“Qual a melhor área para reservar um hotel em Bolonha?”, “Você tem sugestões de bons hotéis em Bolonha?”, “Me manda uma sugestão de hotel bom, bem localizado e barato!” – Esses são alguns dos pedidos mais frequentes que recebo em relação a cidade de Bolonha.

Para facilitar a vida dos leitores do BRASIL NA ITALIA decidi escrever um artigo dedicado a hotéis em Bolonha com dicas para você que procura hospedagem em Bolonha.

Onde ficar hospedado em Bolonha

A escolha da melhor localização de hotel em Bolonha depende dos meios de transporte que você vai usar e do objetivo da viagem.

Se esta é a sua primeira viagem para Italia vale a pena dar uma olhada no nosso roteiro Italia clássica.

Para quem viaja de trem

A linha de trens de alta velocidade pára em Bolonha e por isso muita gente opta por fazer o roteiro RomaFlorençaBolonhaMilãoVeneza usando o trem como meio de transporte principal.

cshow

Os trens de alta velocidade são mais rápidos do que os carros, vão do centro de uma cidade até o centro de outra cidade e são uma experiência bacana de viagem, ainda mais para quem não está acostumado a viajar de trem.

Para quem viaja de trem uma opção é escolher um hotel próximo a estação ferroviária “Bologna Centrale“. Assim você evita a necessidade de transfers entre o hotel e a estação.

Existem vários hotéis em Bolonha em frente a estação ferroviária, a gente selecionou um para você: o Starhotels Excelsior, continue lendo o artigo para saber mais.

As principais atrações do centro histórico de Bolonha ficam próximas a estação ferroviária e pode ser o percurso de um agradável passeio a pé. Só para dar uma ideia das distâncias da estação (em tempo de caminhada):

  • a Piazza Maggiore fica a aproximadamente 20 minutos (1,5Km);
  • as Duas Torres ficam a aproximadamente 25 minutos (1,8Km);
  • o Museu de Arte Moderna está a aproximadamente 10 minutos (900m);

Para quem viaja de carro

1594151892

Os carros comuns não tem permissão para circular em algumas áreas do centro histórico de Bolonha. Além disso a circulação de veículos no centro histórico depende do tipo de modelo de veículo (os mais antigos não podem circular por questões ambientais). Para saber todos os detalhes sobre a chamada “Zona a Traffico Limitato” ou “ZTL” consulte a página do Comune di Bolonha.

Mas a boa notícia para você que está turistando é que os clientes de hotéis no centro histórico de Bolonha ganham uma permissão especial para entrar em algumas áreas da ZTL e descarregar as bagagens. Neste caso é recomendável que você informe a placa do seu veículo ao hotel para ele autorizar o seu veículo no sistema e evitar que você leve um multa. Geralmente a autorização para circular é válida apenas no dia de chegada e no dia de saída. É recomendável confirmar a informação com a recepção do hotel no dia da sua chegada, já que as regras podem sofrer alterações sem aviso prévio.

É recomendável que você prefira um hotel com estacionamento próprio ou convencionado para maior conforto. Um dos hotéis em Bolonha com estacionamento próprio é o Savhotel (mais detalhes abaixo).

Veja nossas dicas para alugar carro na Italia e também nosso artigo com 7 dicas para dirigir na Italia no inverno caso você parta entre os meses de novembro e março.

Para quem viaja de avião

Para quem viaja de avião a dica é pensar com antecedência em como você deseja se deslocar do aeroporto até o hotel: de táxi ou com o Marconi Express?

O Aeroporto de Bolonha fica a aproximadamente 15 minutos de distância de carro do centro histórico de Bolonha. Para quem vai pegar um táxi, qualquer hotel no centro é uma boa opção.

Uma outra alternativa de transporte muito usada do aeroporto de Bolonha até o centro é o Marconi Express, um trenzinho que vai direto do aeroporto até a estação ferroviária Bologna Centrale em 7 minutos com saídas frequentes (em horas de pico tem um trenzinho a cada 7 minutos). Neste caso um hotel em frente a estação ferroviária é também uma ótima opção.

As melhores opções de hotéis em Bolonha

Confira abaixo a nossa seleção com as melhores opções de hotéis em Bolonha, pensando sempre que você busca um ótimo custo-benefício na hora de reservar a sua hospedagem.

Veja também nossas dicas de hotéis em Roma, hotéis em Florença, hotéis em Milão e hotéis em Veneza

Starhotels Excelsior (4 estrelas)

Dos hotéis em Bolonha em frente a estação ferroviária Bologna Centrale, o Starhotels Excelsior é uma das melhores opções.

Este hotel 4 estrelas dá a sensação de estar em um ambiente novo e bem cuidado, decorado com elegância. Quem quiser manter a forma durante a viagem poderá frequentar a academia de ginástica, geralmente incluída no preço da tarifa.

Dentro do hotel encontra-se também o Restaurante Avorio by Eataly e o Fondente Bar para tomar um drink ou um chocolate quente em um dia frio de inverno.

A localização é perfeita para quem vai usar o trem como meio de transporte e gosta de passear a pé ou usando o transporte público.

Hotel Internazionale (4 estrelas)

Para quem procura um hotel no centro de Bolonha (geralmente com tarifas econômicas!) vale a pena dar uma pesquisada no Hotel Internazionale.

O Hotel Internazionale é um hotel 4 estrelas com cara de hotel tradicional: fachada bem visível, recepção 24 horas e aquelas comodidades clássicas que a gente pensa que vai encontrar em todo lugar, mas nem sempre encontra como ar-condicionado/aquecimento e elevador.

O hotel possui uma garagem à pagamento e costuma oferecer transfer gratuito para os principais eventos da Fiera Bologna.

O hotel fica em uma das principais ruas do centro histórico de Bolonha, a Via dell’Indipendenza, na metade do caminho entre a estação e a Piazza Maggiore.

The Social Hub Bologna (4 estrelas)

Quem já esteve em um hotel do tipo “The Social Hub” (que antigamente era chamado de The Student Hotel, ou TSH) tem uma ideia do que é ficar hospedado no The Social Hub Bologna. Um hotel 4 estrelas que é um ponto de encontro, com várias áreas comuns para fazer amizades, trocar ideias e começar parcerias.

Eu diria que este hotel é particularmente indicado para quem viaja sozinha, com amigos ou à trabalho. Não é exatamente um hotel para ir com a sua doce metade em lua de mel, a menos que sua doce metade tenha um espírito alternativo e goste de inovações.

No The Social Hub Bologna tem tudo e um pouco mais do que você precisa: lavanderia, piscina, academia de ginástica, bar, restaurante, mesa de ping-pong, balanços e uma decoração moderninha.

Os quartos são bem simples, embora em estilo “modernoso”. O ponto forte do hotel são as áreas comuns, não o conforto dos quartos.

Art Hotel Commercianti (4 estrelas)

No Art Hotel Commercianti você vai poder realmente se sentir no centro de Bolonha. Este hotel 4 estrelas fica literalmente em frente a Basílica de S. Petrônio e a menos de 100 metros de distância da Piazza Maggiore, o coração de Bolonha.

Embora seja uma área restrita ao trânsito de veículos, o hotel oferece um estacionamento à pagamento para quem vai de carro e até divulgou um vídeo e um mapa indicando o caminho para quem vai de carro. Precisa prestar atenção certinho para evitar passar nas ruas proibidas e levar multa, viu?

O Art Hotel Commercianti é um boutique hotel com quartos decorados com personalidade. Aqui o ponto forte é a localização e o café da manhã.

mapa para chegar no Art Hotel Commercianti
mapa para chegar no Art Hotel Commercianti (foto:divulgação)

Savhotel (4 estrelas)

Para quem procura um hotel moderno em Bolonha o Savhotel é uma boa opção.

Este hotel 4 estrelas fica um pouco fora do centro histórico, em um bairro tranquilo, a 5 minutos de distância de carro da Bologna Fiere e do Palazzo dei Congressi.

Para quem viaja de carro vale saber que o hotel possui estacionamento próprio. Se você vai de carro, no momento da reserva é recomendável enviar uma mensagem ao hotel informando que deseja reservar um lugar na garagem. A estação ferroviária está a 1,4Km de distância e para ir ao centro você pode optar pelos meios de transporte público.

Considerado um “business hotel”, o Savhotel possui comodidades como academia de ginástica, salas de reunião e para eventos, restaurante, bar. Um ambiente agradável onde passar o tempo quando você não está passeando ou trabalhando em Bolonha.

Grand Hotel Majestic gia’ Baglioni (5 estrelas)

De todos os hotéis de Bolonha, o Grand Hotel Majestic é certamente o mais sofisticado. Este hotel 5 estrelas fica em pleno centro histórico de Bolonha, a aproximadamente 200 metros da Piazza Maggiore.

O Grand Hotel Majestic é membro do The Leading Hotels of the World e fica em um edifício histórico projetado por Alfonso Torregiani no século XVIII construído a pedido do cardeal Lambertini, que depois se tornou Papa.

Os quartos são decorados em estilo luxuoso e imperial para quem gosta de requinte e tradição.

Para quem está podendo vale a pena experimentar uma das 7 suítes preciosas com mármores, mosaicos e afrescos do século XVIII com decoração inspirada em artistas e músicos italianos.

Dentro do hotel encontra-se o restaurante I Carracci, especializado em cozinha tradicional de Bolonha e inovadores pratos de peixe entre pinturas e afrescos.


Espero que nossas dicas de hotéis em Bolonha tenham sido úteis a você.
Quem tiver outra sugestão de hotel em Bolonha, escreva um comentário no final da página com a sua dica! Fale o que mais gostou, se teve alguma coisa que não gostou e o nome do hotel, claro!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anterior15 rotas Aeroitalia no Aeroporto de Florença no verão de 2023
Próximo artigoPassagens aéreas Madri – Salvador com Air Europa
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here