Se você está planejando uma viagem à Itália e deseja saber como ir de Roma a Assis, este guia completo ajudará a escolher a melhor opção de transporte. Assis, na região da Úmbria, é um destino imperdível para quem busca história, espiritualidade e belas paisagens. E principalmente para os devotos de São Francisco.

Trem de Roma a Assis

Uma das formas mais econômicas de ir de Roma a Assis é de trem.

estação ferroviária em Assis - Como ir de Roma a Assis

Você pode embarcar em um trem na estação Roma Termini, a principal estação ferroviária da cidade de Roma, até a estação Assisi.

Se optar por um trem Regionale Veloce a viagem levará aproximadamente 2 horas em um trem direto e você pagará Euro 13,90 em uma passagem comum em segunda classe. Dependendo do horário de sua preferência pode ser necessário fazer uma baldeação, trocando de trem em Foligno.

Conheça a Promo Italia In Tour para viajar em trens regionais por um preço especial

Existem também os trens de tipo Intercity que fazem o trecho em duas horas com passagens por Euro 24,00 em segunda classe. Dependendo do período você pode achar ofertas com preços mais baixos.

Tanto as passagens para os trens regionais como Intercity são vendidas no site da Trenitalia.

Vale saber: os trens de alta velocidade não páram em Assis. Eles vão direto de Roma até Florença.

Ao chegar à estação Assisi, você pode pegar um ônibus local ou um táxi para subir até o centro histórico, que fica no alto da colina. Só para dar uma ideia: a Basílica de São Francisco fica a 3km de distância, em uma subida.

Não existe um depósito de bagagem dentro da estação ferroviária.

Você pode chegar o horário de saída dos próximos trens de Assis aqui.

Ir de carro até Assis

Para quem prefere dirigir, o percurso entre Roma e Assis de carro tem aproximadamente 180 km e pode ser feito em cerca de 2 horas e 30 minutos. O trajeto mais rápido é:

  1. Pegar a Autostrada A1 (Autostrada del Sole);
  2. Sair em Orte;
  3. Seguir pela E45 em direção a Perugia – Cesena até a saída para Assis.

Se você ainda não alugou o carro, veja nossas dicas para alugar carro na Italia.

Eu particularmente gosto de usar o Waze no meu smartphone, um navegador que leva em consideração os radares e trânsito na hora de indicar o melhor caminho. Existe também a opção de selecionar trecho com ou sem pedágios. A única coisa é que ele pode consumir plano de dados do seu celular (o que não é um problema para quem tem uma eSIM Holafly com dados ilimitados durante a viagem).

Placa na estrada A1 que indica que estamos saindo do estado do Lazio (onde fica Roma) e estamos entrando na Umbria (onde fica Assis)
Placa na estrada A1 que indica que estamos saindo do estado do Lazio (onde fica Roma) e estamos entrando na Umbria (onde fica Assis)

Para saber quanto você vai gastar nessa viagem de carro eu recomendo ler: Como Calcular os Custos de uma Roadtrip pela Itália.

Ônibus de Roma a Assis

Os ônibus também podem ser uma opção de transporte barato até Assis.

Algumas empresas regionais operam essa rota, porém os horários são menos frequentes e o tempo de viagem costuma ser mais longo do que o trem. Essa pode ser uma alternativa econômica, mas menos conveniente.

Consulte horários e tarifas com a MarinoBus: a viagem geralmente dura aproximadamente 3 horas

Consulte horários e tarifas com a Flixbus (atenção: muitas vezes o ônibus primeiro sobe até Florença para descer até Assis, verifique a disponibilidade na época da sua viagem).

Aeroporto perto de Assis

O aeroporto mais próximo de Assis é o Aeroporto Internacional da Úmbria – Perugia “San Francesco d’Assisi”, localizado entre Perugia e Assis.

No entanto, este aeroporto recebe poucos voos internacionais.

Se você desembarca no Aeroporto Internacional de Roma, vai precisar primeiro ir até o centro de Roma. Então leia o nosso artigo sobre Como ir do Aeroporto Fiumicino ao Centro de Roma.

Excursões de 1 dia a Assis saindo de Roma

Powered by GetYourGuide

Se a sua ideia é simplesmente fazer um bate-volta de um dia até Assis saindo de Roma vale a pena levar em consideração uma excursão organizada.

Na Get Your Guide existe uma opção de tour saindo de Roma para Assis e Orvieto que inclui transporte e visita guiada em Assis com opção de guia que fala português.

Já a Civitatis oferece um tour de Roma para Assis com degustação de vinhos que inclui o transporte e a degustação dos vinhos.

Existe também um pacote terrestre de 5 dias saindo de Roma que inclui parada em Assis. Para quem deseja visitar outras cidades da Itália saindo de Roma sem precisar organizar nada.

Prefere organizar a viagem por conta própria? Então veja nosso roteiro Italia de 15 dias.

Qual a melhor forma de ir de Roma a Assis?

Para a maioria dos viajantes, a melhor maneira de ir de Roma a Assis é de trem, pois oferece uma opção barata.

Para quem deseja explorar a região com mais liberdade, alugar um carro pode ser uma excelente alternativa.

Os tours são indicados para quem não quer pensar em nada e só aproveitar a viagem.

Agora que você já sabe como chegar a Assis a partir de Roma, escolha a melhor opção para sua viagem e aproveite essa cidade encantadora!

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorDamiano David em carreira solo: Tour mundial 2025
Próximo artigoTeatro della Pergola, palco histórico de Florença
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here