Páscoa na Italia 2024

Aqui você encontrará informações para organizar uma viagem na Páscoa para a Italia ou simplesmente poderá descobrir os hábitos e tradições de Páscoa na Italia.

pascoa na italia
A Páscoa na Italia celebra-se no período de primavera, quando os campos ficam cobertos de margaridinhas

Como é a Páscoa na Italia?

Em 2024 o domingo de Páscoa cai no dia 31 de março.

O domingo de Páscoa é tradicionalmente um dia que os italianos organizam reuniões em família e com os amigos, quem sabe organizando um almoço especial, um piquenique a céu aberto ou uma viagenzinha pela Italia.

As crianças ganham ovos de chocolate e os pais mais pacientes organizam uma verdadeira “caça ao tesouro” com ovinhos pequenos coloridos espalhados pela casa até o local onde encontra-se o “grande ovo” ou uma outra surpresa. Tem quem pinte ovos de verdade só para dar aquele toque de festa. E assim como no Brasil quem distribui os ovos de Páscoa é o “coelhinho da Páscoa”.

Os adultos compram as chamadas “Colomba Pasquale“, uma espécie de pão doce em forma de pomba que simboliza a paz e lembra bastante o panetone.

O feriado na Italia é na segunda-feira após o domingo de Páscoa e se chama “Pasquetta“. Ao contrário do Brasil, a sexta-feira antes da Páscoa não é feriado. Outros feriados geralmente próximos a Páscoa são dia 25 de abril e 1º de maio.

O período de Páscoa marca também o início da estação turística em diversas cidade italianas como por exemplo: Florença, Roma, Palermo ou mesmo a ilha de Capri. Essas cidades são “invadidas” por turistas italianos e europeus em busca daquele “ar de primavera” ideal para passear em cidades das artes ou respirar um pouco o ar do mar.

O prato típico da Páscoa na Italia é o cordeiro assado (em italiano “agnello“), que representa o “sacrifício de Cristo”.

Esses são alguns hábitos italianos na época de Páscoa mesmo para as famílias não religiosas ou não praticantes.

Já para os religiosos praticantes é hábito assistir a missa ou participar de procissões.

Veja aqui: Como desejar Boa Páscoa em Italiano

O que o coelhinho tem a ver com a Páscoa

Dizem que é o coelhinho da Páscoa que traz os ovinhos de chocolate para as crianças. Mas por que o coelhinho é um símbolo da Páscoa? E se o coelhinho é um mamífero que não bota ovos, por que escolheram o coelho para distribuir os ovos de Páscoa?

A Páscoa é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão. É a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo, que ocorreu três dias após sua morte na cruz. A Páscoa é celebrada em todo o mundo com várias tradições, incluindo a decoração de ovos, a realização de caças aos ovos e a distribuição de ovos de chocolate. O coelhinho da Páscoa é um símbolo icônico desta celebração, mas por que um coelho foi escolhido para distribuir ovos de chocolate se eles não põem ovos?

A tradição do coelhinho da Páscoa é uma antiga lenda germânica que remonta ao século XIII. Acredita-se que a história se originou na Alemanha, onde o coelho era um símbolo da fertilidade e da primavera, quando os campos floresciam e os animais acasalavam. Acredita-se que os alemães começaram a decorar ovos de galinha para celebrar a primavera e a fertilidade. Os ovos de galinha eram coloridos e esculpidos com desenhos e símbolos, como uma estrela ou um coração.

Com o tempo, a tradição se espalhou pela Europa e, em algum momento, o coelho foi adicionado à história. Acredita-se que o coelho tenha sido escolhido como símbolo da Páscoa porque é um animal que se reproduz rapidamente e tem muitos filhotes. O coelho também é um símbolo da primavera e do renascimento, pois é comum ver coelhos pulando e brincando na natureza nesta época do ano. Por isso, o coelhinho da Páscoa se tornou um símbolo popular para representar a renovação da vida.

Uma outra lenda diz que Sant’Ambrogio escolheu a lebre como símbolo da Ressurreição devido ao seu manto, capaz de mudar de cor de acordo com a estação do ano.

Mas por que o coelhinho da Páscoa distribui ovos de chocolate se os coelhos não põem ovos? Na verdade, a tradição de distribuir ovos de chocolate na Páscoa é uma adaptação da tradição original de decorar ovos de galinha.

No século XIX, os chocolatiers suíços começaram a produzir ovos de chocolate para a Páscoa. Com o tempo, os ovos de chocolate se tornaram mais populares e a tradição de decorar ovos de galinha foi substituída pela distribuição de ovos de chocolate.

Os principais eventos da Páscoa na Italia em 2024

Páscoa em Florença

Páscoa em Florença e o "scoppio del carro"

Descubra as incríveis celebrações de Páscoa em Florença, Itália, em 2024. Desde a espetacular cerimônia do ‘scoppio del carro’ até a visita de museus mundialmente famosos como a Galeria Uffizi. Não podia faltar uma seleção de excursões de 1 dia saindo de Florença. Planeje sua Páscoa em Florença com o nosso guia abrangente.

Ideias do que fazer no feriado de Páscoa na Italia

Passeio na Represa de Ridracoli

Diga Ridracoli com grupo

Que tal fazer uma caminhada e admirar o panorama da Represa de Ridracolì, uma represa no estado italiano da Emília Romanha, mais precisamente na província de Forlì-Cesena, na parte romanhola do Parque Nacional Foreste Casentinesi (também acessível para quem passa férias do lado da Toscana, no Mugello).

Promoção de Páscoa ITA Airways

Promoção de Páscoa ITA Airways

Neste período de Páscoa, a ITA Airways está trazendo uma oportunidade fantástica: ofertas perfeitas para quem deseja visitar familiares, descobrir novas culturas ou simplesmente desfrutar de uma merecida pausa. Confira as incríveis tarifas da Promoção de Páscoa ITA Airways e planeje sua próxima viagem internacional com grande estilo.