Semana de festa em Florença: dia 25 de março celebra-se o Ano Novo Florentino. E neste ano de 2024 foram programadas visitas guiadas, eventos, música e mercado. Saiba mais aqui.

Ano Novo Florentino
Desfile em Florença no dia 25 de março para celebrar o Ano Novo Florentino

O Ano Novo Florentino

O dia 25 de março sempre foi uma data especial para Florença. Até 1750, era o dia em que o ano começava. A data coincidia com o Dia de Anunciação: exatamente nove meses antes do Natal, no dia em que o arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela esperava um menino.

Mas tem mais: dia 25 a natureza começa a renascer com a chegada da primavera. Uma união de sacro e profano que era motivo para reunir na Piazza Santissima Annunziata milhares pessoas de toda Firenze e condado.

Reserve agora um city tour em Florença através da Get Your Guide

Powered by GetYourGuide

O calendário gregoriano

No final de 1500, o mundo percebeu a necessidade da adoção de um calendário único. Os diversos calendários, com festividades diferentes, criava não poucos problemas nas relações entre os vários países. Assim, em 1582 entrou em vigor a revolucionária reforma mundial da história: o calendário gregoriano, instaurado pelo papa Gregorio XIII, rapidamente aceito pela maioria dos Estados Europeu.

Maioria dos estados, mas não todos. Apesar de Florença ser a cidade de muitos dos “promoters” do novo calendário, Florença não aderiu.

Apenas em 1749, o granduca Francesco II di Lorena introduziu um decreto que impôs o alineamento do início do ano com o dia 1 de janeiro. Foi um grande evento, lembrado com uma inscrição em mármore na Loggia de’ Lanzi.

A comemoração do dia 25 de março em Florença nos dias de hoje

O Comune di Firenze geralmente faz homenagens para essa importante data fiorentina com o dia do “Capodanno fiorentino” (Ano Novo Florentino).

A cidade de Florença, na Itália, está se preparando para celebrar o Ano Novo Florentino com uma programação especial que vai acontecer entre os dias 18 e 25 de março de 2024.

A Semana do Florentino 2024

A Semana do Florentino (Settimana del Fiorentino, em italiano) é a oportunidade, para os florentinos e turistas, de descobrir e aprender mais sobre a história, as tradições e a cultura da cidade.

De 18 a 25 de março de 2024, retorna a ‘Semana do Fiorentino’, a iniciativa promovida pela Prefeitura de Florença em colaboração com associações de categoria, associações culturais, centros comerciais a céu aberto e muitas outras realidades para valorizar as tradições da cidade através de um cartaz de eventos dedicados aos costumes e cultura local, visitas guiadas e ‘passeios’ para descobrir a florentinidade.

Desde o Quiz do Fiorentino, para descobrir de maneira divertida as curiosidades da cidade e testar o próprio nível de ‘florentinidade’, ao concerto da Filarmônica Rossini dedicado a Don Milani, bem como a homenagem a Eleonora da Toledo no Palazzo Vecchio, onde no Studiolo será exposta uma réplica fiel do traje imortalizado pelo pincel de Allori;

As Portas Históricas e o David de Michelangelo iluminados de vermelho por toda a semana;

Três passeios para descobrir a parte de Florença mais recentemente incluída na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO, que desde 2021 inclui também a colina que vai de San Niccolò a San Miniato. O percurso começará na Porta San Giorgio e seguirá para San Niccolò, ao longo das Rampe desenhadas por Giuseppe Poggi, pelo Giardino delle Rose e terminará no Piazzale Michelangelo.

No Museu dos Medici na Rotonda Brunelleschi, será exposto o documento original do ‘Pacto de Família’ que determinou o grande legado de Anna Maria Luisa de’ Medici à Toscana;

Torre Santa Rosa em Lungarno Serristori, acontece a exposição fotográfica com entrada gratuita dedicada às tradições florentinas;

Biblioteca delle Oblate: a exposição fotográfica “Eu também sou florentino!” organizada por Matias Mesquita; Galeria Brancacci: exposição Art Gallery e Filippo Salerni em exposição;

Artes e ofícios: no fim de semana do Ano Novo Fiorentino na Piazza Santa Maria Novella, organizado por Confesercenti Firenze e Confartigianato Imprese Firenze, que terá na praça os operadores do setor de artesanato artístico florentino e as excelências agroalimentares, demonstrações, oficinas, encontros. Com a iniciativa ‘O menu do fiorentino’, os restaurantes participantes terão durante toda a semana um menu especial com pratos típicos da tradição.

Muitos mercados, uma verdadeira tradição florentina, incluindo o de Artefacendo na Piazza Ognissanti, em nome da magnífica habilidade tipicamente florentina (organizado pela Cna).

Os fabricantes de gavetas também serão protagonistas: visitando-os no dia do Ano Novo Fiorentino e dizendo “Capodanno fiorentino”, recebe-se um brinde sobre Pinóquio e um ingresso cortesia para o Museu do Brinquedo de Florença.

A rede científica florentina oferece uma série de iniciativas gratuitas promovidas pela rede científica com a Academia dos Georgofili, Museu La Specola, Jardim da Horticultura, Museu Galileu e Observatório Ximeniano; os laboratórios sob a curadoria da associação Garbo;

O passeio de carruagem pelos caminhos do parque das Cascine com Luciano Artusi, cortesia da Arciconfraternita di Parte Guelfa. E então ‘Viva Florença, o futebol histórico para todos’ graças às Velhas Glórias na Piazza Tasso no sábado, 23 de março, com a associação Trisomia 21 e a associação Draghi Santo Spirito.

Também está programada a abertura de Sant’Orsola com visitas guiadas internas e uma Conferência sobre o futuro museu no Studio Marangoni, com um laboratório fotográfico gratuito para os cidadãos.

Além disso, no clube dos Canottieri Firenze, a conferência para contar sobre o novo Artesanato de Florença graças à coordenação de Bianca Guscelli para os Jovens Empresários da Confartigianato Firenze.

Programa completo Settimana del Fiorentino 2024

Leia outras dicas de Florença aqui.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorBienal de Arte de Veneza 2024
Próximo artigo“Time to Say GoodBye” ganha nova versão com Matteo e Andrea Bocelli
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

3 COMENTÁRIOS

  1. Obrigada Querida Bárbara.
    Bom saber que tem comemorações dia 25 de Março. Deve ser uma festa muito interessante.
    Um abraço.
    Ana Paula Amorim.

  2. Que linda fersta vai ser! Que vontade que dá!!! Aproveitem bem!um beijo,chica

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here