Ano Novo na Italia, dicas para seu Réveillon

Como é passar o Ano Novo na Itália? Você está organizando sua viagem de final de ano e gostaria de saber informações sobre Réveillon na Itália? Ou já comprou a passagem e quer organizar os detalhes como hotel, atividades, ingressos e transporte? Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber em relação a Final de Ano na Itália.

Como é o Ano Novo na Italia?

No mês de dezembro começa o inverno na Europa, portanto, quem opta por passar o Ano Novo na Italia geralmente são pessoas que querem viver o frio, com casacão, bota, malhas e todo aquele glamour do inverno europeu com as ruas ainda iluminadas pelas luzinhas de Natal.

Na Itália existem atividades para todos os gostos e bolsos.

As principais cidades italianas como Veneza, Milão, Roma e Palermo costumam organizar shows ao vivo gratuitos a céu aberto na hora da virada. Contratam grandes artistas italianos e/ou internacionais e montam um palco em uma grande praça da cidade. A única coisa é que faz frio e pode até chover, então precisa ir preparado psicologicamente para passar frio. (Geralmente esses eventos são divulgados em meados de dezembro).

Este tipo de atividade gratuita e aberta a todos é mais bacana para quem viaja com um grupo de pessoas. Geralmente quem vai a esse tipo de evento não está aberto a fazer tantas amizades como no Brasil então pode ser meio depressivo para quem viaja sozinho. E até perigoso para mulheres sozinhas, visto que em Milão por exemplo tiveram episódios de violência contra mulheres no réveillon (leia no jornal italiano La Repubblica aqui).

Muitos italianos preferem um Ano Novo em festas particulares ou restaurantes. Outros preferem assistir um concerto no último dia do ano ou no primeiro dia do ano em algum lugar teatro ou cenário especial.

Tem também aqueles que simplesmente vão para um hotel na montanha e vivem uma virada de ano “low profile”, mas acordando rodeado por neve.

Ou quem aproveita a oportunidade para passar o final de ano ou início do ano novo praticando esportes: se inscreve em uma corrida de rua, participa de um torneio.

Se você quer viver um Réveillon em uma praia pulando 7 ondinhas não venha para a Italia. Não é isso que você encontrará aqui e provavelmente vai voltar para casa frustrado. Até nas cidades de praia italianas faz frio na virada do ano!

O Réveillon na Italia é perfeito para quem quer curtir não apenas uma noite, mas uma viagem durante o inverno para um dos países mais lindos e encantadores do mundo.

Ano Novo na Italia - Réveillon - Virada de Ano 2023-2024

Abaixo você vai encontrar a nossa seleção de eventos e notícias relacionadas ao dia 31 de dezembro de 2023, 1º de janeiro de 2024 e também para os primeiros dias do ano em 2024. Se você chega antes, veja nossa página sobre Natal na Italia.

Eventos na virada do Ano 2023-2024

Como você vai passar o seu último dia de 2023? Tem corrida de rua em Roma, a chamada We Run Rome, para os mais esportistas.

Em Veneza você pode passar tanto o último do ano como o primeiro dia de 2024 com Vivaldi na Chiesa della Pietà, local frequentado pelo veneziano em pessoa há alguns séculos. Já pensou? O Teatro La Fenice também faz o seu Concerto de Ano Novo, mas os ingressos geralmente esgotam com meses de antecedência.

Em Palermo é possível assistir o último concerto no Teatro Massimo. Ou o primeiro concerto de 2024 seja no Teatro Massimo como no Teatro Politeama Garibaldi. Para quem estará na Sicília, vale a pena.

E fica de olho na página que em breve você encontrará outras dicas bacanas.

Eventos na Italia nos primeiros dias de 2024

Na primeira semana de janeiro de 2024 tem show do bailarino Roberto Bolle em Turim.

Já a cantora Laura Pausini fará apresentações em diversas cidades como Pádua, Bolonha, Turim, Bolzano, Milão

Se você pretende visitar museus e atrações especiais no final de ano, fique de olho no nosso artigo sobre Ingressos Fura-Fila na Itália: neste período de festas eles são necessários!

Para onde ir no Ano Novo na Italia?

Para os casais apaixonados: dizem que dar um beijo à meia-noite na Piazza San Marco em Veneza traga boa sorte. Eu ainda não tive o prazer de viver essa emoção, mas está na minha lista de desejos (quem sabe quando as crianças crescerem um pouco, nos últimos anos passamos sempre em família e as crianças acabam pegando no sono logo após a virada, então as festas não tem sido uma opção).

Em família nos últimos anos temos ido à Milão, mas passamos uma virada tranquila e depois vamos passear no centro de Milão depois do almoço do dia 1º de janeiro de 2024. Quem sabe você pode dar uma esticadinha até o Lago de Como que é lá perto.

A Itália tem muitas cidades lindas e o ideal é ir para aquela que você tem mais vontade de conhecer ou de visitar novamente. Ou você pode escolher em base as tarifas dos hotéis também. Abaixo algumas sugestões:

Hotéis nas principais cidades da Itália


Em breve teremos mais dicas de Ano Novo na Italia. Salve essa página nos seus favoritos e consulte daqui a alguns dias.

E você, como pretende passar esta virada de ano? Já fez planos para o seu próximo Réveillon?