Chegou aquele momento importante de reservar hotel em Roma. São tantas opções, por onde começar? Aqui no BRASIL NA ITALIA a gente fez o trabalho duro por você: escutamos os comentários recentes dos viajantes, pesquisamos horas na internet e compartilhamos online as nossas dicas de hotéis em Roma, Itália. Sempre tendo em vista opções com ótimo custo-benefício.

Índice do artigo:
– Dicas de hotéis em Roma, Itália
1 – Sophie Terrace Hotel (3 estrelas) – Área Roma Termini
2 – Relais De La Poste (3 estrelas) – Área Piazza di Spagna
3 – Hotel Damaso (3 estrelas) – Área Piazza Navona
4 – Hotel S. Anna (3 estrelas) – Área Vaticano
5- Trevi Palace Hotel (3 estrelas) – Área Quirinale / Fontana di Trevi
6 – IQ Hotel Roma (4 estrelas) – Teatro dell’Opera
7- Hotel Lunetta (4 estrelas) – Piazza Navona
8 – Hotel Artemide (4 estrelas) – Via Nazionale / Termini
9 – Antico Albergo del Sole al Pantheon (4 estrelas) – Pantheon
10 – Best Western Plus Hotel Spring House (4 estrelas) – Vaticano

Dicas de hotéis em Roma, Itália

“Que tipo de hotel em Roma este artigo vai me indicar?” – você pode estar pensando. Vamos direto ao ponto do que você vai encontrar aqui:

Dicas de hotéis no centro de Roma

A primeira coisa que pensei quando comecei a pesquisar os hotéis em Roma é que a prioridade deste artigo era indicar hotéis no centro de Roma.

Sim, até existem opções mais baratas nos arredores de Roma. Mas este artigo quer dar dicas de hotéis com ótimo custo-benefício no centro de Roma.

Para que o viajante possa fazer tudo a pé ou usando o transporte público (metrô, táxi, ônibus turístico ou quem sabe até scooter!)

Se você está procurando um hotel próximo ao aeroporto Fiumicino é melhor clicar aqui.

Dicas de hotéis em Roma 3 ou 4 estrelas

Neste artigo você encontrará opções de hotéis em Roma 3 ou 4 estrelas de boa qualidade.

São hotéis bacanas, não super sofisticados como os 5 estrelas, mas onde você poderá passar uma estadia confortável em Roma. Afinal, depois de um dia de passeios, nada como ter um lugar bacana esperando por você, não é mesmo?

Estava querendo algo mais sofisticado? Neste caso é melhor ir direto para nossa seleção de fantásticos hotéis de luxo em Roma (com vista!).

Dicas de hotéis em Roma para casais, viajantes independentes ou famílias

A seleção de hotéis em Roma que fizemos pode ser uma boa opção tanto para casais, como para viajantes independentes ou famílias. Mas se você estava procurando algo mais específico como hotéis em Roma com quartos quíntuplos pode dar uma olhada aqui.

Então vamos lá, abaixo a nossas dicas de hotéis em Roma, Itália:

1 – Sophie Terrace Hotel (3 estrelas) – Área Roma Termini

O primeiro ponto forte do Sophie Terrace Hotel é o terraço com vista panorâmica de Roma. Do “rooftop”, o terraço no último andar, você poderá sentar nas mesinhas e admirar o lindo panorama de Roma, de dia ou à noite.

A segunda vantagem deste hotel 3 estrelas em Roma é a localização: o hotel fica perto da estação Roma Termini e para quem quer viajar de trem e usar o transporte público é uma ótima pedida (dá para ir a pé até a estação são apenas 5 minutinhos de caminhada!). O ponto de ônibus hop-on hop-off é pertinho.

Embora seja um hotel 3 estrelas, o Sophie Terrace Hotel oferece serviço de recepção 24 horas e todos os quartos possuem ar-condicionado ou aquecimento.

O hotel oferece serviço de depósito bagagem gratuito para os clientes, então se você faz o check-out de manhã mas quer passar mais horas turistando em Roma poderá deixar as malas na recepção gratuitamente.

É uma opção muito prática, ainda mais levando em consideração a proximidade da estação ferroviária Roma Termini: da estação onde você pode pegar um trem até o Aeroporto Fiumicino ou quem sabe para Florença.

2 – Relais De La Poste (3 estrelas) – Área Piazza di Spagna

O Relais De La Poste fica em uma das ruas mais bacanas de Roma para passear a pé: a Via del Corso. Basta sair do hotel para encontrar lojas, bares, restaurantes.

A famosa Piazza di Spagna está a apenas 5 minutos de caminhada. Se quiser dar uma de VIP pode dar uma esticadinha até a Via Condotti (3 minutos de distância a pé) onde estão concentradas as boutiques de luxo de Roma.

Outro ponto forte deste hotel 3 estrelas em Roma são os ambientes recentemente reformados, em muitos casos o banheiro possui um box com chuveiro. A sensação é de que é tudo novinho por lá, embora o hotel esteja em um edifício do século XIX, bem em frente a Basilica dei Santi Ambrogio e Carlo al Corso.

O único ponto fraco é para quem viaja de carro: aqui é bem complicadinho estacionar nos arredores.

Já para quem quer usar o transporte público, bem pertinho tem a estação do metrô Spagna, tem parada dos ônibus turísticos e os táxis tem um acesso especial para entrar em algumas áreas ZTL.

3 – Hotel Damaso (3 estrelas) – Área Piazza Navona

O Hotel Damaso é perfeito para quem procura um hotel em Roma com infra-estrutura de hotel e cara de hotel. Sabe aquela entrada de hotel bem visível, recepção clássica, uma bela sala de café da manhã? Pode parecer óbvio, mas em Roma nem sempre é assim.

O ponto forte do Hotel Damaso é a localização a poucos passos da Piazza Navona, uma das praças mais bonitas de Roma. Inclusive é uma excelente opção para quem precisa ir até o Consulado do Brasil em Roma, que fica a exatamente 3 minutos de distância a pé. Outra linda praça pertinho é Campo de’ Fiori, com mercadinho, restaurantinhos.

Existem opções de quartos espaçosos e com vista para os tetos de Roma.

4 – Hotel S. Anna (3 estrelas) – Área Vaticano

O Hotel S. Anna é uma excelente opção de hotel 3 estrelas próximo ao Vaticano.

Se você tiver intenção de participar de uma Audiência Papal saiba que estará hospedado a menos de 5 minutos de distância a pé da Basílica de S. Pedro (se você não sofrer de claustrofobia e estiver em boa forma física aproveite para subir na cúpula da Basília de S. Pedro).

Já a 10 minutos de distância de caminhada estão a entrada dos Museus do Vaticano de um lado ou o Castelo de Santo Ângelo do outro.

Para quem vai usar o transporte público, vale saber que a estação de metrô mais próxima é Ottaviano e fica a 10 minutos de distância a pé. As linhas de ônibus que páram nos arredores são: 23, 982, 19, 32, 81, 590. E também existem os ônibus turísticos com a parada Vaticano.

O Hotel S. Anna é um daqueles hotéis em Roma com aspecto de hotel clássico: entrada bem sinalizada, recepção, pátio interno, sala de café da manhã. Para você que quer se sentir bem recebido em um típico hotel romano.

5- Trevi Palace Hotel (3 estrelas) – Área Quirinale / Fontana di Trevi

Um dos hotéis em Roma com melhor custo-benefício é o Trevi Palace Hotel. Imagine que o hotel se encontra em um edifício do século VII, mas por dentro é a sensação é de estar em um ambiente novinho, limpo e bem cuidado.

Os quartos do Trevi Palace são modernos e espaçosos, as camas tem colchões robustos e confortáveis, os banheiros são novos e a maioria tem box e chuveiro. Os quartos possuem ar-condicionado e aquecimento e são insonorizados para você não escutar o barulho da rua.

O café da manhã aqui é caprichado, você pode pedir um cappuccino feito na hora, ou quem sabe um omelete, se quiser fugir do clássico cornetto (ou croissant) italiano.

A localização também é excelente: a apenas 5 minutos de distância a pé do Palácio do Quirinal e 7 minutos da famosíssima Fontana di Trevi. Uma ótima pedida para quem quer admirar a beleza da Fonte de Trevi à noite, quando o movimento diminui. Já o Coliseu está do outro lado, a menos de 15 minutos de distância a pé.

A única coisa que você deve saber é que a recepção não é 24 horas. Na verdade os hotéis 3 estrelas em Roma não são obrigados a fornecer serviço de recepção 24 horas.

No caso do Trevi Palace a recepção funciona das 07:00 às 22:00. Mas isso não é um problema porque existe a possibilidade de fazer um late check in em uma estrutura parceira próxima (avise antes se você tem intenção de chegar após às 22:00). E o horário da recepção não interfere no ritmo da sua viagem: depois que efetuar o check in você receberá uma chave e pode entrar e sair do hotel quando quiser, é claro.

6 – IQ Hotel Roma (4 estrelas) – Teatro dell’Opera / Termini

Um hotel em Roma com ótima infra-estrutura: este é o IQ Hotel Roma.

Este hotel 4 estrelas no centro de Roma conta com sala fitness, sauna, hidromassagem.

Para quem é do tipo que chega exausto e tem preguiça de sair do hotel: na área CO-Living dentro do hotel existe um restaurante que funciona das 17:00 às 22:00. Quem quiser tomar um drink, o bar fica aberto até à meia-noite.

No IQ Hotel Roma a recepção fica aberta 24 horas.

Existe também um serviço chamado “Shower and Go” pensado para quem quer tomar um banho após o check-out ou antes do check-in. É um banheiro novíssimo que dispões de todas as comodidades gratuitamente (sabe quando você chega muito cedo no hotel e não vê a hora de dar uma refrescada? Ou então que vai partir no final do dia, já fez o check-out e está precisando de um banho refrescante antes da viagem?)

O IQ Hotel Roma fica ao lado do Teatro dell’Opera de Roma e a menos de 10 minutos a pé da estação Roma Termini.

7- Hotel Lunetta (4 estrelas) – Piazza Navona

Para quem procura um hotel elegante no centro de Roma a dica é o Hotel Lunetta. Este hotel 4 estrelas é decorado em alto estilo, para quem gosta de um toque de sofisticação.

Entre os pontos fortes do hotel está o spa gratuito, onde os clientes podem relaxar entre um passeio e outro.

A localização é outra vantagem: o Hotel Lunetta fica em pleno centro histórico de Roma, entre a Piazza Navona e Campo de’ Fiori. Ideal para quem quer passear, de repente fazer uma parada no hotel para descansar e depois sair de novo.

No último andar, um agradável terracinho (ou “roof garden”) para admirar a vista do centro de Roma, em especial a vista da Igreja Sant’Andrea della Valle, a terceira mais alta de Roma depois da cúpula da Basílica de S. Pedro e do SS. Santi Pietro e Paolo.

8 – Hotel Artemide (4 estrelas) – Via Nazionale / Termini

O ponto forte do Hotel Artemide é a atenção aos detalhes. Aqui não importa se você vai ficar em um quarto duplo básico ou se vai optar pela Suíte de Lua de Mel: de qualquer modo poderá desfrutar de várias comodidades que este hotel 4 estrelas oferece.

Ao chegar você será recebido pelos porteiros do hotel que vão te ajudar com a bagagem. Um detalhe importante para quem está acostumado a viajar com muitas malas.

O hotel possui um lounge-bar com poltronas relaxantes e no último andar fica o Ambrosia Rooftop Restaurant & Bar para você curtir seu jantar com vista panorâmica em Roma.

Quem quiser mimos extras poderá reservar uma sessão no Artemis Spa, com sauna, banheira de hidromassagem, sauna úmida e vários tipos de tratamento (à pagamento).

No dia seguinte você vai acordar com um farto buffet de café da manhã para começar bem o seu dia.

O Hotel Artemide fica na Via Nazionale, a aproximadamente 10 minutos de distância a pé da estação Roma Termini.

9 – Antico Albergo del Sole al Pantheon (4 estrelas) – Pantheon

Existem dezenas de hotéis em Roma, mas poucos tem o privilégio de estar praticamente em frente ao Pantheon, como o Antico Albergo del Sole al Pantheon.

Este hotel 4 estrelas encontra-se em um edifício de 1467, onde já se hospedou Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Em 2020 ele passou por uma reforma geral e hoje apresenta 27 quartos elegantes (alguns com banheiro com box e chuveiro). Todos possuem ar-condicionado ou aquecimento e alguns tem vista para o Pantheon.

Aqui você pode fazer tudo a pé, existem muitas outras atrações de Roma nos arredores como por exemplo a Piazza di Spagna e Via del Corso, Piazza Navona, Campo de’ Fiori.

10 – Best Western Plus Hotel Spring House (4 estrelas) – Vaticano

Para quem procura um hotel próximo do Vaticano o Best Western Plus Hotel Spring House é uma ótima opção.

Este hotel 4 estrelas fica a 3 minutos de distância a pé da entrada dos Museus do Vaticano.

Para quem pretende se deslocar com transporte público vale saber também que a estação do metrô Cipro fica a 5 minutos de distância de caminhada. Quem viaja de carro existe a possibilidade de um estacionamento particular a pagamento.

Os quartos são confortáveis, com piso em parquet, ar-condicionado, frigobar com água mineral de cortesia e TV via satélite.

Outra vantagem do Best Western Plus Hotel Spring Housel é a sala fitness e spa gratuito para os clientes do hotel.


Aguardo o feedback dos meus queridos leitores: aceitamos sugestões de outros hotéis em Roma, queremos saber o que vocês acham dos hotéis escolhidos, qual a melhor localização para um hotel em Roma… Conta pra gente nos comentários!

Leia nossas dicas sobre seguro de viagem

Leia também: Como ir do Aeroporto Fiumicino ao centro de Roma

Se gostou das dicas, compartilhe com seus amigos!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

Artigo anteriorÔnibus hop-on hop-off em Roma
Próximo artigoComprar guarda-chuva de qualidade na Italia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

53 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite!
    Encontrei seu blog e ele está me ajudando muito com as dicas, mas estou muito em dúvida com relação ao hotel. Pode ria me ajudar?
    Qual dessa opções você indicaria? Procuramos uma boa localização segura, mas gostamos de caminhar e não é problema rodar a cidade a pé.
    – Soggiorno Comfort
    – Tourist House B&B
    – San Daniele Bundi House
    – I Dormienti
    – Roma Resort Trevi
    – RR Apartments Campo dei Fiori
    – I Giardini Del Quirinale
    – Hotel Embassy
    – Hotel Ferraro
    – I Giardini Del Quirinale
    – Tourist House B&B
    Muito obrigada.
    Abraço,

  2. Olá Barbara, em primeiro lugar parabéns pelo seu blog.
    Estarei in do para florença em Janeiro e ficarei duas noites ( Sex e sáb ), e passarei o domingo em Verona.
    Gostaria de saber qual a probabilidade de eu pegar um dia chuvoso em Florença e quais opções de atrações eu tenho caso esteja chovendo nesses dias.
    Minha pergunta sobre Verona é se as lojas abrem no domingo.
    Desde já agradeço sua atenção.

  3. Oi Tania,
    Que bom que você lembrou de passar aqui para confirmar que leu as dicas e gostou. 🙂 É sempre bom ter um feedback.
    Qualquer dúvida é só perguntar e me avisa quando estiver para passar aqui que a gente pode tomar um café juntas. Abs Barbara

  4. Oi,Barbara!

    Eu de novo! Agora passando para te agradecer mais uma vez pelas dicas!
    Qualquer coisa, posso te incomodar de novo? Rsrsr
    Quem sabe até nos conhecemos quando eu estiver aí com meu filho, em maio?

    Mais uma vez,muito obrigado!
    Fique com Deus!
    Bjs

    Tania

  5. olá Bárbara, acabei esbarrando em seu site ao fazer pesquisa sobre viagens a italia, estarei visitando o país em março do ano que vem para correr a maratona de roma, você poderia me propor hotéis que fiquem próximo ao local da saída da prova,se puder desde já agradeço

  6. OI Tânia tudo bem?

    Você pode ficar uma semana tranquilamente em Roma, para descobrir a cidade com calma. É tudo uma questão de como você gosta de viajar: se quer ter uma panorâmica de diversas cidades da Itália ou se prefere conhecer bem cada lugar.

    Sobre os trens, quando você comprar o bilhete pode escolher a opção de sentar junto. Mas mesmo que o bilhete tenha lugares diferentes, quando você embarcar no trem sempre pode pedir para alguém trocar de lugar para vocês viajarem juntos.

    Sobre marcar visitas, é melhor marcar em todos os museus que você quer ir, assim não tem erro. Os grandes e mais disputados podem ter sempre fila. Em geral no site oficial dos museus você encontra as informações de como reservar com antecedência, alguns já dão a possibilidade de fazer online, outros você telefona. Assim você evita filas. Especialmente o Uffizi de Florença, tem uma fila pazzesca se você não reservar.

    Bem, eu fiz uma média de valores, mas não tinha visto que você viaja em Maio. Maio na Itália é altíssima estação porque é início de primavera, as cidades de arte como Roma, Florença e Veneza estão mais bonitas do que nunca e todos os europeus querem vir passear aqui. Nessa época é difícil encontrar promoção mesmo, as tarifas em geral são a preço cheio. Pode colocar o dobro, uns 160 euros por um quarto (para duas pessoas) por dia em um lugar simples, tipo B&B. Em compensação você vai ver as cidades da Arte no auge da sua beleza. 🙂

    Uma outra cidade que você pode encaixar no meio da sua viagem é Ferrara. Estive lá esses dias e já tinha até esquecido o quanto era charmosa…

    Bem, por enquanto é isso aí.

    até mais,

    barbara

  7. Oi,Barbara! Olha eu aqui de novo!

    Menina! Muito,mas muito obrigado pelas dicas!

    Entao,em 3 dias,no mínimo,dá para se visitar, na boa, Roma? Pensei que teria que ser no mínimo 1 semana!Isto já me abriu um outro leque de passeios…Ñ pensei em ir a Veneza,por exemplo,mas de repente…É verdade que em maio,devido as temperaturas mais quentes, a cidade já estará com um “cheirinho” ñ muito agradável?

    Vou seguir sua orientacao quanto a pesquisar as passagens/trajetos dos tipos de trens que citou.Comprando com antecedência,é garantido que reservarei poltronas juntas,pra poder viajar ao lado do meu filho?

    Só uma coisa: Quando me referí a “marcar visitas”, era com relacao a museus e outros pontos turísticos.Por exemplo: Me disseram que o Museu do Vaticano,a Capela Sistina teriam dia e hora marcados para visitar e que tem lugar que tem dia na semana que ñ abre,Tanto em Roma quanto Florenca. É isto mesmo?
    Se for,como saber quais dias e lugares,onde pesquisar isto e comprar com antecedência(seja daqui do Rio de Janeiro ou quando chegar aí)? Por acaso você sabe a média dos ingressos dos pontos turísticos tradicionais?

    Um outro ponto: Os valores que você menciona com gastos diários já é contando para 2 pessoas? Porque eu ñ tenho visto hotel com diárias(em média) de 80 euros! Passa a dica aí!kkkkkkkk Mesmo no Booking.com, um hotel B&B(banheiro privativo) ainda ñ achei…kkkkk.

    Desculpe a brincadeira,tá? É que sou animada assim mesmo!

    Mais uma vez, muito obrigada pela ajuda, vai me ajudar demais na organizacao da viagem! E tb,mais uma vez desculpe pelas outras perguntas, ok?

    Um beijo,

    Tania Cruz

  8. Oi Tania, tudo bem?
    Fico contente que esteja gostando do blog e espero que ele te ajude a organizar a sua próxima viagem a Itália. Vamos às dúvidas:

    1) Acho que o ideal é ficar pelo menos 3 dias em Roma. Você encontra uma sugestão de coisas para ver aqui: https://www.brasilnaitalia.net/roma#oquever

    2) Florença é pequena e tem quem fique apenas uma noite ou duas. Eu sou suspeita, gosto muito da cidade, é também uma boa base para fazer bate volta nos arredores, por exemplo para Pisa e Lucca, ou para uma degustação de vinhos no Chianti, ou ainda para umas comprinhas em outlets próximos fora da cidade como o The Mall ou o outlet de Barberino di Mugello. Eu ficaria 3 noites também.
    Veja aqui dicas de passeios com base em Florença: https://www.brasilnaitalia.net/2022/02/roteiro-7-dias-na-toscana.html

    3)Eu sempre compro passagem de trem antecipadamente pela internet por duas razões. A primeira é que é mais fácil encontrar promoções online (se você comprar com um pouco de antecedência, 1 mês ou 2, pode conseguir ótimos preços com os trens de alta velocidade das companhias Trenitalia ou Italo.). Além disso, você garante o lugar. Não é que você não ache um trem de um lugar para o outro, mas de repente pode não achar naquele horário porque o trem lotou. Acontece principalmente em vésperas de grandes feriados, para os destinos mais procurados pelos italianos. Melhor reservar antes. Na hora você também pode pegar a maior fila nos guichês ou então tem que aprender a usar a maquininha (que também costuma ter fila em horário de pico nas grandes estações).

    4) Marcar a visita você diz em relação ao trem? Os bilhetes de EuroStar não precisam ser validados, mas os dos trens Regionais e Intercity sim. Existe uma máquina onde você insere a passagem para validá-la. Para saber mais sobre os trens italianos leia aqui:
    http://www.brasilnaitalia.net/2007/02/trasporte-trem.html

    5) Os cartões de débito em geral são válidos nos mesmos lugares onde aceitam cartão de crédito. A questão é que aqui não se paga qualquer coisa com cartão de crédito ou débito. Por exemplo: nem todo bar aceita pagamento de um café com o cartão, um sorvete na Gelateria, compras de baixo valor (em geral abaixo de 20 euros), nem todos restaurantes aceitam cartão, etc. É bom trazer dinheiro vivo ou sacar aqui se as comissões não forem muito altas.

    6)Espera que preciso fazer as contas… rs. Imagino que você vá gastar uns 80 euros por dia em hotel com café da manhã (o valor depende das cidades e da época da viagem), mas vamos por 80. Depois mais uns 80 para comer por dia (imaginando um jantar de 25 euros por pessoa, que é um valor bem baixo, e um almoço rápido tipo pizza, sorvete, etc de 15 euros por pessoa). Pelo transporte, coloca que você vai pegar 4 trens de alta velocidade (Roma-Firenze-Venezia-Roma) de repente com uma promoçãozinha e vai gastar uns 120 euros em dois por trecho. Mais uns 100 euros em ônibus e trens regionais para visitar as cidades nos arredores. Vai fazendo as contas. Depois tem os ingresssos aos museus. Vai vir para cá e não vai visitar os Museus do Vaticano que são um espetáculo? O Uffizi em Florença e quem sabe também a Accademia onde está o verdadeiro David de Michelangelo? A dica aqui para economizar são os cartões tipo Roma Card que dão direito a entrar em certos museus e a pegar transporte público por um tot de dias. Mas isso já é tema para um outro post… Bem, faz as contas.

    Se sobrar você pode colocar mais conforto: um tour enogastronômico, umas comprinhas, um restaurante melhor, etc.

    Acho que é isso. Qualquer dúvida estamos aí.

    Abs

    Barbara

  9. Oi,Barbara!

    Acabei de conhecer seu blog, por intermédio dos Andarilhos do Mundo, e estou gostando bastante.
    Pretendo ir com meu filho(23 anos)em maio de 2014, ficando entre 10 e 15 dias e,claro, estamos vendo os hotéis que você indicou(mais econômico porem com confortável) e também pesquisando pelo mesmo Booking.com,que considero o mais vantajoso.
    Nossa intenção é conhecer Roma e Florença. Daí te pergunto:

    1- Quantos dias você considera serem ideais para se conhecer Roma, considerando-se os passeios padrões?(mas nós gostamos tb de sair desses padrões,sempre que o tempo de estadia permite! rsrs);

    2- Como Florença me parece menor, quantos dias você considera serem ideais para ficar?

    3- As passagens de trem são fáceis de se comprar na hora?

    4- Soube que alguns lugares precisa-se marcar a visita com antecedência. Saberia me dizer quais são e os sites oficiais para já sair daqui do RJ de posse destes ingressos? Me indicaram tb o Roma Pass,bom para evitar filas…

    5- Como não pretendo usar cartão de crédito(só em último caso!),me disseram que seria bom eu providenciar um tipo de Cartão de Débito, onde colocaria o valor que me interessasse e que devo tb levar uma boa soma “cash”…
    Quanto a estes cartões, já sei como providenciar, mas vc tem ideia dos locais em que são aceitos?

    6- Tirando as passagens ida-volta,considerando hospedagem(econômicas porém confortáveis)+ passeios+alimentação+transportes..Achas que de 10 à 15 mil reais é uma quantia razoável de se levar?

    7- Você considera melhor ficarmos primeiro em Florença e depois irmos para Roma, visto que a maior parte dos vôos que estou vendo fazem conexão nesta cidade?

    Desculpe esta enxurrada de perguntas, tá bom? Mas estas é que estão sendo minhas dúvidas… Te agradeço desde já qualquer ajuda que você possa me fornecer!

    Um beijo,

    Tania Cruz

    Desculpe te encher de pergunta

  10. OI Severina, tudo bem?
    Olha só, na verdade eu nunca fui parada pela imigração no aeroporto de Fiumicino (nem no de Milão Malpensa) e por isso não saberia dizer que tipo de perguntas eles fazem, se eles fazem.
    De qualquer modo, se você estiver viajando com a passagem de ida e a de volta no prazo máximo de 3 meses entre uma e outra, se estiver com cartão de crédito e dinheiro suficientes, se tiver hotel reservado provavelmente não terá problemas.
    Um abraço,
    Barbara

  11. Obrigada amiga, vc sempre gentil e eficiente, agora, além dessa questão, tou precisando saber como funciona a entrevista na imigração do aeroporto FCO, tenho pavor de lembrar o que sofri em Lisboa, Polícia truculenta, fato é que eu sempre viajei sozinha, Tudo de bom pra voce querida.. Ab. Severina

  12. Oi minha cara Severina,
    É sempre bom ver você por aqui. 🙂
    Na verdade é difícil publicar o valor da diária porque ela varia muito de acordo com a época do ano. Durante o inverno italiano, entre novembro e março, os valores costumam ser mais baixos do que entre o final de abril e setembro, por exemplo. E mesmo assim, às vezes depende se existe algum grande evento em uma determinada semana e o preço pode aumentar. Enfim, na prática não existe um valor fixo.
    Se você clicar na foto do hotel, você pode inserir uma data de uma presunta viagem e saber quanto custaria. De repente você acha uma boa promoção e acaba tornando o seu sonho real.
    Um abraço aqui da Toscana,
    Barbara

  13. Oi Amiga Bárbara!
    Será q seria possível incluir nesta lista dos hoteis ou Hosteis O VR. DA DIÁRIA..VC SABE, TENHO QUE IR A ROMA, NUNCA VOU DESISTIR DO MEU SONHO.
    Abração. Severina/SP

  14. OI Sandra, tudo bem?
    Junho é alta estação em Roma e é normal que os preços dos hotéis estejam um pouco mais caros, do que por exemplo em janeiro ou fevereiro.
    De qualquer modo, se você quer outras sugestões além das 10 acima, dá uma olhadinha diretamente no site http://bit.ly/booking_roma, lá você encontra ofertas e pode selecionar sua busca inclusive por bairros.
    Abs e boa viagem.

  15. Ola Barbara, vou para Roma agora em junho.Queria uma dica de hotel bom/barato perto da piazza di spagna?Obrigada!

  16. Olá Barbara
    Gostaria de saber se teria emprego pra mim e pra minha esposa, eu sou eletricista de alta tensão e motorista e operador de guindalto e minha mulher e manicure e pedicure, e gostaria de trabalhar na Itália.
    Grato aguardo resposta

  17. Boa tarde, Barbara.
    Quero muito realizar um sonho que tenho desde cça, que é conhecer a Itália, mas só posso tirar férias a partir de 26/12 até 15/01. Gostaria de saber se vale a pena ir para a Itália nesse período, já que é inverno.
    Caso valha a pena, gostaria de algumas indicações de quais os melhores cidades e onde ficar, pois provavelmente passarei o Ano Novo de 2013 nesse país que tanto quero muito conhecer.
    Obrigada
    Meire

  18. Ola Barbara
    bom tenho 24 anos , sou descendente de Trentinos tenho toda documentação em mãos porem a lei para legalização ainda não saiu , recentimente ganhei um curso da Comuni de Trento do idioma Italiano é online no minimo é de 1 ano a 3 anos se num to enganado, queria alguma dica sua porque gostaria de trabalhar ai na Itália , ja que tenho experiência como Atendente de Farmacia e como Montador Estrutural de Aeronaves , alem de ter cursos na area de informática como Hardware , tenho passagem pra ir porem num tenho lugar pra ficar muitos dias , consegui 6 dias pra ficar em uma cidade mas isso num garante muito tempo… estava vendo que pra fica com visto de estudante mas tem vários procedimentos inclusive comprova renda de 800 euros por mês enfim , queria sabe alguma coisa de você pela experiência que tem porque tenho qualidade e disposição preciso de uma força mesmo.

    Grazie Dio Bendica !

  19. ola Barbara

    pretendo ir a Italia, Roma, visitar o vaticano e assistir a uma Missa.

    gostava tambem de saber onde se pode curtir uma boa balada, bares bons discotecas etc em finais de Janeiro.

  20. OI,BARBARA SOU MARCENEIRO E ADORARIA TER NOVAS OPORTUNIDADE NO MEU RAMO DE ATIVIDADES POIS O BRASIL E MARAVILHOSO MAIS POUCOS RECONHECE UM TRABALHO BEM FEITO SE SURGIR ALGUMA OPORTUNIDADE ME DE UM TOQUE POR FAVOR, OBRIGADO.

  21. Olá, você sabe me informar se na Itália há acomodações similares ao Chambre d’Hotel na França? Com catálogos, organizado e confiável?
    Grata

  22. Oi Márcia,
    A Itália continua sendo um ótimo lugar para passar as férias, mas para quem chega agora para morar as coisas não são fáceis. Ao contrário, os brasileiros que chegam agora e me contactam relatam apenas histórias de suor e lágrimas. Seja lá o que você decidir, boa sorte.
    Abs
    Barbara

  23. Olá, desde de já agradeço sua dedicação em responder, é muito difícil isso, alguém se dispor, gostaria que me informasse, se possível, se melhorou as coisas por aí, emprego, custo de vida etc…eu e minha família temos a cidadania Italiana, e uma grande vontade em irmos estudar e morar por aí, temos o passaporte italiano, qual seria os próximos passos??Tudo que puder dizer em relação a moradia, estudo, bolsas do governo para cidadãos, etc…agradeço muito, pois sempre ouvimos uma coisa aqui outra ali, mas nada muito certo.obrigada

  24. oi Janete, td bem?

    Abril é um pouco mais quente que março e os dias são um pouquinho mais longos, mas tudo depende das ofertas que vc encontrar…

    As passagens de onibus comum vc compra em um tabacchi qualquer, as passagens de trem é indiferente, mas pela internet eh mais facil pesquisar promoçoes. Os taxis sao caros sim, especialmente em Firenze (pesquise preços aqui: http://www.socota.it/

    Abs e boa viagem,

    Barbara

  25. Primeiro parabéns por compartilhar de forma generosa os seus conhecimentos, são muito importantes para mim que vou a Roma e Toscana realizar um sonho. Estou decidindo entre os meses de março e abril e preciso de indicações de hospedagem econômica, o que é mais econômico comprar bilhetes trem/ônibus/metrô e onde? e os imperdíveis especialmente de Roma/Firenze. Vou sozinha e sei que o custo sobe um pouco então penso em economizar em ingressos/bilhetes. Os táxis são caros? Caso faça um curso da lingua italiana dá tempo de conhecer algum museu/monumento isto em Rosa ou Firenze. Sei que são muias questões mas, o que voce puder colaborar será muito bem vindo. Desde já mui grata. Janh

  26. Oi Alessandra, tudo bem?
    Bem, a Italia de modo geral é muito mais segura do que o Brasil, embora um pouco de cuidado seja sempre bem vindo, em qualquer lugar do mundo.

    Para quem procura um jeito fácil de se locomover provavelmente a melhor alternativa é um hotel próximo a estação Termini: de lá você encontra ônibus e táxis para praticamente todos os lugares.

    Para quem quer sair a noite, em geral é interessante a área do Trastevere. Já para visitar os principais pontos turísticos é bacana a zona da Piazza Spagna.

    Eu sempre pesquiso as ofertas de hotéis no site da Booking.com em busca das melhores promoções, assim você pode obter a melhor qualidade pelo menor preço.

    Abs e boa viagem,

    Barbara

  27. Oi Bárbara
    Seu site é ótimo e tem ajudado bastante, mas preciso de mais ajuda! Ficarei 4 dias em Roma em Janeiro (de 02 à 06),sei que estará bem frio e que os dias são mais curtos. Queremos fazer um passeio com aqueles ônibus vermelhos de turismo e o resto de metrô.
    Minha grande dúvida é sobre a localização do hotel. Como estará escuro cedo, gostaria de um hotel que tivesse algo por perto (restaurante, loja) e que fosse perto do metrô.
    Olhei alguns hotéis perto do Coliseu, mas fiquei com medo de andar por aí depois que anoitecer, parece ter ruas que só tem muros (e sou bem medrosa).
    Você pode me sugerir alguma região ou hotel?
    Muito obrigada!
    Alessandra

  28. Oi Cláudia,
    Obrigada pela mensagem. 🙂
    É isso aí, viajar com segurança e documentos em ordem sempre! Afinal férias são para curtir e não para se stressar, né?
    Espero que você possa vir em breve para a Italia e que as dicas do site sejam úteis.
    Um abraço,
    Barbara

  29. OLá Barbara!
    È sempre bom termos pessoas lá fora,e que possamos compartilhar nossos sonhos de conhecer outros lugares.Mas com segurança.
    Valeu menina!!!!
    Bjs Claudia
    Obs:”Ainda não pude conhecer a Itália,mas quem sabe um dia.”

  30. Oi Fabio…
    Entendo o que você quer dizer, afinal Roma é logo ali.
    Na verdade acho que depende um pouco de cada situação. Eu em geral tento sempre encontrar o melhor hotel pelo menor preço.
    Antigamente qualquer lugar com uma cama já estava valendo. Hoje admito que se posso ter um pouco mais de conforto por uma pequena diferença a mais, acabo preferindo o conforto. Mas lógico, depende do momento e estou sempre aberta a situação do presente… 🙂
    Obrigada pela visita. beijo pra vc,
    Babi

  31. Ciao Barbara, excelente post! Agora um pensamento que me ocorreu – eu SEMPRE fiquei em péssimos lugares em Roma, pois percebi que por ser relativamente perto da gente, sempre escolhemos pelo menor preço, e consequentemente sempre fiquei em lugares estranhos, isso jà aconteceu com voce também? Tipo: eu pago o que for num hotel em Parigi, porém Roma è tao perto, que eu nao pagaria o mesmo valor rsrsrs

    Bacione!!!

  32. Era exatamente o que eu estava procurando!
    Obrigada pelas dicas, acabei de reservar no B&B Twice, parece um dos melhores hotéis de Roma pro meu bolso! beijos Julia

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here