Você já leu nossos artigos sobre a Sicília, e agora resolveu transformar o sonho da viagem em um projeto de viagem real. Então seja bem vindo: aqui você vai saber como ir até a Sicília usando os vários meios de transporte possíveis.

Índice do artigo “Como ir até a Sicília”
Introdução
1) Avião
2) Navio / Balsa
3) Trem
4) Carro

Introdução

Como você já deve saber a Sicília é uma ilha. A maior ilha da Italia. E para chegar nesta ilha existem duas formas: via ar ou via mar.

Embora há anos os políticos italianos tenham falado em construir uma ponte que atravesse o Estreito de Messina para unir o estado da Calábria à Sicília, no momento só é possível atravessar o estreito de Messina através das balsas que transportam pessoas, carros, ônibus, caminhões e até trens!

road trip sul da italia
Eu, minha mãe e minhas filhas atravessando o estreito de Messina em uma road trip pelo sul da Italia

A balsa sai da Villa San Giovanni, no estado da Calábria, em direção a Messina e como dá para ver na foto acima, os carros embarcam embaixo e os passageiros em cima. Existem inclusive balsas que transportam trens como você vai ver mais para o final do artigo.

Outra coisa: não necessariamente você precisa estar na Calábria para ir até a Sicília. Existem verdadeiros navios que saem de grandes portos como Nápoles, Civitavecchia (Roma), Livorno…

Como a Sicília é especialmente visitada entre março e outubro (a estação turística começa oficialmente na Páscoa) e também no período de natal e ano novo existe uma grande diferença em relação a saídas / preços de acordo com o período do ano. Fora da estação as saídas de vôos e barcos diminuem.

Agora descubra as várias alternativas para ir até Sicília, vamos lá:

Avião

A maneira mais rápida de ir até a Sicília é voando.

aterrizar palermo sicilia italia
Chegando em Palermo de avião em uma das minhas viagens para a Sicilia

Os principais aeroportos ficam nas cidades de:

Muitas vezes voar para a Sicília é a forma mais rápida e também a maneira mais barata de transporte porque os aeroportos sicilianos são servidos por diversas companhias de vôos low cost como Ryanair, Volotea, Easyjet e Vueling.

Para quem prefere mais conforto a Alitalia é a empresa mais indicada. Só atenção porque os vôos diretos para a Sicilia partem apenas de Roma ou Milão. Se você se encontra em outra cidade, vai ter uma escala em Roma. Neste caso a escala pode acabar sendo mais cansativa do que voar com empresa low cost porque os voos dentro da Italia duram entre 1-2 horas e são tão rapidinhos que dá para aceitar.

Conselho: informe-se com antecedência sobre como ir do aeroporto até o seu destino porque dependendo da hora de chegada do seu vôo, a única forma de se deslocar depois de aterrisar na Sicília é com o aluguel de um carro

É possível pegar uma grande balsa / navio para ir até a Sicilia, inclusive embarcando um carro, moto ou caminhão!

como ir até a Siclia - imagem dentro de um navio na rota Palermo-Civitavecchia
Jogando cartas dentro do navio: do porto de Palermo até Civitavecchia em Roma

Imagine subir em um grande navio, por exemplo no porto de Livorno (Toscana) em direção a Palermo e passar praticamente um dia inteiro navegando.

Nesses barcos geralmente embarcam pessoas e veículos e é a opção ideal para quem está já de carro e quer poder continuar viajando de carro na Sicília sem ter que dirigir todo o percurso para chegar até lá.

Também é uma opção muito usada por quem viaja com animais domésticos inclusive por exemplo cachorros de grande porte.

Já fiz uma viagem dessas algumas vezes e super recomendo reservar uma cabine, para ter um lugar onde dormir. A alternativa mais barata é a poltrona, mas aí você tem que dormir como em avião: sentado!

Alguns barcos possuem salas de cinema, mesinhas com poltronas com vista mar espalhadas pela embarcação e  área para tomar sol com chuveiros de água doce e outras atrações especiais. Mas em tempos de covid-19 a maior parte dessas alas tem sido fechada.

Você pode pesquisar preços e rotas aqui.

Trem

O trem é uma alternativa ao avião e barco, mas prepare-se porque a viagem é cansativa.

Para quem vem do norte da Itália, até a cidade de Nápoles existem os trens de alta velocidade e você chega rapidinho.

Depois em Nápoles geralmente você tem que trocar de trem para embarcar em um trem intercity, que vai parando em diversas cidades no meio do caminho em direção ao sul da Itália.

Depois o trem sobe em uma balsa para continuar a viagem até sua estação final dentro da Sicília.

trem na balsa estreito de messina
Você já viu um trem atravessar o mar dentro de um navio? Olha aqui o trem da Trenitalia dentro de uma balsa atravessando o estreito de Messina

Fiz uma vez a viagem saindo de Florença até Palermo com minhas filhas porque não tinha conseguido outras alternativas de viagem no período (era natal). A viagem foi razoavelmente tranquila até atravessar o estreito de Messina: a parte mais demorada da viagem foi o trecho de Messina a Palermo, parecia que não ia chegar nunca!

Depois de atravessar o estreito de Messina em uma balsa, o trem passou quase uma hora parado na estação de Messina antes de continuar a viagem para Palermo. O fato absurdo é que o trecho de Messina a Palermo dura mais de 3 horas e meia embora apenas 225 km separem as cidades.

Talvez repetisse a aventura sem crianças… Pesquise preços e horários das passagens de trem no site oficial da Trenitalia ou da nossa parceira Trainline.

Carro

Nunca tive coragem de sair da Toscana para ir de carro até a Sicília. Pelo menos não com a opção dirigindo non-stop.

A viagem é longa, embora conheça diversos italianos que tem o pique de sair inclusive de cidades mais ao norte como Milão ou Torino. Se você optar por ir de carro o ideal é ter alguém para revezar na direção com você.

Hoje em dia com Google Maps ou Waze dá para calcular distância, gastos em combustível e pedágio (não é exatamente baratíssimo). 

Quando você chegar no estreito de Messina terá que pegar uma balsa em Villa San Giovanni para ir até Messina, a travessia dura aproximadamente 20 minutos, mas geralmente tem fila e espera para embarcar. A grande vantagem de viajar com um carro é que você pode explorar a Sicília com total liberdade porque o transporte público na Sicília deixa a desejar…

Dica: pesquise preços de aluguel de carro na Itália aqui com o nosso parceiro Rentalcars.

Se você não gosta dirigir: alugue um veículo executivo com motorista que fala português!


E você, tem alguma experiência para compartilhar com a gente? Comente abaixo! Gostou do artigo sobre “Como ir até a Sicília“? Compartilhe!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

Artigo anteriorComo ir de Florença a Siena
Próximo artigoFunicular Certaldo: horário, preços e informações
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns! Viajamos boa parte da Itália sempre com sua excelente supervisão.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here