Florença

Quando você começar a organizar a sua viagem para a Italia é provável que vários amigos comentem: “Não deixe de visitar Florença!”. É difícil pensar uma viagem para a Italia sem incluir a cidade que é símbolo do Renascimento e uma das capitais culturais da Europa.

cidade de Florença está localizada em uma vale, no estado da Toscana,  e o seu centro histórico é um aglomerado de atrações e belezas.

Índice da página:
1. Apresentação
2. O que ver em Florença
3. Jardins em Florença e arredores
4. O que ver na Área Metropolitana de Florença (cidadezinhas nos arredores)
5. Feriados em Florença
6. Curiosidades sobre Florença
7. Hospedagem em Florença
8. Tours em Florença
9. Transporte em Florença
10. Eventos em Florença
11. Gastronomia em Florença

Booking.com
Florença Italia organize sua viagem
A catedral de Florença com a imensa cúpula de Brunelleschi chama atenção em relação aos edifícios baixos nos arredores

1. Apresentação: Florença, uma das cidades mais incríveis do mundo

Durante uma caminhada por Florença você poderá ver monumentos imponentes como a catedral de Santa Maria del Fiore (Duomo) e a cúpula de Brunelleschi, que dão aquela sensação de estar vivendo em uma outra época.

Alguns palácios e edifícios históricos foram transformados em museus, que você pode admirar tanto externa quanto internamente, como por exemplo  Palazzo VecchioPalazzo PittiPalazzo Strozzi ou Palazzo Medici Riccardi.

Muitas estátuas e monumentos importantes podem ser visitados sem pagar nada, por exemplo na Loggia dei Lanzi (também conhecida como Loggia della Signoria). 

Vale a pena fazer um tour particular em Florença com guia que fala português para conhecer um pouco mais da história da cidade e de suas principais atrações.

Separe um tempinho para visitar alguns dos museus mais importantes da Europa, como o Uffizi ou Galeria da Academia (Galleria dell’Accademia) onde está o David de Michelangelo original. Abaixo você encontra muitas dicas para viver o melhor de Florença. Boa viagem!

Transfer para o Aeroporto

Terravision Transfer Aeroporto di Pisa - Firenze centro 833

Roteiros para sua viagem (grátis!)

2. O que ver em Florença

A catedral de Florença e a cúpula de Brunelleschi

A catedral de Florença vista do alto
A catedral de Santa Maria del Fiore conhecida como “Duomo” em Florença

Existem poucos edifícios no mundo tão maravilhosos e imponentes como a catedral de Florença. Impressionante por fora, simples e diferente do lado de dentro e um desafio a ser superado por aqueles que decidem chegar no topo: esta é a Cattedrale di Santa Maria del Fiore mais conhecida como o “Duomo“.

O David de Michelangelo original em Florença

David de Michelangelo

Florença possui muitas atrações interessantes, mas sem dúvida nenhuma uma das mais disputadas é o David de Michelangelo. O trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento e do próprio autor.

Galleria degli Uffizi

galleria degli uffizi

Uma viagem a Florença não é completa sem visitar o seu museu mais famoso. A Galleria degli Uffizi é o principal museu de Florença e também já foi eleito o melhor museu do mundo. Leia o artigo com todas as informações necessárias para organizar a sua visita

Palazzo Medici Riccardi

O retrato idealizado de Lorenzo O Magnífico na Capela do Palazzo Medici Riccardi
O retrato idealizado de Lorenzo O Magnífico na Capela do Palazzo Medici Riccardi

Entramos na casa da família mais poderosa de Florença durante o Renascimento! Quer saber mais? Então leia o artigo.

Palazzo Vecchio Florença

palazzo Vecchio

O Palazzo Vecchio é uma das principais atrações de Florença. Hoje é a sede do Comune di Firenze, mas no passado foi a residência da duquesa Eleonora di Toledo e de Cosimo I de’ Medici. Leia aqui.

Palácio Pitti e Jardim de Boboli

Palácio Pitti e Jardim de Boboli em Florença

Um dos meus lugares favoritos em Florença é certamente o Palácio Pitti e o Jardim de Boboli. Um oásis de verde e imponência do “outro lado” do Rio Arno, a poucos metros de distância da famosíssima Ponte Vecchio.

Museu de Arqueologia de Florença – MAF

Museu de Arqueologia de Florença MAF

De onde viemos? Como viviam nossos antepassados? Se você tem curiosidade em ver pedaços da História da Humanidade ao vivo vale a pena visitar o MAF, Museu de Arqueologia de Florença (em italiano: Museo Archeologico Nazionale di Firenze). Aqui você vai encontrar tesouros dos povos antigos com uma área de “museu egípcio“, uma seção etrusca e grego-romana. Tudo isso em um edifício histórico em pleno centro de Florença, o Palazzo della Crocetta.

Museu Bargello

Museu Bargello Florença

O Museu Bargello em Florença é o primeiro museu italiano de arte da Idade Média e do Renascimento. Um edifício histórico cheio de tesouros interessantes dentro.

Biblioteca Oblate

Biblioteca Oblate Florença
Pátio interno da Biblioteca delle Oblate em Florença

A poucos passos da catedral (o famoso “Duomo”), com entrada seja pela Via dell’Oriuolo como pela Via Sant’Egidio, você tem acesso a um mundo de informação e beleza a serviço da comunidade.

Fortezza da Basso

Fortezza da Basso
A Fortezza da Basso vista de fora

Existe um lugar em Florença que você só terá o privilégio de poder visitar em ocasiões especiais: se trata da Fortezza da Basso, uma verdadeira obra de arte da arquitetura militar do Renascimento. Conheça mais sobre a história deste Forte.

Museu do Selfie em Florença

Museu do Selfie em Florença

Existe um museu do selfie em Florença. Se as ruas de uma das cidades mais bonitas e famosas da Italia e do mundo não forem suficientes para a sua vontade de tirar fotos, bem… você pode visitar o Museu do Selfie ou Selfie Museum.

12 praças de Florença que merecem ser visitadas

Praça Santa Maria Novella em Florença
Praça Santa Maria Novella em Florença

Quando você ouvir falar que em Florença a arte está por toda parte, não é nenhum exagero. Não é preciso gastar euros extras com bilhetes e ingressos para apreciar certas coisas, basta ter olhos para poder apreciar tanta beleza. Confira abaixo a nossa seleção de 12 praças fiorentinas que você não pode deixar de visitar por aqui. 

3. Jardins em Florença e arredores

Horto Botânico de Florença

Horto Botânico de Florença

Se você está procurando uma ideia de passeio em Florença em um ambiente a céu aberto, que reúna um mix de interesse cultural e relax, uma visita ao Horto Botânico pode ser uma excelente opção. Também chamado de Giardino dei Semplice, o Horto Botânico de Florença é o terceiro mais antigo do mundo!

Giardino dell’Iris (só na primavera)

Giardino dell'Iris
Um dia no Giardino dell’Iris de Florença

Uma das dicas para quem vem para a Toscana na primavera é visitar os maravilhosos jardins de Florença. Vale a pena conhecer o Giardino dell’Iris, um jardim que abre ao público geralmente nos meses de abril e maio, no período em que essas maravilhosas flores estão no seu esplendor máximo. O Giardino dell’Iris fica ao lado do Piazzale Michelangelo.

Giardino della Gherardesca

Giardino della Gherardesca
O Giardino della Gherardesca: o maior jardim particular no centro de Florença

Giardino della Gherardesca é o maior jardim particular no centro histórico de Florença. Ele faz parte do Palazzo della Gherardesca que hoje é a sede do hotel de luxo Four Seasons. Existem duas maneiras de conhecer o Giardino della Gherardesca: ser hóspede ou cliente do Hotel Four Seasons ou visitá-lo durante eventos especiais.

4. O que ver na Área Metropolitana de Florença (cidadezinhas nos arredores)

Pista Ecoturistica Sieve

Pista Ecoturistica Sieve
Na “Pista Ecoturistica Sieve” em Borgo San Lorenzo, na Toscana

Mugello é uma das áreas mais famosas da Toscana para fazer trekking, existem várias opções de caminhos e trilhas. Uma delas é a Pista Ecoturistica Sieve: um itinerário bastante “fácil” (para quem não tem uma criança no colo, claro!) porque é praticamente plana e com trechos asfaltados rodeado pelo verde.

O município de Borgo San Lorenzo

Município de Borgo San Lorenzo

O edifício do Município de Borgo San Lorenzo possui diversos elementos do estilo Liberty Italiano. Construído por Augusto Lorini e Tito Chini, junto com os funcionários da Fornaci di San Lorenzo, vale admirar a escadaria central, os afrescos do primeiro andar, os vitrais, a sala do “Sindaco” (prefeito). Conheça mais sobre sua história e particularidades.

A arte da cerâmica italiana de Galileo Chini e o Museu Chini

Museu Chini Borgo San Lorenzo Firenze Mugello Toscana

A arte da cerâmica consiste na produção de objetos feitos de argila e posteriormente submetidos à alta temperatura. Uma tradição antiga, imagine que na pré-história a Humanidade já começava a produzir os primeiros objetos de cerâmica. Mas hoje vamos falar da cerâmica italiana realizada por um artista fiorentino que fez a sua fama entre o final do século XIX e início do século XX. Estamos falando de Galileo Chini.

Scarperia, no Mugello

Scarperia no Mugello

Para quem procura paisagens bucólicas, longe dos destinos lotados de turistas que visitam a Toscana entre a primavera e o outono (período abril-setembro), a dica é dar uma esticadinha até o Mugello, território nos arredores de Florença repleto de pequenos vilarejos charmosos e cheios de histórias e tradições culturais.

Alpacas na Toscana

alpacas na Toscana

A aproximadamente uma hora de distância de Florença, na cidade de Grezzano, fica a AlpacaBrado com sua seleção de Alpaca Huacaya. A Sandra e o Lorenzo recebem visitantes interessados em viver um dia rodeado pela natureza do interior da Toscana e em conhecer as alpacas. Eles organizam visitas guiadas, piqueniques e eventos para turistas e curiosos do mundo todo que passam pelo Mugello.

Bagno a Ripoli

Oratorio de S. Caterina em Bagno a Ripoli
O teto do Oratorio di Santa Caterina, no Chianti

Não é preciso se afastar muito de Florença para poder admirar o panorama feito de oliveiras, igrejinhas e casinhas de pedras antigas. Vou contar aqui para vocês o meu passeio na cidadezinha de Bagno a Ripoli, que fica tão perto, mas tão perto de Florença que apenas 8 km a separam da estação de trens Santa Maria Novella, de Florença.

Certaldo, a cidade de Boccaccio

Certaldo Toscana cidade medieval

No meio do caminho entre Florença e Siena existe uma deliciosa cidadezinha medieval no alto da colina chamada Certaldo. Um lugar ainda pouco conhecido pela grande massa de turistas que entre abril e setembro invade a Itália e, talvez por isso, conserve uma atmosfera mágica e especial. A cidade divide-se em Certaldo Alta, onde encontra-se a parte mais antiga e interessante, e Certaldo Baixa. É também conhecida por ser cidade de Boccaccio.

Vinci, a cidade de Leonardo

cidade na Toscana onde nasceu Leonardo da Vinci

Em um pequeno vilarejo da Toscana chamado Vinci, a cerca 60 Km de distância de Florença, nasceu Leonardo da Vinci. Quem quiser saber mais sobre a vida deste gênio do Renascimento poderá visitar a charmosa cidadezinha onde encontra-se um museu dedicado a Leonardo, laboratório para crianças, a casa de Leonardo e até a igreja onde Leonardo foi batizado

5. Feriados em Florença

25 de março – Ano Novo Fiorentino

Ano Novo Fiorentino

Semana de festa em Florença: dia 25 de março celebra-se o Ano Novo Florentino. O programa de 2023 ainda não foi definido, mas geralmente são programadas visitas guiadas, eventos, música e mercado, além do clássico desfile histórico. Saiba mais aqui.

Páscoa em Florença

Páscoa em Florença e o "scoppio del carro"

domingo de páscoa é oficialmente o início da estação turística em Florença: as ruas da cidade ficam movimentadas com pessoas do mundo inteiro. Imperdível o “scoppio del carro” pela manhã em frente a catedral ou ainda uma visita a um dos belos jardins fiorentinos em um belo dia de sol.

24 de junho – S. João em Florença

24 de junho São João em Florença

Todos os anos Florença vira uma festa no dia 24 de junho: é o dia do patrono da cidade, o São João (aqui conhecido como San Giovanni). O dia é literalmente feriado, a maioria das lojas está fechada, em compensação não vai faltar o que fazer.

Natal em Florença

Natal em Florença

Aqui você encontra todas as informações sobre o que esperar e como organizar sua viagem e seus passeios em Florença no período das festas de final de ano em 2022. Vale ler até o fim!

Feriados Nacionais na Italia 2023

calendário de feriados na Italia 2023

No artigo você encontra um elenco de todos os feriados nacionais na Italia em 2023 com dicas de outros eventos importantes mês a mês.

6. Curiosidades sobre Florença

A origem do nome Florença

A origem do nome Florença com uma pintura de Florença antiga
Fiorenza durante a Idade Média

Quer saber a história da origem do nome da cidade de Florença?

Quando o rio Arno congelou

quando o Rio Arno congelou
Firenze 1985: quando o Arno congelou e a temperatura chegou a -23ºC

Você sabia que o Rio Arno de Florença já ficou completamente congelado?

O hospital mais antigo do mundo

O hospital mais antigo do mundo
fachada do hospital Santa Maria Nuova, o hospital mais antigo do mundo em atividade até hoje

Imagine que em Florença existe um hospital inaugurado em 1288 e é considerado o hospital mais antigo do mundo em atividade até hoje: é o hospital de Santa Maria Nuova, que fica na Piazza Santa Maria Nuova 1, em pleno centro histórico de Florença.

Obras de arte em Florença: herança cultural da última Medici

Anna Maria Luisa de' Medici, a última herdeira da família Medici

Se Florença é ainda hoje uma cidade importante e famosa não só na Italia mas no mundo inteiro, em parte se deve a família desta mulher: Anna Maria Luisa de’ Medici. Ela foi a última herdeira da dinastia dos Médici, uma das famílias mais potentes e importantes da Toscana (obs: em italiano se escreve Medici sem acento)

Obra na estação ferroviária Santa Maria Novella

obra na estação Santa Maria Novella

Você já reparou que em frente a plataforma 16 da estação ferroviária Santa Maria Novella em Florença existe uma instalação de arte. Veja o que a obra representa.

Projeto do novo estádio de Florença

projeto do novo estádio de Florença
Projeto do novo estádio de Florença

09/03/2022 – Como será o novo estádio de Florença? O Comune di Firenze divulgou o projeto vencedor que será usado para reformar o estádio Artemio Franchi.

7. Hospedagem em Florença

5 Melhores Hostels em Florença

hostels em Florença

Os melhores hostels em Florença para quem procura uma acomodação descolada e está aberto a amizades e encontrar pessoas.

Hotéis em Florença

hotéis em Florença Italia

Conheça as melhores áreas de Florença para reservar o seu hotel, apartamento ou B&B de acordo com o estilo da sua viagem e com o meio de transporte preferido para os seus deslocamentos. Aqui além de dicas de áreas onde se hospedar em Florença você vai saber também nomes de ótimos hotéis em Florença para viver suas férias tão sonhadas!

Hotéis de luxo Florença

hoteis de luxo em Florença

Para quem gosta de conforto, esses hotéis de luxo em Florença são tudo de bom. Aqui você encontra mais do que quartos bonitos e elegantes: o serviço é impecável. O que faz a diferença entre um simples apartamento luxuoso e um grand hotel é a qualidade do atendimento. E qualidade não significa apenas gentileza, mas um olhar treinado para os pequenos detalhes.

8. Tours em Florença

9. Transporte em Florença

Como ir do Aeroporto de Florença ao centro

como ir do aeroporto de Florença ao centro - na foto imagem da catedral de Florença

Existem várias opções de transporte do Aeroporto de Florença ao centro da cidade. Aqui você vai ficar conhecendo cada uma delas para poder escolher a que mais se encaixa na sua expectativa de conforto e no seu bolso.

6 Opções para ir Aeroporto de Roma FCO a Florença

como ir do Aeroporto de Roma FCO a Florença

Aqui você vai descobrir as melhores opções para ir do aeroporto de Roma FCO a Florença: certamente você vai achar uma alternativa que cabe no seu bolso e no estilo da sua viagem. Um elenco que inclui todas as informações que você precisa saber como duração da viagem, preços e como se deslocar.

Como ir de Florença a Siena

como ir de Florença a Siena

Ônibustremcarro alugadomotorista particular ou mesmo uma excursão organizada. Aqui você encontra as explicações detalhadas sobre como ir de Florença a Siena com os preços de cada alternativa. Escolha a que mais combina com você e bom passeio!

Como ir do Porto de Livorno a Florença

Cruzeiro com parada no porto de Livorno? Veja aqui como ir do Porto de Livorno a Florença

Hora de organizar os detalhes da sua próxima parada em Florença e surgiu a dúvida sobre como ir do porto de Livorno até Florença? Aqui tem todas as respostas que você procura.

15 rotas Aeroitalia no Aeroporto de Florença no verão de 2023

15 rotas Aeroitalia no Aeroporto de Florença no verão de 2023 - Imagem de avião Aeroitalia

Aeroitalia no Aeroporto de Florença – A nova companhia aérea italiana, Aeroitalia, abriu na semana passada as vendas para o verão italiano de 2023 com 15 rotas que partem/chegam no Aeroporto de Florença. Leia o artigo para saber mais.

Viajar de trem de Florença até a Áustria ou Alemanha

viajar de trem da Italia para Áustria e Alemanha

Uma nova opção para quem está programando uma viagem pela Europa. Agora é possível viajar de trem da Italia (saindo por exemplo da cidade de Florença) para Áustria e Alemanha. A melhor parte: sem necessidade de trocar de trem para você poder relaxar e, quem sabe, dormir em uma cama dentro de um vagão. Leia o artigo para saber mais sobre a nova linha de trem e as ofertas especiais!

10. Eventos em Florença e arredores

Calendário de Corridas 2023

Calendario de Corrida Florença
Corri La Vita (foto: divulgação)

Selecionamos as principais provas de corrida em Florença e arredores, para você que adoraria voltar para casa com uma medalha conquistada aqui na Itália*. Confira aqui a nossa lista com o calendário de Corridas em Florença 2023.

Show do Eros Ramazzotti em Florença 2023

Shows de Eros Ramazzotti na Italia

Que tal assistir a um show do Eros Ramazzotti em Florença? Então veja aqui onde comprar ingressos e outros detalhes.

Show do Andrea Bocelli Lajatico

Show Andrea Bocelli na Toscana

Em 2023 vai acontecer a 18º edição do tradicional show de Andrea Bocelli no Teatro del Silenzio, com vista para as colinas da Toscana.

Show do Tiziano Ferro em Florença 2023

Shows do Tiziano Ferro na Italia

O cantor italiano Tiziano Ferro irá fazer um show no estádio Artemio Franchi de Florença. Leia o artigo para saber mais detalhes e garantir os eu ingresso.

MotoGP 2023 no Mugello

MotoGP 2023

A menos de 1 hora de Florença encontra-se o Autódromo do Mugello, onde você poderá conferir ao vivo uma das etapas do MotoGP 2023.

11. Gastronomia em Florença

5 sorveterias em Florença

sorveteria em Florença

Florença é famosa não apenas pelo DuomoPonte Vecchio ou o David de Michelangelo, mas também pelo sorvete, o famoso gelato,  que é especialmente cremoso. As sorveterias existem por todos os cantos da cidade, mas quais são as melhores sorveterias em Florença? 

“Coccoli” uma entrada típica de Florença

Coccoli
Coccoli, queijos, frios para acompanhar os vinhos de Antinori

Hoje vou apresentar para vocês uma das  entradas (ou em italiano antipasti) típicas de Florença: Coccoli. Passei meses na Itália ignorando essa delícia do cardápio até que, muitos anos atrás, um dia saí para almoçar com um grupo de amigos florentinos que simplesmente me fizeram amar esse prato.