Imagine poder visitar uma cidade da Antiga Roma para poder curiosar nos hábitos daquela população. Como eram suas casas há quase 2000 mil anos? Suas ruas? Como se divertiam e passavam o tempo livre? Quem diria que graças a uma grande desgraça, a erupção do vulcão Vesúvio no ano de 79 d.C., isso hoje é possível.
A lava que invadiu Pompeia e matou seus habitantes ajudou a manter a estrutura da cidade em ótimo estado de conservação. Hoje o sítio arqueológico de Pompeia é uma das atrações mais visitadas da Italia. Quer saber mais? Leia o artigo.
Índice
As origens de Pompeia
A gente costuma dizer que Pompeia era uma cidade da Antiga Roma, mas, na verdade, suas origens são muito mais antigas.
Existem evidências de um período que vai do final do século VII a.C. e início do século VI a.C., quando foi construída a primeira muralha de pedra da cidade, chamada de “pappamonte”, delimitando uma área de cerca de 63,5 hectares.
Reserve sua visita guiada com arqueólogo particular em Pompeia através da Get Your Guide

Naquela época, a civilização que habitava a região era composta por elementos indígenas, etruscos e gregos, que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e para a construção de uma muralha fortificada em calcário, seguindo o modelo grego, no século V a.C.
Com a chegada dos Sâmnios, tribos que habitavam os montes da Irpinia e do Sannio, no final do século V a.C., a cidade passou por um forte processo de urbanização. No século IV a.C., foi construída uma nova muralha fortificada em calcário do rio Sarno, seguindo um percurso semelhante ao da muralha anterior.
Quando Pompeia se torna uma colônia romana
Os movimentos das tribos sâmnias abalaram a estrutura política da região, forçando a intervenção de Roma na Itália meridional.
Através de alianças e campanhas militares, Roma conquistou a hegemonia em toda a Campânia (343-290 a.C.). Pompeia entrou então como aliada na organização política da República Romana, mas se rebelou junto com outras populações itálicas em 90-89 a.C., reivindicando igualdade socio-política com Roma. A cidade foi sitiada pelas tropas de Lúcio Cornélio Sula e tornou-se colônia romana com o nome de Cornelia Veneria Pompeianorum em 80 a.C.
Após a fundação da colônia, Pompeia foi enriquecida com edifícios privados e públicos, e ainda mais embelezada durante o reinado dos imperadores Otaviano Augusto (27 a.C. – 14 d.C.) e Tibério (14-37 d.C.).
O grande terremoto que atingiu Pompeia
Em 62 d.C., um forte terremoto atingiu toda a área vesuviana. A reconstrução de Pompeia começou imediatamente, mas devido à magnitude dos danos e aos tremores de terra que se seguiram, levou muito tempo.
Quando, 17 anos depois, em 24 de agosto de 79 d.C., a erupção repentina do Vesúvio soterrou a cidade com cinzas e pedra-pomes, Pompeia ainda estava em obras.
A redescoberta da cidade ocorreu apenas no final do século XVI, mas só em 1748 começou a exploração, com o rei de Nápoles, Carlos III de Bourbon, e continuou sistematicamente no século XIX, até os mais recentes trabalhos de escavação, restauração e valorização da cidade e de seu excepcional patrimônio histórico e arqueológico.

O sítio arqueológico de Pompeia
As escavações em Pompeia revelaram um tesouro de informações sobre a vida cotidiana no mundo antigo. A cidade bem preservada fornece um vislumbre da arquitetura, arte, religião, comércio e costumes da época romana. Muitos edifícios foram descobertos em excelente estado de conservação, incluindo casas, lojas, banhos públicos, teatros e templos.
A arte pompeiana, incluindo afrescos, mosaicos e esculturas, também foi preservada, oferecendo uma visão única da arte romana da época.

As descobertas arqueológicas em Pompeia continuam até hoje, e os esforços de conservação e restauração ajudam a manter a cidade antiga viva para as futuras gerações.
Algumas notícias de descobertas recentes em Pompeia:
– 2023: encontrados 2 novos esqueletos nas escavações da “Insula dei Casti Amanti
– 2021: a descoberta do quarto dos escravos na Villa de Civita Giuliana em Pompeia
– 2020: encontrados dois corpos intactos que fugiam da erupção do vulcão Vesuvio em 79 d.C.
Visitantes de todo o mundo são atraídos pela oportunidade de explorar a história de Pompeia e se maravilhar com os tesouros que foram preservados sob as cinzas por quase 2.000 anos.
A cidade é considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997 e é uma das atrações turísticas mais populares da Itália.
Video sobre a erupção do Vesúvio
Mapas do Sítio Arqueológico de Pompeia
Existe um mapa digital online do sítio arqueológico de Pompeia onde você pode obter o arquivo digital com todas as informações atualizadas oficiais. O link é https://open.pompeiisites.org/
Quem prefere sair de casa com um mapa tradicional, pode baixar o mapa do sítio arqueológico de Pompeia em versão 2023 abaixo:
Quem viaja com crianças que seguem o personagem italiano Geronimo Stilton pode usar este outro mapa:
Reserve sua visita guiada com arqueólogo particular em Pompeia através da Get Your Guide
Onde fica Pompeia
O sítio arqueológico de Pompeia (em italiano: Parco Archeologico di Pompei) fica a aproximadamente 25 Km de Nápoles ou meia hora de carro, sem trânsito.
Vai usar Nápoles como base? Então veja nossas dicas de hotéis em Nápoles

Quem vai passar férias em Capri pode aproveitar para incluir Pompeia no roteiro antes de embarcar para a ilha ou ao retornar para Nápoles ou Sorrento.
Ainda não reservou hospedagem? Então veja nossas dicas de hotéis em Capri
Para quem está passando férias na Costa Amalfitana, o sítio arqueológico de Pompeia fica a menos de 40Km de distância (aproximadamente 1 hora de carro) de cidades como Positano ou Amalfi.
Já de Sorrento são pouco menos de 30km ou 45 minutos de carro.
Como chegar no sítio arqueológico de Pompeia
Existem 3 entradas para o sítio arqueológico de Pompeia:
- Porta Marina (via Villa dei Misteri)
- Piazza Esedra (piazza Porta Marina Inferiore)
- Piazza Anfiteatro (piazza Immacolata)
Abaixo detalhes sobre como ir até o sítio arqueológico de Pompeia.
Ir de Trem a Pompeia
É possível pegar o trem linha Napoli-Salerno com parada em Pompei. A viagem saindo da estação Napoli Piazza Garibaldi ou Napoli Centrale a Pompei dura pouco menos de 40 minutos e a passagem custa 3 euros. Você pode comprar a passagem através do site da trenitalia ou nas bilheterias da estação.
Outra opção é pegar a Circumvesuviana Napoli-Sorrento e descer na parada Pompei Villa dei Misteri. Você pode checar horários e comprar a passagem no site da Circumvesuviana aqui.
Em julho de 2023 foi lançado a nova linha Frecciarossa que conecta a cidade de Roma até Pompeia em um trem de alta velocidade (trem de alta velocidade até estação de Pompeia e depois um ônibus até a entrada do sítio arqueológico). O trem Frecciarossa 1000 está disponível apenas nos terceiros domingos de cada mês. Consultar o site da Trenitalia.

Ir de Carro a Pompeia
Quem vai de carro a Pompeia deve pegar a Autostrada A3 Napoli-Salerno e pegar a saída Pompei Ovest.
Leia nossas dicas sobre aluguel de carro na Italia
Excursão a Pompeia saindo de Nápoles
Existem opções de excursões a Pompeia que incluem já o transporte saindo de Nápoles, ingressos e visita guiada. Para quem quer visitar apenas Pompeia as excursões costumam ser de meio dia.
Veja qui excursão de meio dia a Pompeia saindo de Nápoles vendida pela Get Your Guide
Existem também excursões de dia inteiro que combinam o sítio arqueológico de Pompeia com outras atrações como Vesúvio ou Costa Amalfitana.
Veja aqui excursão de dia inteiro a Pompeia e Vesúvio saindo de Nápoles vendida pela Get Your Guide
Quando visitar Pompeia
O sítio arqueológico de Pompeia está aberto a visitantes praticamente todos os dias exceto natal, primeiro de janeiro e primeiro de maio (veja detalhes de abertura abaixo na seção de horário de abertura). Isso significa que independente da estação do ano você pode encaixar pelo menos 2-3 horas da sua viagem para visitar este lugar tão especial.
Meses como abril-maio-junho e setembro-outubro costumam ter uma temperatura agradável, nem muito frio e nem muito calor. Quem visitar Pompeia nos meses de alto verão (julho, agosto) deve se lembrar de levar um chapéu ou boné porque o sol pode ser realmente tórrido nesta época.
Horário de abertura do sítio arqueológico de Pompeia 2023
O horário de abertura varia com o período do ano, já que durante o inverno escurece mais cedo e no verão os dias são mais compridos.
Não é possível visitar Pompeia nos dias 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio.
Abaixo o horário oficial:
SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE POMPEIA | Abertura | Última Entrada | Fechamento |
De 1º de abril a 31 de outubro | 9:00 | 17:30 | 19:00 |
De 1º de novembro a 31 de março | 9:00 | 15:30 | 17:00 |
Ingressos para visitar Pompeia
Abaixo o link oficial para reserva dos ingressos para o sítio arqueológico de Pompeia (dão direito a entrada gratuita também na Villa Regina- Boscoreale.
Categoria | Tarifa | Ingressos online |
---|---|---|
Adultos | Euro 18,00 | comprar aqui |
Reduzido (jovens 18-25 residentes UE) | Euro 2,00 | comprar aqui |
0-17 anos | grátis |
Para quem prefere maior flexibilidade é possível reservar ingressos através da Get Your Guide (geralmente cancelamento gratuito com até 24 horas de antecedência).
Quem prefere comprar na hora: as bilheterias oficiais ficam dentro da área arqueológica, na entrada de porta Marina, em Piazza Anfiteatro e Piazza Esedra.
Quando é possível entrar grátis no sítio arqueológico de Pompeia
Se você está querendo economizar vale saber que todo primeiro domingo do mês a entrada no sítio arqueológico de Pompeia é gratuita como parte da campanha #domenicalmuseo .
Mas atenção: nessas ocasiões o fluxo de pessoas é enorme e para garantir a segurança, quando o número de visitantes é muito alto pela manhã o caixa é fechado por uma hora ao alcançar os 15 mil visitantes até ás 12:00.
Se você quer visitar Pompeia grátis no primeiro domingo do mês é recomendável chegar bem cedinho para garantir sua entrada.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
@Márcia,
Obrigada pela visita e pelo comentário. Pompeia é realmente um lugar único que merece a visita. 😉
Impressionante o conteúdo e história contida neste artigo de Pompeia. Vale a pena ver de perto com algum conhecimento.