As cidades mudam com o passar do tempo. Hoje em Palermo na Piazza Marina existe um parque verde chamado Villa Garibaldi onde se encontra a maior árvore de Ficus da Europa. Um lugar que marcou a história de Palermo. Saiba mais neste artigo.

Índice do artigo:
– O que você vai ver na Villa Garibaldi
– Localização da Villa Garibaldi em Palermo
– A história do território da Villa Garibaldi

Villa Garibaldi de Palermo

O que você vai ver na Villa Garibaldi

estátua de Giuseppe Garibaldi na Villa Garibaldi em Palermo
Minhas filhas Gaia e Aurora em frente a estátua de Garibaldi, na Villa Garibaldi em julho de 2021

A principal atração da Villa Garibaldi é a árvore de Ficus macrophylla Subsp. colummaris que representa o período de União da Italia e é considerada a maior árvore da Europa, com uma altura de 30 metros e uma circunferÊncia do tronco que supera 21 metros.

O jardim da Villa Garibaldi foi projetado por Giovan Battista Filippo Basile no bairro Kalsa com o objetivo de dar uma imagem mais moderna à cidade de Palermo no século XIX.

Realizado entre 1861 e 1864, em pleno período do “Risorgimento“, o jardim faz uma homenagem ao herói Giuseppe Garibaldi para celebrar o nascimento da Italia.

Lembrando que a proclamação da Italia como país aconteceu em 1861 quando Vittorio Emanuele II assumiu o título de rei do Regno d’Italia.

O jardim da Villa Garibaldi possui diversas plantas consideradas “exóticas” porque vem de áreas como o Himalaia, África do Sul, México…

Também é possível admirar estátuas como de Giuseppe Garibaldi, Giuseppe La Masa, Rosolino Pilo, Francesco Riso, Giovanni Corrao, Raffaele De Benedetto, Luigi Tukory e Nicola Balcescu.

Localização da Villa Garibaldi em Palermo

A Villa Garibaldi fica ao lado do Palazzo Chiaromonte Steri, uma construção fortificada do século XIV que é um mix de estilo gótico e normando e mais tarde entre 1601 e 1782 foi sede da Inquisição Espanhola.

Esse parque fica em uma área que adoro de Palermo: entre a Cala e a Porta S. Felice, ideal para um pit stop durante um passeio pela orla no Foro Italico.

mapa da Villa Garibaldi em Palermo

Levei minhas filhas Gaia e Aurora para conhecer o local durante nossa viagem em julho de 2021.

A história do território da Villa Garibaldi

A Villa Garibaldi fica na Piazza Marina.

matrimonio carloII Maria Luisa Bourbone

Quando você visitar a Piazza Marina use a criatividade para fazer uma verdadeira viagem no tempo. E imagine que você está voltando para Idade Média.

Antigamente em tempos medievais nesta área aconteciam torneios, duelos, apresentações de caça, fogos de artifício. Também foi área de mercado, área de apresentações de espetáculos cômicos e teatro de marionetes.

Existem relatos históricos que narram que em 1542 na área de Piazza Marina aconteceram duelos para as núpcias de Don Cesare Consaga com Diana Cardona; ou em 1544 os duelos para a paz entre Carlo V e Francesco I.

Em 1680 foi construído um enorme teatro para o público que assistia o duelo em homenagem a Carlo II que se casava com Maria Luisa di Borbone.

E ainda espetáculos macabros: as pessoas vinham à praça para assistir as execuções públicas como a de Peppa La Sarda (cujo nome real era Francesca), que era uma envenenadora famosa da época.

Se você gosta de histórias de duelos leia a história sobre a Disfida de Barletta (Apúlia), um dos últimos duelos medievais da Italia.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorFesta de Santa Rosalia em Palermo (Julho 2023)
Próximo artigoComo é a viagem de navio Genova Palermo com GNV
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

1 COMENTÁRIO

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here