Seguro de viagem para a Italia: é obrigatório? Aqui você vai saber tudo sobre seguro de saúde e seguro de viagem.
Índice
É obrigatório fazer seguro de viagem para a Italia?
A resposta é: sim, o seguro saúde não é apenas recomendável, é obrigatório. Os cidadãos brasileiros que viajam a Italia por motivo de turismo e pretendem ficar até 90 dias no país não precisam de visto, mas isso não significa que estão isentos de controle na imigração.
Ao entrar na Italia podem pedir documentos que comprovem a sua situação financeira, previsão de estadia e um seguro saúde válido durante todo o período que você permanecer na Italia.
Geralmente os seguros de viagem são mais completos em relação aos seguros de saúde: incluem outros serviços como proteção em caso de extravio de bagagem, podem cobrir imprevistos que vão além do atendimento médico hospitalar.
Se você deseja uma segurança maior do que um simples atendimento médico na Italia é recomendável fazer o seu seguro de viagem no momento da compra da passagem aérea.
Quanto mais serviços você incluir no seu seguro de viagem, melhor. Isso porque se você optar por um seguro que cubra cancelamento da viagem, por exemplo, se por acaso acontecer um imprevisto grave que você não possa partir o seguro cobre eventual cancelamento de hotel, passeios e despesas. É claro que você deve checar que tipo de seguro está contratando antes de fechar o contrato. Por isso leia com atenção o que você está comprando!
Como fazer seguro de viagem para a Itália?

Seguro de viagem através do seu cartão de crédito
Se você tiver um cartão de credito internacional, procure saber se eles te oferecem o serviço de seguro de viagem para a Itália gratuitamente, ou a um custo menor. Leia direitinho as condições que podem variar de acordo com o tipo de cartão de crédito (geralmente incluem toda a área da Europa e/ou Mundo).
Seguro de saúde através do acordo entre Brasil-Itália
Brasil e Itália possuem um acordo no quesito saúde, por isso se voce for contribuinte do INSS voce poderá fazer o CDAM (leia abaixo), um seguro de saúde gratuito através do Ministério da Saúde. O Brasil possui esse convênio com a Italia. Funciona de verdade e você é atendido nos hospitais públicos da Itália com se fosse um italiano.
Os pontos negativos são a burocracia para fazer o CDAM e também o fato que o CDAM cobre exclusivamente a necessidade de atendimento de emergência em hospitais. Outros tipos de cobertura típicos de seguro de viagem que vão de cobertura em caso de extravio de bagagem até transferência de corpo para o Brasil em caso de morte.. (ui! que horror!) não estão incluídos.
Seguro de viagem com as melhores seguradoras
Existem diversas empresas que vendem seguros de saúde e seguros de viagem online: você insere o período da viagem, escolhe o tipo de cobertura desejada e já sabe o preço e pode pagar online.
Para quem mora no Brasil e viaja para a Itália pesquise na Real Seguros. Para quem mora na Itália e vai para o Brasil eu recomendo a Columbus (inclusive já fiz seguro com eles, precisei ir ao médico no Brasil e depois me reembolsaram todas as despesas).

Como economizar na hora de fazer o seguro saúde
Existem duas formas de economizar na hora de fazer seguro: a primeira é encontrar uma boa promoção, de repente usando um código promocional (pesquise na Real Seguros com o código #DescontonaReal). A segunda é usar o CDAM, que no entanto cobre apenas serviços de emergência hospitalar.
Conheça o CDAM, Certificado de Direito a Assistência Médica
Se você não quer gastar dinheiro com seguro saúde, mas quer ter um mínimo de proteção em casos de emergências de saúde, uma boa opção é o CDAM, o Certificado de Direito a Assistência Médica oferecido pelo Ministério da Saúde do Brasil para quem visita os seguintes países: Cabo Verde, Itália e Portugal. Veja as informações oficiais sobre o CDAM no site do Governo Brasileiro.
O CDAM é válido para cidadãos brasileiros e seus dependentes ou cidadão estrangeiro residente no Brasil.
Para obter o CDAM você deve apresentar os seguintes documentos: Brasileiro com destino a Itália: RG, CPF, passaporte, comprovante de residência no Brasil e comprovante de vínculo com o INSS.
O pedido pode ser feito online no endereço do governo brasileiro.
Depois disso você receberá um e-mail informando que seu certificado está disponível para impressão, diretamente no portal do governo. De acordo com as informações do governo o tempo estimado para este procedimento é de 15 dias (não testei recentemente, se você usar comente abaixo contando quanto tempo levou e o período em que fez o pedido!).
E quando chegar na Italia, como faz? Pouco antes do início da pandemia a informação é que era necessário um segundo procedimento: você terá que levar o seu formulário IB-2 ou CDAM até a ASL (Azienda Sanitaria Locale) do local onde você vai ficar hospedado para a aposição de carimbos no documento original brasileiro, registro em computador, expedição de formulários especiais para receitas médicas, pedidos de exames clínicos, internamentos etc. de brasileiros com permanência temporária na Itália.
Posso imaginar a confusão desta segunda etapa: os brasileiros tentando localizar o endereço da ASL da jurisdição competente já que na Itália não existe um elenco único, com o endereço e telefone de acordo com a cidade…
A vantagem é que você não gasta nada, tem direito a atendimento nos hospitais públicos italianos como se você fosse um cidadão italiano.
Eu já testei esse método quando meu avô veio passar férias comigo há aproximadamente 15 anos e na época não sabíamos dessa segunda passagem pela ASL. Felizmente não era nada de grave, mas ele foi atendido no pronto socorro do hospital e apenas mostramos o CDAM. Não tivemos que pagar nada. Mas desde a minha experiência até hoje as coisas mudaram um pouco na Itália, então faça tudo certinho e você estará tranquilo!
A desvantagem desse método é que não cobre emergências extras que podem acontecer na sua viagem. Além disso infelizmente o sistema de saúde público da Italia piorou bastante nos últimos anos e muitas vezes é necessário fazer exames ou atendimento de forma particular, o que não seria coberto pelo CDAM.
Seguro de viagem Italia: mais seguro, mais tranquilo
Se você prefere uma cobertura que vá além do atendimento médico público na Italia é recomendável fazer um seguro de viagem privado. Neste caso faça um orçamento de seguro de viagem online.

Os números de Emergência na Italia
O número de emergência único da Europa começa a funcionar em alguns estados da Italia.
Número emergência único: 112
No momento o 112 funciona apenas nos seguintes estados: Friuli Venezia Giulia, Lazio (prefisso 06), Liguria, Lombardia, Piemonte, Sicilia Orientale, Valle d’Aosta e nelle Province Autonome di Trento e Bolzano.
O modelo reúne no 112 os antigos números de emergência 113, 115 e 118 e será encaminhado para os seguintes entes de emergência: Polizia di Stato, Arma dei Carabinieri, Vigili del Fuoco, Ambulância/Saúde.
Nos estados onde está ativo o número 112 é possível baixar também a APP “Where are U” para smartphones. A app permite efetuar ligações de emergência enviando ao operador os dados relativos a localização da chamada em base ao sistema GPS do telefone.
Leia também dicas de hospedagem e transporte
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
Oi Maria Eduarda,
Do ponto de vista de cobertura emergencial de saúde na Italia, o CDAM é suficiente para entrar na Italia e para você ter um mínimo de segurança durante a sua viagem, porque imprevistos sempre podem acontecer.
O seguro de viagem, no entanto, em geral tem uma cobertura mais ampla: pode oferecer garantias como extravio de malas, cobertura de gastos em caso de necessidade de interromper a viagem antecipadamente, até envio de corpo em caso de morte! Enfim, se você resolver fazer um seguro de viagem o ideal é que leia direitinho o que está incluído para sua maior segurança.
Mas em relação a burocracia na imigração para entrar na Italia o CDAM geralmente é suficiente.
Saudações da Italia,
Barbara
Oii, Barbara! 🙂
Estando com o CDAM em mãos, é obrigatório contratar também seguro viagem? Se for parada na imigração, posso só apresentar o CDAM?
Desde já, muito obrigada!!!
[…] Seguro Viagem […]
[…] Depois de reservar seu hotel não esqueça de reservar também seus transfers em Roma e garantir o seu seguro de viagem! […]
[…] por fim, vale lembrar que para entrar na Itália é necessário ter um seguro saúde: veja aqui como fazer um grátis ou por um ótimo […]
[…] Seguro de viagem: você sabia que é obrigatório? […]
Obrigado Bárbara.
Olá Glauber,
Eu recomendo fazer um seguro de viagem porque ele é mais abrangente e além de cobrir os custos com saúde oferece mais segurança em relação a eventuais cancelamentos de viagem, bagagem, etc.
Espero ter te ajudado.
Att
Barbara
Oi Babi,
Esticando a pergunta da Gisele, sobre seguro saúda e seguro viagem.
Irei fazer o CDAM e, mesmo, lendo seu post e as perguntas, ainda fiquei com dúvida se eu preciso também de um seguro viagem.
Consegue me ajudar?
Beijos,
Glauber
[…] Seguro Viagem […]
Gisele Palmieri,
Não o seguro de saúde não é a mesma coisa do que seguro de viagem. O seguro de viagem pode incluir seguro de saúde e também outros serviços como indenização por extravio de bagagens, atrasos e cancelamento de viagem, e muitos outros ítens. É importante ler atentamente as condições contratuais, observando seus direitos e obrigações, bem como o limite do capital segurado contratado para cada cobertura.
Atencisamente,
Barbara
[…] Faça seu seguro de viagem […]
Somos uma escola linguística chamado Scuola Toscana – para o italiano como língua estrangeira ; estamos localizados em Florença e organizar cursos, não só italianos , mas também excursões diferentes cidades e lugares interessantes na Toscana.
Convido-vos a olhar para a nossa página web e siguas nosso blog ;
– http://www.escola-italiano.com/
– https://wordpress.com/stats/insights/italianinitaly.wordpress.com
obrigada
Uma dúvida: seguro-viagem e seguro-saúde são a mesma coisa? Se não, qual eu devo realmente fazer?
[…] viajar para a Itália e Europa você precisa ter um seguro de viagem: ele pode ser pedido na imigração e pode evitar que você vá a falência no caso de um problema […]
Leslei,
Em geral se você tem toda a documentação certinha é rápido, mas eu iria ver isso o mais rápido possível, até porque estamos em pleno mês de dezembro, poucos dias antes do natal…
Depois conta pra gente se deu certo,
Abs
Barbara
Esse CDAM demora para sair? eu viajo dia 28/12…
obrigada.
Oi Cláudia, tudo bem?
Agora você me pegou… em geral para usar o serviço de saúde italiano é necessário ter a tessera sanitaria que é válida em toda a UE (leia aqui: http://www.salute.gov.it/portale/temi/p2_4.jsp?lingua=italiano&area=Assistenza%20sanitaria )
No seu caso específico, não saberia responder. Vou passar a pergunta adiante, quem sabe mais alguém responde…
Abs
barbara
Olá, descobri seu site recentemente e tenho me atualizado com várias matérias publicadas. Moro em São Paulo mas tenho toda a minha família na Itália. Tenho a dupla cidadania e minha filha também. Viajo sempre que posso para a Itália, porém tenho uma dúvida quanto a seguro saúde. Felizmente todas as vezes que viajamos não tivemos nenhum problema de saúde. Mas sempre fazemos o seguro para todos (eu, meu marido e minha filha). A dúvida é: sendo cidadãs italianas eu e minha filha estamos dispensadas desse seguro? E meu marido ele deve fazer, mesmo fazendo parte da nossa família? Costumamos também viajar até a Suiça. Nesse caso aplica-se a mesma situação? Agradeço por sua atenção.
Oi Carmen,
No domingo vai ser dificil fazer o seguro. Se vc quer resolver logo o problema, tente ir ate a Misericordia, por exemplo, onde provavelmente existe algum medico de plantao e custa pouco:
Durante os finais de semana os italianos usam a Guardia Medica para casos nao urgentes (por ex. uma conjuntivite, que eh exagerado ir ao pronto socorro em um hospital).
Abs
barbara
Estou em Roma, cheguei hoje e estou com conjuntivite, acabo de descobrir.
não posso comprar remédio sem receita e gostaria de uma dica para buscar atendimento médico, não tenho seguro saúde, será que posso fazer ainda?
grata
carmen
As vezes em que viajei com meu marido, fizemos seguro saúde particular. Reparei que no controle de Imigração os funcionários barram mais os jovens que viajam sozinhos ou grupos com muitas mulheres(provavelmente por causa de prostituição) e eles pedem o seguro. Para nós não pediram nenhuma vez.
OI Vânia, tudo bem?
Depende.. 30 ao mês por quantos meses?
Oi Cris,
No artigo tem um link com a lista dos documentos e onde você deve levar. 🙂
Boa viagem meninas
Abs
Barbara
Soubemos de um seguro feito num banco aqui no Brasil para o período da viagem -em torno de R$30,00 ao mês. Esse seguro é chamado de seguro viagem e segundo o funcionário do banco dá conta da nossa necessidade (ficaremos 18 dias na Itália). O que você acha??
Como faço este seguro no INSS? Obrigada.
ola barbara eu pretendo viajar para italia a passeio , quero saber de tdo o que vou precisar para essa viajem, pois nunca fiz uma viajem internacional. eu preciso ter alguma quantia em dinheiro? preciso ter o que pra entrar no pais? quais documentos?me ajude me dando algumas dicas para eu nao ter surpresas na viajem.há e o mes de junho na europa faz calor? obrigado bjs
Oi Silvia,
Imagino que se vc fizer um dia de seguro para Paris e usar o CDAM para a Italia, está completamente em regra.
Para o CDAM vão pedir um endereço italiano, dê apenas um de um dos hotéis para não criar confusão. Afinal, ninguém te obriga a ficar em uma única cidade, né? E a parceria é entre países e não cidades.
Sobre a agência de seguro, use uma agência de viagem que você confia. Não saberia indicar hoje uma com o melhor preço.
Ah, respondi suas perguntas das compras em um outro artigo.
Abs e boa viagem!
Olá, Bom dia! Fiquei com uma dúvida quanto ao seguro saúde que talvez possa me ajudar. Eu e meu marido estaremos indo para Itália em fevereiro 2013, pensamos em pegar o plano de acordo do INSS como seguro, porém nosso vôo de ida fará uma parada de mais de 10 horas em Paris, assim pretendemos passar o dia na cidade passeando. Dará algum problema na imigração por causa do seguro? Tem algum problema se fizermos apenas o seguro para Itália? sabe de algum seguro para frança que atenda somente este dia?
Obrigada
Oi Barbara! Me tira uma dùvida, caso voce saiba ,e para o italiano que vai a passeio para o Brasil, como fazer o seguro saude?Porque meu marido è italiano e ha 3 anos atras quando fomos ao Brasil ele pegou uma carta com o proprio medico de familia e, la no Brasil pegou uma virose muito forte ,quando foi ao hospital fazer exames e consultas(hospital privado) nao souberam nos explicar mas disseram que aquilo nao era valido e,nem reconhecido no atendimento publico. Por sorte conheço medicos e conseguimos tudo gratuitamente.
Obrigada, bjinhos!
Daphne
Rose,
Você não é obrigada a nada. O que você deve saber é que agosto é um mês particular na Italia: os italianos saem de férias em massa. Isso significa que nas cidades turísticas para os italianos, os hotéis estarão lotados e na última hora os preços são mais caros (pq se você não tem opção, ou paga mais caro ou dorme na rua). Boa sorte!
Oi Barbara, estou a Italia em agosto, não quero fazer reservas de hotel, sou obrigada?
Mauricio,
A questao eh que o CDAM é para o seu bem.
Se vc precisar de atendimento medico na Italia por qualquer razao, vc esta amparado como se tivesse um seguro saude particular.
Acho dificil que nao te atendam na Italia mesmo sem o CDAM, mas se eh uma coisa tao simples de fazer, para que insistir em nao fazer?
Olá,
É, eu sei que é obrigatório o tal do seguro-saúde, mas tenho colegas que moram na Itália que ficam insistindo em dizer que é opcional o tal do CDAM…
E aí, como é que fica? A imigração vai incomodar só por este detalhe, ou eles realmente estão preocupados em saber quantos Euros vc está trazendo para a Itália e se tem passagem de retorno agendanda?
Abraços
Mauricio
OI Ana Paula,
Obrigada por compartilhar a dica.
Muitas vezes a gente esquece que tem cartão de crédito… 🙂
Abs
Barbara
Olá, Barbara, adorei seu site.
Eu e meu marido viajaremos para a Italia no dia 6 de junho, e conseguimos o seguro totalmente gratis pela Visa, pois compramos as passagens aéreas com o cartão Visa Platinum. Pra quem comprar com o Visa, vale a pena conferir as ofertas que eles tem no site. Espero ajudar alguém, pois consegui esta informação tb em um blog. Já é um gasto a menos. Bjs.
Ola!
adorei os comentarios ,fomos para Roma em setembro.
vai ser nossa primeira viajem , pela Europa.Obrigado.
Viajo agora em março/2012, e está dica foi fundamental, pricipalemente por ser eu e minha esposa da 3a idade. Valeu !! Obrigado.
Oi Elianete,
Não saberia te dizer, precisa ler o que está escrito e incluso no seguro da TAM.
abs
Barbara
O Seguro da Mondial que a TAM oferece ao comprar a passagem, cobre essa questão que vocês estão comentando acima?
Abs, Elianete
Bom dia..
Gente vou viajar em setembro dia 03/09/2012 e caso eu queira esse seguro do INSS deve procurar o órgão quando para dar logo entrada, porque isso pode demorar né..
bjs
Caros amigos
Com único intuito de divulgar os grandes escritores
e grandes livros Potiguares , agora existe um espaço para valorizar as nossas obras literárias.
Peço a voces gentilmente , que divulguem esse trabalho sem fim lucrativo, que quer apenas valorizar as obras e os autores da nossa terra. Todos os homenageados vivos, estão sendo comunicados e estão muito felizes .
Muitos dos grandes livros e autores do RN precisam ser reeditados e relançados urgentemente, é preciso chamar atenção dos governos estadual e municipal para essa causa .
Essa luta é de todos os Potiguares
101 livros do RN (que você precisa ler).
Grato
Olá, gente se liguem mesmo nessa dica que é muito importante! Falo por experiência própria, porque no mês de julho eu estava na Itália e quebrei a mão, fui atendida numa boa no pronto-socorro com meu passaporte, mas um mês depois, inclusive nas consultas e para tirar o gesso, eles não queriam mais me atender porque eu não tinha seguro nem nenhum documento do INSS e tive de pagar consultas e tirar o gesso em casa depois de o médico dizer que estava tudo bem! Da próxima vez farei o seguro tudo direitinho…
Beijooosss!!!
Obrigada pela dica. Tenho certeza que será útil para os outros leitores. Beijoca, Babi
Olà.
O seguro de viagem, obviamente, servirà para os casos de saude, mas antes de tudo é um documento exigido para entrar na Zona Schengen.
Ao entrar na zona Schengen podem nem pedir nada, como podem pedir tudo, até a carteirinha do clube de biriba da tua vovò.
Na duvida, faça!
Alexandre
http://pugliabrasil.blogspot.com/
A alternativa do CDAM é apenas para uma cidade na Europa.
Assim, se visitar diversos países, mesmo que tenham o acordo, precisa eleger uma determinada cidade. Foi por este motivo que em minha última viagem optei por um seguro particular, que cobre a viagem em qualquer lugar da Europa.
Além disso, a burocracia e demora do atendimento é irritante para o tal Certificado. Meu tempo vale mais.
Quanto ao seguro particular não precisei utilizar, portanto não saberia dizer se é eficiente.