Siena

Quando a gente pensa em Toscana, Siena é uma das primeiras cidades que vem em mente, ao lado de Florença e Pisa. Com sua rica herança cultural, a cidade se mantém bem conservada e é uma ótima base para explorar os arredores. Veja aqui o nosso guia de Siena para aproveitar o melhor da Toscana.

Booking.com
Guia de viagem Siena - na foto a famosa Piazza del Campo

1. Apresentação: informações essenciais sobre Siena

Siena é uma cidadezinha de pouco mais de 50 mil habitantes, no interior do estado da Toscana. Mas não se deixe enganar pelo baixo número de residentes: essa foi e ainda é uma das cidades mais ricas da Italia.

Só para dar uma ideia, o banco mais antigo do mundo em atividade nasceu em Siena: o Montepaschi di Siena, ativo desde 1492.

O coração pulsante de Siena é a Piazza del Campo, famosa em todo o mundo pela corrida de cavalos medieval conhecida como Il Palio, realizada duas vezes por ano, em julho e agosto.

A praça é um exemplo magistral de arquitetura civil medieval, com sua forma de concha e a bela Fonte Gaia, além de ser rodeada por palácios históricos que adicionam um toque de elegância renascentista ao local.

Na Piazza del Campo você poderá admirar também edifícios prestigiosos como o Palazzo Pubblico, um impressionante palácio gótico do século XIV que abriga o Museo Civico, famoso pelos frescos de Lorenzetti que retratam os efeitos do bom e mau governo.

Subindo as ruas estreitas e sinuosas da cidade, você chega ao Duomo di Siena, uma das mais belas catedrais da Itália. A biblioteca Piccolomini, dentro do Duomo, é um destaque especial, com suas paredes e teto ricamente decorados com afrescos coloridos.

Visitar Siena é uma experiência enriquecedora, seja para admirar suas belezas arquitetônicas e artísticas, participar de suas vibrantes tradições locais ou simplesmente desfrutar de sua atmosfera tranquila e acolhedora. A cidade tem algo a oferecer a todos os visitantes, garantindo uma estadia inesquecível na bela região da Toscana.

2. O que ver em Siena

Duomo di Siena, a catedral imponente por fora e por dentro

Duomo de Siena
A catedral de Siena

A catedral de Siena (em italiano “Duomo”) é uma verdadeira obra de arte por fora e por dentro. Neste artigo você encontra informações úteis para organizar a sua visita.

3. O que ver nos arredores de Siena

Certaldo, a cidade de Boccaccio

Certaldo Toscana cidade medieval

No meio do caminho entre Florença e Siena existe uma deliciosa cidadezinha medieval no alto da colina chamada Certaldo. Um lugar ainda pouco conhecido pela grande massa de turistas que entre abril e setembro invade a Itália e, talvez por isso, conserve uma atmosfera mágica e especial. A cidade divide-se em Certaldo Alta, onde encontra-se a parte mais antiga e interessante, e Certaldo Baixa. Saiba mais aqui.

Castiglione della Pescaia, praia com castelo na Toscana

Castiglione della Pescaia
Um banho de mar com vista para um castelo de verdade em Castiglione della Pescaia

A menos de 100km de distância de Siena é possível respirar o ar de mar em uma das cidades de praia mais charmosas da Toscana: Castiglione della Pescaia. Uma boa opção para quem viaja entre os meses de maio e setembro.

Follonica, praia para famílias na Toscana

Follonica
Uma das entradas da “spiaggia libera” em Pratoranieri, uma praia de Follonica

Durante o verão italiano (entre maio e setembro) vale a pena dar uma esticadinha até o litoral da Toscana. Se você está procurando dicas de praias, considere uma esticadinha até Follonica, a aproximadamente 1 hora e 20 minutos de distância de Siena.

Buonconvento

Buonconvento
eu (Barbara Bueno), Germano Pereira e Erica Donolato

A cidadezinha de Buonconvento foi cenário da famosa novela Passione da Rede Globo. Na época, fui lá encontrar os atores brasileiros que vieram até a Toscana gravar a novela.

Pienza, uma cidade romântica

Pienza
Pienza

Pienza é uma cidadezinha com projeto urbanístico de 1400 localizada no sul da Toscana. Aqui você poderá admirar o lindo panorama toscano diretamente da “Via dell’Amore”, a rua do Amor.

Lucignano e a árvore do amor

a árvore do amor em Lucignano
A árvore do amor de Lucignano, na Toscana

Depois de Pienza, uma cidade que não pode faltar no itinerário romântico na Toscana é Lucignano. Há apenas 26km de Arezzo, 50km de Siena e 100km de Florença se encontra um burgo medieval mantido a perfeição, como aqueles que a gente imagina nas fábulas ou aulas de história.

Montepulciano

Montepulciano
fachada do Palazzo Contucci, em Montepulciano

Para quem está em busca de degustar os famosos vinhos tintos toscanos, Montepulciano é uma parada obrigatória. Aqui você poderá degustar o famoso Vino Nobile di Montepulciano, além de admirar um lindo vilarejo típico da Toscana.

A moderníssima vinícola Antinori em Bargino, Chianti

Antinori
Uma das salas de degustação, com vista para a adega da cantina Antinori em Bargino

Uma parada obrigatória para quem está fazendo um passeio nos arredores de Siena, e quer unir o vinho ao agradável. Leia o artigo para saber mais sobre a vinícola Antinori em Bargino.

4. Hospedagem em Siena

Hotéis em Siena

melhores hotéis em Siena

Confira aqui a nossa seleção dos melhores hotéis de Siena. Neste artigo você encontra diversas categorias de hotel que tem uma coisa em comum: ótimo custo-benefício, para uma experiência deliciosa em uma das cidades mais amadas da Toscana.

5. Tours em Siena

6. Transporte em Siena

Como ir do Florença a Siena

como ir de Florença a Siena

Existem diversas opções de transporte até Siena e cada uma tem suas vantagens e desvantagens: ônibustremcarro alugadomotorista particular ou mesmo uma excursão organizada. Aqui você encontra as explicações detalhadas sobre como ir de Florença a Siena com os preços de cada alternativa. Escolha a que mais combina com você e bom passeio!

Como ir de Siena a Roma

Como ir de Siena a Roma - ilustração artística mostra alguns dos monumentos símbolo das cidades de Siena e de Roma

Aqui você vai encontrar as principais opções de transporte com relativos preços e duração da viagem. Para poder escolher a que mais combina com seu estilo de viagem. Este guia de transporte Siena-Roma foi pensado para viajantes que querem organizar a viagem por conta própria, mas evitando os erros mais comuns.

Estacionamentos em Siena

estacionamentos em Siena

Aqui você encontra um elenco dos estacionamentos em Siena com preços e dicas para uma viagem sem multas e sem canseira. Afinal, você está de férias, não é mesmo?

Táxis em Siena

Dúvidas sobre a Italia

Veja aqui como chamar um táxi em Siena, quais são as tarifas e outras dicas bacanas para você organizar seus deslocamentos sem stress.

Alugar carro na Toscana

alugar carro

Aqui você vai descobrir como alugar um carro na Italia levando em consideração custo-benefício, vai saber quais os requisitos que as empresas costumam pedir na hora do aluguel e outras dicas para que sua viagem seja deliciosa e inesquecível.

7. Eventos em Siena e arredores

O Palio di Siena (jul-ago/2024)

Palio di Siena

Palio di Siena é uma corrida de cavalos. Mas não uma simples corrida que cavalos que acontece em um hipódromo. Esta corrida de cavalos, que desperta paixões e rivalidades, acontece na principal praça de Siena, a Piazza del Campo. Um evento especial que acontece duas vezes por ano e tem mais de 800 anos de história. É um evento tão importante na Italia que costuma ser transmitido em rede nacional na televisão italiana. Aqui você vai conhecer um pouco mais sobre o Palio de Siena com informações e dicas úteis para organizar sua visita.

Feira das trufas brancas de San Miniato (nov/2023)

Trufas brancas de San Miniato

A pouco mais de 1 hora de distância de carro de Siena existe uma cidadezinha chamada San Miniato que literalmente lota no mês de novembro na época da feira das trufas brancas (que os italianos chamam de “tartufo bianco”). Para quem visita a Toscana no outono é uma ótima pedida!