Se você está pensando em ir do centro-norte da Italia até a Sicília de carro é bem provável que esteja considerando a possibilidade de embarcar com o carro em um porto (Genova ou Civitavecchia) em direção a Palermo. Vale a pena? Como é a viagem de navio Genova Palermo? Já viajei diversas vezes com a GNV saindo de Civitavecchia ou Genova. Aqui vou contar a minha experiência para vocês.

Índice do artigo:
– Por que optamos pela viagem de navio com a GNV
– Tabela comparativa do tempo de viage navio GNV x dirigindo
– Poltrona ou cabine?
– Fotos do navio de Genova até Palermo – GNV La Superba

Por que optamos pela viagem de navio com a GNV

O principal motivo da nossa escolha por ir até a Sicília com os barcos da GNV é o fato de poder embarcar com um veículo e usar esse veículo para passear na Sicília.

É muito mais agradável colocar o carro no navio e ficar relaxando durante a viagem, curtindo a brisa do mar, o vento batendo no rosto ou quem sabe dormindo em uma caminha na sua cabine a pagamento durante a viagem do que dirigir por centenas ou milhares de quilômetros.

Os navios da GNV são a opção de transporte preferida para quem já possui um veículo próprio (porque mora na Italia ou na Europa) ou porque já alugou um carro em uma cidade do centro ou norte da Italia e invés de devolver o carro e pegar um avião, fez as contas e viu que vale mais a pena devolver o carro na Sicília. Se esse é o seu caso este artigo é para você.

Conhecer a Sicilia usando a apenas o transporte público não é tão simples assim. E dirigir do norte da Itália até a Sicília é muito cansativo. Muito mais simples dirigir até o porto mais próximo, embarcar em um navio e depois desembarcar na cidade de destino.

Veja aqui todas as opções de transporte para ir até a Sicília.

Tabela comparativa do tempo de viagem navio GNV x dirigindo

Quem se encontra em cidades como Milão ou Roma deverá ir até a cidade portuária mais próxima.

O porto mais próximo a Milão é Genova.
O porto mais próximo a Roma é Civitavecchia.
Já na cidade de Palermo o porto fico em pleno centro da cidade então após o desembarque basta ir até o seu apartamento ou hotel em Palermo.

Para dar uma ideia das distâncias e tempo de viagem veja a tabela abaixo:

Opção 1: dirigir até o porto mais próximo e embarcar com o carro em um navio

Trecho carroDistância carroTempo carroTrecho navio Tempo Navio
Milão > Genova160 Km2 horasGenova > Palermo20 horas e 30 minutos com GNV
Roma > Civitavecchia90 Km1 hora e 30 minutosCivitavecchia > Palermo14 horas e 15 minutos com GNV

Opção 2: dirigir até Palermo de carro sem paradas

Trecho de carro:Tempo (aprox.)Distância
Milão > Palermo*17 horas1500 Km
Roma > Palermo*9 horas950 km
* Leve em consideração que é necessário embarcar com o carro em um barco em Villa S. Giovanni (Calabria) para atravessar o estreito de Messina e desembarcar com o carro em Messina (Sicilia). Embora o trecho de balsa leve apenas 20 minutos, pode ter fila para embarcar e você perder muito tempo neste trecho. Pesquise horários e tarifas aqui

Poltrona ou cabine?

Quando você faz a reserva da sua passagem pode optar por reservar uma poltrona ou uma cabine. Qual a melhor alternativa na minha opinião?

Reserve a cabine! Se puder reservar uma cabine externa, melhor ainda. As cabines com janela são melhores porque, além da vista para o mar, são mais espaçosas e confortáveis. Mas já uma cabine interna (sem janela) é suficiente para estender um pouco o corpo em uma cama com lençóis, ter o seu banheiro particular e deixar suas coisas guardadas em um armário enquanto você passeia para cima e para baixo.

Viajar na poltrona significa que você terá que dormir sentado em uma poltrona, usará um banheiro público do navio e terá que carregar suas coisas para cima e para baixo porque não existe um guarda-volumes.

Além disso, vamos ser honestos: o pessoal que pega o navio acaba sendo criativo e já vi gente que levou colchonete e barraca de camping e dormiu lá no terraço do navio! Imagino que não seja a coisa mais agradável do mundo porque tem gente passando o tempo todo, vento e no verão o sol amanhece cedo e pode ser tórrido!

Fotos do navio Genova Palermo – GNV La Superba

A GNV tem diferentes tipos de navio. Na minha viagem de navio de Genova a Palermo, no dia 02 de julho de 2021, embarcamos no navio La Superba. Embora o navio tenha saído do porto com quase 4 horas de atraso, chegamos em Palermo na hora prevista.

NGV La Superba Genova Palermo
As portas da garagem do GNV La Superba pouco antes do embarque de carros e caminhões em Genova no dia 02 de julho de 2021

Nesse tipo de navio é possível viajar com animais então tem muita gente que opta pelo navio para levar o cachorro, gato, passarinho… Existe uma área especial dedicada aos animais.

la superba gnv hall
Um dos halls do navio GNV La Superba

O navio GNV La Superba teria muita coisa para fazer, mas em tempos de pandemia (embora já em “área branca”) a maior parte das atrações estava fechada. De qualquer modo tirei fotinho no dia 03 de julho de 2021 e deixo registrado aqui. Se reabrirem vocês já sabem das possibilidades…

ludoteca gnv la superba
A ludoteca do navio GNV La Superba (não estava aberta ao público no dia 03 de julho de 2021)

O navio La Superba também tem duas piscinas, com uma área para tomar sol. No dia da nossa viagem elas estavam interditadas.

gnv la superba piscina

Como vocês podem ver abaixo o navio teria ainda: teatro (mas não teve nenhum espetáculo), academia de ginástica (fechada) e muitas outras atividades. De qualquer modo é um navio bem grande como dá para ver no mapa abaixo:

gnv mapa navio

Conselho de amiga

Não espere que a viagem de navio de Genova a Palermo com a GNV seja equivalente a uma viagem de navio com empresas como Costa Crociere ou MSC. É uma coisa totalmente diferente.

O objetivo do navio da GNV é transportar pessoas e veículos por um preço acessível. O serviço da GNV é bem “essencial”. Não tem nada a ver com o conforto e o espírito de férias das grandes companhias de cruzeiros.

Pesquise disponibilidade e ofertas para o navio Genova-Palermo

Pense no navio da GNV como um meio de transporte. E é um meio de transporte da classe média italiana e europeia porque quem quer luxo desembarca no aeroporto e tem o motorista particular esperando no aeroporto com uma van executiva. Ou então faz uma viagem de cruzeiro de luxo e tem o motorista particular esperando no porto.

De qualquer modo pode ser uma opção de viagem bacana, especialmente porque no Brasil não estamos acostumados a usar navio como meio de transporte. Já pensou ir do Rio de Janeiro até Salvador de navio, embarcando o carro, sem precisar dirigir? Não sei se seria possível, se o mar do litoral brasileiro é mais agitado (aqui na Italia o Mediterrâneo é calminho no verão). Enfim, experimente e depois me conte o que achou!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

Artigo anteriorVilla Garibaldi de Palermo
Próximo artigoVulcão na Itália: o espetáculo do Etna em erupção
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

1 COMENTÁRIO

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here