Se o assunto é verão na Italia é praticamente impossível não falar em Sicília. Passei grande parte dos meus verões italianos explorando esse lugar incrível, que reúne tanta riqueza cultural, cores e sabores. E hoje vou dar várias dicas para o seu roteiro Sicília.
Índice
Eu conhecia muito pouco sobre a Sicília antes de visitá-la pela primeira vez: sabia apenas que era a maior ilha do Mediterrâneo e que tinha um mar de tirar o fôlego.
Com o tempo e várias idas e vindas depois, fui aprendendo um pouco da história, da tradição dessa ilha-continente que já foi dominada por gregos, romanos, árabes e espanhóis.
Se você está preparando seu itinerário na Sicília aqui conto quais são as cidades que não podem faltar em uma primeira viagem.
Quantidade de dias ideal para seu roteiro na Sicília
Todo roteiro depende da quantidade de dias de férias que você consegue tirar e também da disponibilidade do transporte para chegar até o seu destino. Mas quantos dias deve ter um roteiro para a Sicília: 5, 7, 10, 20?
Particularmente eu diria que o mínimo são 5 dias.
Um roteiro para Sicília ideal é de 10 dias: o suficiente para conhecer as principais cidades e atrações da ilha e deixar aquele gostinho de quero mais.
Mas claro, se você encontrar uma oferta de vôo para passar um final de semana, por que não? Neste caso eu iria apenas para Palermo, que tem uma boa variedade de programinhas culturais, belas praias nos arredores e muito mais infra-estrutura já que é a capital da Sicília.
Vale conferir: dicas de hotéis em Palermo ou b&b e hotéis em Mondello (para quem quer ficar perto da praia em Palermo)
Uma viagem para a Sicília pode durar uma semana ou um mês, tudo depende da sua agenda. O que você pode ter certeza é que não faltam cidades bacanas e atrações para você conhecer!
Está com preguiça de montar um roteiro? Reserve agora um pacote de 7 dias na Sicilia com opção de saída em português vendido pela Civitatis e organizado pela Carrani, duas empresas sérias do setor turístico internacional e italiano.
Quais cidades incluir no seu “roteiro Sicília”
Neste artigo decidi destacar as cidades mais famosas da Sicília, aquelas que os roteiros “clássicos” para a Sicília costumam incluir.
É claro que no meio do caminho tem muito mais lugares interessantes e você pode dar uma pesquisada na nossa página dedicada a Sicília aqui.
A melhor forma de conhecer a Sicília é de carro. Veja como alugar um carro na Sicília
Palermo
Palermo é a maior cidade da Sicilia e onde se encontra a sede do governo Siciliano (capoluogo).
Em um dia você consegue visitar as maiores atrações do centro histórico como por exemplo a Cattedrale, o Palazzo dei Normanni, Piazza Pretoria, Corso Vittorio Emanuele com i Quattro Canti.
No entanto você precisa de mais tempo para curtir a maravilhosa praia de Mondello, visitar o santuário de Santa Rosalia no Monte Pellegrino, dar uma volta à noite entre os barzinhos do centro ou curtir um espetáculo no Teatro Massimo.
Vale saber que o Teatro Massimo é o maior teatro da Italia e um dos maiores teatros líricos da Europa (o terceiro em tamanho depois da Opera National de Paris e Staatsoper em Viena) e famoso no mundo pela acústica perfeita com sua sala em forma de U.
Além do Teatro Massimo, vale a pena conferir a programação do Teatro Politeama, que fica apenas a poucos minutos de distância.
Se você gosta de visitar parques e espaços ao aberto vale a pena incluir uma passadinha na Villa Giulia e quem sabe no Horto Botânico. E você ainda pode tirar uma foto com a maior árvore de ficus da Europa na Villa Garibaldi.
Veja o video do nosso verão em Palermo em 2020
A primeira coisa que faço cada vez que vou a Palermo é comer uma arancina de carne e uma brioche con gelato (uma espécie de sanduíche de sorvete).
Se sobrar tempo a disposição no seu “roteiro Sicília”, dedique pelo menos meio dia para explorar Monreale e curtir uma vista panorâmica de Palermo.
Já para os lados de Capo Zafferano existem várias prainhas bacanas pouco conhecidas pelos turistas brasileiros como o Lido dei Carabinieri em Santa Flavia.
Cefalù
Cefalù é uma espécie de unanimidade entre os turistas que visitam a Sicilia: quem vem para a Sicilia pela primeira vez nunca deixa de fora essa cidadezinha que tem origens na pré-história, com traços deixados pelo homem no século IV a.C.
Para os mais atléticos, vale a pena subir até o Tempio di Diana só para apreciar a maravilhosa vista lá de cima.
O centro histórico de Cefalù é pequeno e muito charmoso, uma delícia entrar nas lojinhas, conversar com os proprietários sempre muito simpáticos e disponíveis.
Adoro a praia da cidade, de areia macia e água transparente com vista para o vilarejo histórico.
Taormina
Taormina é uma das cidadezinhas mais glamurosas da Sicilia: um lugar paradisíaco no alto de uma montanha, com uma vista incrível, onde se encontram boutiques que luxo, hotéis maravilhosos e muitos VIPs.
Não deixe de visitar o Teatro Greco, faça um passeio no final do dia no centro histórico e de dia curta o mar delicioso da Isola Bella, Mazzarò e Spisone onde você pode chegar inclusive de bondinho.
Leia mais dicas sobre Taormina aqui
Agrigento
Quem vai a Agrigento geralmente pretende visitar a Valle dei Templi, um dos mais fascinantes itinerários arqueológicos da Sicilia.
Declarado Patrimonio da Humanidade pela Unesco, no Valle dei Templi você vai se impressionar com os grandiosos restos da antiga colonia grega de Akragas.
Nos dias mais quentes entre junho e setembro, não esqueça de levar protetor solar e chapéu/boné. Outro lugar que ficou badalado nos arredores é Scala dei Turchi.
Siracusa
Ah, que boa lembrança de Siracusa. Em um delicioso dia de verão viajando com a família, paramos para apreciar a paisagem lá na Fonte Aretusa. De repente um senhor que morava na cidade se aproximou e começou a puxar papo. Vendo o nosso interesse, deu uma aula sobre a história do Papiro (Siracusa é uma das poucas cidades fora do Egito onde a planta do papiro cresce) e sobre os experimentos de Arquimedes, o maior matemático da antiguidade.
Piazza Armerina
Praticamente no centro da Sicilia, longe das praias e da brisa fresca, encontra-se Piazza Armerina.
Vínhamos de Siracusa em direção a Palermo e decidimos incluir no roteiro a cidade conhecida por um dos centros arqueológicos mais importantes da Italia graças aos mosaicos com quase 2000 anos de história.
Era um dia onde a temperatura estava por volta dos 40°C na sombra, o ar condicionado do carro não dava conta de refrescar a situação e a paisagem lembrava a de um deserto com pouca vegetação, tudo muito seco, muito nada entre uma cidade e outra.
Paramos para almoçar em um dos poucos lugares abertos aquela hora e depois fomos visitar a Villa Romana del Casale a 6km do centro de Piazza Armerina, onde estão os mosaicos. Saí de lá impressionada por descobrir como o ser humano vivia bem há 2000 anos: os mosaicos mostram cenas de ginástica, de mulheres em biquini (!!!), de caça, feiras…
Eu particularmente não acho que vale a pena dormir em Piazza Armerina, é uma cidade que você pode visitar tranquilamente de passagem.
Castellammare del Golfo
Castellammare del Golfo pode ser uma ótima base para conhecer praias paradisíacas na Sicília. A cidadezinha é charmosa e tem um porto onde você pode embarcar para um passeio de barco pela Riserva dello Zingaro até San Vito Lo Capo, por exemplo.
Você pode fazer um passeio de um dia para ficar curtindo um bronzeado na praia de Guidaloca.
Se quiser uma atividade mais cultural, pode dar uma esticadinha até Alcamo para ver a praça Ciullo projetada pela famosa arquiteta italiana Gae Aulenti e visitar um castelo. Eu sei que quem mora na Italia já cansou de ver castelos, mas quem vem do Brasil costuma amar um castelo, não é mesmo? E em Alcamo tem um! Bem, na verdade até Castellammare del Golfo tem castelo. Mas enfim, viva os castelos!
Isso para não falar nos templos de Segesta que ficam pertinho de Castellammare del Golfo. Se você viaja no verão talvez seja melhor visitar primeiro Erice e deixar os templos para o final da tarde, quando o sol fica menos quente. O verão na Sicília pode ser tórrido!
Ah, quantas boas lembranças da Sicília. Ainda tem muito mais para ver do que eu escrevi aqui. Mas acho que já dá para você começar a montar o seu roteiro Sicília. Qualquer dúvida pergunte na seção comentários. E se tiver outras dicas comente e compartilhe com a gente!
Leia outros artigos sobre a Sicilia:
- Dica especial na Sicilia: Riserva Naturale dello Zingaro
- Calice di Stelle Donna Fugata – noite de S. Lorenzo (10 de agosto)
- Dica de verão: o mar paradisíaco de Favignana
- Como é a viagem de Genova a Palermo com a GNV
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
Bárbara boa tarde,
Gostaria de passar o Natal e Réveillon na Sicília com meu marido e filha que mora nos USA
Temos quase 80 anos e ela 52
Vamos alugar carro
Como è inverno, o que vc sugerE?
Poderia ser outra região da Italia mas já conhecemos bastante!
Muito obrigada
[…] a primeira fazendo um itinerário que passe perto do outlet. Por exemplo, aproveite para visitar Piazza Armerina, famosíssima pelos seus mosaicos antiquíssimos da época dos Romanos. A segunda alternativa é […]
[…] Sicilia e descobre um lugar mágico como Scala dei Turchi, que fica a apenas alguns quilômetros da Valle dei Templi, de Agrigento, onde estão os restos da antiga colonia grega de Akragas. Fiquei particularmente encantada quando […]
[…] Enfim, adoro ler e lembrar das diversas vezes que tive o prazer de poder passear na Sicilia. Com vocês: Sicília: o melhor verão da Itália. […]
Em site de relacionamento social conheci uma pessoa q mora em Secilia/Italia, diariamente conversamos trocamos muitas informações, pessoais e culturais. Ultimamente me convidou p conhece-lo. Como devo fazer para tomar informações sobre a pessoa na Italia.
San Benedetto em Palermo? Não seria a Santa Rosalia?? Ela que é a padroeira da cidade…
ciao,
estou querendo saber se alguém já foi na festa di San Benedetto, il moro em Palermo.
Grazie
Sônia
[…] Cefalù […]
eu sou desedente de italiano o meu sonho e´ coeser a italia é um pais muito bonito