Não importa se você mora na Italia ou está vindo em férias para a Italia: a Trenitalia / Gruppo Ferrovie dello Stato tem novidades para todos os estilos de viajantes. Vamos lá:

Firenze – Pisa em 49 minutos
Existe agora uma opção de trem Regional mais rápida que liga Firenze a Pisa: os chamados Regionale Veloce. Se antes o percurso podia durar até uma hora e meia, agora existe a possibilidade de percorrer a distância em apenas 49 minutos.
Alguns jornais anunciaram que se tratava da “Alta Velocità Firenze-Pisa”, mas a notícia está errada porque não são trens de alta velocidade, mas os trens regionais de sempre. Ficou curioso em como ficaram mais rápidos? Simples: agora alguns trens param em menos estações. Se a notícia é boa para quem faz o percurso direto Firenze-Pisa, pode ser menos interessante para quem morava nas cidadezinhas nos arredores e preferia o trem invés do carro.
Existem 6 trens diários que:
partem de Firenze às 7.00, 11.00, 13.00, 15.00, 17.00 e 19.00.
partem de Pisa às 09.11, 11.11, 13.11, 15.11, 17.11, 19.11.
Antes de comprar o seu bilhete melhor confirmar a disponibilidade dos trens diretamente no site da Trenitalia.

 

Agora é possível comprar o abbonamento pela internet

Se você faz parte do famoso grupo dos “pendolari”, aquelas pessoas que usam diariamente trens para se locomover de casa ao trabalho / escola, essa novidade pode facilitar a sua vida. Agora é possível comprar também o seu abbonamento pela internet. A medida vai evitar as filas nas bilheterias.
Para quem não sabe direito o que é um abbonamento eu vou explicar: é um bilhete que você compra para um determinado trecho, por exemplo: Firenze-Prato, e que naquele trecho você pode pegar quantos trens quiser ida e volta pelo período de validade do bilhete (mensal ou semanal).
Os tipos de abbonamento são mensal (começa a contar sempre no 1° dia do mês) ou semanal (começa a contar sempre na segunda-feira) e eles custam menos do que se você comprasse cada passagem individualmente.
Reembolso via internet
Se você comprou um bilhete de trem pela internet e não vai mais poder usar, é possível pedir o reembolso via internet aqui. Importante: o reembolso é válido somente para passagens nacionais, para trens que ainda não partiram e bilhetes que não tenham ainda sido impressos nas máquinas self-service da estação. Para pedir o reembolso é necessário fornecer o código PNR.
Trens atrasados
Nem sempre os trens na Italia são pontuais, mesmo aqueles onde a pontualidade é garantida, como nas linhas de Alta Velocidade (Freccia Rossa, Freccia Argento…). Antigamente tinha um formulário na estação para preencher e depois de meses chegava uma resposta pelo correio. Agora é possível verificar online se você tem direito a algum reembolso. Por isso se você pegou algum trem que atrasou, conserve o bilhete e após 20 dias da viagem confira se você tem direito a uma parte do seu dinheiro de volta. Para conferir mais detalhes vá direto a página da Trenitalia aqui.

16 COMENTÁRIOS

  1. oi!
    qual a melhor forma de ir de Milão a Paris? o trem custa uns Eu$200, achei caro
    obrigado
    Adriana

  2. Ciao Barbara. E o melhor é que o valor é o mesmo: 5,80 euros!!! Bjs

  3. Adriana

    Existem diversos horàrios de trem que partem de Milano Centrale pra Parigi por apenas 95,00.

    Me parece que em Ventimiglia ou Savona saem trens bem mais baratos pra Paris do que Milano, mas nao consegui confirmar no site da Trenitalia. Abs

  4. OI Fabio,
    Agora que Firenze e Pisa estao mais acessiveis, vamos ver se conseguimos transformar esse nosso encontro lenda e em realidade 😉
    beijocas
    Babi

  5. Adriana, um amigo meu pagou 50 euros de Milao a Paris comprando com antecedencia 😉

  6. Pesquisando no site da Trenitalia, vi que esses trens rápidos param em Pisa somente na estação central e na do aeroporto, mas não vão até a estação Rossore, que pelo Googlemaps fica bem ao lado da Torre. Assim, não sei se o trem rápido seria uma boa para mim que vou a Pisa só para ver a Torre e imediações, porque eu teria que pegar outro transporte da estação central até a Torre, não é mesmo?

  7. Meu marido e eu estamos querendo saber o preço do onibus e do ttrem de Malpensa ate o centro de Milano,Obrigada(se alguem puder ajudar)

  8. Fiz o pedido de reembolso e não obtive resposta. O bilhete foi comprado pela internet Roma/ Milão.

  9. A Trenitalia é meio lenta para responder os e-mails e mais ainda para reembolsar a passagem. Eu também estou esperando um reembolso há 3 meses.

    O que eu posso sugerir é que você envie novamente um e-mail o mais completo possível (com o dia da viagem, número de reserva, dos assentos) e o ideal é que seja em italiano porque imagino que a maioria dos funcionários da Trenitalia não fale português ou mesmo o inglês…

    Um dia o reembolso vai chegar, só não pode ter pressa. Infelizmente as bilheterias só reembolsam bilhetes comprados em bilheterias. Enfim, digamos que a Trenitalia ainda tem muito a melhorar em termos de serviço ao cliente…

    Boa sorte. Abs Barbara

  10. Oi, estou indo para Itália no final de julho. Fico por 28 dias. Eu e minha mãe. Queremos percorrer de trem várias cidades de norte a sul do país. Vi que existem uns bilhetes únicos que permitem várias viagens, mas acho que custam mais de 400 dólares. É isso mesmo? Você sabe me indicar qual é o melhor bilhete a comprar?
    Abs,
    Marina

  11. Depende dos trechos que for fazer, às vezes vale mais a pena comprar as passagens individualmente invés do passe, especialmente se você encontrar promoções especiais. Precisa fazer o itinerário antes e fazer as contas…
    Abs
    Barbara

  12. Boa noite,
    Gostaria de saber se existe um passe semanal da Trenitalia, para utilização livre (Milão, Modena, Piza, La Spezia e Genova).
    Abs,
    Emerson

  13. Oi Emerson,
    Você pode checar os passes para turistas que em geral permitem pegar diversos trens em um mesmo dia, por uma quantidade de dias específica.
    Depende do quanto você pretende ficar dentro do trem, vale a pena.

    Se for uma viagem ao dia no máximo, eu sugiro que você compre as passagens individualmente, sempre de olho nas promoções da Trenitalia para passagens avulsas.

    Um bilhete regional para Pisa de Florença, por exemplo custa menos de 10 euros, são trechos baratinhos. Dá uma pesquisada no site http://www.trenitalia.it inserindo o nome das cidades em italiano (Milano, Modena, Pisa, La Spezia, Genova).

    Abs

    Barbara

  14. Muito obrigado Barbara,
    De fato, pelo que observei no site, vai ficar mais barato comprar os bilhetes por trecho. Os valores das diversas opções de passes são muito elevados e somente valem a pena para quem for fazer muitas viagens diárias.
    Abs,
    Emerson

Comments are closed.