Está organizando a sua viagem e procura um roteiro de 7 dias na Toscana? Espero que goste deste com Florença como cidade base.

Florença é uma das cidades mais lindas da Itália, uma das metas mais amadas pelos estrangeiros e também pelos próprios italianos. Você pode passar 7 dias em Florença e ainda sair com aquele gostinho de quero mais.

roteiro de 7 dias na Toscana com Florença como base - foto panorâmica de Florença com vista do piazzale Michelangelo
Vista panorâmica de Florença (foto tirada no Piazzale Michelangelo)

Roteiro de 7 dias na Toscana com base em Florença

O bacana de Florença é que o centro histórico é relativamente pequeno e enquanto você caminha por obras de arte a céu aberto vai esbarrar em pessoas de diversas partes do mundo e escutar diversas línguas. Uma atmosfera internacional mas reconhecível, única:  impossível confundir uma Piazza della Signoria ou Piazza Duomo com qualquer outra praça ou lugar do planeta.

Dica para quem quer quer ficar mais tempo viajando: itinerário de 15 dias na Itália

Para este roteiro de 7 dias na Toscana eu escolhi Florença como base.

Leia também nossas sugestões de passeios na Toscana para criar memórias inesquecíveis.

Por que usar Florença como cidade base para os deslocamentos?

Florença é um hub para deslocamentos na Toscana, com linhas de trens e ônibus para cidadezinhas menores e outras grandes cidades italianas partindo daqui.

A maior parte dos tours em grupo na Toscana saem de Florença.

Você terá mais opções para alugar um carro a partir de Florença do que em qualquer outra cidade no estado da Toscana.

Além disso ficar mais dias em um hotel pode ser muito confortável para quem não gosta de ficar transportando malas para cima e para baixo e também para quem viaja com crianças. Geralmente os pequenos precisam de uns dias para se acostumar com a cama e dormirem tranquilos (e deixarem os pais dormirem tranquilos também!).

Veja aqui onde reservar o seu hotel em Florença

Florença é o coração da Toscana, uma cidade com vida 365 dias do ano. Enquanto algumas cidades menores “morrem” no inverno italiano, Florença tem sempre algo interessante acontecendo.

Para um roteiro clássico na Toscana não poderia ter uma cidade base melhor.

Estação ferroviária Santa Maria Novella
A estação ferroviária Santa Maria Novella de Florença, a principal estação de trens da cidade

Dia 1 – Florença

O ponto de referência principal para os deslocamentos em Florença é a estação ferroviária Santa Maria Novella.

Assim que você chegar em Florença provavelmente desejará conhecer a cidade, caminhar por suas vielas, ver ao vivo lugares que só conhecia por fotos. Por isso o nosso roteiro de 7 dias na Toscana começa com um passeio em Florença.

O centro histórico de Florença é perfeito para uma caminhada a pé. Coloque um par de sapatos confortáveis porque o pavimento nem sempre é regular e vá passear.

Quer ser ciceroneado por quem conhece Florença? Contrate um guia de turismo profissional através da Get Your Guide

Existem diversas opções de tours em grupo em Florença para os mais diferentes bolsos e desejos. Alguns deles são passeios panorâmicos e incluem transporte até lugares com uma vista espetacular da cidade como o Piazzale Michelangelo ou Fiesole.

Vista da torre do Palazzo Vecchio em Florença
Vista da torre do Palazzo Vecchio em Florença

Para quem prefere um pouco mais de exclusividade, também é possível agendar com antecedência um city tour em Florença particular quem sabe com guia que fala português. Assim você terá uma experiência mais completa, vai conhecer a história, curiosidades e dicas para aproveitar melhor os próximos dias.

Reserve uma visita guiada no Uffizi em português com a Get Your Guide

Quem prefere passear por conta própria em Florença pode usar como base o meu roteiro de praças imperdíveis em Florença.

O interno da cúpula da catedral de Florença
O interno da cúpula da catedral de Florença

Se possível inclua também uma visita na Galleria dell’Accademia para ver ao vivo o Davi de Michelângelo original, a Galleria degli Uffizi, o principal museu de Florença e um dos mais visitados da Europa ou o Palácio Pitti e o Jardim de Boboli.

Reserve um tour na Galleria dell’Accademia para ver o David de Michelangelo com a Get Your Guide

Dia 2 – Chianti

Uma viagem para a Toscana não pode deixar de incluir um passeio em Chianti, território onde é produzido o famoso vinho Chianti com suas encantadoras colinas e vinhedos.

Roteiro de 7 dias na Toscana com dia dedicado ao Chianti

Neste dia você conhecerá pequenos vilarejos charmosos do Chianti, poderá fazer degustações de vinho e produtos típicos diretamente em vinícolas.

Não é possível fazer esse passeio usando transporte público e, portanto, as alternativas são: alugar um carro, fazer um tour em grupo ou um tour particular de carro.

Você vai encontrar várias opções de tours em grupo para o Chianti a partir de 46 euros por pessoa (ou até menos depende das promoções que você encontrar!) . Eu particularmente recomendo a versão de excursão no Chianti organizada pela CiaoFlorence e vendida pela Get Your Guide aqui

Se você prefere um serviço um pouco mais exclusivo o ideal é contratar um motorista particular com um veículo executivo para ser o seu “cicerone”. O motorista vai te levar aos lugares mais bacanas, você não vai precisar se preocupar em dirigir após ter bebido uns copinhos e principalmente vai evitar levar multas porque existem áreas do Chianti repletas de radares de velocidade e em alguns trechos a velocidade máxima é 50km/h.

Reserve um veículo executivo com motorista particular para te levar passear no Chianti

Aviso: na Italia existem pouquíssimos motoristas profissionais que falam português com todas as habilitações conforme as leis. Geralmente os motoristas profissionais falam inglês e/ou espanhol (além do italiano, claro!). Atenção quando encontrar um motorista que fala português que não conduz um veículo executivo com o símbolo “NCC”: provavelmente é irregular.

Algumas cidades famosas do Chianti: Greve in Chianti, Castellina in Chianti, Radda in Chianti, Gaiola in Chianti.

vinícola Antinori em Bargino
Uma das salas de degustação, com vista para a adega da vinícola Antinori em Bargino

Para quem gosta de arquitetura contemporânea e vinho no Chianti tem a moderníssima vinícola Antinori em Bargino. O lugar é um espetáculo e vale conhecer, mas prepare-se para colocar a mão no bolso.

Comprou muitas garrafas de vinho e precisa de uma mala extra? Confira nossas sugestões de malas de viagem para transportar vinhos (com entrega na Italia!)

Se você quer gastar um pouco menos recomendo visitar vinícolas menores e mais calorosas onde viver aquela atmosfera de sonho entre vinhedos na Toscana.

Também já escrevi aqui no blog dicas culturais e artísticas do Chianti para quem quiser conhecer a Pieve di San Bossolo e  Tavarnelle Val di Pesa.

Para quem gosta de ciência, recomendo o Observatório Astronômico do Chianti próximo da cidade de San Donato in Poggio.

Embora tenha muita coisa para ver e explorar no Chianti, se você preferir pode dedicar meio-dia ao Chianti e passar o resto do tempo em Florença.

Reserve um veículo executivo com motorista particular por 4 horas para passear no Chianti saindo de Florença através da Get Your Guide

Dia 3 – Siena e San Gimignano

San Gimignano é provavelmente um dos vilarejos mais amados pelos brasileiros que visitam a Toscana.

Não sei se são os “arranha céus medievais” ou resultado de uma degustação do ótimo Vernaccia, vinho típico produzido no território: fato está que essa cidade declarada pela UNESCO como um dos Patrimônios da Humanidade não pode ficar fora de um roteiro clássico pela Toscana.

san gimignano toscana viagem
San Gimignano e suas torres não podem ficar fora de um roteiro na Toscana clássico

Venha, passeie livremente pela cidade, visite as lojinhas de produtos típicos e curta a atmosfera deste pequeno e charmoso vilarejo.

Também o centro histórico de Siena foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Siena vista do alto, uma cidade que não pode ficar de fora de um roteiro de 7 dias na Toscana
A catedral de Siena vista do alto: não dá para deixar de incluir a cidade em um roteiro de 7 dias na Toscana

Siena foi uma das mais ricas da Toscana no passado: imagine que o banco mais antigo do mundo, o Montepaschi di Siena tem origem aqui em 1472 e ainda hoje está em atividade.

A riqueza de Siena pode ser admirada na fachada dos edifícios e palácios como o Palazzo Pubblico, a Torre del Mangia ou a catedral de Siena.  Também é em Siena, na Piazza del Campo, que acontece um dos eventos históricos-esportivos mais famosos da Itália: o Palio di Siena.

A Piazza del Campo de Siena em um final de tarde de janeiro de 2017
A Piazza del Campo de Siena em um final de tarde de janeiro de 2017

Tours Siena e San Gimignano saindo de Florença

Dá para visitar as duas cidades em um único dia tranquilamente. Alguns tours em grupo pensados para você ver o máximo possível em pouco tempo acrescentam outras cidades como Pisa, Siena e San Gimignano ou Siena, San Gimignano, Monteriggioni e Chianti.

Existe também a possibilidade de contratar um motorista particular a sua disposição saindo de Florença.

Reserve um veículo executivo com motorista particular exclusivo para te levar passear em Siena e San Gimignano

Para quem prefere dirigir pode alugar um carro em Florença. Se você alugou um carro dica: o estacionamento “stazione” é o mais econômico, sai apenas Euro 2,00 por dia enquanto os demais chegam a custar até Euro 2,00 por hora. Leia mais sobre estacionamentos em Siena.

Uma cidadezinha particularmente charmosa no caminho de Florença até Siena e San Gimignano e que geralmente não está incluída nas excursões é Certaldo: quando estive na cidade de Boccaccio me apaixonei!

certaldo toscana italia
Vista de Certaldo, na Toscana

Ao contrário das cidadezinhas menores do interior, Siena é uma das cidades da Toscana que vale a pena visitar o ano inteiro. Mesmo durante a baixa estação na Italia ela tem sempre vida.

Dia 4 – Pisa e Lucca

Um roteiro de 7 dias na Toscana não poderia deixar de incluir a cidade de Pisa.

Pisa cartao postal toscana
Pisa: um dos cartões postais da Toscana e da Italia no mundo

Pisa é a cidade da famosa torre inclinada, um símbolo da Itália no mundo.

A torre de Pisa encontra-se em uma praça de incrível beleza, a Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres) onde você pode admirar também a catedral, o batistério e o cemitério.

pisa torre inclinada toscana
Pisa conhecida como cidade da “torre inclinada”

Em Pisa também você pode ver ao vivo o mural Tuttomondo de Keith Haring (Via Riccardo Zandonai). E conhecer o espírito universitário da cidade: em Pisa existe uma das universidades mais antigas do mundo, fundada em 1343, que está entre as melhores da Itália e tem cerca 40.000 estudantes.

A aproximadamente 20 km de Pisa fica Lucca, um vilarejo medieval onde você poderá ver ainda hoje os antigos muro de proteção da cidade com seus 4 quilômetros de comprimento e 30 metros de largura.

Em Lucca sobraram duas das antigas 250 torres medievais, a Torre Guinigi e Torre delle Ore, mas basta um passeio pelo centro histórico sem muito compromisso para você viver a atmosfera da cidade, quem sabe com direito a pausa para um café ou gelato (sorvete).

lucca toscana italia
Lucca e a sua famosa Torre Guinigi com as árvores no alto

Pisa e Lucca são duas cidades de fácil acesso: você pode comprar uma passagem de trem regional na estação ferroviária Santa Maria Novella de Florença. A passagem de trem de Florença a Pisa sai Euro 8,70 por pessoa e a viagem dura aproximadamente 1 hora. Já de Pisa a Lucca a viagem dura meia hora e a passagem custa Euro 3,60. Para o retorno de Lucca a Florença você vai gastar Euro 7,90 e a viagem dura aproximadamente 1 hora e meia. As passagens podem ser compradas diretamente na estação antes da saída dos trens (para este tipo de trem não existe poltrona marcada). Se preferir comprar com antecedência consulte o site da Trenitalia. Os preços informados são relativos a primavera/2022 e podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Uma outra opção é fazer um tour em grupo de ônibus: as excursões geralmente incluem um assistente turístico que acompanha o grupo e dão aquela sensação de proteção a mais em relação a quem vai por conta própria.

Reserve um tour em grupo para Pisa e Lucca com a Get Your Guide

Também dá para ir a Pisa e Lucca de carro, mas vale saber que no centro da cidade existe uma área chamada ZTL (Zona Traffico Limitato) onde podem circular apenas pedestres ou veículos especiais autorizados. Então atenção para não circular nessas áreas por engano para evitar multas. Se preferir conforto é só contratar um motorista particular para te levar!

Reserve uma excursão particular para Pisa e Lucca com motorista profissional exclusivo com a Get Your Guide

Nos meses mais quentes do ano (junho-setembro) pode ser uma boa idéia dar uma esticadinha até Forte dei Marmi, considerada uma das praias mais glamurosas da Toscana (onde o cantor Andrea Bocelli costuma passar o verão, quando não está fazendo o seu show no Teatro del Silenzio). Forte de Marmi fica a aproximadamente meia hora de distância de Lucca.

Outra cidade de praia da Toscana nos arredores de Pisa e Lucca é Viareggio. Durante o verão existem diversos beach clubs espalhados pelo litoral de Viareggio onde você pode alugar espreguiçadeira e guarda-sol e curtir o verão. Se por acaso você viajar no inverno, no período de carnaval, vale saber que nos finais de semana terá a oportunidade de ver os desfiles do carnaval mais famoso da Toscana. Leia minha experiência no carnaval de Viareggio há alguns anos aqui.

Dia 5 – Val d’Orcia

No imaginário coletivo, a Toscana é sinônimo de Val d’Orcia, com suas doces colinas, ciprestes e uma paisagem bucólica.

val d orciaA história desse território foi marcado pela Via Cassia, a grande estrada romana que ligava Roma ao norte da Itália: o movimento contínuo de homens e mercadorias proporcionou o crescimento de alguns vilarejos na área que despertaram o interesse da Repubblica de Siena no século XV e de Florença em meados do século XVI.

Castiglione d’Orcia, Montalcino, Pienza, Radicofani e San Quirico d’Orcia são as cinco cidades que criaram o Parque da Val d’Orcia com o objetivo de proteger o ambiente e território: em 2004 a área foi inserida na lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.

pienza primavera2
Pienza, uma linda cidade do período do Renascimento na Toscana

Contignano, Monticchiello, Bagno Vignoni, Rocca d’Orcia, Campiglia d’Orcia, Bagni San Filippo, Vivo d’Orcia são outras simpáticas cidadezinhas que vão fazer você ter a sensação de fazer uma viagem no tempo.

A novela Passione da Rede Globo foi gravada no território e me lembro de ter encontrado pessoalmente Tony Ramos, Reynaldo Gianecchini, Leandra Leal e Aracy Balabanian durante o intervalo das gravações (inclusive fiz uns vídeos veja aqui).

O que você não pode deixar de experimentar: o pecorino de Pienza, o mel da Val d’Orcia, o azeite de Castiglione d’Orcia, os salames, trufas e cogumelos locais e, claro, um dos vinhos mais famosos do mundo o Brunello di Montalcino.

Esta não é uma região fácil de conhecer com o transporte público: para curtir a Val d’Orcia você deve alugar um carro ou fazer um tour que inclua transporte.

Dica: existe um tour em grupo para a Val d’Orcia saindo de Florença a partir de Euro 82,00 por pessoa com visitas a vinícolas e degustações incluídas no preço.

Para quem prefere exclusividade é possível contratar um motorista profissional para te guiar pelas charmosas estradinhas da Toscana.

Reserve um veículo executivo com motorista particular para ir até a Val d’Orcia saindo de Florença através da Get Your Guide

Dia 6 – Florença

Em um roteiro de 7 dias na Toscana não pode faltar tempo para conhecer sua cidade principal: Florença.

Aproveite para curtir mais um pouco da atmosfera de Florença e quem sabe faça atividades diferentes. Você pode começar fazendo uma subida até a cúpula de Brunelleschi, na catedral de Florença (veja uma opção de passeio vendida pela Get Your Guide)

Já pensou em fazer uma Masterclass de Perfume e criar sua própria fragrância? Ou quem sabe fazer uma cerimônia de casamento simbólica ou renovação de votos?

Quem gosta de gastronomia pode explorar os mercados alimentares do centro histórico como o Mercato di San Lorenzo ou Mercato di Sant’Ambrogio: para comprar alguma lembrança gastronômica para os amigos e parentes.

firenze rio arno
Um pôr do sol às margens do Rio Arno, em Florença

Escrevi também uma sugestão de 5 deliciosas sorveterias em Florença: na dúvida experimente o gelato em todas elas e depois me conte qual você achou mais gostoso!

Para quem gosta de colocar a mão na massa, vale experimentar a aula de pizza e sorvete em Florença: a experiência é bacana também para famílias com crianças. Ao final da lição todo mundo come o que preparou!

pratos tipicos toscana
bruschetta, bistecca e gelato: três delícias típicas que adoro!

Se você pratica esporte pode conferir o calendário de corridas e caminhadas em Florença e ver se alguma bate com a época da sua viagem.

Também é interessante um tour de bicicleta, de preferência entre abril e setembro, os meses mais quentes do ano na Itália.

roteiro firenze viagem
A cópia do Davi de Michelângelo em frente ao Palazzo Vecchio

Mas se o que te atraiu para Florença foi a arte e cultura, não deixe de visitar o  Palazzo Strozzi onde acontecem sempre mostras interessantes, o Museu Bargello considerado o primeiro museu italiano da Idade Média e do Renascimento; o museu do Palazzo Medici Riccardi que foi a primeira residência dos Médici até o suntuoso Palácio Pitti e Jardim de Boboli.

Se você gosta de história antiga da humanidade vale a pena visitar o Museu de Arqueologia de Florença (MAF).

Bem, na verdade quando o assunto é museus e arte a lista de opções em Florença é enorme. Selecione dois dos mencionados acima e já é mais do que suficiente para um dia em Florença.

Dia 7 – Cidades nos arredores de Florença menos conhecidas

Existem muitas outras cidades gostosas perto de Florença que são um pouco menos famosas. Neste roteiro de 7 dias na Toscana selecionei primeiro as cidades que todo mundo visita. Aquelas que quando você falar para seus amigos que viajou para a Toscana vão perguntar: “você gostou de Siena? de Pisa? da Val d’Orcia?”.

Depois você pode dar aquele toque especial no seu roteiro incluindo pelo menos uma linda cidade, menos visitada pelo turismo de massa. Aqui algumas exemplos:

Pistoia

Pistoia: uma cidade no caminho de Florença a Pisa que possui um charmoso centro, repleto de restaurantes e barzinhos. Em 2017 foi capital italiana da cultura.

Reserve uma visita guiada em Pistoia através da Get Your Guide

Quem viaja com crianças pode dar uma esticadinha até o zoológico, o parque de Pinóquio em Collodi ou mesmo um simples pula pula coberto, o Tannila’s Park,  ideais para os dias frios ou de chuva e que os pequenos adoram.

Reserve um tour particular para conhecer o Parque de Pinóquio através da Get Your Guide

Vinci

Vinci: a cidade natal de Leonardo da Vinci. Ideal para conhecer um pouco mais da história do “gênio italiano” e suas principais invenções.

Pistoia basilica santa maria dell umilta
a Basílica de Santa Maria dell’Umilità de Pistoia

No Mugello

A área do Mugello, território rodeado pela natureza e ainda pouco explorado pelo turismo de massa, é o local onde viver o lado mais “autêntico” da Toscana. Visite Scarperia, que tem o título de “um dos burgos mais bonitos da Itália”, assista algum evento no Mugello Circuit, faça uma caminhada de Borgo San Lorenzo (a cidade principal do território que fica a 40 minutos de trem de Florença) até Vicchio com direito a almoçar uma bela bistecca alla fiorentina como recompensa! Termine o passeio no outlet de Barberino di Mugello e depois pegue a Autostrada A1 até o seu próximo destino!

autodromo mugello prova massa
Felipe Massa testa a Ferrari no autodromo do Mugello

Nos arredores da Toscana

Outros destinos fora do estado da Toscana que vale a pena incluir na viagem são: Cinque Terre na Liguria (particularmente indicado para período entre março e outubro), Assis na Umbria, Módena na Emília Romanha para curtir Ferrari, Parmiggiano Reggiano e Aceto Balsamico

Dica: veja meu roteiro de 1 dia em Veneza para fazer um bate-volta saindo de Florença (testado e aprovado!)

Informações práticas

Esse roteiro de 7 dias na Toscana foi criado para você adaptá-lo à sua viagem. Altere-o como desejar:  aumente ou diminua a quantidade de dias em um ritmo mais rápido ou mais demorado, adicione cidades menos conhecidas, inclua uma noite para dormir em um agroturismo na Toscana rodeado pela natureza. Tentei dar sugestões que cabem em todos os bolsos, mas se ficou com alguma dúvida é só perguntar na seção de comentários abaixo. E claro, se gostou, compartilhe!

Todas as fotos do artigo são do meu acervo pessoal.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anterior15 atrações de Milão que merecem uma visita
Próximo artigoComo ver o David de Michelangelo original em Florença
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

10 COMENTÁRIOS

  1. oi Barbara Gostaria de fazer 7 dias em Florença conforme seu itinerario tenho 80anos e perfeita saude.Creio que poderi ir sozinha ou com minha filha em maio .teria excursoes com algumas pessoas? obrigada Maria

  2. Olá, Bárbara! Tudo bem? Feliz ano novo! Tenho lido seus posts e são ótimos, obrigada por compartilhar! Fiquei com uma dúvida e pensei que talvez vc possa esclarecer, por favor! Meu noivo e eu teremos uma parte da nossa lua de mel na Toscana em maio/junho de 2018. Serão 7 dias na Toscana, com um roteiro montado com base no seu e em outros posts que lemos. Gostaríamos de ter a experiência de um agriturismo, de modo que, a princípio, pensamos em fazer duas bases: 3 dias em Florença (2 para ficar em Florença mesmo e 1 para visitar Pisa, Lucca e, possivelmente, Pistoia), e 4 dias no Relais Villa Baldelli, que vc recomendou em outro post (parece ótimo custo-benefício). A caminho do Relais Villa Baldelli (partindo de Florença) e a partir dele, pretendíamos conhecer as demais localidades (San Gimignano, Volterra e Monteriggioni no caminho, e, nos outros 3 dias, Siena, Montalcino, Montepulciano, Chianti, Arezzo e Cortona). Estaremos de carro. Vc acha que é um bom plano? Disseram que não deveríamos fazer base em Cortona por 4 dias, pois seria muito fora de circuito, e ficamos bastante em dúvida. Agradeço muito se puder nos ajudar! Abs, Maíra

  3. Ola Bárbara,adorei seus roteiros.Tive o prazer de conhecer Roma.Agora quero fazer a região de Toscana.Queria uma orientação se fosse possível,vou pelo aeroporto de Fiumicino e de trem até Roma pretendo tirar minha cidadania Italiana.Saberia dizer se o consulado de Roma tem agilidades quantos estas documentações?
    Tenho familiar que morou na Italia e ja fez as documentações.Basta para min dar a entrada.Poderia me ajudar neste sentido?

    Abs,
    Maria Isabel

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here