Um burgo medieval onde a história e a tradição são preservados até os dias de hoje – turistas à parte. Siena é assim, uma pequena cidade medieval, de aproximadamente 54 mil habitantes que se tornou uma das etapas obrigatórias da viagem pela Toscana, na Italia.

Entre suas vielas estreitas que sobem e descem, encontram-se maravilhosas lojas de sapatos para as apaixonadas por compras, sorveterias para experimentar o “gelato” local (que é uma boa dica mesmo no inverno!), pizzarias a taglio que vendem os famosos pedaços de pizza quadrados por toda parte para quem quer matar a fome a baixo custo ou restaurantes e trattorias para um almoço mais demorado e confortável.
Mas mais do que tudo Siena é sinônimo de beleza: repare na arquitetura dos edifícios que exaltam tempos de riqueza e fartura; na beleza de suas praças, de suas obras de arte.
A principal praça da cidade é a Piazza del Campo, com sua forma de concha. Imagine que ainda nos dias de hoje neste local acontecem corridas de cavalo históricas, evento conhecido como Palio di Siena.
Na Piazza del Campo você vai poder ver de perto a Torre del Mangia, uma das mais altas torres antigas da Itália com 102 metros de altura construída no século XIV. E ainda: o Palazzo Pubblico ou Comunale, construído pelo governo da Repubblica di Siena entre os anos de 1298 e 1310.

Outra importante atração da cidade é a imponente Catedral de Santa Maria Assunta, mais conhecida como o Duomo de Siena, construída em estilo romano-gótico italiano. Sem dúvida nenhuma vale a pena fazer a visita interna e admirar a riqueza de suas colunas cobertas de mármore, da arte no pavimento, afrescos, detalhes.
Quando se fala em Siena outra coisa que vem em mente é o Monte dei Paschi di Siena: este é o banco mais antigo do mundo ainda em atividade. O banco de Siena foi inaugurado em 1472 (nessa época os portugueses ainda nem tinham “descoberto” o Brasil!).
A melhor época do ano para visitar Siena

Siena é uma das mais importantes cidades da Toscana – ao lado de Florença e Pisa – e por isso tem movimento o ano todo. Se entre abril e outubro é mais fácil ver suas praças lotadas, em dezembro ela fica mais alegre com as luzinhas e decoração de natal.
– Primavera (de abril a junho): a cidade ganha novas cores com as flores nas janelas das casas, pessoas que se sentam em plena Piazza del Campo para se aquecer sob o sol.
– Verão (de julho a agosto): a temperatura ferve e a cidade também, principalmente nos dias em que acontece um dos eventos esportivos mais famosos e tradicionais da Italia, o Palio di Siena (em geral alguns dias de julho e alguns dias em agosto)
– Outono (de setembro a novembro): o friozinho é ideal para entrar em uma trattoria, experimentar um prato de macarrão com molho a base de cinghiale (super típico) e um vinho tinto da casa… Hum! Água na boca. Quando eu fui, estava de passagem para as termas da Toscana, que são ali perto…
– Inverno (de novembro a março):> passar um pouco de frio na Toscana, quer coisa mais romântica do que isso? De preferência traga o namorado, marido, noivo…

Como chegar em Siena
Veja também: informações completas sobre como ir de Florença a Siena
De trem
Pesquise horários e tarifas de trem no site da Trenitalia.
Chegando em Siena, após desembarcar na estação central de Siena é necessário pegar um ônibus em direção a Piazza Gramsci / Piazza del Sale.
Primeiro compre a passagem em um “tabacchi” dentro da estação. Saindo da estação, entre no centro comercial em frente e siga as indicações para a “fermata / centro”. Basicamente o ponto é um sottopassaggio, descendo umas escadas. Não esqueça de timbrar o bilhete quando subir no ônibus!
Vale saber: existe também uma escada rolante recente que agora leva diretamente até o centro gratuitamente, sem precisar pegar ônibus
De ônibus regional
A passagem de ônibus sai aproximadamente 10 euros pagando diretamente dentro do ônibus (custa uns euros a menos se comprar antes em uma tabacaria ou revendedor autorizado). Desde 1º de novembro de 2021 todas as passagens de ônibus público da Toscana são vendidos pela Autolinee Toscana (leia a notícia aqui).
De carro
Se você pretende alugar um carro e parte de Firenze: pegue a autostrada Siena – Firenze. Continue até as indicações para “Tangenziale Siena Ovest (direzione Arezzo/Grosseto)”. Em seguida pegue a saída para Siena Sud. Siga as indicações até a Porta Romana (eventualmente Porta Pispini). Ao chegar a Porta Romana procure uma vaga a pagamento na rua (tipo Zona Azul) ou um estacionamento interno (mais: preços e locais dos estacionamentos de Siena).
Transfer particular
Se você quer a comodidade de um carro, mas não quer dirigir, pensar em radares, estacionamento, caminho e afins a opção mais confortável é um transfer particular.
Um transfer particular de Florença a Siena sai a partir de Euro 248,00 em veículo executivo para 2 pessoas.
Organize sua viagem a Siena
- Hospedagem: para pesquisar ofertas de hotel em Siena aqui.
- Tudo sobre estacionamento em Siena
- Faça seu seguro de viagem
(Artigo atualizado em outubro/2023)
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
[…] é um destino que deixa uma impressão rigorosa em todos que têm uma espécie de explorá-la. Aqui você encontra um pedacinho do Brasil na […]
[…] Siena é uma das mais importantes cidades do estado da Toscana, ao lado de antigas “rivais” como Florença e Pisa. Pode ser uma ótima base para você explorar a Val d’Orcia e o Chianti. […]
[…] conhecer outras cidades da Toscana, pode fazer um passeio de um dia até destinos como Pisa, Lucca, Siena e San Gimignano. Veja ainda a nossa lista de tours saindo de Florença. [noite 11: […]
[…] o centro histórico de Siena foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A cidade foi uma das mais ricas do passado: […]
[…] conhecer outras cidades da Toscana, pode fazer um passeio de um dia até destinos como Pisa, Lucca, Siena e San Gimignano. Veja ainda a nossa lista de tours saindo de Florença. [noite 11: […]
[…] horas e meia de viagem de carro. No meio do caminho, vale a pena dar uma paradinha para conhecer Siena, se você ainda não esteve na […]
Olá!!
Venho requisitar uma ajudinha…
Chegamos em Florença em um domingo. E já vi que segunda-feira boa parte dos museus fecham em Florença. Então pensei que poderia visitar Pisa / Siena / Lucca, na segunda-feira e deixar Florença para terça, quarta e o próprio domingo, pois pretendemos chegar por volta da hora do check in no hotel (14h).
A dúvida é: será q eu consigo fazer essas cidades em um dia de ônibus ou trem? Vi q Lucca e Pisa são bem perto, mas não sei Siena. Vi o post sobre Siena, mas qnto tempo leva a viagem de ônibus?
Desde já, muito obrigada pela ajuda!
Daniela