Florença, uma cidade conhecida por sua rica história e patrimônio cultural, é um destino turístico popular na Itália. Entre os monumentos icônicos da cidade, o Campanário de Giotto é uma atração imperdível para muitos visitantes. No entanto, a partir de 3 de maio de 2023, uma mudança importante será implementada para melhorar a experiência dos turistas e preservar a integridade do monumento. Saiba mais aqui.
Índice
Campanário de Giotto em Florença: novo sistema de reserva de horários
A Opera di Santa Maria del Fiore, que é responsável pela gestão dos monumentos do Duomo de Florença, decidiu adotar um sistema de reservas de horários de entrada para visitar o Campanário de Giotto.

Essa medida já foi implementada com sucesso na Cúpula de Brunelleschi, outro monumento famoso em Florença ou na Torre Inclinada em Pisa.
O objetivo do novo sistema de reserva de horários é facilitar as visitas e eliminar gradualmente as longas filas de espera que se formam para acessar o monumento. Além disso, a intenção é reduzir a pressão sobre o monumento, favorecendo uma melhor conservação do mesmo.
A partir de 3 de maio de 2023, os visitantes que possuem o bilhete “Giotto Pass” terão que reservar um horário de entrada para visitar o Campanário.
Serão disponibilizados 15 horários de entrada diários, com o primeiro horário às 8h15 e o último às 18h45, permitindo um máximo de 120 pessoas por faixa horária. A reserva poderá ser feita no site da Opera di Santa Maria del Fiore ou nas bilheterias.
Novo depósito de bagagens na Praça da Catedral (Piazza Duomo)
Outra novidade importante é a abertura de um depósito de bagagens na Piazza Duomo 38/r (ao lado da entrada do Museu) a partir de 1º de maio de 2023.
Os visitantes da Cúpula terão que deixar gratuitamente objetos volumosos, como mochilas, pacotes, contêineres e bolsas de grande porte. Cerca de 60% dos visitantes que acessam a Cúpula trazem bagagens volumosas, principalmente mochilas, que retardam os controles e não permitem uma visita confortável aos turistas, pois é necessário percorrer uma escada íngreme de 463 degraus para subir e descer.

“Trata-se de um serviço gratuito que a Opera oferece aos portadores do bilhete Brunelleschi Pass e é intenção de nossa instituição estendê-lo gradualmente a todos os visitantes de nossos monumentos”, explica o diretor-geral, Lorenzo Luchetti.
O regulamento do depósito de bagagens, com todas as instruções a serem seguidas, estará disponível no local, no site da Opera di Santa Maria del Fiore (também em formato PDF) e nas bilheterias por meio de um código QR.
Abaixo o regulamento do depósito de bagagens para quem quer saber mais detalhes:
Para apoiar essas mudanças, haverá pessoal disponível nas entradas do Campanário, da Cripta de Santa Reparata, do Batistério, do Museu e no Sagrato da Catedral para fornecer informações em várias línguas e facilitar o acesso dos visitantes.
Tipos de ingressos disponíveis
Os monumentos do Duomo de Florença, com exceção da entrada gratuita na Catedral, podem ser visitados adquirindo três tipos de ingressos.
Brunelleschi Pass

O mais completo é o “Brunelleschi pass“, que inclui a visita à Cúpula, ao Campanário, à Cripta de Santa Reparata, ao Batistério e ao Museu da Ópera do Duomo.
Tarifas oficiais ingressos:
– Inteiro: Euro 30,00
– Reduzido: Euro 12,00
Giotto Pass

Para quem faz questão de subir apenas no campanário, a dica é o “Giotto Pass“, que permite a visita aos monumentos e ao Museu, exceto à Cúpula.
Tarifas oficiais ingressos:
– Inteiro: Euro 20,00
– Reduzido: Euro 7,00
Ghiberti Pass

Já o “Ghiberti pass” não dá acesso ao campanário de Giotto. É possível visitar apenas o Batistério, a Cripta de Santa Reparata e o Museu.
Tarifas oficiais ingressos:
– Inteiro: Euro 15,00
– Reduzido: Euro 5,00
Todos os três bilhetes são válidos por 3 dias a partir do dia da ativação.
Ingressos reduzidos para crianças de 7-14 anos e estudantes
Menores de 7 anos entram gratuitamente.
Visitas guiadas em português
As visitas guiadas organizadas pela Opera di Santa Maria del Fiore geralmente estão disponíveis em inglês e italiano. Para quem quer fazer uma visita guiada em português é recomendável reservar um passeio através de agências autorizadas.
Outras dicas de Florença
Para aqueles que desejam explorar ainda mais a rica história e beleza de Florença, existem diversas opções de passeios turísticos na cidade. Entre os destaques estão as visitas ao Palazzo Vecchio, à Galleria degli Uffizi e ao Palácio Pitti, onde é possível apreciar algumas das mais famosas obras de arte do Renascimento italiano, além de descobrir curiosidades e histórias fascinantes sobre a cidade e seus habitantes.
Vale a pena ficar ligado na programação de shows e eventos internacionais em Florença e arredores.
Em relação a viagens nos arredores de Florença, use o nosso roteiro de 7 dias na Toscana com base em Florença como inspiração.
Como chegar em Florença:
– Do aeroporto Fiumicino em Roma
– Do aeroporto de Florença
– Do porto de Livorno
Hospedagem em Florença:
– Hotéis em Florença
– Hotéis de Luxo em Florença
– Hostels em Florença
Espero que o artigo seja útil para você programar uma viagem deliciosa em Florença. Depois compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem