Palermo

Aqui você encontra as principais informações para organizar a sua viagem a Palermo, a capital da Sicília e a “cidade maravilhosa” da Italia. Palermo é também uma ótima base para você viajar pela Sicília.

Índice da página:
1. Apresentação: Palermo, a capital da Sicília
2. O que ver em Palermo
3. O que ver nos arredores de Palermo
4. Como chegar em Palermo
5. Hospedagem em Palermo
6. Tours em Palermo
7. Eventos em Palermo
7. Gastronomia em Palermo

Booking.com
Vista panorâmica de Palermo

1. Apresentação: Palermo, a capital da Sicília

Palermo é uma das maiores cidades do sul da Itália, com seus 630 mil habitantes (dados Istat referentes a 31 de dezembro de 2021) e é também a capital da Sicília.

A versão italiana da nossa “cidade maravilhosa“, Palermo tem tudo para ser o melhor lugar do mundo: um mar de tirar o fôlego, uma rica cultura, pratos típicos que são exportados no mundo inteiro como exemplo de comida italiana.

Quem gosta de peixe vai encontrar centenas de restaurantinhos onde experimentar o famoso “pesce spada” (peixe espada), receitas a base de sardinhas como “sarde a beccafico” ou “pasta con le sarde” ou massas ou entradas com frutos do mar.

Outros clássicos da gastronomia palermitana são a caponata, a parmigiana di melanzane, pasta al forno, pasta con i tenerumi, sfincione e as friturinhas como arancina, panelle, crocchè.

Para os amantes de doces de plantão vale experimentar a cassata, o cannolo, a martorana, os bolos e sorvetes setteveli.

Depois de toda essa comilança vale a pena caminhar pelo centro histórico de Palermo e admirar atrações como o Teatro Massimo, o Politeama, a catedral ou o Palazzo dei Normanni.

Se sobrar tempo suba até o Monte Pellegrino para conhecer o Santuário de S. Rosalia e admirar a vista panorâmica da baía de Mondello.

Monreale também é uma ótima opção para incluir no seu roteiro.

Aos poucos vamos enriquecer essa página com novas dicas e eventos. Salve a página nos seus favoritos!

Transfer para o Aeroporto

gif 798

Roteiros para sua viagem (grátis!)

2. O que ver em Palermo

A catedral de Palermo

catedral de Palermo

Uma das principais atrações de Palermo é a catedral, que em 2015 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A praia de Mondello

mondello
A praia de Mondello vista do alto do monte Pellegrino

Mondello é a praia dos palermitanos e uma das praias mais famosas da Italia com sua areia fofinha e água transparente. Veja aqui quando vale a pena visitar e tudo o que você precisa saber para ter uma experiência feliz na praia de Mondello.

O santuário de Santa Rosalia

Santuario de Santa Rosalia em Palermo

No alto do Monte Pellegrino, a poucos minutos de distância do centro de Palermo, encontra-se o Santuário de Santa Rosalia. Leia o artigo para saber mais sobre esta que é uma das atrações mais visitadas de Palermo.

Villa Giulia

Villa Giulia Palermo

A Villa Giulia é um parque público de Palermo com entrada gratuita. Aqui você poderá apreciar os belos jardins com plantas ornamentais, fontes e estátuas.

Parque d’Orleans

Villa d'Orleans

Conheça um parque ornitológico que é adorado pelos palermitanos. Saiba mais sobre o Parque d’Orleans em Palermo aqui.

Villa Garibaldi

Villa Garibaldi de Palermo

Hoje em Palermo na Piazza Marina existe um parque verde chamado Villa Garibaldi onde se encontra a maior árvore de Ficus da Europa. Um lugar que marcou a história de Palermo. Saiba mais neste artigo.

O horto botânico de Palermo

Horto Botânico de Palermo
A entrada do Jardim Botânico de Palermo

Considerado uma das mais importantes instituições acadêmicas da Itália, o Horto Botânico (Orto Botanico) de Palermo é uma opção diferente para incluir na sua programação cultural na cidade.

San Giovanni degli Eremiti

San Giovanni degli Eremiti Palermo Sicília Italia

A poucos passos do Palazzo Reale de Palermo é possível visitar um Patrimônio da Humanidade Unesco: a igreja de San Giovanni degli Eremiti. Leia o artigo para saber mais.

Museu de Arte Contemporânea Riso

Museu de Arte Contemporanea de Palermo Palazzo Belmonte Riso

Descendo a rua mais antiga da cidade, a Via Vittorio Emanuele, em direção ao mar, encontra-se o Museu de Arte Contemporânea de Palermo, em um edifício do século XVIII: o Palazzo Belmonte Riso. Aqui você vai saber mais sobre esta interessante atração de Palermo com os relatos da minha visita com as crianças em agosto de 2022.

Palazzo Mirto

Palazzo Mirto

Existem lugares que contam histórias. Através da arquitetura, da decoração, de móveis e objetos bem conservados podemos descobrir como viviam as pessoas privilegiadas de outros tempos. O Palazzo Mirto é uma das atrações de Palermo que merecem ser visitadas.

3. O que ver nos arredores de Palermo

Monreale

Monreale Palermo Sicilia

Se você quer admirar Palermo do alto vale a pena percorrer cerca de 15Km para visitar Monreale, uma cidade do século XII. Lá a principal atração é a catedral e os seus mosaicos internos em ouro. Além da vista panorâmica que é um espetáculo!

Parque Arqueológico de Segesta

O templo de Segesta no Parque Arqueológico

A aproximadamente 80Km de distância de Palermo encontra-se o Parque Arqueológico de Segesta. Aqui você poderá visitar uma cidade que nasceu no IV a.C e admirar a beleza de um antigo teatro com vista para o mar, um antigo templo e muitas outras edificações históricas.

Cefalù

Cefalù Sicilia

Cefalù é uma cidade tão bonitinha que você pode considerar a opção de passar uns dias hospedado lá. Mas para quem tem pouco tempo pode ser também uma opção de bate-volta de 1 dia. A cidade de Cefalù fica a 70Km de distância de Palermo, tem lindas praias, um centro histórico charmoso para um passeio no final do dia e muitos restaurantinhos para você se deliciar.

4. Como chegar em Palermo

Como é a viagem de navio Genova Palermo com GNV

GNV transporte marítimo Italia

Se você está pensando em ir do centro-norte da Italia até a Sicília de carro é bem provável que esteja considerando a possibilidade de embarcar com o carro em um porto (Genova ou Civitavecchia) em direção a Palermo. Vale a pena? Como é a viagem de navio Genova Palermo? Já viajei diversas vezes com a GNV saindo de Civitavecchia ou Genova. Aqui vou contar a minha experiência para vocês.

Como ir até a Sicília

como ir até a Sicilia - imagem do panorama visto da janelinha do avião pouco antes do pouso em Palermo

Aqui você vai saber como ir até a Sicília usando os vários meios de transporte possíveis (avião, navio/balsa, trem ou carro).

5. Hospedagem em Palermo

7 Dicas de Hotéis em Palermo

hoteis palermo italia

Uma seleção com ótimas opções de hotéis em Palermo, para os diferentes bolsos, tendo sempre em mente o melhor custo x benefício. Para você que gosta de ter sempre o melhor serviço possível gastando o menos possível!

Booking.com

Hotel em Mondello Sicília

hotel em mondello palermo sicília

A praia mais bonita da cidade de Palermo é Mondello, com sua areia branquinha e água do mar cristalina em diferentes tons de azul. Por isso se você tem intenção de curtir praia vale a pena reservar um hotel em Mondello. Aqui você encontra 5 dicas de ótimos hotéis em Mondello.

6. Tours em Palermo

7. Eventos em Palermo

Palermo na Primavera

Palermo na primavera

Palermo na primavera é maravilhosa. O clima, nem tão quente nem tão frio, é perfeito para visitar museus e atrações culturais, se deliciar com os pratos típicos ou mesmo estender uma toalha na praia e curtir o solzinho morno da primavera. Saiba mais aqui.

Festa de S. Rosalia (Julho/2023)

Festa de Santa Rosalia Palermo

Um bom motivo para visitar Palermo no mês de julho é conferir as homenagens populares feitas à Santa Rosalia, a padroeira da cidade.

Vasco Rossi em Palermo (junho/2023)

shows do Vasco Rossi 2023

Vasco Rossi é uma lenda do rock italiano ainda em vida. Com mais de 30 anos de carreira, Vasco costuma lotar estádios a cada show, atraindo uma multidão de fãs encantados com o seu estilo provocador. Veja aqui como garantir seu ingresso para o show do Vasco Rossi em Palermo.

8. Gastronomia em Palermo

A cassata siciliana

cassata siciliana
A cassata siciliana

Se no Brasil a gente adora um leite condensado (e como resistir a um brigadeiro, doce de leite e afins, né), na Sicília o pessoal adora a tal da ricota doce. E um dos doces típicos da Sicília com a ricota doce é a cassata siciliana.

A arancina palermitana

arancina palermitana
Uma arancina de carne em frente à praia

A arancina palermitana é um dos salgados mais vendidos nos bares e restaurantes de Palermo. Existe em diversos formatos, de acordo com o recheio, e é uma boa opção para matar a fome gastando pouco tempo e dinheiro durante a sua viagem. Leia mais aqui.