Florença, uma cidade conhecida por sua rica história e patrimônio cultural, é um destino turístico popular na Itália. Entre os monumentos icônicos da cidade, o Campanário de Giotto é uma atração imperdível para muitos visitantes. No entanto, a partir de 3 de maio de 2023, uma mudança importante será implementada para melhorar a experiência dos turistas e preservar a integridade do monumento. Saiba mais aqui.

Campanário de Giotto em Florença: novo sistema de reserva de horários

A Opera di Santa Maria del Fiore, que é responsável pela gestão dos monumentos do Duomo de Florença, decidiu adotar um sistema de reservas de horários de entrada para visitar o Campanário de Giotto.

Campanário de Giotto em Florença: novo sistema de reserva de horários. No centro da foto vemos a catedral de Florença com a cúpula de Brunelleschi atrás e o campanário de Giotto à direita
Campanário de Giotto em Florença: novo sistema de reserva de horários a partir de 3 de maio de 2023 (foto: divulgação)

Essa medida já foi implementada com sucesso na Cúpula de Brunelleschi, outro monumento famoso em Florença ou na Torre Inclinada em Pisa.

O objetivo do novo sistema de reserva de horários é facilitar as visitas e eliminar gradualmente as longas filas de espera que se formam para acessar o monumento. Além disso, a intenção é reduzir a pressão sobre o monumento, favorecendo uma melhor conservação do mesmo.

A partir de 3 de maio de 2023, os visitantes que possuem o bilhete “Giotto Pass” terão que reservar um horário de entrada para visitar o Campanário.

Serão disponibilizados 15 horários de entrada diários, com o primeiro horário às 8h15 e o último às 18h45, permitindo um máximo de 120 pessoas por faixa horária. A reserva poderá ser feita no site da Opera di Santa Maria del Fiore ou nas bilheterias.

Novo depósito de bagagens na Praça da Catedral (Piazza Duomo)

Outra novidade importante é a abertura de um depósito de bagagens na Piazza Duomo 38/r (ao lado da entrada do Museu) a partir de 1º de maio de 2023.

Os visitantes da Cúpula terão que deixar gratuitamente objetos volumosos, como mochilas, pacotes, contêineres e bolsas de grande porte. Cerca de 60% dos visitantes que acessam a Cúpula trazem bagagens volumosas, principalmente mochilas, que retardam os controles e não permitem uma visita confortável aos turistas, pois é necessário percorrer uma escada íngreme de 463 degraus para subir e descer.

mapa do complexo monumental da catedral de Florença

“Trata-se de um serviço gratuito que a Opera oferece aos portadores do bilhete Brunelleschi Pass e é intenção de nossa instituição estendê-lo gradualmente a todos os visitantes de nossos monumentos”, explica o diretor-geral, Lorenzo Luchetti.

O regulamento do depósito de bagagens, com todas as instruções a serem seguidas, estará disponível no local, no site da Opera di Santa Maria del Fiore (também em formato PDF) e nas bilheterias por meio de um código QR.

Abaixo o regulamento do depósito de bagagens para quem quer saber mais detalhes:

Para apoiar essas mudanças, haverá pessoal disponível nas entradas do Campanário, da Cripta de Santa Reparata, do Batistério, do Museu e no Sagrato da Catedral para fornecer informações em várias línguas e facilitar o acesso dos visitantes.

Tipos de ingressos disponíveis

Os monumentos do Duomo de Florença, com exceção da entrada gratuita na Catedral, podem ser visitados adquirindo três tipos de ingressos.

Brunelleschi Pass

Brunelleschi Pass

O mais completo é o “Brunelleschi pass“, que inclui a visita à Cúpula, ao Campanário, à Cripta de Santa Reparata, ao Batistério e ao Museu da Ópera do Duomo.

Tarifas oficiais ingressos:
– Inteiro: Euro 30,00
– Reduzido: Euro 12,00

Giotto Pass

Giotto Pass

Para quem faz questão de subir apenas no campanário, a dica é o “Giotto Pass“, que permite a visita aos monumentos e ao Museu, exceto à Cúpula.

Tarifas oficiais ingressos:
– Inteiro: Euro 20,00
– Reduzido: Euro 7,00

Ghiberti Pass

Ghiberti Pass

Já o “Ghiberti pass” não dá acesso ao campanário de Giotto. É possível visitar apenas o Batistério, a Cripta de Santa Reparata e o Museu.

Tarifas oficiais ingressos:
– Inteiro: Euro 15,00
– Reduzido: Euro 5,00

Todos os três bilhetes são válidos por 3 dias a partir do dia da ativação.

Ingressos reduzidos para crianças de 7-14 anos e estudantes

Menores de 7 anos entram gratuitamente.

Visitas guiadas em português

As visitas guiadas organizadas pela Opera di Santa Maria del Fiore geralmente estão disponíveis em inglês e italiano. Para quem quer fazer uma visita guiada em português é recomendável reservar um passeio através de agências autorizadas.

Reserve uma visita guiada ao complexo do Duomo de Florença com Giotto Pass válido por 72 horas através da Get Your Guide (disponível também em português!)

Outras dicas de Florença

Para aqueles que desejam explorar ainda mais a rica história e beleza de Florença, existem diversas opções de passeios turísticos na cidade. Entre os destaques estão as visitas ao Palazzo Vecchio, à Galleria degli Uffizi e ao Palácio Pitti, onde é possível apreciar algumas das mais famosas obras de arte do Renascimento italiano, além de descobrir curiosidades e histórias fascinantes sobre a cidade e seus habitantes.

Vale a pena ficar ligado na programação de shows e eventos internacionais em Florença e arredores.

Em relação a viagens nos arredores de Florença, use o nosso roteiro de 7 dias na Toscana com base em Florença como inspiração.

Como chegar em Florença:
– Do aeroporto Fiumicino em Roma
– Do aeroporto de Florença
– Do porto de Livorno

Hospedagem em Florença:
– Hotéis em Florença
– Hotéis de Luxo em Florença
– Hostels em Florença

Espero que o artigo seja útil para você programar uma viagem deliciosa em Florença. Depois compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorVoos promocionais TAP Air Portugal 2023/2024
Próximo artigoItalia em outubro e roteiro começando por Roma
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here