Se você está planejando visitar Bolonha, saiba que não há melhor ponto de partida do que a Piazza Maggiore, a principal praça da cidade. Localizada no centro histórico, ela é cercada por alguns dos edifícios mais importantes da Idade Média e do Renascimento em Bolonha, e oferece uma verdadeira aula de história ao ar livre.
Em poucos passos, é possível admirar monumentos grandiosos, fontes cheias de simbolismo e igrejas imponentes, tudo isso em meio à atmosfera viva de uma cidade que soube preservar suas raízes.
Índice
Piazza Maggiore: Uma praça, muitos palácios
A Piazza Maggiore começou a tomar forma no século XIII, quando Bolonha decidiu reunir, em um mesmo espaço, os edifícios ligados ao poder civil e religioso.

Abaixo você vai conhecer os principais edifícios com suas características.
Palazzo del Podestà
O mais antigo deles é o Palazzo del Podestà, construído por volta de 1200 como sede do podestà (o magistrado da cidade).

No século XV, o edifício passou por uma reestruturação assinada por Aristotele Fioravanti, e ganhou ainda mais importância com a imponente Torre dell’Arengo, uma obra-prima da engenharia medieval que se apoia nos pilares do grande portal do palácio.
Uma curiosidade: dentro do Palazzo del Podestà, existe um lugar curioso onde você pode experimentar o famoso “telefone sem fio” de um jeito diferente: é o Voltone del Podestà.

Nesse espaço, por causa da estrutura da Torre dell’Arengo que fica logo acima, se forma um efeito acústico especial. Funciona assim: uma pessoa fica em um dos quatro cantos do voltone e outra se posiciona no canto oposto. Quando alguém fala, a voz atravessa o espaço e chega do outro lado com total nitidez, como se estivessem bem próximos.
Conta a tradição que, em tempos de epidemias e doenças, os padres utilizavam esse efeito para ouvir as confissões sem se aproximar dos fiéis, evitando o contágio.
Palazzo dei Notai
Logo em frente, encontra-se o Palazzo dei Notai, sede da poderosa corporação dos notários, construído entre 1384 e 1422. Ele encontra-se entre a Basílica de S: Petronio e o Palazzo Comunale.
Palazzo D’Accursio ou Palazzo Comunale
Já o Palazzo D’Accursio, também conhecido como Palazzo Comunale, é hoje a sede da prefeitura.

Além de ser belíssimo por fora, o Palazzo Comunale abriga no seu interior as Collezioni Comunali d’Arte, com obras que remontam ao período em que os cardeais legados, representantes do poder pontifício, viviam ali.
Também é possível subir na Torre dell’Orologio para admirar a vista panorâmica do alto, mas precisa reservar online antes.

Um detalhe curioso: na fachada do edifício, é possível ver uma antiga lapide com as medidas oficiais usadas nos mercados da cidade – e acima dela, dois aquilotos em terracota, um deles atribuído ao jovem Michelangelo (hoje visível apenas em forma de cópia).
Palazzo dei Banchi
Outro edifício de destaque é o Palazzo dei Banchi, último a ser erguido na praça.
Ele foi projetado para esconder as ruas do antigo mercado, e sua fachada com 15 arcos dá acesso a charmosas ruelas como a via Clavature e a via Pescherie Vecchie, onde ainda hoje se pode sentir o ritmo cotidiano da cidade.

A Fonte do Gigante e o poder das águas
Ao lado da Piazza Maggiore, na chamada Piazza del Nettuno, está uma das atrações mais fotogênicas de Bolonha: a Fontana del Nettuno, construída entre 1563 e 1566 a pedido do papa Pio IV (Giovanni Angelo Medici).

A fonte de água foi criada pelo escultor Giambologna, sob projeto de Tommaso Laureti, foi realizada em mármore e bronze representando o deus Netuno como símbolo do poder papal.

A metáfora é clara: assim como Netuno domina os mares, o Papa domina o mundo – e Bolonha, na época, fazia parte dos Estados Pontifícios. Aos pés do deus, quatro putti simbolizam os grandes rios então conhecidos: Ganges, Nilo, Danúbio e o Rio Amazonas.
A imponente Basílica de San Petronio
Impossível visitar a Piazza Maggiore sem notar a grandiosidade da Basílica de San Petronio, dedicada ao padroeiro da cidade.

A construção começou em 1390, mas nunca foi finalizada – o que, curiosamente, só aumenta seu charme.
Com 132 metros de comprimento e 60 de largura, é a sexta maior igreja da Europa (depois da Basílica de São Pedro no Vaticano, da Saint Paul’s Cathedral em Londres, da Catedral de Sevilha, do Duomo de Milão e do Duomo de Florença).

Sua fachada inacabada contrasta com o interior gótico e a riqueza das obras preservadas ali. Vale lembrar que, apesar de seu tamanho, a catedral da cidade é a vizinha Cattedrale Metropolitana di San Pietro.
Palazzo di Re Enzo: O palácio que prendeu um rei
Outro edifício que chama a atenção é o Palazzo di Re Enzo, construído como extensão do Palazzo del Podestà.

Ganhou esse nome após ter servido de prisão por 23 anos ao rei Enzo, capturado na batalha de Fossalta em 1249.
Enquanto o térreo abrigava as armas do exército, o andar superior era reservado ao rei – que, mesmo encarcerado, viveu ali com certo conforto até sua morte.
Para você que curte história vale lembrar que o Rei Enzo era filho do imperador Frederico II, o Stupor Mundi. Já falamos de Frederico II diversas vezes aqui no BRASIL NA ITALIA: por exemplo sobre a sua fortaleza em San Miniato, na Toscana. Ou sobre o seu famosíssimo castelo em forma octagonal em Apúlia chamado Castel del Monte (representado na moeda de 1 centavo de Euro italiana). O corpo de Frederico II encontra-se na Catedral de Palermo.
Organize seu passeio na Piazza Maggiore
Você pode organizar a sua visita por conta própria com as informações que encontrou aqui no BRASIL NA ITALIA ou pode reservar uma excursão a pé em Bolonha com a Get Your Guide, se preferir ser acompanhado por um guia profissional em grupo (verifique a língua de preferência, existem pouquíssimos guias autorizados que falam português em Bolonha, geralmente os tours são oferecidos em inglês, espanhol, francês ou italiano).
A Piazza Maggiore fica a 1,5km de distância da estação ferroviária Bologna Centrale (aprox. 25 minutos a pé. Se você chega de avião, leia nosso artigo sobre Como ir do Aeroporto de Bolonha ao centro.
E para quem ainda está procurando acomodação, não deixe de conferir nossas dicas de hotéis em Bolonha.
E você, já esteve nesta famosa praça de Bolonha? Conta para a gente nos comentários! E se quiser deixe dicas para os próximos viajantes…
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem


