O Teatro La Fenice de Veneza é um dos teatros mais famosos do mundo, conhecido por ser o palco de estreias de obras de artistas como Giuseppe Verdi, Gioachino Rossini, Vincenzo Bellini e Gaetano Donizetti. Não deixe de ler o artigo para descobrir curiosidades interessantes e ficar sabendo como visitá-lo (como comprar ingressos com guia de áudio em português ou ingressos para assistir um espetáculo no La Fenice!).

Concerto de Ano Novo em Veneza no Teatro La Fenice
Teatro La Fenice de Veneza

A história do Teatro La Fenice de Veneza

Quando você passear em Veneza pelo bairro de São Marcos, não deixe de visitar o Teatro La Fenice: ele fica próximo à igreja de Santa Maria del Giglio, à Scala Contarini del Bovolo e à igreja de San Moisè. Também fique de olho na programação dos eventos: assistir um espetáculo no Teatro La Fenice é uma emoção única.

Reserve seu ingresso para visitar o Teatro La Fenice de Veneza através da Get Your Guide

Você conhece a história da Fênix, um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, ressurgia das próprias cinzas? Pois bem, o Teatro da Fênix de Veneza (ou La Fenice, em italiano) ressurgiu das cinzas duas vezes.

O Teatro La Fenice de Veneza: como a Fênix, renasceu das cinzas duas vezes
O Teatro La Fenice de Veneza: como a Fênix, renasceu das cinzas duas vezes

A primeira destruição do Teatro La Fenice

Projetado por Gian Antonio Selva e construído entre 1790 e 1792, o Teatro La Fenice quase foi destruído completamente em 1836 devido a um incêndio grave.

Os arquitetos Tommaso e Gian Battista Meduna restauraram e adaptaram o projeto original.

Outras reformas foram realizadas a partir de 1936 por Eugenio Miozzi.

A fachada neoclássica possui uma escadaria larga e um pronao com quatro colunas coríntias, no topo do qual há uma balaustrada. Você poderá admirar esculturas de Dança e Música, obras de Gian Battista Meduna, e acima delas há relevos com máscaras, também criados pelo mesmo autor. Na área central está representada a fênix, em italiano fenice.

Bustos e placas comemorativas de personagens ilustres, como Carlo Goldoni, Antonio Selva, Gioacchino Rossini, Ermanno Wolf-Ferrari e Giuseppe Verdi, estão localizados no hall e abaixo do pronao.

No interior, a sala neoclássica Apollinea, com quatro níveis de camarotes e galeria, é a maior do teatro e foi concebida pelo arquiteto Selva.

Há também a Sala do Teatro, com capacidade para mil e quinhentas pessoas, luxuosamente decorada com stucos, painéis pintados e entalhes em ouro, totalmente restaurada em 1936.

Em 1937, Nino Barbantini renovou o palco e os corredores de entrada.

A segunda destruição do Teatro La Fenice

Em 29 de janeiro de 1996, um incêndio doloso destruiu o teatro La Fenice de Veneza. Tem um filme que conta mais detalhes sobre o trágico evento (em italiano com legendas em inglês):

Curiosamente, a reconstrução após o incêndio de 1996 se baseou no lema “como era, onde era”, retomado da reconstrução do campanário de São Marcos.

Reabertura do Teatro La Fenice

O Teatro La Fenice, em Veneza, foi reaberto em 14 de dezembro de 2003 após a destruição pelo incêndio de 1996.

A Fundação Teatro La Fenice e o Comune de Veneza, juntamente com a Região do Veneto, organizaram uma semana de eventos musicais para celebrar a reabertura do histórico teatro.

O concerto de abertura foi dirigido por Riccardo Muti e contou com a Orquestra e o Coro do Teatro La Fenice, e incluiu obras de Beethoven, Stravinsky, Caldara e Wagner.

Ainda não reservou sua hospedagem? Veja aqui nossas dicas de hotéis em Veneza.

Ingressos para espetáculos no Teatro La Fenice 2024

O Teatro La Fenice tem sempre uma programação rica e interessante. Abaixo você encontra o calendário com link para compra de ingressos para espetáculos no Teatro La Fenice de Veneza diretamente do revendedor oficial.

DataEspetáculoIngressos
15/12/2023 a 29/03/2024Myung-Whun Chungcomprar aqui
26/01/2024 a 13/02/2024Il Barbiere di Sivigliacomprar aqui
02/02/2024 a 10/02/2024La Bohèmecomprar aqui
12/04/2024 a 23/04/2024Mefistolefecomprar aqui
16/05/2024 a 25/05/2024Don Giovannicomprar aqui
21/06/2024 a 30/06/2024Ariadne Auf Naxoscomprar aqui
30/08/2024 a 18/09/2024Turandotcomprar aqui
13/09/2024 a 22/09/2024La Fabbrica Illuminata /Erwartungcomprar aqui

Você pode conferir a programação do Teatro La Fenice aqui.

Abaixo um trecho de La Traviata no Concerto de Ano Novo 2022/2023 no Teatro La Fenice:

Como se vestir para um espetáculo no La Fenice

Se você participa de uma das grandes noites de inauguração da Temporada Lírica e Sinfonica, nos primeiros dias do espetáculo e no Concerto de Ano Novo é recomendável uma roupa escura elegante.

Já para as outras apresentações não existe uma indicação de cor, basta que seja um traje elegante.

Não são admitidos espectadores que usem shorts, chinelos ou regatas.

Quem dá as indicações é o próprio Teatro La Fenice, a mensagem abaixo foi retirada do site oficial em janeiro de 2023:

como se vestir la fenice de veneza

Maria Callas no Teatro La Fenice

A exposição “Maria Callas no Teatro La Fenice” foi inaugurada em setembro de 2015 e promovida pela Fundação Teatro La Fenice e FeSt Fenice e Serviços Teatrais.

Ela homenageia Maria Callas através da exibição de cartazes, programas de sala, contratos artísticos e principalmente fotos de cena e momentos do backstage – todos materiais provenientes do Arquivo Histórico do Teatro La Fenice – que nos mostram alguns momentos importantes e valiosos da vida de uma jovem artista destinada a se tornar lenda.

Maria Callas é uma das mais famosas cantoras de todos os tempos e seu legado está ligado a grandes teatros líricos, como o Teatro La Fenice em Veneza, onde ela teve importantes estreias e escolhas artísticas.

Ela se apresentou no La Fenice em várias ocasiões, incluindo sua estreia em Tristão e Isolda de Wagner em 1947, sua interpretação de Turandot em 1948 e sua performance como Brunilde em Valquíria em 1949.

Em janeiro de 1949, sob a direção de Tullio Serafin, ela deu a performance que é considerada como um divisor de águas em sua carreira, substituindo Margherita Carosio como Elvira em I Puritani de Bellini e recebendo elogios unânimes.

A partir daí, ela se ligou indissoluvelmente ao melodrama italiano, com uma preferência especial por Bellini. Ela também se apresentou como Norma e Violetta em Traviata de Verdi e Medea de Luigi Cherubini, entre outras.

Ingressos para conhecer o Teatro La Fenice

Se você quiser apenas conhecer o Teatro La Fenice sem assistir um espetáculo, poderá comprar o ingresso para o Teatro La Fenice com guia de áudio incluído (opção de guia de áudio em português!).

O Teatro La Fenice abre para visitas diariamente das 09:30 às 18:00.

Reserve seu ingresso para visitar o Teatro La Fenice de Veneza através da Get Your Guide

Se você está visitando Veneza, o Teatro La Fenice é uma parada imperdível para tornar sua estadia em Veneza especial.

A visita das salas prestigiosas permite descobrir bastidores e segredos do Teatro e de seus protagonistas, retratando sua história desde as origens até os dias atuais.

Além disso, o Teatro também possui uma exposição permanente dedicada a Maria Callas e aos seus anos de atividade em Veneza.

Endereço do Teatro La Fenice de Veneza

O Teatro La Fenice fica em Campo San Fantin, 1965 – San Marco, 30124 – Veneza

O Teatro La Fenice é o pontinho amarelo do mapa
O Teatro La Fenice é o pontinho amarelo do mapa

Veja também: Como ir do Aeroporto de Veneza a São Marcos

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Emozioni uniche - Acquario di Genova
Artigo anteriorTeatro Carlo Felice em Gênova
Próximo artigoHotéis em Nápoles

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here