes de planejar a viagem.
Como chegar no Etna saindo de Taormina
Muitas pessoas que visitam o Etna preferem ficar hospedadas em Taormina, uma cidade localizada na costa leste da Sicília.
Taormina é famosa por sua história, clima ameno, belezas naturais e inúmeros atrativos turísticos. Oferece uma grande variedade de acomodações, desde grandes hotéis a bed & breakfast, e uma ampla escolha de restaurantes, bares e lojas.
A partir de Taormina, é fácil chegar ao Etna usando os meios de transporte públicos ou alugando um carro. A combinação de uma visita ao Etna com uma estadia em Taormina torna a viagem à Sicília ainda mais inesquecível.
Reserve uma excursão de dia inteiro ao Etna, vinho e Alcantara Canyons saindo de Taormina
De Taormina ao Etna de ônibus
É possível pegar um ônibus da empresa Etna Trasporti.
De Taormina ao Etna de trem
Pegue o trem na estação de Taormina-Giardini em direção de Catania.
O trem deverá chegar na estação de Catania em cerca de 35 minutos (com os trens mais rápidos). O bilhete custa 5,20 euros. Em frente à estação central de Catania, você pode pegar o ônibus AST com destino ao Refúgio Sapienza.
Como chegar ao Etna de Palermo
O modo mais confortável para ir até o Etna de Palermo é com uma excursão organizada. Assim você não precisa pensar em nada e só curte o destino.
Reserve um tour de Palermo para visitar o Etna e Taormina
Mas se você prefere fazer por conta própria dá para fazer também. Saindo de carro de Palermo direto para o Refúgio Sapienza, no Etna, você leva aproximadamente 3 horas de ida (e se for voltar a Palermo coloca mais 3 horas na sua conta).
A distância de Palermo até o Refugio Sapienza nem é tão grande: são aproximadamente 230 km. O problema é que a rede de transportes na Sicília não é lá essas coisas, se compararmos com o norte da Italia.
Outra opção é ir de trem até Catânia e de lá seguir todos os procedimentos descritos anteriormente neste artigo. No momento a viagem de trem de Palermo Centrale até Catania Centrale leva aproximadamente 4 horas e é prevista troca de trem.
Leia o artigo original em italiano no nosso site parceiro Sicilia Mare
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem