Uma das etapas preferidas dos viajantes brasileiros na Itália é, sem dúvida nenhuma, a cidade de Assis, no estado da Umbria. Leia o artigo com todas as informações úteis para visitar a cidade.
Índice do artigo:
1. As principais atrações de Assis
2. Uma breve história sobre a vida de São Francisco
3. A Basílica de São Francisco
4. Horário de Abertura da Basílica de S. Francisco
5. Como chegar em Assis
5.1 Ir a Assis de carro
5.2 Ir a Assis de trem
5.3 Ir a Assis de ônibus

1. As principais atrações de Assis
Em Assis existem diversos museus e atrações como por exemplo o Templo de Minerva, a Rocca Maggiore (uma antiga fortaleza) e até um Museu dos Índios da Amazônia (o MUMA).
No entanto todo mundo vai a Assis para ver mesmo a Basílica de São Francisco, onde estão enterrados os ossos do homem que fez voto de pobreza e foi considerado santo. Vamos falar mais sobre a visita da Basílica a seguir.
2. Uma breve história sobre a vida de São Francisco

Nascido em 1182 e proclamado santo pela Igreja Católica em 1228 (dois anos após sua morte), Francisco era o filho de um rico comerciante.
Os primeiros anos da juventude de São Francisco foram marcados por todo conforto, luxo, segurança e prestígio proporcionado pelo dinheiro paterno. Aos dezoito anos combatia em uma guerra contra os peruginos que o capturaram e o mantiveram prisioneiro por um ano.
A partir dos 23 anos iniciam os primeiros sintomas daquela longa crise espiritual que o levaria a viver uma vida de renúncias, que depois seria transformada no programa franciscano.
Nessa época Francisco abandonou definitivamente as armas para abraçar a milícia de Cristo, as palavras do Crucifixo de S. Damião, que lhe pede para reparar a sua igreja; a renúncia aos bens paternos e a resolução de se dedicar a uma vida de absoluta pobreza que lhe era sugerida pelo Evangelho.
3. A Basílica de São Francisco

A Basílica de São Francisco é na verdade composta por duas igrejas: a inferior (1228-1230), a superior (1230-1253) e uma cripta, escavada em 1818, com a tumba do Santo.
Reserve uma visita guiada em Assis com a Get Your Guide
A entrada da igreja inferior fica na Piazza Inferiore, separada por um pórtico do século XV. A igreja foi decorada pelos maiores pintores dos séculos XIII e XIV como Cimabue, Giotto, os Lorenzetti, Simone Martini. Os vitrais são de giovanni di Bonino e Puccio Campanna.
A urna com os restos mortais do santo encontra-se na cripta escavada entre 1818 e 1824 e foi construída pelo arquiteto Giuseppe Brizzi em forma neo-classica e, porteriormente restaurada no mesmo estilo pelo arquiteto Ugo Tarchi.
Existe uma webcam que mostra a tumba de São Francisco em tempo real: confira aqui.
4. Horário de abertura da Basílica de S. Francisco
- Abertura da Basílica Inferior e Tumba – diariamente das 6:00 às 18:00
- Abertura da Basílica Superior – diariamente das 8:30 às 18:00
- Missas domingos e feriados na Basílica Inferior: às 7:30, 9:00, 10:30, 12:00, 17:00, 18:30
- Missas dias da semana na Basílica Inferior: 7:15, 11:00, 17:00
Atenção: os horários podem variar, sugerimos confirmar antes por telefone (+39) 075.819001 ou no site oficial da Basílica.
5. Como chegar em Assis
Assis fica praticamente no meio do caminho entre Roma e Florença, por isso pode ser interessante visitá-la quando você estiver indo de uma para outra. Mas também é possível dormir na cidade: existem diversos hotéis em Assis seja no centro e como em agroturismos rodeados pelo verde nos arredores. Outra idéia bacana pode ser se hospedar no interior da Toscana, perto de vilarejos charmosos como Cortona ou Pienza.
Existem diversas maneiras de ir até Assis, a mais confortável é de carro. Mas vamos aos detalhes…

5.1 Ir a Assis de carro
Para explorar as cidadezinhas nos arredores de Assis e conhecer o território da Umbria com calma a melhor opção é alugar um carro.
Para quem vem do norte (exemplo Florença, Bolonha, Milão): pegar a Autostrada A1 em direção sul (Roma) e sair em Valdichiana. Percorrer a superstrada SS75bis nos arredores do lago Trasimeno, superar Perugia e na altura da Ponte San Giovanni prosseguir em direção a Assis, seguindo pela SS75. Sair em Santa Maria degli Angeli e continuar em direção ao centro de Assis.
Para quem vem do sul (exemplo Roma, Nápoles): pegar a Autostrada A1 em direção ao norte (Firenze) e sair em Orte. Continuar pela SS204 em direção a Terni e, em seguida, pela E45 até Perugia. Ao chegar em Perugia, sair da E45 nos arredores de Collestrada, e seguir as indicações para Assis pela SS75. Sair em Santa Maria degli Angeli e continuar em direção ao centro de Assis.
Para quem vem do litoral adriático: pegar a A14 até a saída de Cesena e entrar na superstrada E45. Passando nos arredores da Cidade de Castello, você chega ao bívio para Collestrada. Sair da E45 e pegar a SS75. Sair em Santa Maria degli Angeli e continuar em direção ao centro de Assis.
Tempo médio de carro de:
- Ancona- Assis: 2 horas e 10 minutos (143 km)
- Florença – Assis: 1 hora e 50 minutos (170 km)
- Roma – Assis: 2 horas e 20 minutos (196 km)
- Nápoles – Assis: 3 horas e 50 minutos (385 km)
- Milão – Assis: 4 horas e 40 minutos (473 km)
Para quem está de carro, vale a pena visitar cidadezinhas nos arredores como Perugia (Umbria), Cortona (Toscana), Montepulciano (Toscana), Chianciano Terme(Toscana), Pienza (Toscana).
5.2 Ir a Assis de trem

Assis tem uma estação ferroviária, mas você deve saber que a estação de trens de Assis não é exatamente ao lado da Basílica de São Francisco: são cerca 3 km de distância e você vai levar uns 40 minutos caminhando, ok?
Na saída da estação tem um ponto de táxis (o número de telefone de táxis 24 horas em Assis é +39 075.813100 e o site da companhia de táxis é www.radiotaxiassisi.it )
A novidade recente é que agora existem os trens do tipo “Regionale Veloce” que vão diretamente de Florença ou Roma até Assis: eles são mais rápidos e mais baratos do que as antigas opções, que necessitavam de diversas baldeações, trocando uma ou duas vezes de trem.
Só para dar uma idéia, com um Regionale Veloce de Florença você leva aproximadamente 2 horas e 40 minutos e desembolsa 15 euros, já de Roma são 2 horas e a passagem sai por 10 euros.
Atenção: NÃO existe um depósito de bagagem na estação ferroviária de Assis!
5.3 Ir a Assis de ônibus
Uma das companhias de ônibus low cost muito usadas pelos italianos é a Flixbus. Uma passagem de Roma a Assis sai a partir de Euro 6,99 e a viagem leva aproximadamente 3 horas. Com este tipo de ônibus você pode levar bagagem.
Já para quem pretende fazer um passeio de um dia saindo de cidades como Roma ou Florença a opção mais confortável pode ser uma excursão que já incluir transporte, assistente para acompanhar o grupo e outras facilidades. As excursões nde ônibus não são indicadas para quem viaja com malas.
Faça uma excursão em grupo até Assis saindo de Roma ou de Florença um passeio de 1 dia que cabe no seu bolso!

Quando você está pensando em visitar Assis? Conta para a gente nos comentários! Se já esteve em Assis conta para a gente o que mais gostou de ver.
Leia também: Roteiro de 15 dias na Italia
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
Oi Sérgio,
Sim, os Apeninos dividem a Italia na metade.
Isso significa que para ir do lado oeste a leste você tem que atravessar essa cadeia de montanhas. Geralmente as estradinhas são cheias de curvas. Eu fiz um pedaço mais para cima, aqui na Toscana e contei a experiência aqui: https://www.brasilnaitalia.net/2011/11/passo-del-muraglione-uma-aventura-entre-a-cordilheira-dos-apeninos.html
Já fiz também o trecho a partir de Roma. Mas da parte da Umbria não me lembro…
Grato por sua resposta…
Os Apeninos também estão aí por perto?
Meu pai falava alguma coisa sobre eles..
Mas não me lembro de muita coisa.
Bom dia Sérgio, tudo bem?
Ainda não tive o prazer de visitar o Comune di Sigillo, mas acabei de confirmar aqui no mapa que é na província de Perugia.
Uma sugestão é ficar em um agroturismo na área, alugar um carro e fazer passeios nos arredores.
Algumas cidades que você pode incluir no seu roteiro nos arredores além de Assis e Perugia são: Gubbio, subindo para a Toscana tem Cortona, Montepulciano, Montalcino, Arezzo.
Quem sabe você pode dar uma esticadinha até o litoral passando por Macerata, Porto Recanati…
Aliás, eu ainda não visitei a cidade do meu bisavô em Offagna (Ancona). Está nos meus planos… há uns 20 anos. Quem sabe neste verão…
Depois me conta se deu certo a sua viagem,
Saudações da Toscana,
Barbara
Barbara…bom dia. Ainda não tive o prazer de conhecer a Itália, terra de meus avós paternos…..já tenho a cidadania italiana, e gostaria muito de conhecer a comune de Sigillo……vc conhece?….parece que está nessa região de Perugia……poderia me dar umas dicas ?.
[…] Após o café da manhã é hora de partir. O próximo destino é Roma, mas antes vale a pena para parar em uma cidadezinha no meio do caminho: Assis, a cidade de São Francisco. […]
[…] O próximo destino é Roma, mas antes vale a pena para parar em uma cidadezinha no meio do caminho: Assis, a cidade de São Francisco. [noite 12: […]
Olá, muito obrigado pelo post e gostei muito.
Estou procurando no site mas não acho os horários da missa. Essa informação colocada aqui dos horários, sabe se ainda está valendo?
Grato.
Oi Leitora,
Depende do preço que você tiver que pagar para se hospedar em casa de família e o preço que encontrar em hoteis. Você pode pesquisar preço de hoteis ou apartamentos aqui: https://hospedagem.brasilnaitalia.net
Att
Barbara
Boa noite:
Estou pensando em me hospedar na Toscana em casa de família. Vou eu meu marido e filho de 14anos.
Quero conhecer Roma , assis e talvez Veneza.
A idéia é ir janeiro 2019 que sugestão você me daria.
É mais em conta ficar hospedada em casa de família.
[…] Cinque Terre na Liguria (particularmente indicado para período entre março e outubro), Assis na Umbria, Modena na Emília Romanha para curtir Ferrari, Parmiggiano Reggiano e Aceto […]
Olá Carlos,
Se você vai voltar para Roma é uma ótima alternativa.
Boa viagem e depois conta como foi, compartilhe suas dicas com a gente!
Abs
Barbara
Obrigado pela informações, principalmente no que se refere ao depósito de bagagem. Dessa Forma já me programei com o Hotel em Roma onde deixaremos as bagagens e seguiremos viagem até Florença, com pit stop em Assis de mochilas.
Bom dia Jeanete,
Parece incrível mas NÃO existe um depósito de bagagem na estação ferroviária de Assis.
A notícia inclusive gerou polêmica no ano passado.
Liguei agora na prefeitura para confirmar e ainda não existe nenhuma novidade em vista (tel. +39 07581381).
Att
Barbara
Olá Barbara, estou seguindo seus blogs, muito bons. Você saberia me dizer se existe algum lugar, que guarde as bagagens em Assis? queria apreveitar a ida de Roma pra Firenze, mas estarei com as bagagens.
[…] Cinque Terre na Liguria (particularmente indicado para período entre março e outubro), Assis na Umbria, Modena na Emília Romanha para curtir Ferrari, Parmiggiano Reggiano e Aceto […]
[…] O próximo destino é Roma, mas antes vale a pena para parar em uma cidadezinha no meio do caminho: Assis, a cidade de São Francisco. [noite 12: […]