Bolonha

Uma cidade cheia de vida, com mais de 90 mil estudantes universitários, espaços para concertos e grandes shows internacionais, muita história e até a torre inclinada mais alta da Italia. Esta é Bolonha.

Bolonha é uma cidade de pouco mais de 1 milhão de habitantes no estado da Emília Romanha. No caminho entre Florença e Milão, Bolonha é meta de estudantes e encanta os viajantes com seus pórticos e edifícios antigos. Leia mais aqui.

Índice da página:
1. Apresentação
2. O que ver em Bolonha
3. O que ver nos arredores de Bolonha
4. Transporte em Bolonha
5. Dicas gastronômicas de Bolonha
6. Hospedagem em Bolonha
7. Tours em Bolonha
8. Notícias e Eventos em Bolonha

Bolonha centro - Duas Torres
As famosas “Duas Torres” no centro histórico de BolonhaTorre degli Asinelli, a torre inclinada mais alta da Italia, e Torre della Garisenda citada por Dante Alighieri na Divina Comédia

1. Apresentação: Bolonha

Bolonha é conhecida como terra de estudantes. Sabe por quê?

Porque a Università di Bologna é uma das universidades mais antigas do mundo. Começou como Alma Mater Studiorum em 1088, por iniciativa informal de alguns estudantes. Hoje possui mais de 90 mil estudantes italianos e internacionais, 32 departamentos, 12 centros de pesquisa e formação.

O centro histórico de Bolonha é bonito e bem cuidado.

Saiba que existem 38 quilômetros de pórticos apenas no centro histórico!

Impossível não admirar a beleza da sua Piazza Maggiore, a maior praça de Bolonha, rodeada por edifícios medievais como o Palazzo del Podestà e Palazzo Re Enzo (séc. XIII), a Basílica de S. Petrônio (séc. XIV) e o Palazzo Comunale (ou Palazzo d’Accursio).

Você poderá ver ainda os dois “arranha-céus” da Idade Média, mais conhecidas como Due Torri. Estas duas torres são um símbolo da cidade: a Torre degli Asinelli possui 97,20 metros de altura e é considerada a torre inclinada mais alta da Italia. Já a Torre della Garisenda antigamente tinha 60 metros de altura, mas hoje possui apenas 48, e foi citada por Dante Alighieri na Divina Comédia.

Reserve seu ingresso para subir na Torre degli Asinelli através do Get Your Guide

Em Bolonha encontra-se o FICO, o maior parque temático da comida italiana. É praticamente um “parque de diversões” para quem gosta de comida e bebida e quer aprender sobre sabores e tradições gastronômicas.

Bolonha pode ser também uma ótima base para explorar a Motor Valley, a terra onde foram criadas algumas das marcas mais famosas de carros e motos como Lamborghini, Ferrari, Maserati e Ducati.

E você ficou com vontade de conhecer Bolonha? Então salve essa página nos seus favoritos. O Brasil na Italia vai reunir aqui as melhores dicas de Bolonha para você!

2. O que ver em Bolonha

Atualização

Esta seção está sendo atualizada e em breve você encontrará mais dicas incríveis de Bolonha. Salve a página nos seus favoritos!

Basílica Santuario da Nossa Senhora de S. Luca

Basilica Santuario della Madonna di San Luca em Bolonha

Se você já visitou as principais atrações turísticas de Bolonha e está procurando um passeio diferente, uma boa opção pode ser uma visita a Basílica Santuário da Nossa Senhora de S. Luca.

3. O que ver nos arredores de Bolonha

Esta seção está sendo atualizada.

4. Transporte em Bolonha

Bolonha possui 13 estações ferroviárias. A mais importante delas é Bologna Centrale, onde páram os trens de alta velocidade das companhias de trem Trenitalia e Italotreno.

O aeroporto de Bolonha se chama Guglielmo Marconi e tem o código iata BLQ. A distância do centro ao aeroporto geralmente é de cerca 9 Km (aprox. 20 minutos de carro).

Para quem viaja de carro a principal estrada é a A1 conhecida como Autostrada del Sole que vai de Milão a Nápoles.

5. Dicas gastronômicas de Bolonha

Esta seção está sendo atualizada.

6. Hospedagem em Bolonha

Hotéis em Bolonha

hotéis em Bolonha - veja aqui nossas melhores dicas

“Qual a melhor área para reservar um hotel em Bolonha?”, “Você tem sugestões de bons hotéis em Bolonha?”, “Me manda uma sugestão de hotel bom, bem localizado e barato!” – Esses são alguns dos pedidos mais frequentes que recebo em relação a cidade de Bolonha. Para facilitar a vida dos leitores do BRASIL NA ITALIA decidi escrever um artigo dedicado a hotéis em Bolonha com dicas para você que procura hospedagem em Bolonha.

Veja abaixo também o mapa com opções de hospedagem em Bolonha oferecido pelo nosso parceiro Booking.com:

Booking.com

8. Tours em Bolonha

9. Notícias e Eventos em Bolonha

Show do Robbie Williams em Bolonha (janeiro/2023)

Show de Robbie Williams em Bolonha 2023

Se você é fã de Robbie Williams e estará na Italia em janeiro de 2023 olha essa dica: vai ter show de Robbie Williams em Bolonha. Leia o artigo para detalhes.

Roberto Bolle and Friends em Bolonha (fevereiro/2023)

Roberto Bolle and Friends em Bolonha 2023

A dica de hoje é para quem admira a beleza, dança, talento, disciplina, esporte. Um dos artistas que reflete tudo isso no seu corpo e em seus movimentos é o bailarino Roberto Bolle que está em turnê pela Italia com o espetáculo “Roberto Bolle and Friends”. Leia o artigo completo para saber detalhes.

Vasco Rossi em Bolonha (junho/2023)

shows do Vasco Rossi 2023

Vasco Rossi é uma lenda do rock italiano ainda em vida. Com mais de 30 anos de carreira, Vasco costuma lotar estádios a cada show, atraindo uma multidão de fãs encantados com o seu estilo provocador. Veja aqui detalhes dos shows e como garantir seu ingresso.

Show Tiziano Ferro em Bolonha (julho/2023)

Shows do Tiziano Ferro na Italia

O cantor Tiziano Ferro irá fazer um show no estádio de Bolonha. Quer saber como participar? Leia o artigo.

Cosmoprof 2023

Cosmoprof Bolonha 2023

Cosmoprof Worldwide Bologna é uma das maiores feiras de beleza e cosmética do mundo, que reúne as principais marcas, empresas e profissionais do setor. O evento é uma oportunidade única para os participantes conhecerem as tendências e novidades do mercado, além de ter acesso a uma ampla gama de produtos e serviços, tanto para profissionais quanto para consumidores finais.