Se você já visitou as principais atrações turísticas de Bolonha e está procurando um passeio diferente, uma boa opção pode ser uma visita a Basílica Santuário da Nossa Senhora de S. Luca.

bologna-basilica-santuario-della-madonna-di-san-luca-00

Imagine uma igreja rodeada pelo verde, no alto da cidade e aparentemente isolada de tudo. Bem, a igreja em questão tem suas origens em 1192, quando o terreno foi doado para a construção de um mosteiro. A primeira pedra, no entanto, foi colocada apenas em 1194.

As lendas e história da Basílica Santuario da Nossa Senhora de S. Luca

A igrejinha, que começou a ser construída em 1194, recebeu uma bela imagem da “Madonna con il Bambino” que ainda hoje é adorada.

Mais tarde, em 1433, para pedir aos céus o fim das chuvas frequentes que estavam destruindo as colheitas, um homem de nome Graziolo Accarisi teve a idéia de transportar a imagem na cidade para realizar procissões públicas e eis que quando a tal da imagem atravessou o arco da Porta Saragozza, parou de chover.

O fato aumentou a devoção dos cidadãos e o evento começou a ser repetido anualmente e levou a ampliação da igrejinha de montanha, obra que foi concluída em 1481.

O pórtico mais comprido do mundo fica em Bolonha

Não só a igrejinha de montanha cresceu: para facilitar a peregrinação e a descida da imagem até a cidade, em 1674 teve início uma grande captação de recursos para a construção de um longo pórtico, o mais comprido do mundo, com 666 arcos e 3.796 Km, que liga o santuário até a porta da cidade.

Possui formas simples, mas muito resistente e foi projetado pelo arquiteto Gian Giacomo Monti (1602-1692).

Se você ficar com preguiça de subir até lá existe um trenzinho express que te leva.

Reserve sua passagem no trenzinho express para San Luca através da Get Your Guide

Conselhos para a visita a Basílica Santuario da Nossa Senhora de S. Luca

A primeira coisa que eu sugiro é que você se informe sobre os horários das missas e de abertura da Basílica se tiver intenção de entrar.

Eu cheguei lá no alto, toda feliz, em um sábado de céu azul, agora dia 01 de junho de 2013 e eis que só tive a possibilidade de visitar a Igreja por fora.

bologna-basilica-santuario-della-madonna-di-san-luca-01

Quando estava me aproximando da Basílica, escutei a vozinha de crianças brincando, falando. Chegando lá em cima tinha um belo grupo de mães e famílias, sentadas nos banquinhos de frente para os jardins bem cuidados, como dá para ver na foto abaixo.  Vi também diversos casaizinhos de mãos dadas.

bologna-basilica-santuario-della-madonna-di-san-luca-02

Não sei se todo mundo vai até lá por motivos religiosos, mas a sensação que tive é que era um lugar agradável, imerso na natureza e ideal para praticar esporte. Sim, porque invés de você ir de carro como eu fiz, existe a possibilidade de subir da cidade até a Basílica pelos pórticos (e depois obviamente descer novamente). Ou seja, um agradável passeio a pé, que você pode fazer inclusive em dias de chuva ou neve porque o caminho é coberto (é um pórtico, lembre-se).

bologna-basilica-santuario-della-madonna-di-san-luca-03

Eu desci apenas um pouquinho do caminho e nas paredes tinha o nome de algumas famílias que fizeram doações para a realização deste grande projeto. Não é a primeira coisa para você fazer em Bolonha, mas se você já passeou bastante pela cidade, pode ser uma idéia a mais para completar a sua viagem.

bologna-basilica-santuario-della-madonna-di-san-luca-04

Informações para a visita Basílica Santuario da Nossa Senhora de S. Luca

A entrada no santuário é gratuita.

O horário do Santuário é:

Igreja: diariamente das 07:00 às 19:00

Piazzale: diariamente das 06:30 à 19:30

As missas acontecem de segunda à sexta às 07:30, 09:30 e 10:30. Aos sábados às 17:30 e domingos e feriados às 8:00, 9:30, 11:00, 17:30

Os horários acima podem sofrer alterações sem aviso prévio. Se você quiser mais informações o contato é Tel. 0516142339 – info@santuariodisanluca.it .

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Emozioni uniche - Acquario di Genova
Artigo anteriorHotel no Monte Argentario: Hotel Filippo II
Próximo artigoA moda brasileira na Itália e no mundo
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Bárbara, por colocar a Itália tão pertinho daqueles que sonham um dia conhecer esse país maravilhoso, como eu!

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here