Você decidiu estudar italiano por conta própria e não sabe por onde começar? Aqui você encontra dicas para aprender italiano e conhecer melhor a cultura de um dos países mais fascinantes da Europa. Para você que está planejando passar uns tempos na Itália, já está de viagem marcada ou simplesmente quer aprender a língua dos seus antepassados.
Índice
Estudar italiano por conta própria é possível?
Sim, a boa notícia é que é possível estudar italiano por conta própria. Mas não é para todo mundo: o grande desafio é conseguir se manter motivado ao longo do tempo. O segredo para aprender uma nova língua é a dedicação e constância.
No meu caso, eu estava muito motivada: comecei a estudar italiano em janeiro de 2005 e dois meses depois já estava morando na Itália. Não cheguei falando o mesmo italiano que falo hoje, mas já conseguia me virar. E na Itália continuei estudando, claro.
Abaixo indico praticamente todos os métodos que usei antes de vir morar na Itália. Que minha experiência possa ajudar você também.
Nos últimos anos surgiram também diversas apps, gratuitas ou a pagamento como Duolingo e Babbel, que podem te ajudar. Neste final de 2023, minhas filhas atualmente usam as apps para brincar e aprender (elas já são fluentes no italiano, mas estão estudando várias línguas como inglês, espanhol e português!).
Se tiver alguma outra dica não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!
Compre livros de gramática italiana
Quando eu comecei a estudar italiano, tive o auxílio de um professor particular que vinha em casa. Ele me orientava em questões culturais e da língua, mas a maior parte do tempo eu passava estudando sozinha. O livro que usava para fazer exercícios era o seguinte:
In Italiano – corso MULTIMEDIALE di lingua e civiltà a livello elementare e avanzato – Edizione Guerra – Perugia. Eu achei esse livro ótimo: era agradável de ler e tinha uns exercícios facilíssimos que praticamente faziam você repetir frases e testava a memória. Depois de repetir mil vezes, acabava recordando a frase. Estudar língua é isso: memorizar palavras e frases. Mas e se você não achar exatamente este para comprar? Veja também as versões mais recentes dos mesmos autores: In Italiano 1 (nível A1-A2), In Italiano 2 (nível B1), In Italiano 3 (nível B2-C1). Existem vários outros a disposição em lojas como a Amazon, por exemplo:
- Grammatica di base. Risorse di grammatica italiana per stranieri – Guerra Edizioni
- Michaelis Italiano. Gramatica Prática
Siga o Curso de italiano da RAI
Embora tenha mudado bastante ao longo dos anos, ainda hoje a RAI oferece um curso de italiano para estrangeiros que vai do nível elementar até o intermediário e é totalmente gratuito.
Você pode aprender italiano através de jogos (giochi), atividades e instrumentos. Existe uma seção gramática também. É fácil, agradável e divertido!
Siga o curso online gratuito oferecido pela USP
Material didático organizado pela Universidade de São Paulo (USP) com vídeos, apostilas e material multimídia para alunos e professores brasileiros de italiano. Comece agora aqui.
Traduza suas músicas italianas favoritas
Traduzir músicas com o auxílio de um dicionário de italiano é uma ótima maneira de aprender a língua e memorizar sentenças. Se você não conhece muitos artistas italianos aqui vão alguns de alguns que adoro: Lorenzo Jovanotti, Luciano Ligabue, Fiorella Mannoia, Giorgia, Elisa, Laura Pausini, Eros Ramazotti… ih, a lista é tão grande….
Depois espero que você possa ter o privilégio de assistir um show na Italia da sua cantora, cantor ou banda italiana preferidos.
Leia revistas e jornais italianos
Vá até a banca de jornal mais próxima e procure por revistas e jornais italianos. Não achou? Então continue na internet mesmo. Atualmente a lista de jornais italianos online é enorme e alguns são inclusive grátis!
Jornais:
- Corriere della Sera
- La Repubblica
- Il Sole 24 Ore (economia)
- La Nazione (Toscana)
- Open Online (o jornal de Enrico Mentana)
Revistas
- Focus (Ciência)
- Wired (Tecnologia)
- Internazionale (Atualidades)
- Panorama (Atualidades)
- Vogue (Feminina)
- GQ (Masculina)
E você, qual material usou?