Difícil não se emocionar diante da beleza da torre de Pisa. A famosa torre inclinada, que se transformou em um dos cartões postais da Toscana e da Itália, pode ser admirada por fora e por dentro. Aqui você vai encontrar informações preciosas sobre a Torre Inclinada de Pisa, inclusive para organizar a sua visita da melhor maneira possível.

Visitar a Torre de Pisa

A Torre de Pisa faz parte do imaginário coletivo de turistas de todo mundo e sempre fez parte da minha vida. Quando eu morava no Brasil, adorava escutar as histórias do meu pai de uma famosa viagem que ele fez para a Italia. Entre os vários detalhes e aventuras, me lembro que ele contava que tinha parado com o carro ao lado da Torre de Pisa e de como aquele lugar era surreal.

Quem visita a Torre de Pisa hoje não pode estacionar o carro ao lado da Torre, já que a área se transformou em espaço exclusivo para pedestres. Mas a emoção já começa antes de se deparar com a Torre, ainda do lado de fora dos muros de proteção do centro histórico de Pisa.

À distância a gente vê aquela torre inclinada, atrás de um muro altíssimo que protegia o centro histórico de Pisa no passado e o coração já bate mais forte. Na última visita que fiz com as crianças, no início de abril de 2023, elas levaram um cartão de um dos jogos delas que tinha as informações essenciais sobre a Torre.

Algumas curiosidades sobre a Torre de Pisa: ela mede 58,36 metros de altura, possui um diâmetro externo de 15 metros e um peso de 14.453 toneladas. A inclinação atual é de aproximadamente 5,115º.

Torre de Pisa, na Italia
Foto da Torre de Pisa registrada no domingo 02/04/2023

Depois de admirar a beleza da Torre de Pisa, que parece afundar de um lado no chão, é quase irresistível tirar aquelas clássicas fotos empurrando a torre com as mãos, com os pés ou quem sabe abraçando a torre.

Embora já tivéssemos visitado Pisa outras vezes, as meninas se divertiram fazendo poses. Até compartilhei algumas fotos no perfil Instagram do Brasil na Italia:

É coisa de turista? É. Mas quem disse que ser turista é chato? Além disso é sempre bom tirar fotinhos para a posteridade, não é mesmo?

A nossa visita foi super breve e durou pouco mais de 1 hora porque uma das minhas filhas tinha um torneio de tênis na hora do almoço. Mas para você, que vai visitar Pisa pela primeira vez: é possível passar o dia lá na Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres) visitando outras atrações como a catedral, o Batistério ou quem sabe até subindo nos muros do centro histórico e percorrer a cidade do alto.

As excursões em grupo para Pisa saindo de cidades como Florença geralmente dedicam meio dia a Pisa (6 horas incluindo os deslocamentos).

Reserve aqui seu tour particular em Pisa saindo de Florença através da Get Your Guide (saídas em português às sextas-feiras)

Como é a Torre de Pisa por dentro

Quando você entrar na Torre vai se deparar com uma escadaria que possui 273 degraus. O meu conselho é de prestar bastante atenção onde você coloca o pé porque os degraus são irregulares e tortos e se bobear você pode acabar se machucando, o que atrapalharia o resto da viagem, não é mesmo?

Lá no alto você encontrará os sinos da Torre, poderá reparar nos detalhes das colunas de pertinho e admirar o lindo panorama da cidade de Pisa e da catedral que está lá do ladinho.

Lembre-se que no inverno escurece mais cedo: dezembro é o mês com os dias mais curtos e escurece por volta das 16:40. Já junho é o mês com os dias mais longos e escurece por volta das 21:00 horas.

Embora seja romântico subir na torre de Pisa à noite, para uma primeira vez na Torre de Pisa eu particularmente recomendo a subida com a luz do dia, para poder admirar a linda vista e tirar fotos. À noite a gente pode curtir as luzinhas da cidade.

Quem viaja com crianças atenção: menores de 8 anos não podem subir na Torre Pisa!

por do sol do alto da torre
Panorama de Pisa visto do alto da Torre Inclinada durante minha visita em 29 de dezembro de 2019

Se você estiver planejando subir na famosa Torre de Pisa, na Itália, é importante saber onde deixar sua mochila ou outros objetos pessoais antes da subida. Felizmente, a L’Opera della Primaziale Pisana oferece um serviço gratuito de guarda-volumes para visitantes da Torre.

Ao chegar, certifique-se de estar 15 minutos antes do horário impresso no seu bilhete e deixe suas bolsas e bagagens sob custódia do pessoal responsável pelo guarda-volumes. Eles cuidarão de seus objetos volumosos e lhe darão uma caixa e uma chave. Lembre-se do número da sua caixa, pois isso pode ser útil para retirar seus pertences posteriormente.

No final da visita, lembre-se de apresentar sua chave eletrônica para retirar seus pertences do guarda-volumes. É importante observar que o serviço de guarda-volumes segue o mesmo horário de funcionamento da Torre e que a equipe se reserva o direito de recusar certos objetos. Caso não consiga retirar seus pertences no mesmo dia, eles serão mantidos sob vigilância e poderão ser retirados no dia seguinte, mediante uma descrição clara.

Horário de abertura da Torre de Pisa

A boa notícia é que a Torre de Pisa abre diariamente (horário confirmado até 8 de outubro de 2023).

O horário de abertura regular da Torre de Pisa é das 09:00 às 20:00. No dia 16 de junho de 2023 é previsto fechamento antecipado às 17:00. Entre os dias 17 de junho e 31 de agosto de 2023 é prevista abertura até às 22:00.

A má notícia é que só é possível subir na Torre de Pisa com um ingresso e esse ingresso tem hora marcada. Se você não reservar seu ingresso para a torre inclinada com antecedência dificilmente vai encontrar disponibilidade na hora para subir na torre, especialmente durante a alta estação.

Minha experiência: no dia 29 de dezembro de 2019 fui passear em Pisa e estava um dia tão lindo que eu queria subir na Torre. Mas é claro que na hora não tinha disponibilidade. Só fui conseguir disponibilidade no final do dia e peguei bem o pôr do sol lá do alto da torre. Dei sorte porque era inverno e baixa estação na Toscana.

Ingressos Torre de Pisa

Ingressos para a Torre de Pisa: Não há bilhetes com desconto disponíveis. Os ingressos vendidos através do site oficial não são reembolsáveis após a emissão.

Tipo de ingressoValorReserva online
Torre + CatedralEuro 20,00comprar aqui no site oficial
Torre + Catedral + Batistério + Camposanto + Museus Opera e SinopieEuro 27,00comprar aqui no site oficial

Existe também a possibilidade de reservar online Ingressos para a Torre de Pisa através da Get Your Guide

Por motivos de segurança, a entrada não é permitida para crianças menores de 8 anos (completados ou a completar no ano corrente). Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto. Pode ser solicitado um documento de identidade que comprove a idade.

O horário escolhido é indicado no bilhete. O atraso resulta na perda da visita e não dá direito a reembolso. Bolsas devem ser deixadas no guarda-volumes e retiradas no final da visita.

A visita dura cerca de 30 minutos.

A subida é feita a pé e possui 273 degraus. Os visitantes serão recebidos pela equipe com uma breve história da Torre. Atenção… A visita não é recomendada para pessoas com problemas cardíacos, circulatórios ou de locomoção. O piso é irregular e escorregadio.

Entrada gratuita para a Torre de Pisa

Ao contrário de outras atrações italianas, a torre de Pisa não faz parte dos Museus Estatais Italianos e não oferece ingressos gratuitos no primeiro domingo de cada mês. (Leia sobre a campanha #domenicalmuseo organizada pelo Ministério da Cultura italiano aqui).

A visita gratuita é permitida apenas para pessoas com deficiência e seu acompanhante. Devido à capacidade limitada e ao grande número de visitantes, a disponibilidade é limitada aos horários antes das 10h e depois das 18h. É necessário entrar em contato com a Opa Pisa por e-mail com pelo menos 3 dias de antecedência e as instruções serão fornecidas para aproveitar a visita gratuita.

Como chegar a Torre de Pisa

Pisa é uma das cidades mais importantes do estado da Toscana e oferece muitas opções de transporte. A cidade tem um aeroporto (Aeroporto Internacional de Pisa), algumas estações de trem e é meta de várias excursões em grupo e particulares. Aqui você encontra as principais opções de transporte para visitar a cidade.

Trem

A principal estação ferroviária de Pisa se chama “Pisa Centrale“.

Para dar uma ideia das distâncias e custos: da estação Firenze S. M. Novella, de Florença, a viagem leva aproximadamente 1 hora e a passagem custa Euro 8,90 por pessoa por trecho (Euro 17,80 ida e volta). As passagens podem ser compradas através da app ou site da Trenitalia ou nas bilheterias de qualquer estação ferroviária italiana.

Da estação ferroviária Pisa Centrale é possível pegar um ônibus LAM ROSSA (direção Park Pietrasantina, parada Piazza dei Miracoli), N. 4 (parada Largo del Parlascio) ou N. 21 (noturno parada Piazza dei Miracoli). A passagem de ônibus urbano em Pisa custa Euro 1,50 comprando online no site oficial Autolinee Toscane ou Euro 2,50 pagando dentro do ônibus diretamente ao motorista.

site oficial para comprar passagem de ônibus urbano em Pisa
site oficial para comprar passagem de ônibus urbano em Pisa (screenshot de abril de 2023)

Em Pisa existe também uma outra estação ferroviária chamada “Pisa S. Rossore” que fica mais perto da Torre Inclinada e é possível ir caminhando em menos de 10 minutos. A única coisa é que para quem sai de Florença, por exemplo, nem sempre existem trens diretos até Pisa S. Rossore e às vezes é necessário efetuar a troca de trens.

Aeroporto de Pisa

Se você desembarca no Aeroporto de Pisa e quer visitar a Torre de Pisa pode pegar um táxi com tarifa fixa de Euro 14,20 (veja mais detalhes abaixo) ou usar o Pisa Mover para ir até a estação ferroviária Pisa Centrale e de lá pegar um ônibus para a Piazza dei Miracoli.

Com o Pisa Mover você leva aproximadamente 5 minutos para chegar a estação ferroviária Pisa Centrale e gasta Euro 5,00 na passagem que pode ser comprada online no site oficial aqui ou na hora em uma bilheteria automática no aeroporto.

O Pisa Mover é uma opção prática para ir  do Aeroporto de Pisa até a estação ferroviáriaPisa Centrale
O Pisa Mover é uma opção prática para ir do Aeroporto de Pisa até a estação ferroviária Pisa Centrale

Táxi em Pisa

Quem preferir ir da estação ferroviária de Pisa até a Torre de táxi vai gastar Euro 10,60 pegando o táxi no ponto. Quem opta por chamar o táxi (serviço radiotaxi) paga a tarifa do taxímetro com todos os suplementos. A cooperativa de táxis em Pisa se chama CoTaPi e o número de telefone é +39 050.541600

Quer um chip de celular italiano? Veja aqui opções de operadoras de celular na Italia

Tarifa dos táxis em Pisa válida desde 01/02/2023
Tarifa dos táxis em Pisa válida desde 01/02/2023

Carro

A área nos arredores da Torre de Pisa e da Piazza dei Miracoli é destinada exclusivamente a pedestres e veículos autorizados. Em alguns pontos da cidade de Pisa a circulação de veículos é limitada, a chamada ZTL (Zona Traffico Limitata). Se você encontrar uma placa com escrito ZTL preste bem atenção nas datas em que a área está aberta ou fechada para evitar multas.

Você pode usar navegadores como Waze ou Google Maps para buscar o melhor caminho até Torre de Pisa. Existem estacionamentos nos arredores da Torre de Pisa: basta seguir as placas azuis com um “P”.

Excursões para a Torre de Pisa

Existem diversas excursões em grupo para visitar Pisa e a torre inclinada saindo das principais cidades da Toscana. Aqui uma seleção com algumas opções

Sai de:Para:DuraçãoTarifas (a partir de):Reservas
FlorençaPisa6 hsEuro 85,00Reserve aqui
FlorençaPisa e Lucca9hsEuro 52,00Reserve aqui
La SpeziaPisa e Florença8-9hsEuro 49,00Reserve aqui
LivornoPisa e Florença8-9 hsEuro 45,00Reserve aqui
MontecatiniPisa4 hsEuro 55,00Reserve aqui

A história da Torre de Pisa

Geralmente, na Italia, as torres eram construídas com função de defesa da cidade. Mas este não era o caso da Torre de Pisa.

A Torre de Pisa foi construída como parte do complexo religioso da praça da catedral e tinha uma função de campanário. A ideia era construir uma coluna de colunas, circular como o Batistério e visível de todos os pontos da planície pisana.

No alto da Torre de Pisa podemos observar a bandeira da "Croce Pisana", símbolo da cidade de Pisa
No alto da Torre de Pisa podemos observar a bandeira da “Croce Pisana”, símbolo da cidade de Pisa – Foto de 02/04/2023

A torre, que possui sete sinos, um para cada nota musical, era responsável por marcar o tempo, tanto humano quanto divino. O maior dos sete sinos foi fundido em 1655 e pesa impressionantes três toneladas e meia.

Por que a Torre de Pisa é inclinada

Você sabia que a Torre de Pisa já nasceu torta? Calma, que vou explicar: a razão para sua inclinação remonta aos tempos de sua construção, quando a torre tinha apenas três andares. O motivo está ligado à geologia e a uma camada de argila com comportamento plástico que fica logo abaixo da praça.

A construção da torre de Pisa começou em 9 de agosto de 1173, na era das Repúblicas marítimas, quando Pisa era uma cidade rica e poderosa. As fundações da torre foram deixadas para descansar por um ano inteiro, mas assim que os trabalhos do terceiro andar começaram, o solo sob a torre cedeu, fazendo-a inclinar perigosamente. Por quê? A razão está ligada ao chamado “pancone” sob a Piazza dei Miracoli, uma camada de argila com comportamento plástico que cedeu sob o peso da torre. Esse tipo de argila, que é encontrado neste caso a cerca de 7 metros de profundidade, é chamado de “normal consolidada”.

Vários arquitetos tentaram corrigir a inclinação, mas sem sucesso. A torre foi completada por obra de Tommaso Pisano apenas no final do século XIV. A inclinação, no entanto, continuou a crescer ao longo dos séculos, tornando-se cada vez mais perigosa.

Entre 1990 e 2001, a Torre de Pisa passou por uma das mais importantes obras de consolidação do mundo.

Uma comissão de cientistas de todo o mundo elaborou um projeto que consistiu em duas fases: a primeira envolveu o uso de pesos de chumbo e cabos de aço para estabilizar a torre, enquanto a segunda consistiu na remoção de argila e areia do lado oposto à inclinação, permitindo um ligeiro afundamento de cerca de meio metro. O resultado foi um retorno da inclinação da torre a um nível semelhante ao que era há cerca de trezentos anos.

Galileu Galilei e a Torre de Pisa

Muitos livros reportam que Galileu Galilei teria feito um experimento de queda dos corpos na Torre de Pisa. Esse vídeo por exemplo usa o exemplo de Galileu e da Torre de Pisa:

Mas de acordo com informações divulgadas pelo Comune di Pisa, Galileu nunca realizou o experimento da queda dos corpos na famosa torre.

De acordo com o site do Comune de Pisa: “Galileu nunca realizou o experimento da queda dos corpos da famosa Torre, mas estudou as noções aristotélicas e as questionou de maneira teórica ou com provas experimentais limitadas. Aristóteles afirmava que os corpos caem com uma proporção direta com seu próprio peso, portanto, quanto mais pesado o corpo, mais rapidamente ele cai. No entanto, Galileu manteve-se fiel apenas à noção, sempre aristotélica, de que os corpos caem com uma velocidade uniforme dependente de sua densidade. Ele conhecia perfeitamente a resistência que o ar exerce sobre o volume de um corpo, portanto, deduziu que: “… e para que [o experimento possa ser realizado], é necessário um espaço completamente vazio de ar e de qualquer outro corpo […] visto que não temos tal espaço, continuaremos observando o que acontece nos meios mais sutis e menos resistentes […] parece-me que podemos com grande probabilidade acreditar que no vácuo suas velocidades seriam completamente iguais”. Com esta afirmação, ele nos faz entender que, na ausência de atrito, em uma condição que hoje definimos como ideal, a velocidade de queda seria a mesma. Naturalmente, a Torre nunca representaria o local ideal mencionado, portanto, é razoável afirmar que tal experimento nunca tenha acontecido.”

Porque a loba de Roma encontra-se em Pisa na Praça dos Milagres?

Uma das primeiras coisas que minhas filhas repararam na nossa última visita a Pisa é que ao lado da torre inclinada tinha uma estátua da loba de Roma com Rômulo e Remo. O que essa estátua que é um símbolo de Roma está fazendo em Pisa?

A estátua da loba com Rômulo e Remo, um símbolo de Roma, encontra-se também em Pisa, na Piazza dei Miracoli, ao lado da torre inclinada
A estátua da loba com Rômulo e Remo, um símbolo de Roma, encontra-se também em Pisa, na Piazza dei Miracoli, ao lado da torre inclinada

Uma cópia da famosa estátua da loba de Roma com Rômulo e Remo foi inserida ao lado da Torre de Pisa em 1926, em homenagem a Benito Mussolini durante uma visita a cidade e representa a importância e imponência de Roma.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorCruzeiristas em Roma, o Civitavecchia Express foi reativado
Próximo artigoA marca de vinho mais admirada do mundo em 2023 é italiana
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here