RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Clique aqui para reservar sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com! Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

Início Sicília Trapani Tour de barco para Favignana e Levanzo

Tour de barco para Favignana e Levanzo

02/07/2023 – Hoje vou compartilhar com vocês a minha experiência em um tour de barco para Favignana e Levanzo, duas ilhas maravilhosas na Sicília. Com dicas especiais para você que está pensando em colocar esses destinos no seu próximo roteiro de viagem para o sul da Itália.

Tour de barco para Favignana e Levanzo saindo de Trapani

Reserve agora um tour de barco para Favignana e Levanzo através da Get Your Guide

No dia 1º de julho minha filha caçula comemorava seu aniversário e eu queria que a gente fizesse algo diferente e especial durante as nossas férias na Sicília.

Há anos falava para ela dessa ilha de mar azul turquesa transparente chamada Favignana, que tinha ficado na minha memória como um dos mares mais incríveis onde já nadei. Enquanto dava uma fuçada no site da Get Your Guide acabei encontrando uma solução com um excelente custo benefício: este tour em barco para Favignana e Levanzo.

Banho de mar em Levanzo, na Sicília
Meu banho de mar em Levanzo no dia 1º de julho de 2023

O passeio chamou minha atenção porque incluía tanto uma parada para visitar o centro das duas ilhas, Favignana e Levanzo, como duas paradas para nadar em áreas acessíveis exclusivamente via mar nos arredores dessas ilhas. E para completar não teria nem que pensar em almoço porque ele estava incluído e era servido diretamente no barco.

A duração era ideal: saída às 09:30 e chegada por volta das 17:00. E o preço bem baratinho: por volta de 40 euros por pessoa. Praticamente pouco mais do que gastaríamos com o clássico traghetto ou aliscafo, os barcos públicos que vão até essas ilhas saindo de Trapani.

A nossa experiência em um tour de barco para Favignana e Levanzo

A saída do barco estava programada para às 09:30 e o ponto de encontro era às 09:00 em um local que ficava em frente a saída do barco, no porto de Trapani.

Nós chegamos um pouco mais cedo, por volta das 08:40 e encontramos uma vaga para estacionar o carro bem em frente ao “ticket office” M/N Gaia onde deveria apresentar o voucher da Get Your Guide para fazer o check-in. O estacionamento na rua é à pagamento, precisa pagar o parquímetro, nós usamos a app Easypark que funciona praticamente em toda a Italia e permite aumentar ou diminuir o tempo do parquímetro do celular à distância e é ideal para evitar multas em caso de atrasos.

Para a felicidade das meninas, o barco se chamava “Gaia”, como a minha filha mais velha. E é claro que teve pose para fotos! O barco tinha uma área coberta embaixo, para quem não gosta de pegar vento durante a viagem, e uma área aberta em cima com um telo para proteger do sol. É claro que fomos em cima, porque eu amo a sensação do vento batendo no rosto.

O céu não estava totalmente límpido, tinham algumas nuvens, mas felizmente durante o verão na Sicília é difícil pegar um dia inteiro nublado ou de tempo ruim. Com o vento logo o céu clareou e pudemos aproveitar bastante.

Primeira parada do tour de barco: centro de Favignana

A primeira parada do nosso tour de barco foi no porto de Favignana e tínhamos duas horas e meia a disposição para passear no centro ou dar um mergulho na praia do centro.

Minha caçula, Aurora, que celebrou seus 9 anos na ilha de Favignana, no arquipélago Egadi, na Sicília

Nós passeamos entre as lojinhas, fizemos uma parada para tomar uma típica granita siciliana feita com fruta (estava deliciosa, mas o copinho era um pouco pequeno para as nossas expectativas!), admiramos os detalhes dos monumentos e das casinhas típicas da ilha.

Durante o verão siciliano uma das coisas mais refrescantes é a clássica granita: uma espécie de raspadinha de gelo (como se chama aí na sua cidade?) que os sicilianos fazem com fruta. Eu escolhi figo, que é a fruta da estação do verão da Sicília, e morango porque é meu sabor favorito. Outros sabores típicos são amêndoas (em italiano mandorle), amoras (em italiano gelsi) e limão siciliano (em italiano limone).

Pausa para uma clássica granita siciliana em Favignana no Bar Uccio: estava uma delícia, mas o copinho era tão pequeno…

Nós sentamos no Bar Uccio que fica na praça da Chiesa Madre, a principal igreja de Favignana. Enquanto você saboreia a sua granita repare que nessa área da Sicília as igrejas tem a cúpula verde:

A igreja na praça do centro histórico de Favignana se chama “Chiesa Madre Maria SS. Immacolata”

E até fomos dar uma olhada na praia do porto. Geralmente não curtimos praia de porto, mas a de Favignana até nos surpreendeu porque a água do mar parecia bem limpa. De qualquer modo não chegamos a nadar porque lá tinham muitas águas-viva (que em italiano se chama medusa) e decidimos esperar a próxima parada.

Aqui a foto da praia do porto de Favignana: com areia, pedrinhas, rodeada pelo Ex-Stabilimento Florio (séc. XIX) de um lado e o porto do outro.

Praia do porto de Favignana: areia, pedrinhas e mar límpido

Florio é um sobrenome que você vai escutar bastante na Sicília: nos séculos XIX e XX foi uma das famílias mais importantes e poderosas da Sicília e da Itália.

mapa Favignana Sicília com indicação das principais atrações

Sobre a duração da parada de 2 horas e meia: é ideal para um passeio pelo centro, mas não é suficiente para explorar outras áreas e praias da ilha. Mas não se preocupe porque a próxima parada é perfeita para um mergulho.

Segunda parada do tour de barco em Favignana: pausa para nadar

Saindo do porto de Favignana, o nosso barco seguiu viagem em direção a Punta San Nicola, continuou pelo Scalo Cavallo e parou pouco antes de chegar em Cala Rossa. Nessa parada rodeada pelo mar, quem quisesse poderia nadar naquele mar azul escuro transparente.

Aurora pouco antes de ir nadar no mar transparente de Favignana

E lá fomos nós, é claro!

Passeio de barco com parada para nadar no mar de Favignana: eu sou aquela com o braço levantado!

Depois do mergulho, foi servido o almoço no barco: um macarrão com molho de pesto alla trapanese feito com tomates frescos, amêndoas e manjericão. Simples e delicioso!

Tinha expectativas bem baixas para este tipo de almoço dos tours de barco em grupo, mas achei bem preparado. De sobremesa foi servida uma fatia de melancia. Como bebida foi servida água e vinho branco “da casa”.

Antes de ir até a próxima parada o barco continuou o passeio passando por Cala Rossa, Bue Marino e foi até a Punta Marsala. De lá fez meia volta para ir até a ilha de Levanzo.

Terceira parada: Levanzo

A terceira parada foi no porto de Levanzo onde tivemos aproximadamente 1 hora e meia para explorar o centro da ilha.

Ilha de Levanzo, na Sicília: um cenário lindo para momentos de Dolce Far Niente ou um mergulho no mar transparente

O tempo é suficiente para tirar umas fotos, fazer um passeio entre as casinhas e eu até curti um banho de mar na praia do centro que era turquesa.

mapa de Levanzo na Sicilia com atrações principais

Depois o barco seguiu em direção ao Faraglione para umas fotos e foi para a próxima parada para um banho de mar.

Quarta parada: banho de mar em Levanzo

A quarta parada foi uma pausa para nadar no mar de Levanzo, próximo a uma praia.

Pausa para um mergulho no mar de Levanzo, no arquipélago das ilhas Egadi, na Sicilia, Itália

Depois do último mergulho, hora de voltar para casa. O barco navegou em direção ao porto de Trapani onde chegamos por volta das 17 horas.

Para quem é indicado um tour de barco para Favignana e Levanzo saindo de Trapani

Se você está organizando a sua viagem para a Sicília e quer saber se este passeio pode ser uma boa para você a resposta é: depende do seu roteiro, tempo a disposição e budget de viagem.

Particularmente este passeio de barco de um dia para Favignana e Levanzo é indicado para quem quer ter uma ideia das duas ilhas em um único dia e não quer ter muita preocupação com organização. Depois que você fizer a sua reserva online para este tour de barco através da Get Your Guide a única coisa que você precisa fazer é respeitar os horários de saída do barco dos vários portos.

Para quem se desloca pela Sicília com transporte público o ideal é fazer uma base em Trapani para explorar os arredores. Do porto de Trapani você pode fazer este tour de barco para Favignana e Levanzo em um dia, pode visitar Erice em um outro dia, quem sabe fazer um passeio até as salinas.

Pesquise sua hospedagem em Trapani agora através do nosso parceiro Booking.com

Este passeio também pode ser uma boa ideia para quem faz parada do navio de cruzeiro em Trapani e o horário da parada coincide com o horário do passeio de barco.

Se você pretende alugar um carro pode fazer base em Castellammare del Golfo e de lá explorar praias e outros lindos destinos sicilianos como os templos de Segesta ou o vilarejo de Alcamo.

Já para quem quer mais tempo para curtir Favignana, o ideal é ficar uns dias na ilha para poder explorar suas várias praias e quem sabe fazer um bate-volta até as outras ilhas (Levanzo e Marettimo). Veja aqui horários e tarifas dos barcos públicos para Favignana.


Espero que este artigo seja útil para você! Se gostou, compartilhe com seus amigos e parceiros de viagem!

2 COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile