Visitar Florença é sempre uma boa ideia, mas a Páscoa em Florença é ainda mais especial. Leia o artigo para saber mais.

Páscoa em Florença 2024

Em 2024 o domingo de Páscoa cai em 31 de março. Na Itália é feriado também no dia seguinte, a “pasquetta”, na segunda-feira 1º de abril.

O domingo de páscoa é oficialmente o início da estação turística em Florença: as ruas da cidade ficam movimentadas com pessoas do mundo inteiro.

Garanta seu hotel em Florença, escolha as melhores opções com as nossas dicas de acomodação!

Imperdível o “scoppio del carro” pela manhã em frente a catedral ou ainda uma visita a um dos belos jardins fiorentinos em um belo dia de sol. Você também pode fazer um tour em Florença ou arredores.  Assim você volta da viagem com muito mais histórias interessantes para contar…

O que fazer no domingo de Páscoa em Florença

Domingo de Páscoa em Florença pela manhã: assista a cerimônia chamada “scoppio del carro” (a explosão do carro)

Na manhã de domingo de páscoa em Florença, em frente à catedral de Florença, acontece uma das mais tradicionais manifestações fiorentinas que teria iniciado na época das primeiras cruzadas.

A explosão do carro: uma das tradições da Páscoa em Florença
A explosão do carro: uma das tradições da Páscoa em Florença (foto: G. Monasta / Comune di Firenze)

Na manhã do Domingo de Páscoa, a magia do “Scoppio del Carro” se renova em Florença. Este evento histórico, conhecido como a explosão do carro, envolve o “Brindellone“, um carro alegórico escoltado por 150 pessoas entre soldados, músicos e porta-bandeiras do Cortejo Histórico da República Florentina.

A procissão começa no Piazzale del Prato, com o carro sendo puxado por dois pares de bois brancos decorados com flores, até chegar na Piazza del Duomo. Lá, o carro é posicionado entre o Batistério e a Catedral.

Com o canto do “Gloria in Excelsis Deo”, acende-se o pavio da “colombina”, que ao voar, incendeia os fogos de artifício cuidadosamente colocados no carro.

A cerimônia do Scoppio del Carro tem um significado especial para os florentinos, misturando motivos históricos e devoção. Há séculos, o voo da “colombina” do altar principal do Duomo até o carro, provocando a explosão, é visto como um presságio para a próxima temporada de colheitas.

O termo “brindellone” vem do dialeto florentino e descreve alguém alto e desajeitado, mas querido e simpático. A origem desta associação remonta à festa da Zecca florentina em honra a São João Batista. Em 24 de junho, um carro de feno partia da torre da Zecca, carregando um homem vestido de trapos, representando o santo eremita, que era chamado de “brindellone”, especialmente depois de comer e beber bastante no banquete.

scoppio del carro
Monica Kelly registra a explosão do carro

A festa tem suas raízes nas primeiras cruzadas, especialmente com o retorno de Jerusalém do capitão florentino Pazzino dei Pazzi, que trouxe consigo três lascas de pedra do Santo Sepulcro.

Essas pedras eram usadas para criar uma nova faísca de fogo, distribuída às famílias florentinas para reacender seus fogos domésticos. Assim, surgiu em Florença o costume de distribuir o “fogo sagrado” ao clero e ao povo como um símbolo da Ressurreição.

A família Pazzi, com a construção do “Carro di Fuoco”, estabeleceu as bases da cerimônia atual, que simbolicamente distribui o fogo abençoado por toda a cidade.

Desde o século XVII, a cerimônia ganhou suas características atuais, com quatro bois elegantemente decorados puxando o Brindellone do Prato até o Duomo.

Veja como desejar Boa Páscoa em italiano

Tradições da Páscoa em Florença
Procissão em trajes típicos durante a Páscoa em Florença (foto: G. Monasta / Comune di Firenze)


A cerimônia é precedida por uma procissão tradicional, um desfile em trajes de época, e uma celebração religiosa no Batistério.

Domingo de Páscoa em Florença à tarde: opções

Faça chuva ou faça sol, um museu é sempre uma boa ideia

uffizi
Vista da Galleria degli Uffizi e Florença

Felizmente os principais museus de Florença costumam abrir durante a páscoa.

O museu mais disputado de Florença é, sem dúvida, a Galleria degli Uffizi.

O segundo museu mais visitado é a Galleria dell’Accademia, onde está a famosa estátua de David de Michelângelo original.

Mas existem muitos outros museus interessantes, consulte aqui a lista de Musei Civici Fiorentini (que é a rede de museus administrada pelo Comune di Firenze).

Tours em grupo saindo de Florença em Abril 2024

Abaixo fizemos uma seleção dos principais tours em grupo saindo de Florença que estavam disponíveis em 2023 (geralmente o calendário para Páscoa 2024 é colocado à venda a partir de outubro de 2023). As saídas geralmente são em inglês e espanhol, mas em algumas datas específicas pode estar disponível também o português. Os tours abaixo são vendidos pela Get Your Guide e organizados por um operador turístico florentino com ótima reputação na Italia.

Nome do PasseioSaídasDuraçãoCusto por pessoa
Tour Chianti com degustação de vinhos e produtos locaisdiariamente às 08:30 e 14:30 5,5 hsA partir de Euro 55,00
Tour Siena, S. Gimignano e Monteriggionidiariamente às 08:45 (saídas em português às quartas)11 hsA partir de Euro 65,00
Tour Pisa e Luccaàs terças, quintas e sábados às 09:00 (saídas em português às terças)9 hsA partir de Euro 52,00
Tour Val d’Orcia com degustação de vinhos e queijosdiariamente às 08:0011,5 hsA partir de Euro 92,00
Tour Assis e Cortonaàs segundas e quintas às 08:0011,5 hsA partir de Euro 93,00

Leia mais sobre Páscoa na Italia.

Se tiver sol, visita aos jardins tradicionais de Florença.

giardino dell iris

Que tal passear em um dos jardins históricos mais famosos de Florença? Imperdível uma passadinha no Jardim de Boboli, (em italiano, Giardino di Boboli) especialmente em dias de sol, quem sabe seguido de um passeio no Palazzo Pitti.


E você, o que vai fazer nessa páscoa? Algum conselho especial para nossos leitores e amigos? 🙂

Procurando outras ideias do que fazer? Leia Roteiro de 7 dias na Toscana (itinerário clássico)

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Emozioni uniche - Acquario di Genova
Artigo anteriorVeneza Celebra 700 Anos do Lendário Marco Polo
Próximo artigoPromoção de Páscoa ITA Airways, veja as ofertas de passagem aérea saindo da Itália
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

2 COMENTÁRIOS

  1. OI Mariana, tudo bem?
    Me envie o link onde leu isso e eu te ajudo a decifrar. Teoricamente bastaria ler a página oficial do Consulado Italiano, mas muitas vezes eles escrevem de um jeito tão complicado que vêm a dúvida, né?
    Abs
    Barbara

  2. Bárbara tudo bem? Muito bom seu blog.

    Bárbara será que você poderia me ajudar por favor?

    Vou à Itália agora em Julho, vou a passeio mesmo, mas vou ficar os 90 dias… Tem uma tabela de recursos mínimos que você deve possuir para permanecer tais dias… No caso de 90 dias eles descrevem 256,58 Euros (quantia fixa) + 27,89 Euros por dia, por pessoa. Não sei se entendi bem essa parte da quantia fixa. Seria ter esse valor em conta mais a cota diária correspondente aos dias que vou ficar, é isso? Uma outra dúvida… Como comprovar que tenho esse valor? Pode ser através do extrato do meu Travel Money?? Agradeço muito se puder me ajudar!! Obrigada!!

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here