Florença possui muitas atrações interessantes, mas sem dúvida nenhuma uma das mais disputadas é o David de Michelangelo. Leia aqui para saber mais e organizar a sua visita.

Onde está o David de Michelangelo original

David ou Davi é uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo.

David de Michelangelo na Galleria dell'Accademia de Florença
O David de Michelangelo original: uma estátua imponente que vale a pena conferir ao vivo

O trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das obras mais importantes do Renascimento e do próprio autor.

Você provavelmente já ouviu falar que o David de Michelangelo original está em Florença, na Itália, cidade que originalmente encomendou a obra. Mas onde exatamente?

Em Florença existem 3 estátuas do David de Michelangelo. Ehm, na verdade 2 são uma cópia e apenas uma é original.

Uma das cópias fica em frente ao Palazzo Vecchio na Piazza della Signoria.

A cópia do Davi de Michelângelo em frente ao Palazzo Vecchio
A cópia do Davi de Michelângelo em frente ao Palazzo Vecchio

A outra cópia fica no Piazzale Michelangelo. Mas nenhuma das cópias é tão bela e imponente quanto a original.

Como ver o David de Michelangelo original em Florença

O David de Michelangelo original uma estátua em mármore de 5,17 metros de altura (cinco metros e dezessete centímetros!!!) realizada por Michelangelo Buonarroti. Devido à genialidade que sempre foi atribuída à obra, ela foi escolhida como símbolo máximo da República de Florença.

Michelangelo levou três anos para concluir a escultura: começou-a em 1501 e concluiu-a em 1504, revelando-a no dia 8 de setembro.

Antes de Michelangelo receber a incumbência dessa obra, o bloco de mármore de carrara que ele usou havia ficado exposto ao tempo por 25 anos no pátio da catedral de Santa Maria del Fiore.

O bloco de mármore tinha sido danificado a ponto de diminuir de tamanho. Outros escultores já haviam recebido a incumbência da obra mas, por razões diversas, eles não se interessaram. Esse bloco foi rejeitado por grandes mestres como Duccio, Baccelino e Roselino.

Michelangelo é considerado nesta obra uma espécie de inovador, pois retrata o personagem não após a batalha contra Golias (como Donatello e Verrochio antes dele fizeram), mas no momento imediatamente anterior a ela, quando David está apenas se preparando para enfrentar uma força que todos julgavam ser impossível de derrotar.

Michelangelo neste trabalho usou o realismo do corpo nu e o predomínio das linhas curvas.

O David de Michelangelo permaneceu em frente ao Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria, até 1873, quando foi transferida para a Galeria da Academia de Belas artes de Florença, onde pode ser admirada atualmente.

Ingressos David de Michelangelo na Galeria da Academia de Belas Artes de Florença

Para ver o David de Michelangelo na Galleria dell’Accademia (ou em português Galeria da Academia de Belas Artes de Florença) você precisa comprar um ingresso. Abaixo você encontra as informações para reserva no revendedor autorizado com política de reserva não reembolsável.

CategoriaTarifaIngressos Online
Adultos16,00comprar aqui
Reduzido (jovens UE 18-25 anos)6,00comprar aqui
0-17 anos 0,00comprar aqui
É prevista uma taxa de reserva de 3-4 euros para reservas online

Existe também a possibilidade de comprar os ingressos para o David de Michelangelo através da Get Your Guide (geralmente com política de cancelamento gratuita até 24 horas antes da data de entrada).

Você também pode optar por reservar um tour em grupo que já inclua os ingressos no preço do passeio.

Reserve um tour em grupo para ver o David de Michelangelo (vendido pela Get Your Guide)

Ver o David de Michelangelo grátis em Florença

É possível visitar a Galleria dell’Accademia gratuitamente todo primeiro domingo de cada mês como parte da campanha do Ministério da Cultura da Italia chamada #domenicalmuseo.

Todo primeiro domingo do mês você pode ver o David de Michelangelo grátis em Florença, basta chegar no horário de abertura e enfrentar a fila. Não existe possibilidade de reserva com antecedência. Para evitar filas longas chegue bem cedo ou no fim da tarde.

Horário de abertura da Galleria dell’Accademia / David de Michelangelo

Horário de abertura: de terça à domingo das 8:15 às 18:50 (última entrada às 18:20)

Fecha no dia 1º de janeiro, 25 de dezembro e todas as segundas-feiras.

Aqui o David de Michalangelo de costas - bumbum do David na Galleria dell'Accademia em Florença
Aqui o David de Michalangelo de costas – foto da minha visita em 03/09/2023

Procurando outras ideias do que fazer? Leia Roteiro de 7 dias na Toscana (itinerário clássico)

Como fazem para limpar o David de Michelângelo?

Se quando você parou em frente ao imponente David de Michelangelo pensou: “como será que fazem para limpar uma escultura alta como essas?” aqui a gente tem a resposta para você.

A página oficial da Galleria dell’Accademia de Florença publicou um post explicando como ocorre o processo. Aqui você encontra a versão em português acompanhada pelas fotos de divulgação:

“O momento da manutenção de uma obra de arte sempre requer a máxima atenção e concentração, ainda mais quando se trata de uma escultura como o David de Michelangelo.

limpeza David de Michelangelo

Justamente no dia 25 de setembro, a obra-prima que é protagonista da Galeria da Academia de Florença, que em 2023 celebra os 150 anos de sua chegada ao museu, foi submetida a uma cuidadosa operação de limpeza.

operação limpeza david de michelangelo

A delicadíssima operação, realizada por um restaurador especializado em restauro de pedra, é periódica – ocorre a cada dois meses – e conta com a ajuda de uma máquina especial que limpa as esculturas com pincéis especiais de cerdas macias e de diferentes tamanhos.

manutenção Davi de Michelangelo

Na mesma intervenção, a superfície marmórea do rosto também é bem limpa. A uma altura de 5 metros, o restaurador monitora toda a escultura: pó, filamentos e micro fragmentos são removidos com delicadeza. Talvez você não saiba, mas… é especialmente nos cachos marmóreos dos cabelos que a poeira se acumula, mas também insetos, como pequenas aranhas com suas teias!”

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorRoteiro de 7 dias na Toscana (itinerário clássico)
Próximo artigoRendimento Poupança na Italia
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

21 COMENTÁRIOS

  1. Já dei minha contribuição: a réplica do David que fica aqui no Parque CERET em São Paulo, presente italiano na inauguração do mesmo.

  2. @Fernando
    Estamos aguardando a sua foto! Quem sabe ela pode ser selecionada para a exposição na Le Murate? 🙂
    Sobre o CV, envie para info@frankenstein.sm informando a cidade onde você mora atualmente.
    Abs,
    Barbara

    @Angela
    Tenho certeza que deve ter um por aí. 🙂 Me avise qdo achar! bjocas, Babi

  3. Adorei! Vou procurar por aqui algum davi perdido,heheh!!Beijos e um ótimo final de semana.

  4. Adorei essa iniciativa, vou preparar minha participação, pois conheço um local aqui em São Paulo (Brasil) onde o David está, paradinho me esperando, e mandarei para o site!

    E aproveitando, como fiquei interessado na agência Frankenstein, pois sou publicitário, já estive duas vezes na Itália e gostaria de voltar, mas para ficar e trabalhar, como faço para enviar meu CV, além de portifolio etc?

    Um abraço e aguardo se puder ajudar!

    Fernando Ferrari – Brasil
    fffernandoferrari@gmail.com

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here