Como fazer um roteiro de viagem – A Itália é um dos destinos mais populares na Europa, e não é à toa. Com suas cidades cheias de história, arte e culinária incrível, há algo para todos no Bel Paese. Se você está planejando uma viagem para o país, montar um roteiro é uma parte fundamental da sua preparação. Aqui estão algumas dicas para te ajudar a planejar sua viagem para a Itália.
Índice
Como fazer um roteiro de viagem – Introdução
Se você está pensando em como montar um roteiro de viagem para a Italia chegou ao lugar certo. Aqui vamos dar dicas imaginando que você é um turista brasileiro e está programando uma viagem para a Italia.
De qualquer modo, lembre-se que a primeira coisa que você deve checar antes de fazer uma viagem internacional é quais são os documentos necessários para entrar em um país estrangeiro.
Felizmente o Brasil e a Italia são parceiros e não é necessário visto para viagens turísticas de poucas semanas. Mas você vai precisar por exemplo de um passaporte válido.
Por via das dúvidas leia: documentos necessários para entrar na Itália
Também recomendável checar se existe necessidade de vacinas ou certificados de saúde: seja para entrar na Italia, como na hora de retornar ao Brasil. E se for parar em países intermediários, mesmo que apenas para conexão entre vôos, deve se informar sobre as regras deste país também.
Verifique a informação diretamente nos sites oficiais porque elas são atualizadas frequentemente.
Se você ainda não tem certeza se quer visitar a Italia (sério?) leia também:
Viagem para Europa, veja 8 bons motivos para colocar a Italia seu roteiro de viagem
Bem, vamos lá, leia abaixo como montar um roteiro de viagem para a Italia:
1- Determine o quanto você pode gastar
Como fazer um roteiro de viagem? Antes de começar a planejar sua viagem, determine o quanto você pode gastar. Isso inclui despesas com voos, alojamento, transporte, comida e atividades. Tente ser realista sobre quanto dinheiro você tem disponível e deixe um pouco de margem para imprevistos.
Comece pelo valor total, por exemplo: “tenho 5 mil euros por pessoa para gastar nesta viagem”. Dá para gastar menos do que 5 mil euros? Sim. Dá para gastar mais? Com certeza.
Tudo depende do tipo de acomodação, transporte, passeios que você vai fazer.
SALDO DISPONÍVEL = __________ (no nosso exemplo é de Euro 5.000,00)
2 – Decida a época do ano
A Itália é uma destino popular durante o verão europeu, mas também pode ser agradável visitar no outono ou primavera, quando as temperaturas são agradáveis para caminhar pelas cidades. Se você estiver interessado em ver neve, também pode considerar visitar a Itália no inverno.
Lembre-se que quando é verão no Brasil, é inverno na Italia. As estações do ano são opostas entre os dois países.
Vale saber também que agosto é o mês de férias de verão dos italianos. Aliás recomendo a leitura do artigo o que visitar na Itália em agosto assim você pode adaptar o seu roteiro para o mês mais disputado e esperado do ano para quem mora no Bel Paese.
Leia: Temperatura média das principais cidades italianas mês a mês
Não deixe de checar também o calendário de feriados nacionais na Italia.
Durante os feriados na Italia você pode se deparar com uma redução de transporte público nas cidades e algumas atividades comerciais e atrações fechadas.
3 – Pesquise preços das passagens aéreas intercontinentais
Depois verifique o valor das passagens aéreas intercontinentais, que é um fator totalmente relevante na organização de um roteiro de viagem. Existem épocas onde é possível comprar uma passagem de ida e volta do Brasil a Italia por 600 euros por pessoa; existem outras épocas onde é difícil achar por menos de 1.200 euros.
Em base ao que restar do seu budget você vai reservar a hospedagem. Por exemplo: valor disponível para a viagem de 5000 euros por pessoa -1000 euros de passagem aérea = 4000 euros para hospedagem, deslocamentos na Italia, passeios, refeições e extras.
SALDO DISPONÍVEL = ______ (no nosso exemplo é de Euro 4.000,00)
Conselho: Lembre-se que quanto mais dias ficar na Italia, menos dinheiro sobra para você gastar por dia. De repente pode ser melhor ficar menos dias com mais conforto do que muitos dias com pouco conforto. Essa é uma decisão que depende de cada viajante. As necessidades mudam de pessoa para pessoa em base a idade, renda, hábitos e necessidades pessoais.
4- Não esqueça do seguro de viagem
Na hora da reserva da passagem aérea é recomendável reservar na hora um seguro de viagem, quem sabe com uma opção que além das emergências médicas, ofereça cobertura também em caso de cancelamento de viagem e outros imprevistos.
Um seguro de viagem oferece proteção e suporte em caso de emergências médicas, perda de bagagem ou outros problemas que possam surgir durante a viagem.
O seguro de viagem pode oferecer cobertura para cancelamentos de viagem e atrasos de voos, garantindo que você tenha a proteção necessária em caso de imprevistos.
Dica: leia atentamente as cláusulas do seguro antes de fechar o contrato! Leia inclusive as letrinhas pequenas…
Depois atualize as suas contas. Tinha sobrado 4000 euros após as despesas com a passagem aérea. Vamos imaginar que você gaste 300 euros de seguro de viagem. Neste caso sobra Euro 3700,00 para as outras despesas (hospedagem, deslocamentos, alimentação e extras).
SALDO DISPONÍVEL = ______ (no nosso exemplo é de Euro 3.700,00)
5 – Escolha as cidades a visitar
Com tantas cidades incríveis na Itália, é importante escolher as que você quer visitar. Algumas das cidades mais populares incluem: Roma, Florença, Veneza, Milão e Nápoles. Se você estiver com pouco tempo, escolha duas ou três cidades para visitar, e se tiver mais tempo, considere adicionar mais localidades à sua lista.
Se esta é a sua primeira vez na Italia confira o nosso roteiro Italia 15 dias (itinerário clássico)
Quanto mais cidades você quiser visitar, mais vai gastar em tempo e dinheiro com os deslocamentos.
Outra coisa a considerar é em quais cidades vai dormir e quais serão visitadas durante excursões.
Por exemplo, em um roteiro de 7 dias pela Toscana, você pode usar Florença como cidade base e fazer excursões de 1 dia para conhecer os arredores. Desta forma consegue encontrar melhores tarifas de hotéis (às vezes existem descontos para quem fica várias noites no mesmo hotel) e gasta menos com transporte porque quando você tem que transportar malas acaba gerando um custo maior.
Já se você tem mesmo vontade de sair descobrindo a Toscana de carro, poderá considerar dormir em várias cidades menores como Pisa, Lucca, Siena, Arezzo…
6- Reserve seu alojamento com antecedência
A Itália é super disputada por turistas do mundo inteiro, então é importante reservar seu alojamento com antecedência para garantir que você tenha uma opção confortável e acessível. Há uma ampla variedade de opções de alojamento, desde hotéis de luxo até apartamentos compartilhados, então escolha o que melhor se adapta às suas necessidades e orçamento.
Aqui no site você encontra vários artigos para ajudar você na escolha do hotel, veja por exemplo:
- Hotéis em Milão
- Hotéis em Veneza
- Hotéis em Ferrara
- Hotéis em Bolonha
- Hotéis em Florença
- Hotéis em Pisa
- Hotéis em Lucca
- Hotéis em Siena
- Hotéis em Arezzo
- Hotéis no interior da Toscana
- Hotéis em Roma
- Hotéis em Nápoles
- Hotéis em Capri
- Hotéis em Palermo
- Hotéis em Mondello
- Hotéis em Cefalù
- Hotéis em Gênova
- Hotéis em Modena
O ideal é deixar metade do que sobrou do seu budget para a hospedagem e a outra metade para transporte, refeições e passeios.
Ex. Você tinha definido que tinha 5000 euros por pessoa para gastar na viagem.
Deste total, 1000 euros está gastando com a passagem aérea entre Brasil e Italia.
Depois 300 foi destinado ao seguro de viagem.
Dos 3700 restantes, você pode deixar aproximadamente metade para gastar com hospedagem e restante para gasto com passeios, refeições e deslocamentos.
Seguindo o nosso exemplo você terá 1850 euros para gastar em hospedagem e 1850 com deslocamentos, passeios e refeições.
Se você vai ficar 14 noites isso significa que deve pesquisar hotéis em torno de Euro 130,00 por noite por pessoa (se você viaja em 2 o valor é de Euro 260,00 por noite por quarto). Depois de calcular 1850 euros de custo de hospedagem, sobra portanto 1850 euros para deslocamentos, passeios e refeições.
SALDO DISPONÍVEL = ______ (no nosso exemplo é de Euro 1.850,00)
Dica: na hora da reserva prefira tarifas flexíveis. O que significa que a tarifa é flexível? Que se você precisar cancelar o hotel, por qualquer motivo, não perderá dinheiro. Geralmente os hotéis fazem uma tarifa mais alta para cancelamento flexível (ex. permite cancelamento sem penalidade com até 72 horas de antecedência) e outra tarifa para política de cancelamento não reembolsável. Só opte por uma tarifa não reembolsável se o preço for realmente muito, muito, muito mais baixo e se as probabilidades de imprevistos na sua vida forem mínimos.
Dica: um ótimo site para reservar hospedagem é o Booking.com
7 – Calcule os Deslocamentos internos
Como você vai se deslocar na Italia de uma cidade para outra?
Dependendo do tamanho de sua viagem e das cidades que você está visitando, pode ser útil alugar um carro ou usar transporte público para se locomover. As estradas na Itália são bem sinalizadas, mas o trânsito nas cidades pode ser intenso, portanto, é importante pesquisar as opções de transporte antes de viajar.
Confira: Vantagens e desvantagens em alugar carro na Italia
Se você for alugar carro na Italia vai precisar da PID, a Permissão Internacional para Dirigir.
Considere também a opção de viajar de trem: é bem fácil se deslocar de trem entre cidades como Nápoles – Roma – Florença – Milão – Veneza, por exemplo.
A opção mais barata em absoluto é o ônibus.
Vamos imaginar que você gaste Euro 450,00 por pessoa para os deslocamentos. Neste caso sobram Euro 1400,00 para os transfers, passeios e refeições.
SALDO DISPONÍVEL = ______ (no nosso exemplo é de Euro 1.400,00)
8- Planifique suas atividades
Uma vez que você tenha escolhido suas cidades e alojamento, é hora de planejar suas atividades. Algumas dicas incluem:
- Visite monumentos históricos como o Coliseu em Roma, a Basílica de São Marcos em Veneza, a Catedral de Santa Maria del Fiore em Florença, a Última Ceia e a Catedral em Milão ou o sítio arqueológico de Pompeia nos arredores de Nápoles;
- Experimente a culinária local, incluindo pizza napolitana, massas caseiras e gelato;
- Desfrute das praias da região da Toscana ou da Sicília;
- Visite vinícolas e experimente vinhos italianos;
- Mergulhe na cultura local assistindo a óperas, balés e shows;
- Assista um evento esportivo como uma corrida de MotoGP ou um Torneio Internacional de Tênis;
- Visite galerias de arte e museus, como o Museu do Vaticano em Roma e a Academia de Belas Artes em Florença.
Leia: ingressos fura-fila na Italia, onde são necessários
Aqui as despesas começam a ficar muito pessoais, existem passeios que já podem incluir almoço ou lanches, então é melhor você fazer as contas em base ao tipo de atividade escolhida. Mas lembre-se de preencher sempre o seu saldo disponível.
SALDO DISPONÍVEL = ______
9 – Transfers
Muita gente organiza a viagem e acaba lembrando na última hora que esqueceu de calcular o custo do transfer do aeroporto até o hotel. Ou do hotel até a estação ferroviária.
Quando calcular os deslocamentos não esqueça de incluir o custo até o seu alojamento. Por exemplo: saindo do hotel em Roma até o hotel em Florença. Se você viaja de trem, vai precisar de um transporte do seu hotel até a estação ferroviária de Roma? E depois da estação de Florença até o hotel em Florença? Coloque tudo na conta.
Aqui no BRASIL NA ITALIA você encontra alguns artigos bem úteis sobre o custo desses deslocamentos como por exemplo:
- Como ir do Aeroporto Fiumicino ao centro de Roma
- Como ir do Aeroporto Fiumicino a Nápoles
- Como ir do Aeroporto de Malpensa até Milão Centro
- Como ir do Aeroporto de Veneza até São Marcos
- Como ir do Aeroporto de Florença ao centro
- Balsas e barcos para a ilha de Capri
É claro que você vai escolher as opções em base a quanto sobrou nas suas contas para esse tipo de gasto. Também depende do tipo de transporte que você escolheu. Se você vai alugar um carro, deve inserir o valor de gastos com estacionamento, combustível, pedágios. É claro que nesse caso viajar em 4 pessoas ajuda a dividir as despesas em relação a quem viaja em 2 por exemplo.
SALDO DISPONÍVEL = ______
10 – Deixe margem para a flexibilidade
Embora seja importante ter um plano, também é importante deixar margem para a flexibilidade. Permita-se desviar do roteiro se encontrar algo interessante ou se quiser simplesmente curtir um dia mais tranquilo.
Não coloque atividades demais em um dia, especialmente se você vai fazer tudo sozinho e não conhece ainda a Italia. Pode ser que você se perca para ir do Coliseu ao Vaticano, por exemplo. Então deixe um bom tempo entre os dois, caso você decida visitar as duas atrações no mesmo dia.
Pense que depois de fazer uma atividade você pode ter fome e vai querer um tempo para comer algo, tomar um café, descansar. Quem viaja com crianças deve ter ainda mais flexibilidade. A propósito leia o artigo: Itália com crianças pequenas.
Inclua toda essa flexibilidade (paradas, barzinho, etc na previsão de gastos da viagem). E quem sabe você pode tirar um dia para fazer umas comprinhas invés de ir passear.
SALDO DISPONÍVEL = ______
Quer simplificar? Veja como
Se você achou tudo isso muito complicado você pode reservar pacotes prontos.
Por exemplo: compre a passagem para Roma e depois reserve uma Excursão saindo de Roma de 5 dias para o Norte + Excursão saindo de Roma de 3 dias para o Sul. Esses dois pacotes já incluem os deslocamentos internos e hospedagem durante o período do pacote. Então tudo fica bem mais fácil.
Bônus – Modelo Excel grátis para você fazer o seu roteiro
Para ajudar você a organizar a viagem disponibilizamos um arquivo em excel para você modificar em base as suas necessidades.
Ter a sua planilha salva em um cloud como o Google Planilhas, acessível seja do seu computador desktop como do seu smartphone, pode ser muito útil tanto no período de organização da viagem como durante a viagem.
Na hora de preencher esta planilha preste o máximo de atenção nas datas para evitar erros. Por exemplo se o seu voo sai de São Paulo às 22:00 do dia 01/06/2024 e chega em Roma às 07:00 do dia 02/06/2024 as informações de hotéis, transfers e passeios já devem ser colocadas no dia 2 da sua viagem.
Um dos erros mais comuns na organização de viagens é exatamente confusão com as datas. Por exemplo: reservar o hotel com check in no dia em que você ainda estará dentro do avião. No nosso exemplo você deve fazer a reserva do hotel com check in no dia 02/06/2024 (a menos que queira a segurança de usar o quarto do hotel logo que chegar; geralmente o check in nos hotéis está disponível apenas às 14:00, mas a maior parte dos hotéis com recepção 24 horas aceita que você deixe as malas no hotel de manhã e vá passear).
Você não precisa necessariamente preencher todos os restaurantes onde vai almoçar e jantar, mas é sempre bom lembrar que vai precisar de um tempo para comer, mesmo que seja um lanche rápido.
Se você for participar de eventos, como por exemplo shows de artistas italianos como Laura Pausini, Giorgia, Ligabue e Andrea Bocelli lembre-se que provavelmente vai voltar para o hotel tarde. Por isso é recomendável começar uma manhã tranquila no dia seguinte do evento, quem sabe com uma programação que começa após às 10:00.
Esse é um modelo que eu acho bem prático para as minhas viagens, mas se você tiver um modelo melhor, escreva um comentário no final da página e compartilhe suas dicas com a gente.
Montar um roteiro de viagem para a Itália pode ser um desafio, mas com um pouco de planejamento e pesquisa, você pode criar uma viagem inesquecível. Divirta-se planejando e boa viagem!
Em caso de dúvidas ou vontade de compartilhar experiências você pode escrever um comentário no final desta página.
Se você achou este artigo sobre Como fazer um roteiro de viagem para a Italia, salve-o nos seus favoritos e envie o link para amigos.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
Roteiro completo com excelentes sugestões pra tornar a viagem mais tranquila. Adorei a planilha em Excel. Vou usá-la.